fbpx
WordPress

Hospedagem wordpress: o que avaliar na hora de escolher uma

O processo de escolha de uma empresa de hospedagem na web do WordPress é similar à escolha de uma parceria correta. Tome uma decisão errada e você pode encontrar-se diante de uma separação estressante em algum lugar da estrada, depois de investir todo esse tempo e dinheiro para fazer as coisas funcionarem (ou não, conforme o caso).

De muitas maneiras, as empresas de hospedagem são semelhantes. Elas podem oferecer instalações com um clique, painéis de administração do cPanel, domínios de complemento, entre outros.

Mas, de diversas outras formas, os hosts podem ser bastante diferentes, e essas diferenças são o que você deve procurar ao escolher em que seu site WordPress será alocado.

Veja agora o que avaliar na hora de decidir a melhor forma de hospedagem WordPress!

Segurança

Qualquer pessoa que gaste tempo trabalhando com computadores entende o quão importante é a segurança da web. Há, regularmente, novas manchetes de grandes sites obtendo violações e vazando os dados privados de milhares de pessoas, por isso, pode parecer difícil entender como os pequenos sites do WordPress atuam.

Felizmente, há muitos provedores de hospedagem que entendem os clientes que exigem medidas de segurança robustas, e eles procuram fornecer todas as ferramentas necessárias. Para identificar se uma empresa de hospedagem WordPress pode ser considerada segura, você deve ficar atento para o seguinte:

  • ela oferece sistemas de proteção contra firewall ou negação distribuída (DDoS)?
  • ela oferece ajuda para configurar certificados SSL?
  • ela fornece soluções de backup automatizado para seus clientes?
  • ela já expôs a informação do cliente durante violações de segurança?

Embora possamos determinar facilmente os três primeiros pontos, dando uma boa olhada na lista de recursos de um host para cada plano, a sugestão final exige que você faça uma pequena pesquisa no Google no seu próprio país.

Se uma das empresas que você está avaliando foi descuidada com a segurança no passado, é um bom sinal de que deve procurar outra em seu lugar.

Escalabilidade

Uma boa empresa de hospedagem WordPress entende que a maioria das pessoas que investem seu tempo e dinheiro na criação de sites compartilha um desejo comum — vê-los crescendo — e fornecer o espaço para fazê-lo.

Além disso, você precisará de equipes de vendas e de apoio que estão dispostas a tomar o tempo para recomendar pacotes de hospedagem específicos de acordo com seus requisitos, além de informá-lo quando é hora de considerar a atualização para acomodar seu crescente site.

A melhor maneira de determinar se um host se encaixa nos requisitos da sua página é buscando variedade em seus pacotes de hospedagem, verificando se eles fazem uma menção específica do WordPress entre suas descrições e, finalmente, conferindo se oferecem consultas gratuitas para ajudá-lo a encontrar o plano certo.

Suporte

Sempre existe o potencial para que uma falha ocorra, então, é aconselhável ter um host que se preocupe em garantir que o produto funcione como anunciado.

A maioria dos provedores de serviços de hospedagem web assegura algum grau de suporte. Eles fornecem auxílio por telefone, fóruns, bate-papos da web ao vivo, e-mails e um sistema de ticket.

Idealmente, toda empresa de hospedagem WordPress deve fornecer, aos seus clientes, um suporte ilimitado de alto nível, porém, nem sempre é esse o caso. Para evitar muitos dias buscando uma solução para os problemas do seu site, você deve buscar um host que empregue uma equipe técnica qualificada de suporte que conheça o WordPress.

A equipe de suporte experiente não terá problemas para identificar (e ajudá-lo a consertar) falhas comuns do WordPress, como erros internos do servidor, problemas de compatibilidade e muitos outros, quando surgirem.

Para identificar se um host pode ter uma resolução de problemas específicos do WordPress, primeiro, procure um fornecedor de provedor de hospedagem próprio especificamente para usuários do WordPress — dessa forma, é mais provável que ele ofereça serviços de suporte relacionados.

Reputação

Qualquer empresa de hospedagem que atue por tempo suficiente no mercado tem uma avaliação de reputação para si mesma, seja boa, seja ruim. Essa é uma notícia importante para quem procura uma empresa de hospedagem WordPress, já que praticamente qualquer opção de serviços oferecida terá uma crítica dos seus clientes.

Embora possa se obter muito sobre um serviço de seu site e os tipos de planos em oferta, não há melhor maneira de medir uma empresa do que ter a chance de ver se seus clientes estão satisfeitos.

Os melhores tipos de análises discutirão frequentemente a qualidade dos diferentes serviços oferecidos, o que um host particular está fazendo certo e no que ele está deixando a desejar.

Backups

É fundamental que a empresa de hospedagem que você decide contratar ofereça backups diários do servidor. Isso garantirá que você sempre tenha uma nova cópia das informações mais importantes mediante o fluxo de dados constante.

No caso de o seu site falhar ou se infiltrar com malware, o servidor pode ser facilmente restaurado. O mesmo vale para bancos de dados. Isso porque você quer certificar-se de que os backups diários de banco de dados estão sendo executados de maneira contínua.

Compatibilidade

Aproveite um momento para entender as tecnologias que estão sendo usadas em seu site.

Por exemplo, se você tem um site WordPress, seu provedor de hospedagem deve ser familiar e compatível com ele. Descubra se é um servidor baseado em Linux ou Windows. Saiba se ele está executando a versão mais atual do PHP e bancos de dados, como o MySQL.

Escolher o serviço de hospedagem certo pode ser um pouco complicado. Uma vez que não há uma maneira simples de medir as necessidades do seu site, na maioria das vezes, é uma questão de escolher um plano flexível e ajustar-se em conformidade ao longo do tempo.

No entanto, vale a pena notar que investir na infraestrutura do seu site nunca é uma má ideia, uma vez que uma hospedagem web sólida pode evitar muitos problemas na rede.

E então, gostou? Agora que você conhece o que avaliar antes de escolher um serviço de hospedagem WordPress, não deixe de entrar em contato conosco e conhecer ainda mais!