fbpx
Desenvolvimento WordPress

Site em WordPress: dicas para quando seu site estiver no ar

Para que a sua empresa possa colher os benefícios do site como ferramenta de marketing, considerada pela pesquisa do eMarketer a melhor ferramenta de marketing para pequenas e médias empresas, é preciso trabalhar para conseguir visitantes, gerar oportunidades de negócio, manter a página atualizada e relevante.  Para quem opta por WordPress como CMS do site, a boa notícia é que dá para incluir diversas funcionalidades usando plugins. Selecionamos algumas ações que você pode fazer agora que o seu site está no ar e os plugins que pode usar para isso.

Primeiramente: acesse o seu WordPress com segurança

Para não correr riscos, invista primeiramente na segurança do seu site. Já falamos aqui sobre formas de manter seu WordPress seguro, uma forma muito boa é ativar a autenticação em dois passos: dessa forma, além da senha, você deve incluir um código que é gerado a cada vez que você faz login.  Você pode usar o plugin do Google Authenticator para isso, ou este aqui, que oferece diversas formas de autenticação.

Edite seu site sem dificuldade e escreva sem distração

É possível que você tenha que editar seu site, alterar alguma informação, ou escrever um texto maior em uma das páginas. O WordPress já facilita bastante a edição das informações (essa é uma de suas principais vantagens sobre outros CMS), mas com o plugin Black Studio TinyMCE Widget você consegue facilitar ainda mais a edição de barras laterais, podendo inserir conteúdos ricos com a mesma facilidade com que escreve um post. E, falando em escrever posts, para aqueles dias em que você simplesmente precisa se concentrar e escrever um texto, existe um plugin que tira todas as distrações da página de escrita, o Just Writing é assim, você só escreve mesmo.

Facilite a parte social do seu site

Itens indispensáveis para o seu site, redes sociais são importantes para aumentar o alcance da sua página,  podem ajudar no SEO e unificam a sua marca em diversos canais.  Para quem vai usar o WordPress também como blog, é ainda mais importante, já que é um dos principais canais de divulgação do seu conteúdo.  Ter ícones para compartilhamento nas redes sociais já é um passo muito importante e, com os plugins certos vocÊ pode ir além no uso destes canais para promover seu site/blog. Para obter relatórios dos seus posts mais compartilhado e comentados e exportá-los, você pode utilizar o plugin Social Media Tracker e, para deixar partes do texto compartilháveis com um clique, você pode usar o Click to Tweet.

Faça testes no seu WordPress

A melhor maneira de saber se uma página, um título ou algum elemento estão funcionando é testando. Se você já teve aquela discussão com a sua equipe: “acho que este botão ficaria melhor vermelho” e não conseguia provar, agora você tem. Existem alguns plugins de teste A/B para o seu WordPress, como oConvert Experiments by Yoast (gratuito por um ano), ou o Nelio A/B, que torna bastante simples testar quase tudo no seu site WordPress. Se você está em dúvida entre dois títulos para um post, use o Title Experiments para fazer teste A/B dos títulos dos posts e aumentar a taxa de cliques.

Use seu site como a ferramenta de marketing que ele é

Além de ser a sua “casa” na internet e uma vitrine para seus produtos e serviços, um site é um ótimo veículo para geração de leads e possíveis clientes, por isso é importante você ter canais abertos para conseguir o e-mail e informações de contatos dos visitantes. Para isso, você utilizar um plugin como o SumoMe, que tem formulários para captura de e-mail, mapas de calor do site e outros recursos para a sua página. Você também pode usar um pop up que aparece quando as pessoas estiverem tentando sair da sua página, para isso, existe o plugin Exit Intent Popups.

Saiba tudo sobre WordPress

Uma das vantagens do WordPress é a quantidade de conteúdo produzida sobre o assunto. Além de fóruns e comunidades do WordPress Brasil, existem vários sites com artigos, tutoriais e dicas para quem quiser manter-se atualizado sobre a plataforma.

Escola WP 

A Escola WordPress existe desde 2008 e conta com diversos artigos sobre a plataforma. Além dos posts, você encontra temas e plugins no site.

Agência Mestre

A categoria Blog do blog da Agência Mestre tem muito conteúdo de qualidade sobre WordPress, com tutoriais e dicas de plugins.

Blog Apiki

O blog da Apiki conta com conteúdos mais técnicos, voltados para o desenvolvimento de WordPress. Eles têm cursos e dicas de segurança bem importantes para WP.

Tableless

Pesquisando por WordPress no Tableless, é possível encontrar diversos artigos mais técnicos, voltados para o desenvolvimento de temas e funções.