fbpx
Desenvolvimento

Joomla ou WordPress? Qual a melhor opção?

Joomla ou WordPress, eis a questão! Levando-se em consideração o fato de que estamos nos referindo às duas plataformas CMS mais utilizadas no mundo, é natural que muitos se perguntem qual é a melhor opção do mercado.

Criadas para facilitar o desenvolvimento de sites e blogs e a edição dos seus elementos visuais, esse tipo de solução permite a criação de páginas web sem a necessidade de conhecimentos em programação.

Para contextualizar, CMS é a sigla para Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), que pode ser descrita como uma aplicação computacional que serve, como o nome sugere, para criar e gerenciar conteúdos digitais.

Dito isso, apresentaremos a seguir um comparativo entre as alternativas Joomla e WordPress. Você verá as diferenças, vantagens, desvantagens e muito mais. Continue a leitura e confira!

Joomla ou WordPress?

Em primeiro lugar, colocaremos na mesa tudo aquilo que Joomla e WordPress têm de semelhante. A particularidade mais atrativa é que ambas as ferramentas são gratuitas — os custos obrigatórios que envolvem a utilização desses CMS se referem apenas à hospedagem do site.

Outra semelhança são os seus recursos adicionais. No Joomla, eles são chamados de “extensões”, enquanto no WordPress eles são conhecidos como “plugins”. Na prática, eles correspondem exatamente à mesma coisa: elementos complementares que você pode adicionar às suas criações.

Formulários, seções de comentários, galerias de imagem, vídeos, botões de compartilhamento para as redes sociais, anúncios, barras flutuantes para links, gráficos e suporte para SEO (otimização para os motores de busca)… As possibilidades são quase que infinitas.

O ponto a destacar aqui é que há opções pagas e gratuitas. Nesse caso, o WordPress está na frente, disponibilizando mais de 45 mil plugins. O Joomla, por sua vez, oferece pouco mais de 7 mil extensões.

Apesar dessa enorme disparidade, os dois sistemas lhe permitirão dar vida a praticamente qualquer ideia que se relacione ao desenvolvimento de sites, blog e/ou lojas virtuais.

Tanto um quanto o outro tem instalação facilitada. Aliás, os serviços de hospedagem mais completos oferecem a instalação com um único clique para Joomla e WordPress. Em questão de segundos, o seu site estará no ar e pronto para ser customizado.

Quais são os níveis de customização?

Para dar sequência, falaremos justamente sobre os níveis de customização. Independentemente da sua escolha — Joomla ou WordPress —, a aparência do site dependerá dos temas.

Também chamados de “templates”, eles nada mais são do que layouts e estruturas pré-fabricadas, que darão a cara do seu site/blog/e-commerce e possibilitarão que você determine os aspectos visuais e funcionais.

Da mesma forma que ocorre com os plugins/extensões, há temas pagos e gratuitos, sendo os valores bastante variados. A coleção de templates do WordPress é muito mais ampla do que a do Joomla.

Embora isso dê ao WordPress mais possibilidades, a verdade é que o Joomla tem uma customização um pouco mais flexível. As diferenças são singelas mas existem, sendo expostas quando você deseja ir além do que o tema escolhido oferece.

Nesse sentido, entenda que a customização do WordPress estará presa aos recursos e às funcionalidades dos seus temas. É por essa razão que a sua escolha deve priorizar as opções “premium”, pois mesmo que mais caras, proporcionarão um ambiente altamente personalizável.

Já no Joomla, essa limitação é inexistente. Na hipótese de você ter escolhido um template incompleto, nesse CMS é possível manipular os detalhes do site de maneira independente ao tema.

Em outras palavras, ao optar pelo WordPress, a estrutura de navegação ficará engessada ao tema — a não ser que os códigos sejam alterados à mão. No Joomla você estará livre para configurar os caminhos de navegação sem ter que inserir comandos de texto.

Qual desses CMS é mais fácil de usar?

Sem a menor sombra de dúvida, o WordPress é o CMS mais fácil de usar. Esse é um dos motivos que explica a sua popularidade. Para que você saiba, ele domina o mercado com uma grande vantagem.

No mundo dos sistemas de gerenciamento de conteúdo, sua participação é de aproximadamente 60%, o que representa cerca de 31% de todos os websites do planeta!

O Joomla está em segundo lugar, com 6.1% de participação no mercado dos CMS e 3.1% do total de websites existentes. A diferença, como você pode ver, é gritante.

Nesse contexto, a similaridade está nos painéis de controle. Ambas as soluções contam com um ambiente administrativo simples e intuitivo, mas o trabalho (criação, edição e atualização) exigido pelo Joomla é considerado um pouco mais técnico.

Ainda que relativamente mais exigente, com o tempo, todos conseguem pegar o jeito e se adaptar às curvas de aprendizado.

Qual é o mais seguro?

Em termos de segurança, o WordPress é o perdedor. Isso não significa que ele não é seguro, pelo contrário, mas a questão aqui é que diante da sua imensa popularidade, os hackers o colocam como um alvo mais frequente.

Outro ponto é que o Joomla oferece a autenticação em dois fatores, enquanto o WordPress não. De qualquer modo, o que definirá a proteção dos seus dados será o investimento em camadas extras de proteção.

Para isso, a dica é simples: contrate um serviço de hospedagem de sites que proporcione suas próprias medidas de segurança.

Hora de decidir: Joomla ou WordPress?

Para decidir qual é a melhor opção, Joomla ou WordPress, a observação a se fazer é que independentemente da sua seleção, fique sabendo que você conseguirá criar sites modernos, completos e absolutamente profissionais.

No entanto, o WordPress é certamente o mais indicado. O primeiro motivo é sua facilidade de uso; o segundo é que a comunidade por trás dele é gigante e muito ativa, tornando a resolução dos eventuais problemas uma tarefa simples e prática.

O terceiro é sua biblioteca de temas e plugins, imensamente maior do que a do Joomla. Na incerteza, contrate um serviço de hospedagem que ofereça suporte para os dois. Faça testes e veja qual deles melhor se adapta às suas ideias.

O que achou deste artigo? Gostou? Então não deixe de conferir o que deve ser avaliado na hora de escolher uma hospedagem WordPress!