fbpx
Segurança

5 dicas de como manter o site no WordPress mais seguro

Manter o seu site protegido evita uma série de problemas, a começar pela proteção dos dados internos de seu site ou empresa, que podem cair em mãos erradas. Além disso, nos sites em que os usuários inserem seus dados, um problema de segurança pode comprometer, além do dono das informações, a empresa, que perde em credibilidade e pode sofrer uma sanção dura, de acordo com a LGPD. Com os sites mais robustos, a preocupação com a segurança se estende a todos os seus componentes.

O WordPress é o CMS — Content Management System, sistema de gerenciamento de conteúdo — mais popular na atualidade. Toda essa popularidade e crescimento no número de usuários, atraiu a atenção dos hackers, que passaram a criar mecanismos capazes de atingir especificamente os sites em WordPress. Nesse cenário, um dos grandes desafios dos administradores de sites é manter o WordPress seguro?

Neste post, trazemos 5 dicas que vão te ajudar nessa missão cada vez mais complexa. Confira!

1. Atualize o WordPress regularmente

A cada nova versão, o WordPress recebe melhorias, não apenas de funcionalidades, mas também de segurança. Muitos bugs e vulnerabilidades são corrigidos e, caso algum bug muito perigoso for descoberto antes do prazo para a criação de uma nova versão, os profissionais do núcleo do WordPress agilizarão a criação de uma nova versão segura, de forma extraordinária.

Sabe quem sempre está por dentro das atualizações de segurança do WordPress? Os Hackers! Sim, eles sabem cada correção que foi feita pelos desenvolvedores, ao mesmo tempo que trabalham em novas maneiras de burlar a segurança do CMS.

Os criminosos virtuais investem em ataques para descobrir os usuários que ainda não atualizaram o seu sistema, forçando as vulnerabilidades que já foram corrigidas versão nova. Se o seu WP não está atualizado, você está em perigo!

Para atualizar o WordPress, primeiro você precisa acessar o painel. No topo da página, sempre que houver uma nova versão, haverá um aviso pedindo para que você atualize o CMS. Clique no aviso para atualizar e clique no botão azul “Update Now”. Só leva alguns segundos.

2. Atualize seus temas e plugins

Como acontece com o WordPress, o mesmo vale para plugins e temas. Você deve atualizar seu tema atual e os plugins que estão instalados em seu site, sempre que for lançada uma nova versão. Isso ajuda a evitar vulnerabilidades, bugs e possíveis pontos de violação de segurança.

Assim como é com a maioria dos softwares, de vez em quando, determinados plugins podem ser violados ou podem ser descobertas falhas de segurança neles. Por exemplo, no passado, plugins como Ninja Forms e WooCommerce foram atingidos com problemas bastante críticos e muitos usuários buscaram versões alternativas, até que os problemas de segurança fossem corrigidos.

Como atualizar seus temas e plugins?

Vamos começar com os plugins. No painel, vá em Plugins, depois em Plugins instalados; a lista de todos os seus plugins aparecerá. Se um determinado plugin não estiver na versão mais recente, o WordPress avisará e você só precisará clicar em “atualizar agora”.

Para atualizar seu tema, vá em Aparência e depois em Temas, e você verá todos os seus temas instalados. Os desatualizados serão marcados igual acontece com os plugins. Basta clicar em “Atualizar agora” e pronto!

3. Faça backup do seu site regularmente

Fazer backup do seu site é sobre criar uma cópia de segurança de todos os dados e armazená-los em algum lugar seguro. Dessa forma, você pode restaurar o site a partir dessa cópia de backup, caso venha sofrer algum tipo de ataque crítico. No WordPress, para fazer o backup do site você precisará de um plugin. Você pode usar:

4. Limite as tentativas de login e altere sua senha com frequência

Não deixe que seu formulário de login permita tentativas ilimitadas de inserção de nome de usuário e senha, porque é exatamente isso que ajuda um hacker a ter sucesso com as invasões por força bruta. Se você deixá-los tentar um número infinito de vezes, eles eventualmente descobrirão seus dados de login e invadirão a sua conta.

Você pode usar plugins especializados para limitar possíveis tentativas de login, um dos mais utilizados é o Login Attempts Reloaded. Para dar mais uma camada de segurança, você deverá alterar a sua senha com frequência, escolhendo uma periodicidade para fazer essa troca. Escolha sempre senhas fortes que combinem caracteres de todos os tipos — letras, maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Para reforçar mais ainda a segurança, pois proteção nunca é demais, não é mesmo? Você pode utilizar um plugin para exigir a autenticação de dois fatores a cada entrada. Com a autenticação de dois fatores, além da inserção de login e senha, o usuário tem que confirmar o login utilizando um outro local — que pode ser um smartphone, SMS, e-mail, aplicativo, etc.

5. Proteja seu wp-config.php

O arquivo wp-config.php é um dos mais importantes no WordPress e, portanto, um dos mais vulneráveis em seu site. Ele hospeda informações e dados cruciais sobre toda a sua instalação do WordPress. Podemos dizer que o arquivo wp-config.php é tecnicamente é o núcleo do seu site, ou seja, se algo ruim acontecer com ele, você não poderá usar seu site normalmente.

Uma coisa simples que você pode fazer é pegar esse arquivo wp-config.php e movê-lo um passo acima do diretório raiz do WordPress. Seu site WordPress não será afetado por esse movimento, mas os hackers não poderão mais encontrá-lo.

Neste post, vimos 5 dicas de como manter o WordPress seguro, para proteger os seus dados, o dos seus usuários, manter a credibilidade do site, a proteção jurídica e o seu funcionamento. É sempre bom lembrar que, um site inseguro não é bem ranqueado nos mecanismos de buscas, ou seja, além de todos os problemas, a sua marca não será exposta com a frequência necessária para atrair novos visitantes de maneira orgânica. As dicas que demos são simples e fáceis de seguir e farão a diferença para proteção de seu site.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.