fbpx

7 sinais que mostram que é hora de trocar a hospedagem do site

7 sinais que mostram que é hora de trocar a hospedagem do site

Powered by Rock Convert

Já se tornou hábito comum entre as pessoas fazerem pesquisas na internet antes de comprar um produto ou serviço oferecido por uma empresa. É por isso que as organizações devem se preocupar em ter um site de qualidade e que proporcione boa experiência aos visitantes. Caso contrário, essas pessoas poderão perder o interesse manifestado. Desse modo, trocar a hospedagem do site é, muitas vezes, a solução mais adequada para garantir uma boa navegação aos usuários.

Para que você saiba quando é o momento em que isso se faz necessário, elaboramos uma lista. Veja, a seguir, sete sinais que mostram que é hora de trocar a hospedagem do site e garantir sua boa usabilidade!

1. Lentidão

Ninguém tem paciência de esperar muitos minutos para que um site carregue. No caso de um e-commerce, isso é ainda pior porque se, a cada produto colocado no carrinho, for preciso esperar para que a página de produtos carregue novamente, é bem provável que o usuário se irrite e abandone a compra antes de finalizá-la.

A lentidão no carregamento de sites pode acontecer por dois motivos principais: quando muitas pessoas estão acessando a página ao mesmo tempo ou quando muitos usuários utilizam o mesmo servidor compartilhado.

Para evitar que isso aconteça, convém substituir a sua hospedagem por outra melhor e contratar um plano com servidor dedicado. Nesse tipo de servidor, o seu site será o único a ocupar determinado espaço virtual, evitando sobrecarregamentos.

2. Falhas frequentes

Às vezes, as empresas se deixam seduzir por serviços de hospedagem com valores muito abaixo do mercado e depois se arrependem por causa da quantidade de falhas que eles apresentam.

Para quem vive de um negócio virtual, no entanto, ter um site sempre funcionando bem é imprescindível, pois é isso que garante a sobrevivência da empresa. Se o site não funcionar bem, será o mesmo que um cliente ir todos os dias e horários possíveis a uma loja física e encontrá-la sempre fechada.

Nessa situação, o cliente insatisfeito pode procurar outra loja na mesma rua e fazer sua compra. O mesmo ocorre na internet. Co0m a vasta concorrência que os e-commerces têm, não será difícil encontrar outro que venda os mesmos produtos que você. Logo, podemos concluir que jamais se deve permanecer com uma hospedagem que apresente muitas falhas.

3. Suporte precário

Outro sinal que demonstra que chegou o momento de trocar a hospedagem é o suporte precário. Existem empresas que fornecem esse serviço e que se negam a auxiliar com sites no WordPress por dizerem que nos seus planos não há cobertura para esse software, por exemplo. Isso não pode acontecer!

O atendimento também precisa ser ágil e feito por meio do canal da preferência do cliente, pelo site da empresa, chats nas redes sociais, e-mail ou telefone. Caso a sua empresa de hospedagem não ofereça tudo isso, você pode ter problemas quando precisar se comunicar para resolver qualquer tipo de problema.

Ainda sobre o suporte, é imprescindível que os atendentes sejam pessoas bem preparadas e que saibam como ajudar na solução dos problemas dos clientes. A boa educação e a cordialidade com que se propõem executar as suas atividades também  devem ser levadas em consideração.

4. Recursos limitados

Na hora de vender planos de hospedagem, tudo parece uma maravilha, e todas as empresas que prestam esse serviço dizem que tem planos ilimitados. Na prática, porém, não é bem assim que funciona.

Os recursos de um servidor quase sempre têm um final. Em um plano de hospedagem compartilhada, por exemplo, a sua empresa dividirá espaço com outras organizações. Como você não tem domínio sobre os conteúdos que essas empresas sobem em seus sites, não há como precisar exatamente o seu espaço disponível na nuvem.

Isso não quer dizer que os planos compartilhados sejam ruins, mas a empresa que os vende precisa ser idônea e deixar isso claro para os clientes. Também pode ser oferecida uma opção de hospedagem dedicada, que é mais interessante para esses casos.

5. Painel administrativo deficiente

Os painéis administrativos são os espaços em que as empresas podem gerenciar os seus sites. É por meio deles que se instalam aplicativos, como o WordPress e o Joomla, para que os sites possam ser desenvolvidos.

Esses espaços precisam ser dinâmicos, intuitivos e fáceis de usar, para que não se perca muito tempo sempre que for necessário fazer alguma alteração. Painéis muito antigos e com leiaute ultrapassado podem fazer com que o desenvolvedor demore mais que o necessário para realizar suas atividades. Portanto, esse também é um motivo para trocar a hospedagem do site.

6. Quedas frequentes e inesperadas

Outro erro muito comum nas hospedagens de pouca qualidade são as quedas frequentes e inesperadas do site. Além de prejudicar o acesso dos clientes da sua empresa à página, isso também pode ser ruim para as suas estratégias de SEO, uma vez que o Google pode perceber que o site não entrega uma boa experiência aos usuários.

Por isso, se você perceber que o seu site está caindo muito e que os seus clientes estão enviando reclamações por causa disso, não pense duas vezes antes de trocar o seu serviço de hospedagem.

7. Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Você acessa o seu site e, em vez das informações da sua empresa, encontra uma mensagem de erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados. Isso pode significar que algum plugin do seu site está com problema ou que você superou os seus servidores de hospedagem.

Nesse caso, a empresa deverá prestar esclarecimento e indicar o que precisa ser feito para que o problema se corrija. Se isso não for feito, é bem provável que a sua hospedagem não ofereça um serviço de qualidade.

Esses são os principais sinais que mostram que é hora de trocar a hospedagem do site. Se você perceber algum deles, não deixe de pesquisar sobre outras empresas prestadoras desse serviço.

Nós da ValueHost oferecemos planos de hospedagem com muita qualidade. Entre em contato conosco e conheça os nossos pacotes e opções.

1
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Robson Oliveira Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Robson Oliveira
Visitante

Para fins de SEO, recomendo aos clientes que optem pela hospedagem em Data Center do Brasil, pois a velocidade é muito maior, para acessos vindos do Brasil, e aliando site de qualidade + velocidade + SSL = Seu site bem colocado no Google.

trackback

[…] de suas informações. Contudo, é importante compreender que esse é o único ponto da hospedagem de site grátis que pode ser considerado uma vantagem quando comparada com a […]

trackback

[…] necessita de uma hospedagem muito potente (por rodar em […]

trackback

[…] questão da hospedagem está diretamente relacionada com a latência do servidor, pois ela funciona exatamente como o […]