Joomla ou WordPress? Qual a melhor opção?

Joomla ou WordPress? Qual a melhor opção?

Joomla ou WordPress, eis a questão! Levando-se em consideração o fato de que estamos nos referindo às duas plataformas CMS mais utilizadas no mundo, é natural que muitos se perguntem qual é a melhor opção do mercado.

Criadas para facilitar o desenvolvimento de sites e blogs e a edição dos seus elementos visuais, esse tipo de solução permite a criação de páginas web sem a necessidade de conhecimentos em programação.

Para contextualizar, CMS é a sigla para Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), que pode ser descrita como uma aplicação computacional que serve, como o nome sugere, para criar e gerenciar conteúdos digitais.

Dito isso, apresentaremos a seguir um comparativo entre as alternativas Joomla e WordPress. Você verá as diferenças, vantagens, desvantagens e muito mais. Continue a leitura e confira!

Joomla ou WordPress?

Em primeiro lugar, colocaremos na mesa tudo aquilo que Joomla e WordPress têm de semelhante. A particularidade mais atrativa é que ambas as ferramentas são gratuitas — os custos obrigatórios que envolvem a utilização desses CMS se referem apenas à hospedagem do site.

Outra semelhança são os seus recursos adicionais. No Joomla, eles são chamados de “extensões”, enquanto no WordPress eles são conhecidos como “plugins”. Na prática, eles correspondem exatamente à mesma coisa: elementos complementares que você pode adicionar às suas criações.

Formulários, seções de comentários, galerias de imagem, vídeos, botões de compartilhamento para as redes sociais, anúncios, barras flutuantes para links, gráficos e suporte para SEO (otimização para os motores de busca)… As possibilidades são quase que infinitas.

O ponto a destacar aqui é que há opções pagas e gratuitas. Nesse caso, o WordPress está na frente, disponibilizando mais de 45 mil plugins. O Joomla, por sua vez, oferece pouco mais de 7 mil extensões.

Apesar dessa enorme disparidade, os dois sistemas lhe permitirão dar vida a praticamente qualquer ideia que se relacione ao desenvolvimento de sites, blog e/ou lojas virtuais.

Tanto um quanto o outro tem instalação facilitada. Aliás, os serviços de hospedagem mais completos oferecem a instalação com um único clique para Joomla e WordPress. Em questão de segundos, o seu site estará no ar e pronto para ser customizado.

Quais são os níveis de customização?

Para dar sequência, falaremos justamente sobre os níveis de customização. Independentemente da sua escolha — Joomla ou WordPress —, a aparência do site dependerá dos temas.

Também chamados de “templates”, eles nada mais são do que layouts e estruturas pré-fabricadas, que darão a cara do seu site/blog/e-commerce e possibilitarão que você determine os aspectos visuais e funcionais.

Da mesma forma que ocorre com os plugins/extensões, há temas pagos e gratuitos, sendo os valores bastante variados. A coleção de templates do WordPress é muito mais ampla do que a do Joomla.

Embora isso dê ao WordPress mais possibilidades, a verdade é que o Joomla tem uma customização um pouco mais flexível. As diferenças são singelas mas existem, sendo expostas quando você deseja ir além do que o tema escolhido oferece.

Nesse sentido, entenda que a customização do WordPress estará presa aos recursos e às funcionalidades dos seus temas. É por essa razão que a sua escolha deve priorizar as opções “premium”, pois mesmo que mais caras, proporcionarão um ambiente altamente personalizável.

Já no Joomla, essa limitação é inexistente. Na hipótese de você ter escolhido um template incompleto, nesse CMS é possível manipular os detalhes do site de maneira independente ao tema.

Em outras palavras, ao optar pelo WordPress, a estrutura de navegação ficará engessada ao tema — a não ser que os códigos sejam alterados à mão. No Joomla você estará livre para configurar os caminhos de navegação sem ter que inserir comandos de texto.

Qual desses CMS é mais fácil de usar?

Sem a menor sombra de dúvida, o WordPress é o CMS mais fácil de usar. Esse é um dos motivos que explica a sua popularidade. Para que você saiba, ele domina o mercado com uma grande vantagem.

No mundo dos sistemas de gerenciamento de conteúdo, sua participação é de aproximadamente 60%, o que representa cerca de 31% de todos os websites do planeta!

O Joomla está em segundo lugar, com 6.1% de participação no mercado dos CMS e 3.1% do total de websites existentes. A diferença, como você pode ver, é gritante.

Nesse contexto, a similaridade está nos painéis de controle. Ambas as soluções contam com um ambiente administrativo simples e intuitivo, mas o trabalho (criação, edição e atualização) exigido pelo Joomla é considerado um pouco mais técnico.

Ainda que relativamente mais exigente, com o tempo, todos conseguem pegar o jeito e se adaptar às curvas de aprendizado.

Qual é o mais seguro?

Em termos de segurança, o WordPress é o perdedor. Isso não significa que ele não é seguro, pelo contrário, mas a questão aqui é que diante da sua imensa popularidade, os hackers o colocam como um alvo mais frequente.

Outro ponto é que o Joomla oferece a autenticação em dois fatores, enquanto o WordPress não. De qualquer modo, o que definirá a proteção dos seus dados será o investimento em camadas extras de proteção.

Para isso, a dica é simples: contrate um serviço de hospedagem de sites que proporcione suas próprias medidas de segurança.

Hora de decidir: Joomla ou WordPress?

Para decidir qual é a melhor opção, Joomla ou WordPress, a observação a se fazer é que independentemente da sua seleção, fique sabendo que você conseguirá criar sites modernos, completos e absolutamente profissionais.

No entanto, o WordPress é certamente o mais indicado. O primeiro motivo é sua facilidade de uso; o segundo é que a comunidade por trás dele é gigante e muito ativa, tornando a resolução dos eventuais problemas uma tarefa simples e prática.

O terceiro é sua biblioteca de temas e plugins, imensamente maior do que a do Joomla. Na incerteza, contrate um serviço de hospedagem que ofereça suporte para os dois. Faça testes e veja qual deles melhor se adapta às suas ideias.

O que achou deste artigo? Gostou? Então não deixe de conferir o que deve ser avaliado na hora de escolher uma hospedagem WordPress!

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of