fbpx
Segurança

Certificado de segurança: o que é e qual a importância para o site?

Fundamental e de extrema importância para todo e qualquer tipo de negócio que atue na Internet, o certificado de segurança é o mínimo necessário para que você consiga proporcionar aos seus clientes um ambiente seguro e que garanta a credibilidade do seu site.

Em tempos de invasões e ameaças cibernéticas, nada mais justo do que proteger os dados pessoais e financeiros dos usuários. Embora não seja tido como obrigatório em blogs ou sites de pesquisa, o indicado é utilizá-lo.

Essa é a recomendação geral, até porque ele favorece o seu posicionamento no Google. Nas lojas virtuais, sua utilização é uma obrigação.

Independentemente da sua realidade, preparamos este artigo para apresentar os principais pontos em relação ao certificado de segurança. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

O que é um certificado de segurança?

Proteção padrão e que serve para assegurar uma conexão segura com a Internet, é sobre isso que estamos nos referindo quando falamos do certificado de segurança.

Mais conhecido como Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer), sua aplicação nos websites visa garantir a integridade dos dados sensíveis que “circulam” entre os sistemas de relação. Via de regra, site e servidor de hospedagem.

Sua função é impedir a leitura e a modificação das informações transferidas nessa conexão. Os hackers ou os softwares maliciosos podem até tentar, porém, a chance de descobrirem algo é praticamente nula.

Essa é a razão pela qual as lojas virtuais devem ter, obrigatoriamente, certificado de segurança, já que precisam garantir que os dados dos seus clientes (documentos, cartões de crédito, endereços et.c) estejam 100% protegidos.

Em resumo, o certificado de segurança SSL evita que qualquer informação transferida entre dois sistemas (ou entre sites e usuários) sejam expostas a ponto de colocá-las em perigo: ele foi desenvolvido para dar proteção aos internautas contra o roubo de seus próprios dados. Simples assim.

Como funciona?

No que diz respeito ao seu funcionamento, a palavra-chave é “criptografia”. Com a utilização de algoritmos criptografados, essa tecnologia é capaz de codificar os dados originais de modo a tornar o seu significado incompreensível.

Embora a técnica seja antiga (usada para codificar mensagens sobretudo em assuntos ligados à guerra), a criptografia do SSL é de uma arquitetura extremamente complexa.

Por mais que tentem, os criminosos virtuais não conseguirão “desembaralhar” as informações que estão tentando sequestrar. Aliás, é pouco provável que consigam sequestrá-las, pois o certificado de segurança torna o seu acesso uma tarefa um tanto quanto complicada (para não dizer impossível).

Para fortalecer o seu entendimento, saiba que a criptografia é trabalhada com base em um procedimento que envolve uma chave pública e outra privada, sendo utilizadas para codificar e decodificar o conteúdo dos dados.

Entretanto, não entraremos a fundo nessa questão das chaves. A única coisa que você precisa saber é que é somente o servidor de hospedagem quem conseguirá o acesso integral.

Por que ele é importante para o site?

Engana-se quem pensa que a proteção dos dados é o único motivo pelo qual o certificado de segurança é importante para o site. Embora seja essa a sua atribuição principal, muito bem-feita, por sinal, o SSL também tem sua contribuição para os rankings de pesquisa dos buscadores online.

Entre eles está o Google, que anunciou em uma nota oficial que o seu navegador, o Chrome, exibirá um alerta para que os usuários da rede saibam quando estão navegando em páginas não seguras (HTTP): isso é apresentado antes da URL da página.

Dessa forma, eles estarão ambientados sobre se devem ou não fornecer as suas informações. A partir dessa posição, outros players de expressão na Internet também se pronunciaram a favor de uma navegação cada vez mais segura.

Um deles foi o WordPress, que desde 2017 começou a tomar uma série de ações para que todos os sites criados e gerenciados pelo seu CMS estejam hospedados em servidores com o HTTP ativo (HTTPs).

Além disso, não poderíamos deixar de falar que a adoção do certificado de segurança SSL refletirá diretamente no ganho de credibilidade da sua marca, contribuindo, desse modo, para o crescimento do negócio.

Por que devo utilizar uma certificação em meu site?

Há várias vantagens na utilização de uma certificação em um site, a começar pela segurança, é claro. Mas há outros fatores tão importantes, como questões relacionadas ao marketing, que ajudam a alavancar o seu negócio online. Veja a seguir alguns dos principais motivos para que você invista em um certificado de segurança em seu site hoje mesmo.

Ajuda no SEO

Para quem quer ter um site relevante e fácil de achar nas buscas orgânicas, trabalhar as estratégias de SEO é primordial. Um dos requisitos para que um site ranqueie bem nos mecanismos de buscas é ter a certificação SSL.

A gente precisa lembrar que os mecanismos de buscas também são geridos por empresas, que privilegiam a experiência de seus usuários. Logo, ao indicar um site em seu ranking de pesquisa, um buscador, como o Google, precisa garantir que o usuário terá acesso a sites relevantes e seguros.

Entrega mais credibilidade

O certificado SSL poderia ser inserido em um site, sem que o usuário percebesse, apenas como uma ferramenta adicional. Entretanto, os símbolos que indicam que um site tem a certificação não estão sinalizados à toa.

O cadeado, a tarja verde e demais simbologias servem para dar ao visitante a sensação de segurança necessária para que ele navegue com tranquilidade no site. Isso dá muito mais credibilidade para a empresa e para a página que passa a ser uma referência dentro da internet como um ambiente seguro para fazer transações.

Facilita a integração com operadoras de cartões

As operadoras de cartão de crédito, para se associarem a um site, exigem segurança, afinal, é a marca deles que está em jogo quando a transação é concluída. Um dos requisitos para essa que a implantação de seus meios de pagamentos seja feita em um site é o certificado SSL.

Aumenta a receita

Um dos fatores mais importante para o crescimento de uma empresa é o investimento na experiência do usuário. Assim sendo, o investimento em um certificado SSL eleva a confiança dele em fazer negócios com sua empresa, e torna o seu produto mais disseminado e acessível, o que resulta em aumento da receita.

Quais são os tipos de certificados de segurança?

É importante ressaltar que as certificações SSL tem variações de modelos, ou seja, não é um recurso de segurança único. Algumas são direcionadas para profissionais e outras para sites convencionais, por exemplo.

A verdade é que os tipos de certificados SSL são classificados conforme a sua abrangência e demais requisitos que podem ser associados ao processo de certificação. Os certificados mais comuns são: DV SSL, OV SSL, EV SSL, Wildcard e Multi-Domain Certificate.

Apesar das diferenças, todos eles contam com o mesmo nível de segurança, isto é, a criptografia utilizada é a mesma. Isso quer dizer que a opção mais barata já será o suficiente para garantir um alto nível de proteção. Veja abaixo detalhadamente as diferenças entre eles.

DV SSL — Validação de Domínio — Domain Validated

O DV SSL é a opção mais acessível para quem quer manter o seu site e seus usuários seguros. Esse certificado exibe o cadeado ao lado do endereço de seu site, permitindo que o usuário saiba que está navegando em uma página segura.

Por ser mais simples a validação se torna a forma mais rápida para a implantação de um certificado SSL em um site. A contratação do serviço acontece em poucos minutos e o seu site já têm as informações protegidas e criptografadas.

OV SSL — Validação da Organização — Organization Validated

Esse é um protocolo utilizado por empresa que precisam de mais aspectos visuais que garanta a existência de um certificado de segurança e que garantam a existência da pessoa jurídica. O objetivo é garantir ao usuário que a empresa é idônea e teve o seu endereço confirmado a partir de bancos de dados públicos e confiáveis.

A OV SSL é uma certificação bastante indicada para empresas novas que estão começando no mercado digital, sem o Know How de grandes varejistas, por exemplo.

EV SSL — Validação Estendida — Extended Validation

Essa certificação, além do cadeado, valida as informações básicas que confirmam a existência da empresa, como endereço, razão social e CNPJ. Um dos detalhes mais importantes desse tipo de certificação é o fato da razão social da empresa ser exibida em uma barra verde ao lado da barra de endereço.

Esse detalhe dá mais transparência, pois revela a identidade da empresa que está associada ao site. Além da barra verde, todas as características presentes nos demais certificados estão presentes.

SSL Wildcard

O SSL Wildcard é uma certificação indicada para empresas que utilizam vários subdomínios em seus sites. Por exemplo, um desenvolvedor de games, tem o domínio “maxgames.com.br”, pode criar uma loja virtual com o endereço “loja.maxgames.com.br” e ter um blog com o domínio “blog.maxgames.com.br”.

Como Wildcard, os subdomínios poderão ser incluídos sem nenhum custo adicional, garantindo a segurança dos usuários para enviar e receber dados com a empresa e com outros visitantes.

Certificado de Multidomínios — Multi-Domain Certificate

Indicado para empresas de grande porte ou holdings, que representam várias marcas e por consequência, vários sites, os certificados multidomínios oferece a possibilidade para a certificação de mais de 100 domínios ou subdomínios, reduzindo a burocracia que o grupo empresarial teria para fazer um certificado para cada página.

Como contratar um certificado de segurança?

Mais fácil do que se imagina e com um custo-benefício sem igual, a contratação de um certificado de segurança poderá ser feita diretamente pela sua hospedagem.

Na ValueHost, você terá acesso aos principais certificadores do mercado, como GeoTrust e Comodo. Seja qual for, lhe será disponibilizado um selo se segurança para comprovar que o seu site é totalmente seguro.

A criptografia será completa, incluindo todas as suas páginas. Isso significa que todas as informações e transações que por elas ocorrerem estarão protegidas. Se essa era uma de suas preocupações, ela acaba agora mesmo.

Como saber que sites o utilizam?

Antes de concluirmos, é interessante que você saiba quais são os sites que utilizam o certificado de segurança. O selo em si não é uma garantia, visto que “falsificações” também ocorrem na Internet.

A melhor forma de saber é verificar se o HTTP está ativo. Nesse caso, como expressamos, ele receberá o sufixo “s” (HTTPs), antecedendo a URL da página.

No Google Chrome, haverá além do HTTPs um “cadeado” seguido da palavra “seguro”. Dependendo do SSL, o “seguro” será substituído pelo nome da companhia. Tudo estará em verde.

O que fazer quando há um erro no meu certificado?

O que fazer quando um dos principais navegadores acusarem um erro do certificado? A maioria deles já está bloqueando o acesso a sites sem o SSL, com uma página de aviso para que o usuário pense duas vezes antes de entrar ou enviar dados para o site em questão. A verdade é que não é uma regra para todos os navegadores, afinal, há vários tipos de certificações.

Um site com erro de certificação pode indicar duas coisas: que a conexão do site foi interceptada por um invasor ou que a data de renovação de validade foi vencida. Outro motivo que pode causar esse erro é o usuário acessar a página usando um link sem o “S” depois do “http”. Nesse caso, cabe ao administrador configurar os endereços para que, mesmo que o usuário coloque apenas o http, seja redirecionado para o https.

Como arrumar o certificado de segurança?

Os erros mais recorrentes em certificados acontecem por falta de renovação, por esquecimento ou falta de planejamento. Nesse caso, é importante sempre manter um lembrete para que você sempre renove o SSL antes dele expirar, pois, um dia com o site dando tela de alerta, pode ser o suficiente para perder credibilidade com uma série de usuários.

Como vimos, a utilização de um certificado de segurança pode fazer a diferença na hora de construir uma boa reputação no mundo digital, o primeiro passo é garantir a proteção das informações e o segundo é evidenciar que a sua empresa preza pela segurança dos usuários, com todas as simbologias que o SSL permite inserir na página.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o certificado de segurança. Ajude-nos a divulgar este post em suas redes sociais e colabore para um ambiente digital mais seguro.