fbpx
Dicas

Confira 8 dicas para melhorar a performance dos profissionais de TI

Não é novidade para ninguém que os profissionais de TI precisam dominar a informática e as questões voltadas ao gerenciamento de informação por meio das redes de computadores.

No entanto, apenas ter o domínio dessas técnicas não garante o sucesso no setor. Existe uma série de outros conhecimentos que, atualmente, fazem-se necessários para isso.

Para garantir êxito como um profissional de TI e conseguir galgar posições maiores nas empresas, como os cargos de gerência, os trabalhadores dessa área precisam desenvolver uma série de outros conhecimentos.

Assim, será possível se destacar no tão competitivo mercado de trabalho e conseguir subir na hierarquia organizacional, ganhando melhores salários, inclusive.

Foi pensando nessa realidade que desenvolvemos este post, que tem o objetivo de apresentar uma série de dicas para melhorar a performance dos profissionais de TI. Siga a leitura e confira todas elas agora mesmo!

1. Seja proativo

A proatividade é uma das peças-chave para o sucesso de um profissional de TI. Afinal, é dele a responsabilidade de garantir o bom uso de softwares e hardwares de maneira correta nas empresas.

Assim sendo, é preciso levar em consideração que os colaboradores de outras áreas não têm um conhecimento tão aprofundado em informática.

Essa realidade faz com que os profissionais de TI tenham que ser mais proativos, além de também observar as formas como seus colegas de outros departamentos realizam as suas atividades, orientando-os para que utilizem os recursos de forma correta e, assim, alcancem resultados mais positivos em seus trabalhos.

2. Mantenha a ética

Ao trabalhar no setor de TI, é comum que os profissionais da área tenham acesso a informações sigilosas da empresa, como cadastro de clientes, protótipos de novos projetos, entre outras.

Por isso, é preciso sempre manter a ética e não vazar esses dados para nenhuma pessoa de fora da organização. Isso evita que problemas, como o plágio de ideias, aconteçam.

3. Busque estar sempre atualizado

Como você bem deve saber, a área de TI se renova quase que diariamente, pois novas tecnologias e tendências surgem a todo instante. Por isso, se você apenas cursar a faculdade e nunca mais renovar os seus conhecimentos, eles não vão demorar muito a se tornar obsoletos.

É importante, portanto, que você busque estar sempre atualizado sobre as novidades da tecnologia da informação e, para isso, pode acessar sites, assinar newsletters, ler livros e revistas do setor, entre outras fontes de informação.

Fazer uma pós-graduação e outros cursos de menor duração e mais específicos também pode ser uma boa oportunidade para se manter ativo no mercado.

4. Domine línguas estrangeiras

Boa parte da literatura de TI é publicada primeiramente em inglês e somente depois traduzida para o nosso idioma. Por isso, se você dominar essa língua estrangeira, poderá ler livros e artigos, bem como assistir a vídeos e fazer cursos em inglês, mantendo-se à frente de profissionais que não têm esse conhecimento.

Também é importante destacar que muitos termos técnicos da área de TI, principalmente os relacionados a Big Data, são oriundos da língua inglesa.

Desse modo, é necessário estudar o idioma não apenas em sua parte escrita, mas também falada. Assim, você evita o constrangimento de não pronunciar um termo técnico corretamente em uma reunião com a diretoria da organização, por exemplo.

Além do inglês, você também pode estudar o espanhol, uma vez que muitas empresas brasileiras mantêm negócios e relações com outras organizações da América Latina, que falam esse idioma. Assim, você poderá atuar em um setor internacional, sem que ocorram problemas na comunicação com clientes ou colegas de trabalho estrangeiros.

5. Procure trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é demasiadamente importante, sobretudo, nas grandes empresas. Por isso, é preciso ter um bom relacionamento com os colegas da área e pensar sempre que todos estão ali por um objetivo em comum.

Além disso, manter um bom networking com profissionais da área pode ajudar em oportunidades futuras. Ter um bom relacionamento com um chefe, por exemplo, pode ajudá-lo a ser o escolhido para ocupar um cargo de gestão, quando essa oportunidade surgir na organização em que trabalha.

6. Saiba se comunicar bem

Existe um estereótipo de que o profissional de TI é introvertido e tem dificuldades em lidar com as pessoas tão bem quanto lida com as máquinas. Apesar disso, você precisa quebrar essa falsa ideia que algumas pessoas têm e demonstrar que quem trabalha com TI também sabe se comunicar bem.

Para isso, você deve desenvolver as suas habilidades de escrita e fala. Assim, caso seja necessário enviar e-mails ou comunicados, bem como falar em público para explicar um projeto de tecnologia para a direção da empresa, por exemplo, você poderá fazê-lo sem enfrentar maiores dificuldades.

7. Seja mais estratégico e menos operacional

Nas empresas, também é comum que o setor de TI seja lembrado apenas quando é necessário “apagar incêndios”, ou seja, resolver problemas que acontecem nos sistemas e computadores, por exemplo.

Um bom profissional da área trabalha para reverter essa ideia e desenvolve programas e projetos que possam contribuir para a empresa de maneira mais estratégica e menos operacional.

8. Tenha um plano de carreira

Onde você pretende chegar como profissional de TI? Pretende ter o seu próprio negócio e prestar serviços para empresas? Ou, então, quer se tornar gerente em uma grande organização? Tudo isso precisa ser levado em consideração, sendo necessária a elaboração de um plano de carreira.

Assim como as empresas precisam de um planejamento estratégico bem definido, você precisa de um plano de carreira bem estruturado. É preciso que você trace onde quer chegar e defina objetivos e metas que precisam ser cumpridos para que isso aconteça.

Se você seguir as nossas dicas para profissionais de TI, temos a certeza de que conseguirá se destacar ainda mais nessa área e tornar-se uma referência na profissão que escolher seguir.

Gostou do nosso conteúdo? Então, é bem provável que seus colegas da área de TI também tenham interesse nesta leitura. Que tal compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas terão acesso às dicas interessantes que apresentamos.