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Segurança

Guia de boas práticas para proteção de dados nas empresas

A proteção de dados tem conquistado cada vez mais relevância no ramo corporativo. Conforme novos recursos tecnológicos surgem — alterando as possibilidades de consumo, a forma como se coleta, armazena e gerencia informações de terceiros, principalmente do público consumidor —, é essencial se adequar às novas demandas e legislações.

Para proteger os dados que estão sob responsabilidade do seu empreendimento e da sua equipe, é importante compreender como essa estratégia deve ser implementada de forma efetiva. Nesse sentido, na busca pela credibilidade da marca, é essencial tratar essa prática com seriedade.

Pensando nisso, elaboramos este guia prático com tudo que você precisa saber proteção de dados nas empresas. Confira.

O que é proteção de dados?

O primeiro passo é compreender o conceito da proteção de dados, que corresponde às medidas tomadas para preservar dados internos (operacionais e de colaboradores) e externos (de clientes, fornecedores e parceiros).

Tais práticas podem ser preventivas ou reativas a fim de proteger as informações de modificações não autorizadas, acessos maliciosos, roubos e vazamentos.

A proteção de dados é fundamentada em quatro pilares distintos:

  • confidencialidade: garante que os dados estejam acessíveis a usuários selecionados e protegidas contra terceiros;
  • disponibilidade: usuários autorizados podem acessar os dados sempre que for necessário. É a garantia de que tais registros estarão sempre disponíveis para a equipe;
  • autenticidade: refere-se à confiabilidade e à consistência dos dados durante todo o seu ciclo de uso;
  • conformidade: dados devem ser administrados corretamente, de acordo com as normas e leis estabelecidas;
  • irretratabilidade: ser capaz de comprovar o que foi realizado em um sistema, impossibilitando a negação das ações dos usuários.

Qual a importância de criar políticas para proteção de dados?

Para você compreender melhor a importância de investir em boas práticas para proteção de dados na sua empresa, reunimos os seguintes motivos.

Proteção de informações sigilosas da organização

O seu investimento nesse tipo de segurança protege diretamente as informações críticas e sigilosas para o funcionamento dos negócios. Esse resguardo é ocasionado pelo gerenciamento eficiente dos ativos tecnológicos e dos dados que estão sob os cuidados da sua empresa.

Uma instituição que atua no ramo da tecnologia, por exemplo, não pode permitir que seus registros operacionais sejam copiados pela concorrência ou roubados por hackers.

Exemplos de dados confidenciais incluem:

  • códigos tecnológicos;
  • análises de marketing;
  • dados confidenciais de fornecedores e parceiros;
  • informações de projetos;
  • métodos de precificação;
  • planejamento estratégico;
  • registros de clientes;
  • situação financeira do empreendimento.

Prevenção contra o sequestro de dados

O sequestro de dados, popularmente chamado de ataque ransomware, é uma ocorrência criminosa recorrente no segmento empresarial e visa e objetiva o pagamento de resgate em dinheiro, principalmente em criptomoedas — por serem mais difíceis de rastrear.

Esse crime acontece quando hackers invadem os dispositivos de acesso e fazem cópias dos arquivos e chantageiam a empresa para não colocar as informações a público.

Imagine o problema caso seu empreendimento vivencie uma situação dessa. Será um sufoco enorme para a saúde dos negócios, afetando sua imagem e economia. Caso o pagamento não seja efetuado, você corre o risco de ter todos os seus dados vazados ou destruídos.

Identificação de vulnerabilidades

Mesmo com um investimento robusto em segurança da informação, é impossível ter um sistema 100% protegido. No entanto, o sucesso de uma instituição corporativa está na sua capacidade reativa quando riscos são identificados, ou seja, um bom gerenciamento de vulnerabilidades.

O que acontece em diversos casos é que a companhia só fica sabendo do problema até que seja solicitado um resgate para recuperação dos dados ou ocorra um vazamento de informações.

Uma gestão de dados eficiente garante notificações imediatas quando há brechas de segurança que possam prejudicar arquivos e registros importantes para os negócios. Dessa forma, o time de TI pode detectar a falha a tempo de ser corrigida. Essa conduta torna o processo cada vez mais preventivo.

Quais são as principais ameaças para vazamento de dados?

Ironicamente os cibercriminosos acompanham a evolução tecnológica de sistemas e dispositivos para tornar suas ações mais sofisticadas. Conheça as ameaças mais comuns para vazamento de dados.

Dados confidenciais se tornarem públicos

Quando a invasão ocorre, os sistemas ou as estratégias da empresa ficam vulneráveis, podendo comprometer práticas relacionadas à atuação operacional dos negócios — como tornar públicas condutas sigilosas.

Quando um vazamento de dados acontece, o principal alvo é a estratégia corporativa e a identificação pessoal (dados dos clientes), que correspondem a:

  • análises de mercado (empresa): dados de concorrentes e comportamento de clientes;
  • estratégias (empresa): projetos em andamento;
  • documentos (clientes): RG, CPF, CNPJ e carteira de habilitação;
  • informações de contato (clientes): endereço, e-mail, telefone, redes sociais;
  • credenciais de acesso (clientes): senhas de login;
  • informes de pagamento (clientes): dados do cartão de crédito.

Acesso às informações bancárias

Dispositivos que contam com proteção adequada tornam senhas bancárias vulneráveis. Dessa forma, dados sensíveis podem ser acessados por terceiros, aumentando as chances de o usuário ter seu dinheiro transferido de sua conta.

Esse problema também vale para as empresas, que têm seus dados bancários expostos, comprometendo sua segurança financeira. A partir disso, é possível que suas informações sejam utilizadas para práticas fraudulentas. Qualquer pessoa que tenha acesso pode se passar pela companhia e gastar suas finanças sem nenhum impedimento, gerando enormes prejuízos.

Acesso à nuvem de um ambiente corporativo

É bastante comum que os colaboradores utilizem os aparelhos móveis para diversas finalidades, como para acessar de qualquer local sistemas e arquivos armazenados na nuvem.

Dessa forma, um laptop que seja usado para fins corporativos e particulares precisa ser protegido de diversas maneiras. Afinal, se acessar uma rede pública ou cair em mãos erradas, pode colocar em risco os dados confidenciais da sua instituição.

Problemas de reputação

Situações relacionadas ao vazamento de dados podem prejudicar a imagem da empresa. Ou seja, um acidente grande escala vai fazer com que sua marca não seja mais vista como confiável e segura.

Dessa forma, se uma companhia que cuida de registros confidenciais e sensíveis de centenas ou milhares de consumidores tiver seu sistema invadido, é muito provável que essas pessoas procurem outra marca para suprir suas necessidades comerciais.

Essa é uma consequência natural, pois o vazamento de dados mostra que a instituição não foi capaz de proteger a integridade de seus clientes. Portanto, o resultado é a redução da confiança por parte do público.

Quais são os 4 maiores casos de vazamento de dados em empresas?

Para reforçar a importância de investir em boas práticas de proteção de dados, conheça 4 casos famosos de vazamento.

1. Netshoes

Em 2017 ocorreram falhas no sistema da Netshoes, uma das maiores lojas de calçados do Brasil, levando ao vazamento de informações de cerca de 2 milhões de clientes do site. Entre os registros confidenciais vazados estavam CPF, e-mail e históricos de compras realizadas pelos usuários do e-commerce.

Na época, o Ministério Público rotulou a ocorrência como “um dos maiores incidentes de segurança de dados registrados no país” e indenizou a marca em R$500 mil por danos morais.

2. C&A

Em 2018, a C&A também teve de lidar com o vazamento de mais de 2 milhões de dados de consumidores cadastrados após um ataque orquestrado por uma quadrilha de cibercriminosos. Como resultado, clientes da varejista tiveram dados de identificação e endereços expostos. E a instituição foi alvo de inquérito do Ministério Público.

3. Banco Inter

Em 2018, o Banco Inter, um dos pioneiros em disponibilizar contas digitais no Brasil, vivenciou um vazamento de dados que deixou 19 mil correntistas vulneráveis.

O ataque ocorreu quando um hacker enviou um arquivo criptografado contendo códigos de verificação, senhas, declarações de imposto de renda, cheques e informações pessoais dos clientes do banco.

Após o incidente, a marca fechou um acordo com o Ministério Público e pagou uma multa de R$1 milhão, que foi destinada para organizações que combatem o crime cibernético e para instituições públicas de caridade.

4. McDonald’s

Em 2019, mais de 2 milhões informações confidenciais de funcionários da McDonald’s Brasil vazaram e foi possível acessar nomes, faixa etária, cargos, tempos de experiência, seção, salário, necessidades especiais e até mesmo unidade de trabalho dos colaboradores.

A invasão permitiu ainda acessar 12 mil fichas de demissão, 76 mil registros de novas contratações e uma lista com 245 fornecedores e parceiros, com dados como CNPJ, nomes das empresas e e-mails corporativos.

O que a LGPD fala sobre proteção de dados?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) corresponde a um respaldo jurídico que tem a função de garantir mais segurança à população quanto aos dados pessoais coletados por empresas, instituições públicas e ONGs. Ela abrange a transparência com todos os registros que possam identificar as pessoas, como:

  • nome;
  • documento;
  • localização;
  • dados bancários;
  • logins e senhas;
  • endereço físico e eletrônico;
  • preferências;
  • hábitos de consumo;
  • IP do dispositivo utilizado (computador ou smartphone);
  • cookies de navegação;
  • perfis em redes sociais.

Essas informações devem ser coletadas, tratadas, armazenadas e protegidas com eficiência. Afinal, os dados podem ser utilizados para publicidades, lançamentos de soluções (produtos e serviços), envio de propagandas diretas (e-mail marketing) e elaboração de campanhas personalizadas. Por isso, toda empresa precisa investir nesse tipo de proteção.

Para que as companhias tenham acesso a tais registros é preciso ter o consentimento dos usuários para o fornecimento e gerenciamento de dados. Por isso, a autorização deve ser clara e apresentar uma finalidade específica. Ou seja, os usuários precisam estar cientes sobre como seus registros serão utilizados.

Como ficar em conformidade com a LGPD?

Selecionamos algumas recomendações para que você prepare o seu empreendimento para essa nova realidade.

Promova a importância proteção de dados

Como visto nos exemplos acima, proteger dados é indispensável para evitar problemas milionários e de imagem. Claro, o valor da multa depende do porte e do segmento da empresa. No entanto, companhias que antes não davam tanta importância para essa demanda agora precisam repensá-la.

Tenha um profissional DPO

Data Privacy Officer (DPO) é um profissional responsável por gerenciar interna e externamente demandas, riscos e ocorrências relacionadas à privacidade de dados. É recomendado que essa pessoa tenha conhecimento avançado em TI e domínio jurídico sobre segurança da informação.

Instrua os funcionários

Todos os funcionários do time precisam conhecer as exigências da LGPD sobre a empresa, principalmente aqueles que lidam diretamente com clientes, fornecedores e parceiros de negócio. Sem falar que as boas práticas para proteção de dados depende da adesão e da ética de todos os envolvidos nos processos.

Proteja a sua empresa com tecnologia

Algumas ações de gestão e tecnologia precisam ser aplicadas na companhia para reforçar a segurança da informação. Veja.

Gestão de vulnerabilidades

Se o sute da sua empresa fosse hackeado agora, as suas defesas virtuais seriam suficientes para impedir essa tentativa?

O problema é contar apenas com a segurança básica que os sistemas utilizados pela empresa já fornecem. É necessário fazer uma varredura das informações e operações e classificá-las por nível de vulnerabilidade. Dessa forma, é possível reforçar a segurança de ambientes digitais que lidam com dados mais sensíveis.

Gestão de identidade e acessos

A gestão e a revisão de registros de acesso é fundamental para evitar que pessoas não autorizadas acessem dados corporativos e até mesmo os liberem para terceiros — de forma acidental ou intencional. Os seus ex-colaboradores já foram removidos dos sistemas da companhia? Não negligencie esse detalhe.

Prontidão para responder a incidentes

Quando surgem incidentes é preciso que as equipes identifiquem as causas e definam uma reação apropriada para corrigir tais problemas e, por fim, informem as autoridades para contribuir com as investigações. A instituição que não comunicar imediatamente o vazamento de dados sofrerá duras penalidades, podendo colocar sua existência em risco.

Crie termos de uso e políticas de privacidade

A companhia precisa elaborar termos de uso e políticas de privacidade de acordo com os critérios da LGPD. E esse controle não abrange somente o tratamento interno de dados. É necessário considerar os termos de serviços das plataformas de gestão contratadas com as quais são compartilhadas informações estratégicas da empresa e dados confidenciais de colaboradores, clientes e fornecedores.

Mapeie o tráfego de dados pessoais

Como é o fluxo de dados pessoais nas operações de gestão, marketing e vendas? Tais registros são compartilhados por aplicações de contato como o WhatApp? Como essa comunicação é realizada e respaldada?

Por meio de um levantamento minucioso a respeito do tráfego de informações de seus clientes, será possível detectar vulnerabilidades e pontos críticos a tempo de serem corrigidos.

Quais são os benefícios do tratamento de dados nas empresas?

O tratamento de dados — função que corresponde à gestão e proteção de informações — é fundamental para manter a integridade funcional, comercial e mercadológica dos negócios. Conheça as vantagens dessa estratégia para sua empresa.

Reduz as vulnerabilidades

Reforçar a proteção de dados torna a companhia mais preparada para enfrentar ameaças internas e externas. As diversas vulnerabilidades envolvidas na administração e no processamento das informações são previstas e tratadas preventivamente quando a instituição implementa essa estratégia. Com ela, é gerada e gerenciada a autopreservação por meio de regras predefinidas e planos de contingência que garantem reações rápidas quando ameaças surgem no dia a dia.

Previne prejuízos financeiros e de imagem

Em vez de lidar com emergências ocasionadas por vazamentos repentinos, que comprometem muito mais as finanças do que atuar de forma preventiva, o departamento de TI, em parceria com marcas especializadas em hospedagem e computação na nuvem, por exemplo, consegue evitar o desperdício de dinheiro.

Ou diferencial evidente é o cuidado com a reputação da marca. Uma companhia vulnerável, que lida com falhas operacionais ou que sofre ataques com frequência, geralmente tem sua autoridade e valor reduzido no mercado. Consumidores, colaboradores, parceiros e investidores perdem a confiança no negócio. Logo, proteger dados e automatizar processos é essencial para valorizar e conservar a imagem da sua empresa.

Potencializa a competitividade

A proteção de dados corporativa torna a companhia resulta em diferencial competitivo. Afinal, a otimização dos recursos e das práticas de segurança da informação beneficia a atuação extensiva do setor de TI. Semelhantemente, resguarda as atividades operacionais e garante a integridade dos dados, que ficam prontos para serem convertidos em registros úteis para as tomadas de decisão.

Além disso, essa segurança aprimora a inteligência dos processos. Ao lidar com dados sempre precisos e confiáveis, as equipes de marketing e vendas, por exemplo, elaborar ações mais orientadas à inovação. Eles terão a oportunidade de levantar insights para aumentar as vendas, elevar o número de consumidores fidelizados, se relacionar com fornecedores, entre outras vantagens.

Favorece a cultura da melhoria contínua

A proteção dos dados proporciona a criação de uma cultura de segurança institucional. Ela se torna sólida quando todos os funcionários utilizadores de sistemas, de todos os níveis de acesso, conhecem a política de boas práticas, têm pleno entendimento dos riscos e contribuem para evitá-los.

Ao implantar metodologias e recursos de segurança da informação, a empresa oferece aos funcionários as melhores condutas para lidar com as tecnologias disponíveis. Isso beneficia a atuação da equipe de TI, mas também contribui para as estratégias de melhoria contínua em todas as áreas do negócio.

Quais as boas práticas para implementar a proteção de dados?

A base de dados é um dos patrimônios mais importantes de uma empresa. Logo, proteger tais ativos é essencial para o bom gerenciamento organizacional. Nesse sentido, existe uma série de boas práticas que podem ser implementadas.

Faça um gerenciamento de riscos

Ataques, invasões e vazamentos comprometem ou impedem que a empresa conquiste seus objetivos. Por isso, o departamento de TI precisa gerenciar muito bem os riscos, considerando infraestrutura, serviços, políticas e condutas de trabalho. Dessa forma, todas as áreas operacionais serão potencialmente mais seguras e reativas diante de qualquer tipo de vulnerabilidade.

Filtre os e-mails recebidos

O e-mail é um dos canais de contato mais utilizados por cibercriminosos para infectar máquinas e sequestrar informações sigilosas por meio do phishing. Por isso, monitore sempre a caixa de e-mails da empresa e oriente a todos os colaboradores que façam o mesmo. Em caso de suspeitas, não abra o conteúdo para evitar malwares e problemas maiores. Por fim, não se esqueça de utilizar uma ferramenta capaz de identificar spams com eficiência.

Realize backups

Toda empresa precisa realizar backup regularmente para proteger seus dados. Isso porque, caso aconteça algo (dados apagados, invasões e roubos), será possível recuperá-los. Isso minimiza o impacto que seria perder as informações da companhia.

Utilize um bom antivírus

Invista em um antivírus robusto para aprimorar a proteção de dados da sua empresa. Permita que todos os equipamentos (computadores, laptops, tablets e smartphones) que acessam os sistemas corporativos tenham esse recursos devidamente instalado e atualizado. Assim, será possível impedir atuações maliciosas de terceiros.

Use a criptografia

Mantenha os dados sigilosos sempre criptografados. Dessa forma, um pequeno número de usuários serão autorizados a acessar, capturar e gerenciar registros importantes. A criptografia é uma codificação que impede que terceiros lidem com arquivos corporativos confidenciais.

Armazene informações na rede

Utilizar o cloud computing para armazenar dados corporativos é uma boa prática e evita vazamentos. Essa conduta elimina a necessidade de compartilhar arquivos por dispositivos removíveis, como HDs, SSDs e pendrives. Com um servidor dedicado, somente pessoas autorizadas têm acesso às informações.

Elabore uma política de segurança de dados

Tenha um documento com todas as condutas que a equipe precisa ter ao acessar recursos relacionados à tecnologia da informação. A política de segurança de dados deve evidenciar as normas para evitar ciberataques, que podem levar a fraudes e vazamentos.

Promova treinamentos

É necessário instruir todos os funcionários a respeito do uso estratégico e preventivo dos sistemas e arquivos. Não basta somente apresentar a política de segurança, é preciso que todos os pontos do documento sejam assimilados para que não existam dúvidas sobre as práticas que devem ser seguidas para a proteção de dados.

Tenha um contrato de confidencialidade

Rotineiramente, colaboradores, fornecedores e parceiros têm acesso a registros confidenciais de uma instituição. Uma forma de reforçar a proteção dessas informações é com um contrato de confidencialidade, que deve ser assinado por todas as pessoas que estão envolvidas no processo. No documento, é preciso estar descrita as medidas cabíveis para casos de vazamento acidental e intencional.

Utilize certificados

A página corporativa da sua empresa precisa ser protegida. Para essa demanda existe o certificado SSL, que protege os dados confidenciais e de navegação dos usuários por meio da criptografia. Assim, você disponibiliza um site seguro para seu público .

Invista em produtos e serviços de proteção aos dados

É indispensável que o departamento de TI conte com o auxílio de produtos e serviços para proteger informações corporativas com eficiência, precisão e automação. A hospedagem, por exemplo, eleva a segurança no site corporativo. Já o servidor dedicado pode tornar a gestão de dados e arquivos mais precisa, instantânea e segura. Opções não faltam no mercado, basta considerar as demandas operacionais do seu empreendimento para contratar as melhores soluções.

E então, o que achou das nossas dicas de boas práticas de proteção de dados empresariais. Ao colocar todas as sugestões em prática, você aumenta o fator segurança das suas operações internas e externas, garantindo uma experiência positiva e satisfatória para todas as partes envolvidas.

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