Saiba, agora, a importância do certificado SSL

Saiba, agora, a importância do certificado SSL

Fundamental e de extrema importância para todo e qualquer tipo de empresa que utilize a internet para atrair e conquistar novos clientes, a aplicação do certificado SSL é o primeiro cuidado que se deve ter no que se refere à segurança de um site. 

Em tempos de invasões e ataques cibernéticos, é preciso compreender, antes de mais nada, que o mínimo necessário para que se possa garantir a credibilidade do seu negócio online é proporcionado um ambiente seguro e que transmita confiança aos usuários.

Do contrário, mais do que apenas dificultar a sua aceitação na rede, você colocará os visitantes em sérios riscos. Neste artigo, apresentaremos os principais motivos pelos quais o certificado SSL não pode deixar de ser ativado no seu domínio. Acompanhe!

Segurança de dados

O primeiro motivo não poderia ser outro, a não ser a segurança dos dados. Aliás, esse é o seu propósito principal, já que o certificado SSL nada mais é do que um protocolo de proteção que visa defender os usuários da internet contra o sequestro e o roubo das suas próprias informações.

Ainda que os hackers consigam surrupiá-las, não conseguirão entendê-las de forma alguma, porque o trunfo do certificado SSL é a sua avançada criptografia de dados, uma tecnologia que codifica os conteúdos originais de modo a tornar o seu significado incompreensível.

É interessante que você saiba que essa criptografia é baseada em um sistema que envolve uma chave pública e outra privada, sendo utilizadas para codificar e descodificar as informações.

No entanto, não vamos entrar no mérito dessas chaves. O que você precisa saber, nesse caso, é que só há um único agente que conseguirá o acesso integral aos dados: o servidor de hospedagem.

Ganho de confiança e credibilidade

Engana-se quem pensa que os internautas não estão avisados acerca do certificado SSL. Embora possam não o conhecer dessa maneira, a maioria deles consegue reconhecê-lo por meio dos sinais visuais de um site.

A ilustração do cadeado verde seguido da palavra “seguro” na frente do nosso domínio (endereço virtual), por exemplo, é um sinal indicando que o certificado SSL está ativado.

Outra indicação corresponde ao termo “http”. Quando você o ver com um “s” no final (https), é mais um sinal de que esse protocolo de segurança está sendo aplicado. Além desses, algumas empresas fazem questão de apresentar um selo de site seguro, normalmente na parte inferior das suas páginas Web.

Portanto, não pense que os internautas não sabem se a navegação é segura ou não. Eles sabem, sim, e é por isso que o certificado SSL traz confiança e credibilidade à sua marca no ambiente virtual.

Dados analytics mais atualizados

Outra razão pela qual ele se faz importante diz respeito aos dados analytics. Fique sabendo que sites “http” não serão referenciados a partir de sites “https”.

Isso acontece porque as ferramentas de análise como o Google Analytics mostrarão o link de referência para um site não seguro com um acesso direto, isso é, como se o link fosse digitado na barra de endereços do navegador.

Essa imprecisão pode prejudicar, por exemplo, as ações de marketing digital. Porém, o oposto não é verdade, felizmente. Quando o site utiliza o certificado SSL, todas as linkagens e redirecionamentos serão apresentadas como tais, independentemente se os visitantes venham de uma página segura ou não.

Otimização SEO

Tão relevante quanto, está a otimização para os motores de busca — o SEO (Search Engine Optimization). Ainda que haja diversos outros fatores a considerar, é válido salientar que a ativação do certificado SSL contribui para a melhoria de posicionamento do seu site nas páginas de pesquisa dos buscadores.

Quem deu início a essa condição foi o líder absoluto em pesquisas na internet, o Google, ainda em 2014. Na ocasião, esse gigante da tecnologia anunciou que a utilização desse protocolo beneficiaria os sites em relação ao seu rankeamento, nada mais.

No entanto, não poderíamos deixar de falar que, em 2016, a companhia fez um novo anúncio fortalecendo a necessidade de ativar o SSL. O ponto a ressaltar, aqui, é que até então os sites não seguros eram neutros.

Atualmente, os sites não seguros são prejudicados propositalmente, já que o Google apresenta aos usuários do Chrome o prefixo “não seguro” nos sites sem o certificado SSL. Essa nova atribuição começou a valer em janeiro de 2017.

Até o momento, o aviso do “não seguro” só é emitido para o sites que contenham formulários de cartão de crédito, a exemplo das lojas virtuais. A partir de julho de 2018, a nota será disposta em absolutamente todos os sites “http” acessados pelo Google Chrome.

Fácil instalação

Se fosse algo difícil, complicado e que desse trabalho, as empresas até poderiam dizer que essa dificuldade é o motivo pela não ativação do protocolo. Mas esse não é o caso, pois a instalação do SSL é muito fácil.

Ao contratá-lo junto a sua hospedagem, você receberá um e-mail com informações sobre a geração do certificado. Basta segui-las e pronto, SSL instalado.

Pagamento com cartões de crédito

O último dos motivos pelos quais o certificado SSL é importante é relacionado aos pagamentos com os cartões de crédito. Para quem deseja vender online, ele é uma obrigação.

Nesse contexto, a observação não é referente à segurança em si, mas sim ao fato de que a maioria dos gateways e intermediadores de pagamento online (soluções que se assemelham às maquininhas de cartão das lojas físicas) não conseguirão implantar os seus sistemas sem a ativação do certificado SSL.

Os riscos de não ativá-lo no seu site são grandes. A começar pela exposição dos dados pessoais dos seus clientes que, caso venha a ocorrer, poderá resultar em graves problemas.

Isso sem falar que é a credibilidade da sua marca que está em jogo. Os internautas estão ambientados ao assunto, e achar que eles não sabem quando a navegação é segura ou não é um erro, uma vez que é a própria internet quem se encarrega de instruí-los.

Enfim, o que você achou deste artigo sobre a importância do certificado SSL para o seu site? Gostou? Foi o suficiente para tirar todas as suas dúvidas? Então o compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também o vejam.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of