fbpx
WordPress

Entenda quais são os 6 melhores plugins WordPress

Você conhece os principais plugins WordPress? Sabe exatamente o que são? Essas ferramentas têm como objetivo ampliar o leque de funcionalidades para que um usuário personalize o seu site, adicionando funções específicas. O objetivo aqui é adicionar ferramentas que o WordPress não oferece nativamente, como a função de análise de SEO, cada vez mais importante para quem quer alcançar os primeiros lugares nos ranking de buscas.

Antigamente, para criarmos um site, tínhamos que fazer tudo do zero, dominando as linguagens HTML, CSS e JavaScript, no mínimo. Hoje, a união entre CMS e plugin permite que uma pessoa, mesmo sem grandes conhecimentos em desenvolvimento web, consiga criar um site bonito e funcional, de forma simples e intuitiva.

Os plugins chegam para transformar o seu site em uma rede social, e-commerce, blog, adicionar atributos, como formulários, caixas de comentários, botões de compartilhamentos em redes sociais, entre outras funções. Quer descobrir quais são os 6 principais plugins para WordPress que elevarão a qualidade de seu site? Continue lendo!

1. WooCommerce

O WooCommerce é uma dos plugins favoritos dos usuários que querem montar o seu e-commerce utilizando o WordPress como gerenciador de conteúdo. Essa ferramenta facilita muito a venda de produtos físicos e digitais para clientes do mundo todo. Entre as principais características do WooCommerce estão:

  • pode ser integrado a outras extensões e plugins;
  • aceita múltiplas opções de pagamento;
  • apresenta uma estrutura simplificada para usuários dos mais variados níveis.

2. Yoast SEO

Um dos plugins mais populares para o WordPress, o Yoast SEO ajuda os usuários a otimizarem as suas páginas para os mecanismos de busca. Ele ajuda o desenvolvedor a identificar os pontos em que a sua publicação precisa de alterações para ficar formatada com um padrão ideal para ser bem ranqueada.

O sistema é bem didático e intuitivo, fazendo uma análise dos principais pontos relativos ao ranqueamento e dando um retorno simples, em formato de semáforo. Se a luz estiver verde, a área analisada está dentro do padrão para um bom ranqueamento, se estiver amarela, não está 100% alinhada, e se estiver vermelha tudo pode estar errado. O resultado é uma postagem mais agradável para os leitores e para os mecanismos de buscas.

3. Jetpack

Outra solução que colabora para que os usuários de WordPress aumentem o tráfego de seus sites é o plugin Jetpack. Essa ferramenta monitora a performance e protege o seu site, permitindo que você foque em outras áreas da criação.

Os principais recursos do Jetpack são gratuitos, mas existe uma versão premium que oferece escaneamento e backup adicionais, além de outras funções. Entre as principais características do Jetpack estão as seguintes:

  • faz análises e produz estatísticas dos seus sites;
  • ajuda na segurança;
  • analisa a disponibilidade do seu site, monitorando a atividade e inatividade;
  • permite a interação dos visitantes via compartilhamentos e comentários.

4. Google Analytics Dashboard for WP

Esse plugin é para aqueles que, além de fazer todas as otimizações para SEO com o Yoast, querem monitorar a performance de suas publicações analisando métricas específicas. O Google Analytics Dashboard ajudará você a manter o seu site a frente nessa competição pelas melhores colocações nos mecanismos de busca.

O processo de instalação é simplificado e você terá o painel de análises diretamente na tela do seu WordPress, podendo fazer monitoramentos diários de forma rápida. Entre as principais funções desse plugin, se destacam:

  • oferece o relatório de visitas em tempo real;
  • faz um acompanhamento dos principais eventos do site;
  • possibilita o acesso a relatórios mais específicos do Google Analytics.

5. UpdraftPlus

O backup é um procedimento de segurança obrigatório para todo mundo que trabalha com dados importantes que não podem ser perdidos. Como administrador de um site, você deve proteger o seu conteúdo e o plugin UpdraftPlus te dá essa opção. Estamos falando de uma das mais populares e poderosas ferramentas de backup para usuários de WordPress.

Com esse plugin, você poderá realizar agendamento de backups tornando esse processo automatizado logo após a instalação. Poderá também utilizar várias opções de armazenamentos diferentes, como Google Drive, Dropbox e e-mails.

A utilização dessa ferramenta é bem simples, sendo que você poderá realizar os backups e as restaurações com apenas um clique. Além da gratuita, que é bem completa e funcional, o UpdraftPlus apresenta uma versão paga com mais opções de armazenamento e outros recursos extras.

Entre as principais características desse plugin estão:

  • dá possibilidade de fazer backups e restaurações com apenas um clique;
  • torna o processo de backup automático e periódico;
  • permite que você salve os arquivos em vários armazenamentos.

6. Keyy Two Factor Authentication

A segurança é uma das grandes preocupações para quem administra um site, afinal, quanto maior e mais valiosa for a sua página, mais pessoas mal-intencionadas vão querer invadi-la.

O plugin Keyy Two Factor Authentication vem para dar um chega para lá nessas brechas de segurança, oferecendo uma camada de proteção a mais para as suas entradas. A autenticação de dois fatores é um método cada vez mais consolidado, pois ela permite que você verifique a sua identidade utilizando o seu dispositivo móvel.

Após a instalação desse plugin, você estará habilitado a fazer login no site WordPress utilizando o smartphone. Para isso, deverá baixar o app correspondente em sua loja de aplicativos. Nele você deverá escolher um PIN ou registrar a sua digital. Após o login, basta abrir o programa em seu smartphone e apontar para o código da tela.

A versão grátis é bem completa e oferece o serviço principal, que é a autenticação em dois fatores, mas esse plugin tem uma função premium com alguns recursos a mais. As principais características do Keyy Two Factor Authentication são:

  • dispensa a necessidade de ter uma senha;
  • protege o seu site de acessos não autorizados;
  • habilita o acesso a todos os seus sites WordPress com apenas um clique.

Neste post, vimos 6 plugins WordPress que poderão deixar o seu site muito mais completo, pronto para competir nos mecanismos de buscas, com segurança e backups. Existem inúmeros plugins para o usuário do CMS mais popular do mundo, mas tenha muita atenção com a procedência e quantidade de plugins que vai instalar em seu site, para que eles não se tornem um problema, em vez de uma solução.

Gostou do post e quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então curta a nossa página no Facebook e receba em primeira mão todas as nossas novidades.