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Por que o suporte técnico de TI em hospedagem de sites é importante?

Por que o suporte técnico de TI em hospedagem de sites é importante?

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As plataformas de desenvolvimento de sites em estão em constante evolução. Hoje em dia, usando o WordPress ou o Joomla, muitas pessoas pensam ser capacitadas para administrarem elas mesmas os sites de suas empresas, sem a necessidade de um suporte técnico de TI.

Apesar de isso ser possível, não é recomendado. Afinal, somente os profissionais de TI têm um nível avançado de conhecimentos quando falamos em hospedagem de site e questões que a envolvem, como segurança e instabilidades, por exemplo.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona o suporte técnico de TI em hospedagem de sites, quais são os seus níveis e a sua importância para as organizações. Não deixe de conferir!

O que é e como funciona o suporte técnico de TI em hospedagem de sites?

O suporte técnico de TI em hospedagem de sites nada mais é do que uma equipe formada por funcionários especializados em tudo o que envolve esse processo.

Esses profissionais auxiliam as empresas nas configurações iniciais do site, incluindo:

  • apontamento do domínio;
  • identificação de falhas de segurança;
  • questões que envolvem queda do servidor ou instabilidade;
  • problemas de desempenho do website.

É importante ressaltar que a equipe de suporte tem um atendimento passivo, ou seja, não entra em contato com os clientes a todo momento, o que pode se tornar até mesmo inconveniente.

Pelo contrário, a equipe fica à disposição dos clientes, para prestar consultoria e auxiliar na solução de erros de TI e resolvê-los à medida que eles surgem. Assim, tudo é feito com agilidade e as situações são resolvidas o mais rapidamente possível.

Quais são os níveis de suporte técnico de TI existentes?

Existem níveis diferentes de suporte técnico de TI, que vão desde soluções simples até aquelas mais complexas. Assim, a sua empresa estará sempre coberta por uma equipe especializada e apta para atuar em diferentes necessidades que surjam, graças a um completo processo de suporte técnico.

Geralmente o atendimento é feito pelo chamado nível inicial, que são profissionais treinados para atender a soluções mais comuns no que se refere à hospedagem, como o auxílio ao cliente para apontar o domínio de um site, por exemplo.

Outras questões mais complexas, como uma instabilidade constante, podem ser analisadas de forma mais minuciosa por especialistas de nível superior, com um grau mais avançado de entendimento sobre o assunto. Assim, você terá o atendimento adequado em qualquer tipo de situação.

Para direcionar os chamados corretamente, é feita uma triagem nos contatos feitos com o suporte. Se fizermos uma analogia com um hospital, os casos mais simples seriam encaminhados a um enfermeiro, enquanto outros mais complexos, a um médico especialista naquela área.

Quais são os principais canais de suporte técnico de TI?

Os clientes têm diversos meios para acessar o suporte técnico de TI. A ideia é que cada usuário possa escolher o canal que mais lhe agrada ou que é mais viável em determinado momento ou situação.

A seguir, vamos mostrar como o atendimento é realizado em cada um dos canais que podem ser utilizados para o suporte técnico. Acompanhe!

Chat

O chat é um dos canais mais utilizados e preferidos dos clientes, pois as mensagens, além de serem trocadas de forma instantânea, ficam registradas para posterior consulta, caso seja necessário.

Outra vantagem do chat é que ele permite que sejam enviados links e imagens, como digitalizações de tela, que demonstrem o real problema que está ocorrendo no seu site, por exemplo.

Além disso, o atendente também pode utilizar a plataforma para enviar códigos e trechos de textos em linguagem de programação para que sejam inseridos no HTML do site, por exemplo.

Ticket

O atendimento também pode ser feito via ticket, ou seja, pelo envio de mensagens em uma plataforma específica para essa finalidade. Nesse caso, as respostas não são respondidas em tempo real e a interação funciona mais como uma troca de e-mails do que uma conversa por chat, como no caso citado anteriormente.

O ticket é recomendado para atendimentos mais complexos, que exigem mais tempo para pesquisa por parte do atendente que está prestando o auxílio. Além disso, também pode ser utilizado em casos de menor urgência, quando a empresa não necessita do trabalho naquele exato momento.

Telefone

O telefone é um meio adequado para as pessoas que preferem se expressar falando em vez de escrevendo. Ele é útil principalmente para pessoas que têm pouco domínio de TI e gostam de exemplificar, por meio de palavras não-técnicas, aquilo que estão observando nas telas de seus computadores.

Apesar de prático, esse meio não é o mais adequado para atendimentos um pouco mais complexos, pois é inviável que o atendente soletre todos os links e códigos de TI para que sejam inseridos em algum campo, por exemplo.

Nesse caso, os atendentes podem iniciar um atendimento por telefone e depois finalizá-lo por ticket ou por chat.

Qual é a importância do suporte de técnico de TI em hospedagem?

O suporte técnico de TI é muito importante para que o seu site esteja sempre em perfeito funcionamento, não ocasionando nenhum problema para os clientes que o visualizam. Isso é primordial, principalmente se você utiliza a página para fazer negócios, como é o caso dos e-commerces.

Além disso, caso o seu site apresente algum problema, como a lentidão no acesso ou instabilidade, isso pode gerar uma má experiência para os usuários, que simplesmente podem abandoná-lo. Logo, resolver essas questões é algo tido como fundamental para as organizações, pois um site com problemas pode prejudicar muito os negócios da empresa.

O mercado está cada vez mais competitivo e, hoje em dia, grande parte dos negócios é feita de forma online. É por isso que contar com um suporte técnico de TI é tão relevante para todas as empresas que desejam proporcionar a melhor experiência a seu público.

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