fbpx
Dicas

Como funciona um Servidor Web? Saiba tudo neste guia completo!

Quando você digita o endereço de um site no seu navegador e recebe em instantes a página que você esperava, talvez não se dê conta, mas nos poucos segundos entre uma ação e outra, uma série de processos são executados. Isso porque, todo site ou aplicação web, para funcionar, depende de algumas configurações e estruturas básicas, e o servidor web é um delas.

A forma como a rede mundial de computadores é estruturada, exige uma série de protocolos e ambientes estruturados que tornam essa comunicação segura e ágil. Neste guia completo, vamos entender, de forma objetiva, o que é um servidor web, como funciona, como pode ser configurado e os tipos de servidores que podem ser utilizados como base. Confira!

O que é um servidor web?

O servidor web nada mais é do que um ambiente que utiliza o HTTP — protocolo de transferências por hipertexto — e outro tipos de protocolos, para responder a solicitações realizadas por usuários em seus navegadores.

A tarefa principal de um servidor web é armazenar, processar e disponibilizar os arquivos que formarão na tela do navegador a imagem do site solicitado. Outra incumbência de um servidor web é oferecer suporte a SMTP — simple mail transfer protocol — e FTP, que são protocolos de transferência e envios por e-mail e armazenamento de arquivos respectivamente.

Para que esses processos sejam realizados, o hardware do servidor precisa estar conectado a internet, para que seja possível a troca de dados com os dispositivos relacionados.

Já o software do servidor web controla a forma como os usuários recebem os arquivos que foram hospedados. Os servidores web podem ser utilizados para a hospedagem de sites e para qualquer outro tipo de aplicação que seja baseada na web, incluindo softwares de gestão.

Para que serve um servidor web?

Um servidor web pode ser utilizado para uma série de finalidades, entre as quais se destacam a criação e publicação de sites e aplicações web, o envio e recebimento de emails, a utilização do protocolo FTP para o envio e recebimento de arquivos.

Os servidores web podem receber scripts que rodam no lado do servidor, que servem para agregar funcionalidades às páginas e aplicações e que são personalizados de acordo com cada usuário. Entre os amplos recursos que podem ser aplicados com o uso de scripts do lado do servidor estão a criação e o acesso a sistemas de banco de dados, como o MySQL.

Entre as linguagens de scripts mais utilizadas para o trabalho do lado do servidor, se destacam o PHP, a mais popular de todas — sendo base do principal CMS do mundo, o WordPress — e o ASP. O processo também permite a criação dos documentos HTML.

Como funciona um servidor web?

O acesso a um servidor web acontece a partir da busca por um endereço, que pode ser expresso com a digitação do domínio de um site.

Basicamente, o servidor web funcionará da seguinte maneira. Quando um usuário entra no navegador e solicita acesso a uma página, digitando o endereço, há uma conversão do nome do domínio para o endereço IP do servidor em que a página está hospedada. Essa tradução é feita pelo DNS ou, se for um site já visitado, por meio do cache.

Após a identificação do endereço e conexão entre cliente e servidor, o navegador solicita ao servidor web os arquivos que deseja, por meio de uma solicitação HTTP. Se não houver erros ou inconsistências, o servidor envia os arquivos como resposta também utilizando o HTTP e o navegador exibe a página da web. Um servidor web é capaz de hospedar múltiplos domínios.

O servidor web pode ser criado a partir de qualquer computador, porém, as máquinas convencionais geralmente não têm a capacidade de recursos necessários para aguentar múltiplas requisições ou disponibilidade para ficarem ligadas de forma ininterrupta — que são requisitos para que uma aplicação se mantenha disponível e estável.

Nesse cenário, a melhor opção é a contratação de um servidor por meio de um provedor especializado, que entregará um ambiente completo e seguro para que você crie o seu servidor web. A partir desse servidor, que pode ser compartilhado, dedicado, em nuvem, VPS, etc, você poderá atender a sua demanda.

Quais são os benefícios de contar com um servidor web?

Entender as vantagens de um servidor web é fundamental para tomar a melhor decisão sobre qual tipo de servidor escolher para suas necessidades de hospedagem. Veja abaixo os principais benefícios que você terá ao contratar o servidor web de um provedor de qualidade como a ValueHost.

Segurança

A segurança é um dos principais benefícios de contratar um servidor web, pois, ao escolher um provedor de hospedagem confiável, você fica mais seguro de que seu site ou aplicativo estará protegido contra ameaças externas e internas.

Os provedores de hospedagem geralmente oferecem medidas de segurança, como firewalls, detecção de intrusão e prevenção de ataques DDoS, para garantir que seu site ou aplicativo esteja sempre seguro.

Além disso, eles também podem oferecer opções de backup e recuperação de dados para garantir que suas informações estejam sempre disponíveis em caso de falha no sistema ou perda de dados.

Ao investir em segurança através da contratação de um servidor web confiável, você pode garantir que seu site ou aplicativo esteja sempre protegido e possa operar sem interrupções. Isso é importante para manter a confiança dos usuários e garantir a continuidade dos negócios.

Escalabilidade

A escalabilidade é outro benefício importante de contratar um servidor web para hospedar seu site ou aplicação. Isso permite que você aumente ou diminua facilmente os recursos de hospedagem de acordo com as necessidades de seu site ou aplicativo.

Com um servidor web escalável, você pode adicionar mais capacidade de processamento, memória e armazenamento conforme seu site ou aplicativo cresce e atrai mais usuários, garantindo que seu site ou aplicativo possa lidar com o aumento do tráfego e continuar oferecendo uma experiência de usuário rápida e confiável.

Disponibilidade

A disponibilidade é mais um benefício para quem contrata um servidor web para hospedar seu site. Ao escolher um provedor de hospedagem confiável, você garante que site ou aplicativo estará sempre disponível para seus usuários.

Os provedores de hospedagem geralmente oferecem garantias de disponibilidade no SLA, o que significa que eles se comprometem a manter seu site ou aplicativo online e acessível por um determinado período de tempo — se comprometendo a compensá-lo caso haja algum imprevisto.

Além disso, os provedores de hospedagem também podem oferecer recursos adicionais, como balanceamento de carga e failover, para garantir que seu site ou aplicativo possa lidar com picos de tráfego e continuar operando mesmo em caso de falha em um dos servidores.

Personalização

A personalização é um dos grandes benefícios de contratar um servidor web e permite que você escolha sistemas operacionais, linguagens de programação e outras tecnologias para criar um ambiente de hospedagem que atenda às necessidades específicas de seu site ou aplicativo.

Com um servidor web personalizável, você pode garantir que seu site ou aplicativo funcione da maneira desejada e possa ser facilmente integrado com outras ferramentas e serviços.

Integração com os principais CMS

Por último e não menos importante, ao contratar um servidor web para hospedar seu site ou aplicação você tem a possibilidade de contar com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para gerenciar facilmente o conteúdo do seu site.

Um CMS é uma ferramenta que permite criar, editar e publicar conteúdo em seu site sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados. Com um CMS, você pode gerenciar facilmente o conteúdo do seu site, incluindo textos, imagens e vídeos. Isso permite que você mantenha seu site atualizado e agradável para seus visitantes.

Além disso, muitos CMSs oferecem recursos adicionais, como SEO e análise de tráfego, para ajudá-lo a otimizar seu site e aumentar sua visibilidade online. Ao escolher um provedor de hospedagem que ofereça suporte a CMSs populares, como WordPress ou Joomla, você não precisará se preocupar em criar um site do zero, pois poderá usar temas prontos e fazer as personalizações necessárias.

Qual é a diferença entre o servidor web dinâmico e o estático?

Um servidor web é responsável por hospedar e fornecer conteúdo na internet, sendo que esse conteúdo pode ser estático ou dinâmico. O conteúdo estático é aquele que permanece inalterado, como uma página web simples que exibe informações que raramente mudam. Já o conteúdo dinâmico é aquele que pode ser alterado e atualizado com frequência, como um site de comércio eletrônico que mostra preços e estoques em tempo real.

Um servidor web estático contém apenas o software HTTP e a máquina. Ele é chamado de estático porque o servidor envia arquivos hospedados exatamente como estão presentes no navegador, sem realizar nenhuma alteração. Esse tipo de servidor é adequado para sites simples, com poucas páginas e pouca interação com o usuário.

Por outro lado, um servidor web dinâmico contém tanto o servidor HTTP quanto outros softwares, como um banco de dados e um servidor de aplicativos. Esse tipo de servidor é chamado de dinâmico porque o servidor de aplicativos é usado para atualizar os arquivos hospedados antes que sejam enviados ao navegador.

O servidor da web gera conteúdo quando o banco de dados o solicita. O processo é flexível, permitindo que os desenvolvedores criem sites complexos e interativos que se adaptam às necessidades dos usuários. O uso de um servidor web dinâmico é mais complexo do que o estático, já que envolve a configuração e integração de vários softwares diferentes.

Além disso, o servidor deve ser capaz de lidar com solicitações simultâneas de diferentes usuários, garantindo que cada um receba as informações corretas. Porém, essa complexidade é necessária para sites e aplicativos que precisam de interatividade e atualização constante de informações.

Quais são os tipos de servidores?

Como falamos, um servidor web pode ser estruturado a partir de qualquer máquina, desde que cumpra os recursos necessários para manter a aplicação web rodando. Os grandes sites e aplicações corporativas, demandam uma alta capacidade de armazenamento, memória e processamento, além de exigirem alimentação ininterrupta de energia elétrica e boa refrigeração.

Algumas empresas conseguem manter esses recursos internamente, com servidores dedicados físicos. Porém a grande tendência dos últimos anos, com os avanços tecnológicos, são os servidores remotos. Neste tópico, vamos apresentar as principais opções de servidores oferecidos pelos grandes provedores no Brasil e no mundo. Confira!

Servidor compartilhado

O servidor compartilhado é o modelo mais popular disponibilizado pelos provedores e, como o próprio nome sugere, é aquele em que os clientes compartilham os recursos de uma máquina.

A falta de exclusividade — que permite a divisão dos custos de manutenção da infraestrutura — é compensada por um preço mais econômico, o que costuma atrair as pequenas e médias empresas.

O servidor compartilhado tem outra vantagem, que é o fato de ser uma plataforma mais simples, permitindo que usuários sem grandes conhecimentos consigam operá-lo. Porém, perde no quesito configuração e personalização, que são benefícios que os servidores dedicados oferecem.

Um dos grandes entraves dos servidores compartilhados é a falta de controle total no servidor, que faz com que as empresas que precisam de margem de erros baixa em relação à disponibilidade, e desempenho de seus sistemas, possam ser afetadas por problemas de tráfego causados por outros usuários.

Outro ponto que preocupa muitos gestores é a segurança, afinal, não é possível controlar o acesso de todos no servidor e o risco, embora seja baixo, pode gerar grandes problemas.

Para quem o servidor compartilhado é indicado?

Servidores compartilhados são uma boa opção para empresas que estão começando e têm um orçamento limitado para investir em hospedagem de sites. Alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar de servidores compartilhados incluem:

  • Pequenos negócios locais que têm sites simples e não precisam de muitos recursos.
  • Blogueiros iniciantes que estão começando e têm um orçamento limitado para investir em hospedagem de sites.
  • Pequenas empresas que estão começando a vender online e querem manter seus custos de hospedagem baixos enquanto testam o mercado.

Servidor dedicado

O servidor dedicado é o oposto do servidor compartilhado, ou seja, os recursos da máquina são 100% do usuário contratante. Ao optar por esse ambiente, o usuário evita os riscos de interferências e sobrecargas que poderiam ser causadas por terceiros.

O contratante tem controle total sobre as configurações do servidor, podendo criar as suas próprias estratégias de segurança, incluindo o uso de criptografia e controle de acesso. Assim ficará mais fácil rastrear caso ocorra um desastre, já que nenhum usuário sem autorização terá a possibilidade de acesso.

Quando o cliente contrata um servidor dedicado, ele recebe uma máquina com os recursos que ele necessita, mas terá todas as responsabilidades relativas a configuração e gerenciamento. Caso a empresa não tenha uma equipe interna para gerenciar todos os pormenores relativos ao gerenciamento do servidor, ele poderá escolher um provedor que ofereça um plano de servidor dedicado gerenciado.

Um servidor dedicado gerenciado permitirá que a empresa aproveite todos os benefícios do uso de um servidor dedicado, ao mesmo tempo em que foca na administração e gerenciamento de sua aplicação web — foco total no core business — deixando o resto por conta do provedor especializado.

Para quem o servidor dedicado é indicado?

Servidores dedicados são indicados para empresas que precisam de um alto grau de segurança, controle e desempenho em seu ambiente de hospedagem. São uma boa opção para empresas de grande porte ou com altos requisitos de desempenho, que precisam de recursos garantidos para suportar suas operações.

Alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar de servidores dedicados incluem:

  • Grandes e-commerces que têm altos requisitos de desempenho e precisam de recursos garantidos para suportar suas operações.
  • Empresas da área da saúde que lidam com informações sensíveis dos pacientes e precisam de um alto grau de segurança em seu ambiente de hospedagem.
  • Empresas de jogos online que precisam de um desempenho superior para oferecer uma experiência de jogo suave e sem interrupções para seus usuários.

Servidor VPS

O VPS — Servidor Virtual Privado, do inglês Virtual Private Server — é um modelo considerado intermediário entre o compartilhado e o dedicado. Isso porque, nesse modelo de servidor, é possível ter vários clientes em uma única máquina física, só que cada um isolado dentro de uma máquina virtual.

Ou seja, é uma maneira de criar servidores exclusivos, com recursos próprios, a partir de uma máquina física, que pode rodar vários servidores individuais. Somente o Hardware será compartilhado, o que faz do VPS uma solução alternativa para quem busca um servidor dedicado mas não tem orçamento livre para contratar um de acordo com a sua demanda.

Com o VPS você terá seu espaço exclusivo para o seu servidor web, sem interferências de terceiros.

Para que o VPS é indicado?

VPSs são indicados para empresas que precisam de recursos dedicados e mais controle sobre o ambiente de hospedagem, mas não querem pagar pelo custo total de um servidor dedicado. Eles são uma boa opção para empresas de médio porte que estão crescendo e precisam de mais recursos do que um servidor compartilhado pode oferecer, mas ainda não estão prontas para investir em um servidor dedicado completo.

Alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar de VPSs incluem:

  • Empresas de médio porte que estão crescendo e precisam de mais recursos do que um servidor compartilhado pode oferecer, mas ainda não estão prontas para investir em um servidor dedicado completo.
  • Desenvolvedores que precisam de mais controle sobre o ambiente de hospedagem para testar e implementar aplicações personalizadas.
  • Empresas que lidam com informações confidenciais ou sensíveis e precisam implementar medidas de segurança adicionais em seu ambiente de hospedagem.

Cloud Server

Um dos servidores que ganhou mais popularidade nos últimos anos, o cloud server, ou servidor em nuvem, é aquele em que os recursos computacionais estão descentralizados, na nuvem, mas que estão disponíveis para o usuário de forma remota. A descentralização do cloud server permite uma maior agilidade nos processo, o que gera um melhor desempenho, disponibilidade e estabilidade do sistema.

Além disso, o servidor em nuvem é altamente escalável, ou seja, é uma opção que facilita a vida de quem está administrando sites e aplicações que aumentam ou diminuem a demanda de forma sazonal.

Para quem o Cloud Server é indicado?

Cloud Servers são indicados para empresas que precisam de flexibilidade e escalabilidade em seus servidores. Eles são uma boa opção para empresas que precisam lidar com picos de tráfego ou crescimento rápido e querem ter a capacidade de escalar seus servidores rapidamente.

Alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar de Cloud Servers incluem:

  • E-commerces que têm picos de tráfego durante períodos de promoção e precisam adicionar rapidamente mais recursos para lidar com o aumento do tráfego.
  • Startups que estão crescendo rapidamente e precisam escalar seus servidores para suportar o crescimento.
  • Empresas que têm vários projetos em andamento e precisam de flexibilidade para adicionar ou remover recursos rapidamente conforme as necessidades de cada projeto.

Como escolher o melhor servidor?

Agora que já entendemos o que é servidor web, como funciona e os tipos de ambientes que podem ser utilizados para estruturá-lo, vamos entender o que deve ser avaliado na hora de escolher a melhor opção de provedor. Acompanhe!

Saiba quais são as sua necessidades

A primeira coisa que você deve fazer na hora de escolher o melhor provedor para o seu servidor web é criar uma lista com suas necessidades. Com essa lista em mãos, será possível alinhar a suas demandas ao que cada provedor em potencial está oferecendo.

Se o seu site ou aplicação web tem um nicho específico, por exemplo, você poderá levar isso em consideração. Se você está desenvolvendo um site de portfólio de fotografia, poderá priorizar recursos de velocidade e armazenamento. Além disso, alguns hosts também oferecem opções de CDN (Content Delivery Network, rede de entrega de conteúdo) para sites mais robustos.

Se, por outro lado, estiver desenvolvendo um e-commerce, pode se concentrar em planos que priorizam recursos como largura de banda e segurança — alguns provedores oferecem planos específicos para o e-commerce.

Por último, mas não menos importante, pense no sistema de gerenciamento de conteúdo que você gostaria de usar para o seu site. O WordPress é o mais popular e pode ser utilizado para a criação dos mais diversos tipos de sites e aplicações web. Para quem quer contar com um CMS direcionado para os e-commerces, a melhor alternativa é o Magento.

Há provedores que disponibilizam hospedagem WordPress, ou seja, ambientes que são criados pensando exclusivamente no usuário desse CMS, com tudo o que ele precisa para aumentar a sua produtividade, praticidade e segurança.

Verifique a disponibilidade oferecida pelo provedor

Outro ponto de suma importância que você deve investigar sobre o potencial provedor escolhido é se ele fornece em termos de garantias de tempo de atividade. Um provedor sem compromisso com a disponibilidade pode fazer com que o seu site fique fora do ar em momentos cruciais.

O que é uptime?

O Índice de Uptime refere-se à porcentagem de tempo que seu site está online e disponível para os usuários da internet sem quaisquer problemas. Naturalmente, o ideal é que seu site fique disponível o máximo possível e, para isso, o seu provedor deve garantir números muito próximos de 100% de tempo de atividade.

É claro que nem todos os provedores definem o tempo de atividade exatamente da mesma maneira. Portanto, você terá que rever cuidadosamente a política da empresa em questão para ver o que ela realmente está garantindo.

Você também pode querer descobrir como o host lida com os períodos de inatividade. Ter seu site frequentemente indisponível obviamente não é o ideal quando você está tentando construir uma audiência. Para saber no que você está se metendo, é uma boa ideia procurar por avaliações que indiquem o quão confiável o provedor tem sido com clientes antigos e atuais.

Avalie os produtos e serviços adicionais disponíveis

Uma vez que seu site esteja funcionando, pode chegar o momento em que você queira adicionar novos recursos. Nesse cenário, os diferenciais que o seu provedor oferece em termos de “extras” poderá ser considerado para a escolha.

Se você está começando um site pequeno é necessário traçar os seus objetivos à medida que ele for crescendo — de forma antecipada. Nesse cenário, precisará ter certeza de que o provedor entregará as funcionalidades necessárias para esse crescimento.

Ter a capacidade de escolher recursos “a la carte” significa que você pode projetar um plano que forneça tudo o que você precisa. Nessa lista de extras podemos incluir itens como um certificado SSL, endereços de e-mail personalizados, entre outros.

Identifique o tipo de painel de controle que você terá acesso

Lidar com gerenciamento de servidores de hospedagem às vezes pode ser a parte mais técnica da administração de um site. A boa notícia é que a maioria dos provedores fornece um painel de controle fácil de usar. Com essa ferramenta, você poderá fazer todo tipo de configuração em seu site, sem ser um expert.

O painel de controle mais popular e disponibilizado pela maioria dos provedores é o cPanel. Há outras opções bastante utilizadas, como o Plesk e o DirectAdmin. No entanto, alguns hosts oferecem uma solução personalizada.

Verifique as opções de backup do site do host

Se você está construindo um site com WordPress, tem algumas opções para criar backups para manter seu site seguro. Por exemplo, você pode usar plugins específicos para controle prático de seus backups.

No entanto, também é uma boa ideia analisar o que seu potencial provedor oferece nesta área. Dependendo do tipo de plano que adquirir, você poderá ter acesso a backups diários em seu site. Esse tipo de proteção será útil caso o seu site seja hackeado ou se um arquivo for corrompido. A verdade é que, quanto mais soluções de backup você tiver, mais camadas de proteção terá.

Ao avaliar os serviços de backup oferecidos por um provedor de hospedagem, procure informações sobre quanto tempo seus backups são armazenados e com que frequência eles são criados.

Além disso, certifique-se de entender como acessar seus backups, se necessário. Se o seu site for hackeado, é extremamente benéfico se o host fornecer um serviço de restauração fácil de usar.

Verifique se o suporte atende às suas demandas

Uma empresa que conta com uma boa equipe de TI interna pode não precisar desse nível de serviço. No entanto, contar com um provedor que oferece um bom nível de suporte poderá fazer toda a diferença. Isso porque, muitas pequenas empresas não têm recursos ou know-how para lidar com problemas inesperados, ataques e assim por diante.

Por isso, é vital avaliar as opções de suporte ao cliente que cada provedor de hospedagem oferece. Estes podem muitas vezes diferir entre planos individuais. Planos de nível inferior tendem a ser mais simples em termos de suporte, enquanto planos gerenciados e opções mais caras geralmente oferecem suporte premium.

Outro ponto que deve ser ressaltado é o tempo de atuação desse suporte, afinal, os problemas nunca chegam com hora marcada. Nesse cenário, busque por provedores que ofereçam atendimento e suporte em tempo integral, 24/7, afinal, caso o seu site ou aplicativo fique fora do ar, você não vai querer esperar até o horário comercial do próximo dia útil, não é mesmo?

Faça um teste gratuito

Um dos grandes dilemas de quem está querendo contratar um provedor é o de identificar as características de cada empresa, sem se comprometer com contratos longos e de fidelidade. Nesse cenário, a melhor maneira de definir se o provedor é ou não ideal para sua empresa, analisando todos os pormenores — do painel oferecido ao suporte — é por meio de um teste grátis.

É cada vez maior o número de provedores que entendem que a melhor maneira de atrair novos clientes é pela experiência. Os clientes devem ficar por gostarem do provedor e não serem presos por uma obrigação contratual. O teste grátis permite que o cliente possa tomar essa decisão de forma mais consistente.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é um servidor web, como funciona e o que deve ser analisado para contar com um provedor de qualidade. A escolha do ambiente é primordial para que o seu site ou aplicação web tenha um bom desempenho e segurança.

O objetivo de quem cria e coloca um site no ar é atrair visitantes e garantir que eles sejam recorrentes em suas visitas. O trabalho para que esse objetivo seja atingido começa na escolha do servidor web.

Gostou do post? Quer saber como contar com o melhor provedor para o seu servidor web? Entre em contato conosco e faça um teste grátis.