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Desenvolvimento

Quais práticas e recursos não podem faltar em um site de empresas

Fundamental para ganhar visibilidade e estabelecer a sua presença on-line, o desenvolvimento de um bom site empresarial é de extrema importância não só para que o seu negócio seja encontrado na internet, mas também para deixar os visitantes à vontade e evitar níveis mais altos de rejeição.

Isso porque é por meio dele que serão centralizados os trabalhos de marketing digital — afinal, os investimentos em propaganda e publicidade na Web terão como objetivo levar os consumidores até ele. Dessa forma, eles poderão conhecer a empresa, seus produtos e serviços.

Em outras palavras, um site empresarial é uma porta de entrada para os novos clientes. Por essa razão, nada mais justo do que estar sempre o otimizando e proporcionar um bom ambiente de navegação, certo? Pois foi pensando exatamente nisso que preparamos este artigo!

Aqui veremos as práticas e os recursos que não podem faltar nos sites das empresas. Interessado? Então não perca esta leitura!

Práticas que devem ser aplicadas em um site empresarial

UX Design

Começaremos pelo UX Design — prática importantíssima para que se consiga aumentar a satisfação do cliente por meio da utilidade e facilidade quanto à navegação no site.

Sigla para “User Experience” (ou Experiência do Usuário), o UX Design pode ser descrito como um campo da comunicação que compreende todos os aspectos que se relacionam à interação dos consumidores com a marca, seus produtos e/ou serviços. Seja para divulgar as suas atividades ou para vender, a aplicação desse conceito é essencial para o sucesso do seu negócio no ambiente digital.

Pense bem: qual impressão você teria de um site desorganizado e com uma aparência de “desleixo”? Provavelmente, não seria nada positiva, certo? Pois é por isso que o UX Design é tão relevante, já que está diretamente relacionado à construção da sua imagem on-line.

Tecnicamente, um UX de qualidade resulta de um bom UI — conceito semelhante, que significa “User Interface”, ou “Usuário de Interface” —, o qual é responsável pela definição das cores, botões, caminhos, diagramação, layout e tudo que está envolvido no design de uma solução Web. Aliás, a velocidade do site também está inclusa nos fatores que favorecem a experiência do usuário.    

SEO

Outra prática que não pode ser esquecida em um site empresarial é o SEO — sigla para “Search Engine Optimization”, que em português é traduzida como “Otimização dos Motores de Busca.

Mas por que o SEO é tão importante? Porque a única maneira de conseguir uma boa colocação nas páginas de pesquisa desses motores (Google, Yahoo! e Bing) é aplicá-lo ao site. Simples assim.

Vale ressaltar, no entanto, que quando falamos em aplicar o SEO no seu site estamos considerando uma execução adequada, e de acordo com os seus princípios. Além disso, cabe salientar que essa prática só terá influência nos resultados orgânicos, isto é, naqueles que não aparecem como “anúncios”.

Considerando o fato de que você não gastará “milhões” com anúncios pagos, a realização de um bom trabalho de SEO é imprescindível.

Testes A/B

Um diagnóstico de resultados que se baseia na análise de duas variantes de um mesmo elemento — basicamente, essa é a descrição dos testes A/B. Se engana quem pensa que esse tipo de avaliação não é necessária para um site empresarial! Pelo contrário, aplicá-la é uma obrigação.

Tenha em mente que, ao empregar esse conceito, você compreenderá qual das versões utilizadas (devem ser criadas pelo menos duas, A e B) melhor conduz os visitantes à ação que deseja que eles façam.

Descrições de ofertas, botões de conversão e elementos visuais (vídeos, imagens, cores etc.)… Enfim, esses são apenas alguns dos elementos que poderão ser testados para se descobrir quais das escolhas (configurações) são mais apreciadas pelos consumidores.

Muitas vezes, essa “apreciação” pode significar uma melhora nas conversões (vendas). De qualquer modo, o ponto a destacar, aqui, é que as ferramentas de testes A/B permitirão que você trabalhe com fatos consolidados e mensurados com exatidão. 

Essa prática lhe ajudará a definir o posicionamento dos links, textos e funções e a forma como deverão ser apresentados nas suas páginas. Aliás, é válido dizer que a aplicação dessa metodologia contribuirá para os trabalhos de UX Design.

Recursos que não podem deixar de ser aplicados em um site empresarial

Agora que você já sabe quais são as práticas que não podem faltar em um site empresarial, mostraremos os recursos que devem sempre ser aplicados:

Campo de busca

Possibilitar que os visitantes encontrem facilmente os conteúdos que eles querem — esse é o objetivo do campo de busca. Não disponibilizá-lo no seu site é um erro, por isso, lembre-se de deixá-lo visível em todas as suas páginas.

Formulário de contato

Outro recurso indispensável é o formulário de contato. Por ser uma forma simples e direta de entrar em contato com a sua empresa, nada é mais justo do que viabilizar esse espaço. Adicione nele um link de e-mail, telefone e mapa de localização.

Botões de compartilhamento em redes sociais

Como você sabe, as redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. Em vista disso, ofereça botões de compartilhamento — ao providenciá-los nas suas páginas, você aumenta as chances de divulgação do site.

Depoimentos e recomendações

Se você quiser persuadir os internautas a comprar ou formar uma boa opinião da sua marca, não deixe os depoimentos e as recomendações de fora, em hipótese alguma!

Nesse sentido, não há ninguém melhor do que os seus próprios clientes para lhe ajudar. Peça-lhes boas referências ou utilize as ferramentas de “reviews” — especialmente se o seu site empresarial também engloba uma loja virtual.

Por fim, não poderíamos deixar de falar que, além dessas práticas e recursos, é essencial que você permita que os consumidores saibam quem está por trás daquilo que está sendo apresentado, certo? Nesse sentido, estamos nos referindo à história da empresa, missão, visão e valores.

Não menos relevante, certifique-se também de que o seu site empresarial seja 100% responsivo, ou seja, totalmente adaptável aos dispositivos móveis (tablets e smartphones)!

Enfim, o que achou deste artigo? Gostou? Então não deixe de conferir também o que não pode faltar no checklist de SEO!