fbpx
WordPress

Hospedagem de site WordPress paga vale a pena? Entenda!

 Se você está lendo este post, há uma boa chance de que você esteja considerando hospedar seu site em uma hospedagem gratuita de WordPress. Se for esse o caso, nós recomendamos fazer uma avaliação detalhada e terminar este post antes de tomar sua decisão.

Embora a promessa de obter algo de graça seja sempre atraente, existem alguns custos ocultos na hospedagem de site WordPress gratuita que a tornam quase sempre uma má ideia.

Quais os problemas da hospedagem gratuita no WordPress?

Quando se trata de hospedagem gratuita em WordPress, a primeira coisa que vem à mente é “WordPress.com”. Afinal, os servidores do “.com” são mais que capazes de lidar com qualquer tipo de tráfego, o desempenho é bom e você obtém a maioria dos recursos com os quais a versão autônoma do WordPress o acostumou.

Porém, mesmo com todos esses benefícios também existem algumas desvantagens que devem ser consideradas se a versão gratuita ainda é a sua primeira opção.

Velocidade

O problema mais gritante que normalmente surge com a hospedagem gratuita é o baixo desempenho. As páginas tendem a demorar para carregar, o que prejudica sua experiência do usuário (UX) e otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

Isso se deve em parte aos recursos de hospedagem restritos. Além de impedir que seu site carregue em tempo hábil, isso também pode dificultar o dimensionamento de seu site. A largura de banda e o armazenamento limitarão a quantidade de conteúdo que você pode publicar de maneira razoável.

Subdomínios e anúncios

Nem todos os hosts fornecem um subdomínio gratuito ou um subdiretório acessível publicamente no servidor. Isso significa que, embora você obtenha sua hospedagem de graça, às vezes você precisa obter um domínio personalizado de qualquer maneira — ou seja, existem custos.

Outro problema é que a hospedagem gratuita normalmente exibirá anúncios próprios no seu site. Além disso, na maioria das vezes, você não poderá incorporar seus próprios anúncios — ou, caso seja possível, será difícil aprová-los por uma grande rede, como o Google AdSense, se você tiver um site cuja URL é um subdomínio.

Por que vale a pena pagar por uma hospedagem dedicada?

A hospedagem WordPress dedicada fornece um serviço mais confiável e maior tempo de atividade. Isso é crucial para todos os sites, mas ainda mais para aqueles de alto tráfego. Para você entender por que optar por esse tipo de serviço é vantajoso para o seu site, vamos descrever alguns dos principais benefícios que ele oferece.

Gerenciamento de servidor

Confiabilidade é o fator-chave para a maioria das empresas escolher a hospedagem de servidores dedicados como sua solução de hospedagem na web. Um servidor dedicado gerenciado é supervisionado e mantido por uma equipe de especialistas em TI que fornecem excelente presença online e desempenho de site de nível empresarial.

Hospedagem compartilhada ou hospedagem VPS às vezes pode significar recursos limitados, mas a hospedagem de servidor dedicado geralmente fornece suporte de hospedagem sólido, o que significa que seu site pode ofuscar os concorrentes.

Como você terceirizará o gerenciamento de servidores, sua equipe interna economizará muito tempo e esforço, pois seu provedor de serviços cuidará da instalação do aplicativo, das atualizações do sistema operacional, do patching e do monitoramento do servidor.

Escalabilidade

A maioria das empresas, sejam elas pequenas ou grandes, tem ambições de aumentar a base de clientes e aumentar as receitas. Mas com um número limitado de recursos fornecidos em nuvem e soluções de hospedagem compartilhada, pode ser realmente desafiador lidar com altos picos de tráfego — e é aqui que um servidor dedicado está mais presente.

Um host dedicado fornecerá 100% de desempenho sob demanda. O servidor normalmente terá várias funções — pode ser um servidor WordPress com um banco de dados MySQL e um front-end Apache e PHP. Conforme a organização cresce, haverá uma grande quantidade de sobrecarga disponível no servidor dedicado.

Se o negócio crescer exponencialmente, além das expectativas, hosts dedicados adicionais podem ser adicionados e os aplicativos do site podem ser separados em nós diferentes para aumentar o desempenho geral da plataforma.

Segurança

A segurança é uma grande preocupação para qualquer pessoa que use hospedagem na nuvem, e proteger o seu servidor da web é extremamente importante. As empresas enfrentam um grande número de desafios para evitar que sua infraestrutura de servidor seja violada. Uma violação de segurança pode interromper as operações comerciais, prejudicar a reputação e causar uma perda significativa de receita nas organizações.

A segurança é o principal destaque da hospedagem de servidor dedicado, pois um ambiente dedicado oferece proteção e acessibilidade incomparáveis ​​para instalar software de segurança como firewalls, programas anti-malware e muito mais. Além disso, também permite patches de segurança e atualizações fáceis para oferecer forte segurança e proteção contra-ataques ou intrusões indesejáveis.

Procure um provedor de hospedagem dedicado que ofereça segurança de aplicativo da web, certificados SSL, filtragem de spam, endereços IP dedicados, proteção DDoS e prevenção de intrusões.

Acesso administrativo e configuração do servidor

Os servidores dedicados oferecem acesso administrativo para instalar e configurar quaisquer programas de software necessários para atender às suas operações comerciais. O usuário tem controle total das funções que o servidor dedicado deve fornecer.

Os servidores dedicados também têm baixos custos de manutenção, pois uma equipe de especialistas em servidores cuida de toda a manutenção, incluindo software de cache, filtros anti-spam etc. para um desempenho impecável. A camada de rede é fornecida como um serviço gerenciado, permitindo que o usuário se concentre no servidor dedicado.

Alta disponibilidade

O provedor de hospedagem implementa tecnologia de nível empresarial para proteger o seu servidor dedicado da melhor forma possível. Os servidores físicos são protegidos por monitoramento contínuo, energia redundante, conectividade de rede e armazenamento.

O hardware de interconexão que alimenta o servidor é gerenciado pelo provedor de hospedagem, garantindo excelentes tempos de atividade, garantidos por SLAs. Como um cliente de servidor dedicado, você não precisa se preocupar com o modo como o resto da infraestrutura se mantém; toda essa magia técnica é mantida pelo provedor.

Escolher o melhor serviço de hospedagem WordPress para o seu site nem sempre é tão fácil quanto deveria ser — e se você não tiver certeza de onde começar, pode parecer uma tarefa muito difícil. Questões como nível de armazenamento, largura de banda e rede nos servidores, segurança de dados com backup e proteção com firewall, Anti-DDoS devem ser consideradas.

A ValueHost, por exemplo, garante todos esses recursos e ainda oferece benefícios extras, como criador de sites, instalador de aplicativos, migração e restauração de contas e backup completo.

Uma das melhores maneiras de ver se uma hospedagem de site WordPress é a escolha certa é fazer uma demonstração da plataforma. A maioria dos provedores oferece demonstrações em vídeo, permite que você agende uma demonstração pessoal com um especialista do produto ou até mesmo que você se inscreva para uma avaliação gratuita.

Agora que você já sabe quais são os benefícios de uma hospedagem dedicada, acesse nosso site e teste um plano da sua preferência por 30 dias grátis!