fbpx
WordPress

Melhor hospedagem WordPress: 6 dicas para escolher a ideal!

É cada vez maior o número de administradores de sites que buscam por hospedagens especializadas em WordPress. Utilizar o CMS mais popular do mundo para a criação e manutenção de um site ajuda os desenvolvedores a ganhar tempo e qualidade, que podem ser potencializados com a escolha de um bom provedor.

Além disso, ao buscar pela melhor hospedagem WordPress, você beneficiará o seu site em termos de desempenho e segurança. Tudo isso contribui para que ele ganhe pontos no ranqueamento dos mecanismos de buscas, em especial, do Google. Um dos pilares do SEO — Search Engine Optimization, ou Otimização para motores de buscas — é a entrega de uma boa experiência para o usuário e isso depende de uma boa base.

Para que você escolha a melhor hospedagem WordPress para o seu site e tenha uma boa base para hospedar o seu conteúdo, neste post, apresentamos 6 dicas valiosas. Confira!

1. Busque por facilidade de implementação

Se você está buscando por uma hospedagem WordPress, certamente está buscando praticidade na criação da página e qualidade. O provedor que você escolherá também deverá oferecer praticidade, entregando os meios necessários para que você coloque o seu site no ar, de forma rápida e prática.

Por exemplo, se o seu site já está pronto, para garantir a agilidade na implantação e o bom funcionamento, a migração deverá ser feita de maneira eficiente. Um bom provedor é aquele que facilita essa migração, ajudando no gerenciamento e incluindo esse processo no plano de hospedagem, de forma gratuita. 

2. Verifique o índice de uptime

O índice de uptime mede a disponibilidade da hospedagem. Um site deve estar no ar de forma ininterrupta, pois o visitante poderá buscá-lo a qualquer momento do dia ou da noite. Com as pessoas conectadas 24 horas por dia, com acesso à internet facilitado pelos smartphones, a indisponibilidade poderá custar caro.

Isso porque, a concorrência é grande na web, ou seja, quando o usuário não acha o conteúdo que procura em um site, simplesmente muda para o próximo que oferece a resposta esperada. Para evitar esse tipo de situação, na hora de escolher a sua hospedagem, opte pelos provedores que oferecem uma taxa de uptime próximo a 99,9%.

3. Priorize a segurança

Um bom site, além de oferecer uma boa interface, um bom conteúdo e boa navegabilidade, deve entregar um ambiente seguro para os seus usuários. Com uma hospedagem segura, que ofereça recursos de segurança, você protegerá o seu site e, por consequência, os seus visitantes. 

Um bom exemplo são os certificados SSL, um recurso de segurança que dá a garantia para o visitante que ele está em um site seguro, para enviar e receber dados. O SSL garante que os dados trocados entre o navegador e o servidor serão criptografados, ou seja, mesmo que sejam interceptados no caminho, não poderão ser decifrados, pois somente os pontos de origem e destino têm a chave.

Por se tratar de um recurso essencial para todos os tipos de site, pela segurança oferecida e por ser requisito para um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, muitos provedores de hospedagem já oferecem os certificados SSL de forma gratuita em seus planos. Observe isso na hora de fazer a sua escolha.

4. Busque por escalabilidade

Outro fator que pode prejudicar bastante o seu site é a limitação de tráfego. Por mais que você faça uma estimativa da média de visitas que receberá, ficar preso a limites muitos justos pode fazer com o que o seu site fique instável. 

Você precisa imaginar situações em que o seu site poderá ter picos de acessos. Por exemplo: se você vende um produto ou serviço e tem o seu site indicado por uma pessoa influente, o servidor estará pronto para dar conta da quantidade de visitas?

Ou se aquela sua campanha impulsionada nas redes sociais for além das expectativas? Os visitantes conseguirão encontrar o que você anunciou? Na hora de escolher a sua hospedagem, pense sempre na escalabilidade de recursos computacionais, para que você, quando necessário, possa fazer os upgrades que darão conta do crescimento de visitas.

5. Analise o suporte oferecido

Esse é um ponto importante a ser analisado, afinal, os problemas nunca chegam com hora marcada, não é mesmo? Ficar com o seu site fora do ar pode significar perdas importantes de receita, público e credibilidade. 

Antes de fechar qualquer tipo de contrato de hospedagem, verifique sempre o nível de qualidade do suporte e sua disponibilidade. Se um site fica no ar de forma ininterrupta, porque você deve se contentar com um provedor de hospedagem que só atende no horário comercial?  

Além disso, os profissionais de atendimento deverão ter a competência necessária para agilizar a resolução de seus problemas, sem que você tenha que passar por inúmeras camadas de suporte. Um suporte 24/7 que não consegue dar uma solução para o caso dos clientes é tão ineficaz quanto o que só atende em horário comercial.

Quando falamos em hospedagem para o WordPress, é importante que você opte sempre por provedores que oferecem hospedagem especializadas, dedicadas exclusivamente ao CMS. Nesse cenário, os profissionais que atenderem aos seus chamados certamente serão especialistas nesse gerenciador de conteúdos e poderão resolver o seu problema, sem que você tenha que passar por várias camadas de atendimento.

Como o suporte não é algo simples de avaliar antes de realmente ter acesso ao serviço da empresa, uma boa solução é você optar por provedores que disponibilizam um período de testes. Dessa maneira, você avaliará todos os quesitos ao mesmo tempo e, quando o teste acabar, poderá tomar a sua decisão baseada na própria experiência.

6. Busque por desempenho

O bom desempenho de um site reflete em uma série de fatores, a começar pela boa experiência do visitante. Além disso, é um fator decisivo para o SEO, ou seja, se o seu site for lento, mesmo com bom conteúdo, poderá perder posições nas páginas de buscas.

Há vários fatores que influenciam no bom desempenho de um site e o provedor é um deles. Isso porque, quando o cliente vai até o seu navegador e digita o endereço do site, uma requisição é enviada para o servidor em que o site está hospedado. A velocidade de resposta desse servidor é um fator determinante para que a página e seus recursos carreguem rapidamente. 

Por isso, na hora de escolher o seu provedor, verifique os recursos que eles oferecem para tornar o desempenho de seu site melhor, como a utilização de CDNs, por exemplo, que aproximam geograficamente o ponto de requisição do servidor de hospedagem.

Como vimos, a escolha da melhor hospedagem WordPress depende de uma análise refinada do provedor. Se o provedor preencher todos os requisitos citados acima, certamente é uma boa opção. 

Aqui na ValueHost, você pode contar com todos os itens citados neste post, além de poder conferir tudo isso, na prática, fazendo um teste grátis por 30 dias. Estamos falando de um mês para você fazer todos os testes possíveis e se certificar de que o seu site WordPress está muito bom hospedado.

Preparado para contar com a melhor hospedagem WordPress hoje mesmo? Então, comece já o seu teste gratuito de 30 dias