fbpx

Conheça as principais características de sites para pequenas e médias empresas

Conheça as principais características de sites para pequenas e médias empresas

Powered by Rock Convert

Já faz algum tempo que ter um site deixou de ser um artigo de luxo para se tornar uma necessidade real para as pequenas e médias empresas. Afinal, cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para fazer pesquisas sobre produtos e serviços que pretendem adquirir.

Como diz um velho e conhecido ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”. Logo, as empresas que não têm presença na web já não são tão visualizadas pelos seus consumidores e potenciais clientes e isso pode impactar diretamente na lucratividade.

Para evitar que isso aconteça, é importante que as pequenas e médias empresas tenham um bom site. Ele deve ser uma ferramenta para conquistar novos clientes e impulsionar as suas vendas.

Quer entender melhor sobre quais devem ser as características de sites para as empresas de pequeno e médio porte? Neste artigo nós listamos os principais atributos que as páginas empresariais devem ter. Confira!

Ser registrado com um domínio próprio

É importante que o site da sua empresa tenha um domínio próprio — ou seja, um endereço na web registrado, que direcione para a página desenvolvida. Isso não quer dizer que você não possa desenvolver o seu site em plataformas como o WordPress ou o Joomla, mas que não deve utilizar o domínio gratuito disponibilizado por eles.

O ideal é que você compre um domínio próprio — como “sitedaempresa.com.br”. Essa compra é feita por meio do portal do Registro BR, o órgão governamental que regula o registro de domínios. Para fazer e manter o registro, basta pagar uma taxa anual.

Seguir a identidade visual da marca

O seu site também deve seguir a identidade visual da sua marca — como as cores, tipografia e outros elementos gráficos. Essa questão do layout é muito importante, uma vez que faz com que os usuários identifiquem rapidamente que se trata do site da sua empresa ao visualizar a página.

Algumas plataformas gratuitas para desenvolvimento de sites, como o WordPress, possibilitam o uso de templates totalmente personalizáveis, de modo que podem ser aplicados no design as cores do padrão visual da sua marca.

Ter um servidor adequado para pequenas e médias empresas

O servidor nada mais é do que o local no ciberespaço em que o seu site está hospedado. Assim, é necessário que as pequenas e médias empresas contratem um bom serviço de hospedagem para que o site não apresente erros — como lentidão no carregamento — para o usuário, por exemplo.

Existem diversos tipos de hospedagem: alguns são mais limitados e outros oferecem mais espaço. Geralmente, as pequenas e médias empresas, que têm apenas um site institucional com alguns textos e imagens cadastrados não necessitam de uma hospedagem muito robusta.

No entanto, empresas que precisam disponibilizar muitas informações no site precisam de um espaço maior. Um e-commerce, por exemplo, que precisa disponibilizar muitas fotos, vídeos e textos descritivos dos produtos que vende, necessita de mais espaço.

Ser responsivo

Um site responsivo é aquele se adapta perfeitamente ao tamanho da tela em que é acessado. Assim, uma pessoa que acessar o site da sua empresa por meio de um celular com a tela pequena terá uma experiência tão agradável quanto a de um usuário que acessar a página em um computador com a tela grande.

Como cada vez mais os dispositivos móveis — como smartphones e tablets — estão sendo utilizados pelos internautas que fazem pesquisas sobre empresas, produtos e serviços na web, é fundamental que o site das pequenas e médias empresas tenha responsividade.

Além disso, o Google já dá preferência para mostrar sites responsivos em buscas orgânicas em seu site de pesquisas. Logo, se a sua página não for responsiva, ela pode não ser mostrada para as pessoas que utilizam esse buscador.

Ter uma boa usabilidade

Além de ser responsivo, o site das empresas de pequeno e médio porte também deve proporcionar uma boa usabilidade aos seus visitantes.

Isso quer dizer que o layout precisa ser pensado de maneira estratégica para que as pessoas saibam como interagir com a página na primeira visita.

Voltando ao exemplo do e-commerce, mesmo que ele tenha uma excelente descrição e uma bela foto de um produto, tudo será em vão caso o layout não seja intuitivo. O usuário não fechará negócio com a empresa se a navegação não for simplificada e clara.

O mesmo vale para outras ações como o preenchimento de formulário de contato. Por isso, o site precisa ser desenvolvido com base em pesquisas feitas com representantes do público-alvo da empresa e adotando os princípios da chamada arquitetura da informação.

Para testar a usabilidade de um site podem ser feitos os chamados testes A/B, em que duas variáveis diferentes são apresentadas para um grupo de pessoas. Assim, você pode posicionar botões e ícones do site em diferentes locais do layout ou então testar diferentes cores, por exemplo. A ideia é diagnosticar qual das situações é mais intuitiva para adotá-la permanentemente no site.

Adotar os princípios do SEO

As técnicas de SEO são utilizadas para ranquear o site em buscadores como o Google, o Bing e outros. Trata-se de um método no qual é necessário seguir uma série de critérios de programação, design e produção textual para que o site se destaque nas pesquisas.

Assim, se você estiver desenvolvendo um site para uma loja de calçados, por exemplo, pode trabalhar no texto de apresentação do site palavras-chave como “loja de calçados na cidade X”. Isso faz com que a sua página seja mostrada para as pessoas que fizerem buscas com esses termos na internet.

Pronto! Essas são algumas das principais características que não podem ficar de fora de um site para pequenas e médias empresas. Por isso, ao desenvolver uma página empresarial, não deixe de dar atenção a cada uma delas, pois elas são fundamentais para que o projeto tenha êxito e cumpra bem o seu objetivo.

Quer continuar aprendendo? Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas em nosso artigo “Quais práticas e recursos não podem faltar em um site de empresas”. Ele traz boas informações e muitas dicas interessantes! Não perca!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of