fbpx
WordPress

Guia completo sobre os principais navegadores de internet que existem

Quando você liga pela primeira vez um novo PC ou laptop com Windows 10, o único caminho que você terá inicialmente para a internet é por meio do navegador Edge da Microsoft — ou do Internet Explorer. É o mesmo com um dispositivo iPhone ou Android, embora aqui os padrões sejam geralmente Safari no iOS e Google Chrome no Android.

Entretanto, independentemente do dispositivo que você usa, há uma série de excelentes navegadores alternativos disponíveis que você descobrirá detalhadamente se ler este guia. Vamos apresentar os principais navegadores de internet disponíveis, com as vantagens e desvantagens de cada um. Vem com a gente?

Google Chrome

O Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google e oferecido como download gratuito para desktops e dispositivos móveis. É um dos mais populares no mercado.

Ao contrário da opinião popular, o Google Chrome não é um código aberto, ele é simplesmente freeware. Dito isso, o Google lançou o código-fonte a partir do qual fez o Chrome como um projeto de código aberto diferente, chamado Chromium, que é base para outros navegadores que citaremos a seguir.

Quais são as vantagens do Chrome?

A IU do Chrome é simples, limpa e fácil de usar, e você encontrará todos os links de serviços do Google na página inicial. Além disso, o Chrome é executado sem problemas em qualquer PC ou laptop com Windows e o site também carrega mais rápido. Existem outras vantagens que o diferenciam dos demais:

  • segurança: o Chrome trata cada guia como um processo separado para que uma falha em uma delas não desative o navegador inteiro. Além disso, todo o navegador está em uma área restrita, de modo que o malware não pode afetar seu computador, a menos que você clique nele ativamente;
  • privacidade: considerando que o Google foi pioneiro nas práticas de rastreamento online, coleta de dados em massa e publicidade direcionada que agora são onipresentes online, não é surpreendente que o Chrome não seja o navegador mais privado. Por padrão, você está conectado ao Chrome com sua conta do Google, o que significa que toda a sua navegação está vinculada à sua conta (e o Google pode usar seus dados para direcionar publicidade e outros fins);
  • extensões: por ser o maior navegador, os desenvolvedores gostam de fazer extensões para o Chrome. Isso levou a uma enorme biblioteca, que pode adicionar quase qualquer recurso que você desejar.

Quais são as desvantagens do Chrome?

Embora o Chrome tenha muito a oferecer, ele também traz alguns erros que devem ser considerados:

  • RAM e CPU Hog: é o único problema que os desenvolvedores do Chrome não foram capazes de corrigir. O navegador usa muitos recursos de RAM e CPU, deixando seu computador muito lento. Você precisará gerenciar o uso de RAM do Chrome para liberar memória.
  • drenador de bateria: de todos os navegadores de internet, o Chrome consome a maior quantidade de bateria. Seu laptop ficará sem energia mais cedo se você usar o Chrome em vez do Edge, Safari ou Firefox.

Mozilla Firefox

O Mozilla Firefox é um navegador da web gratuito, de código aberto e de plataforma cruzada, coordenado pela Mozilla Corporation. É o terceiro navegador da web mais usado, com aproximadamente 3,77% de participação no mercado mundial, conforme estatísticas da Starcounter GlobalStats.

O Firefox é o sucessor do navegador Netscape Navigator, que era o navegador dominante antes de a Microsoft lançar o Internet Explorer. O Mozilla começou quando a Netscape lançou o código-fonte de seu navegador sob uma licença de código aberto. O navegador foi lançado em 2004 e foi o primeiro a implementar o recurso “Do Not Track”, além de outros recursos de segurança.

Quais as vantagens do Mozilla Firefox?

Quando se trata de privacidade e segurança, não há dúvidas de que o Mozilla Firefox é um dos principais navegadores de internet — e com a atualização “Quantum” tornou-se completo. Para muitos usuários, o Firefox ainda é uma das melhores alternativas do Google Chrome. As vantagens que ele traz são:

  • recursos de segurança: o Mozilla equipou o Firefox para combater várias ameaças de segurança avançadas automaticamente. Isso inclui spyware que pode ser baixado automaticamente de alguns sites de risco, malware e até mesmo alguns determinados vírus. Ele também elimina muitos dos pop-ups irritantes que ocorrem, mesmo quando sua exibição atrasa em determinados sites.
  • extensões úteis: desde assistência para download de vídeos a gerenciadores de sessão de TI, há uma série de extensões que podem ser adicionadas ao Firefox para personalizar a experiência. Isso o torna extremamente útil para sincronizar senhas, gerenciar favoritos e classificar preferências pessoais. Com personalização suficiente, muitos dos componentes negativos desse navegador podem ser combatidos com eficácia.

Quais são as desvantagens do Mozilla Firefox?

Algumas das principais desvantagens do navegador são:

  • problemas de compatibilidade: o Firefox não funciona bem em todas as plataformas. Isso é especialmente verdadeiro para plataformas móveis. Nem todos os sites são compatíveis com esse navegador, o que significa que alguns podem não ser exibidos corretamente na tela, se é que são exibidos. Como esse problema é imprevisível, ele pode não ser uma desvantagem para alguns usuários. Outros podem achar que esse problema é um obstáculo.
  • problemas com HTML 5: a quantidade de problemas que o Firefox tem para ler HTML5 é incrível. Alguns sites não serão carregados nesse navegador ou alguns componentes do site com base apenas em sua codificação. Problemas de compatibilidade de complemento também são frequentes e isso leva a atrasos no carregamento da página de erro e incentiva o consumo de memória adicional.

Safari

O navegador Safari é o padrão para iPhone, iPad e Mac OS, lançado pela Apple em 2003 e oferecido brevemente no Windows de 2007 a 2012. A popularidade do navegador Safari explodiu com o iPhone e o iPad, e atualmente tem cerca de 19,25% do mercado.

Construído com o motor WebKit, o Safari foi um dos primeiros navegadores de internet a suportar o padrão HTML 5. Também foi um dos primeiros a ter suporte para Adobe Flash desativado por padrão.

Quais são as vantagens do Safari?

O Safari tem alguns recursos importantes que ajudam a diferenciá-lo dos outros, incluindo a capacidade de formatar artigos para facilitar a leitura. Outras vantagens incluem:

  • navegação por abas do iCloud: esse recurso sincroniza automaticamente as guias abertas em dispositivos com a mesma conta iCloud. Você pode visualizar uma lista de todas as guias abertas no seu MacBook enquanto usa o Safari no iPhone ou iPad. É semelhante ao compartilhamento de favoritos do Chrome, mas não requer login.
  • compartilhamento: o navegador tem um botão de compartilhamento integrado que permite aos usuários compartilhar rapidamente um site seguro por meio de mensagens, e-mail ou mídia social, como Facebook ou Twitter. Outro recurso interessante é a capacidade de compartilhar um site diretamente com outro iPhone, iPad ou Mac próximo usando o AirDrop.
  • eficiente em energia: embora os iMacs sejam ótimos computadores desktop, a Apple é principalmente um provedor de laptops e dispositivos móveis. O Safari prova isso sendo extremamente eficiente em termos de energia, garantindo minutos preciosos e, às vezes, até horas de uso extra em comparação com o Chrome, Firefox e outros navegadores populares.

Quais as desvantagens do Safari?

O navegador Safari tem muitas vantagens, especialmente para aqueles que estão enraizados no ecossistema da Apple e têm um Mac junto de um iPhone ou iPad. No entanto, ele apresenta algumas dificuldades, como:

  • suporte limitado a plugins: oferece suporte para extensão, mas os plugins disponíveis para Safari ficam atrás daqueles disponíveis para Chrome;
  • exclusivo para a Apple: embora seja possível executar o Safari no Linux e tenha sido brevemente suportado no Windows, o Safari é principalmente um navegador da web feito para rodar em hardware da Apple. Você não pode executá-lo em smartphones ou tablets Android e deve evitar a versão do Windows porque a Apple não oferece mais suporte para atualizações críticas de segurança.

Opera

Originalmente iniciado como um projeto de pesquisa em 1994, o Opera viu seu primeiro lançamento em 1995. Ele evoluiu ao longo dos anos de um navegador de trialware, um navegador patrocinado por anúncios, para um navegador de uso gratuito que é seguro e protegido.

Quais são as vantagens do Opera?

Alguns benefícios ao usar o Opera são:

  • perfil de download e memória relativamente pequeno: o Opera não vai consumir muitos recursos do seu sistema apenas para que você possa acessar a internet. Ele baixa rapidamente, mesmo em conexões mais lentas, mas mantém seu computador funcionando em velocidades que você gosta porque não está sobrecarregando sua memória ou espaço no HDD;
  • rápido e responsivo: alguns navegadores podem ficar drasticamente lentos graças à instalação automática de várias barras de ferramentas, widgets e outras funções que você raramente, ou nunca, usa. O Opera é simplificado e projetado para aqueles que desejam um navegador responsivo que atenda às suas necessidades. Você não achará os atrasos de carregamento causados pelo navegador tão frequentes ao usá-lo em comparação às plataformas concorrentes;
  • proteções integradas: muitos navegadores de internet hoje oferecem proteção integrada contra phishing, feeds RSS integrados e clientes de e-mail integrados. O Opera foi um dos primeiros navegadores a oferecer essas opções, o que significa que os usuários recebem uma abordagem refinada de suas necessidades. Realmente pode ser sua solução tudo-em-um quando suas responsabilidades ou hobbies o mantém ativamente online por longos períodos de tempo.

Quais são as desvantagens do Opera?

Os principais defeitos do Opera são:

  • codificação: nem todo domínio de site faz um bom trabalho com seu trabalho de codificação. Isso pode causar problemas para o Opera de vez em quando. Como os cookies são rastreados como específicos do site e o CSS / HTML é lido estritamente pelo navegador, os usuários podem descobrir que o que funciona no Chrome ou Firefox, por exemplo, nem sempre funcionará ao usar o Opera;
  • extensões integradas difíceis de encontrar: o Opera é um navegador da web projetado para pessoas que realmente sabem lidar com aplicativos de hardware e software. Se você sabe ligar um computador e acessar a internet, mas é só isso, então você não achará o Opera muito amigável. As extensões são muito úteis quando você as encontra e começa a usá-las, mas esse processo é definitivamente intimidante para muitas pessoas.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge foi a primeira grande reformulação do Internet Explorer (IE) desde 1995, inaugurando uma interface de usuário completamente nova e uma série de novos recursos. Desde então, ele passou por uma série de mudanças, como a migração para o código-fonte do Chromium e também se tornou um navegador mais focado nos negócios.

O Edge tem sido considerado o navegador padrão para usuários da Microsoft, especialmente depois que ultrapassou o IE em termos de participação de mercado. Além disso, em agosto de 2020, a Microsoft anunciou que encerraria o suporte para o IE em 2021, marcando oficialmente a aposentadoria do navegador legado.

Vantagens do Microsoft Edge

Mesmo que o Microsoft Edge supere o Internet Explorer, ele realmente atende a todos os critérios e expectativas das pessoas? Para descobrir isso, aqui estão algumas vantagens do navegador:

  • segurança: o Edge atualizou sua segurança em comparação com o Internet Explorer, e isso pode ser visto especificamente porque o navegador é protegido contra sites falsos e páginas da web suspeitas, bem como protegido contra hackers. Tudo isso é baseado no Windows Shell e SmartScreen. Se o navegador ser infectado, ainda não afetará o sistema operacional porque o malware ficará preso em uma sandbox que não concede acesso aos seus recursos;
  • consumo de bateria e RAM: o novo Edge também consome menos bateria e RAM em comparação com o Chrome, e a maioria dos serviços de segundo plano do Google foram removidos, o que o torna mais leve e rápido de usar;
  • modo de leitura: o Microsoft Edge oferece uma ferramenta interessante chamada modo de leitura, localizada no canto direito da parte superior da janela. A essência da ferramenta é basicamente livrar-se de todas as imagens desnecessárias, como placas e anúncios irrelevantes que podem aparecer em qualquer lugar da tela enquanto você lê algo na web. Depois de eliminá-los com o modo de leitura, você tem a possibilidade de ler o texto em um ambiente muito mais confortável.

Desvantagens do Microsoft Edge

Alguns pontos fracos do Edge incluem:

  • biblioteca de extensões pequena: de todos os problemas do Edge, esse é provavelmente o que você mais ouviu falar. Na atualização de aniversário do Windows 10 (mais de um ano após seu lançamento), o Edge ganhou suporte para extensões. Embora a lista de extensões certamente tenha recursos úteis, ela não pode corresponder ao que o Chrome e o Firefox oferecem;
  • sem recursos de sincronização móvel: o Edge tem apenas uma versão beta para o aplicativo tanto para Android quanto para iOS. Além disso, a sincronização de guias não está incluída.

Puffin

Puffin é um navegador lançado em 2010 pela CloudMosa, uma empresa com o objetivo de repensar a abordagem dos usuários à navegação na web, renderizando sites do lado do servidor. Embora essa seja uma abordagem interessante de navegação que beneficia tanto a segurança quanto a privacidade, há uma grande lacuna de qualidade entre as versões para desktop e móvel.

Vantagens do Puffin

As principais vantagens desse navegador são:

  • semelhante a outros navegadores da web no Windows, Puffin é fornecido totalmente gratuito e com suporte completo para Windows, da versão do Windows 7 à versão do Windows 10;
  • se for usado pela primeira vez, o Puffin perguntará se você permite que esse navegador envie dados de navegação automaticamente ao servidor VPS do desenvolvedor para melhorar e rastrear os problemas que surgem ao usá-lo;
  • em apenas alguns segundos para inicializar, a interface do Puffin parece bastante simples e tem algo semelhante ao Google Chrome, Opera.

Desvantagens do Puffin

Atualmente, o Puffin ainda não tem recursos como sincronização de dados do navegador em plataformas via conta ou bloqueio de anúncios.

Maxthon

O Maxthon Cloud Browser é um navegador de internet moderno disponível para todas as plataformas e dispositivos. A primeira versão foi lançada em 2003 e tem sido continuamente aprimorada, agora oferecendo todos os recursos necessários para navegar e interagir com sites modernos.

Vantagens do Maxthon

O Maxthon mantém a condição de funcionamento do PC otimizada enquanto trabalha nele, não diminui o desempenho do sistema, nunca confunde os usuários exibindo anúncios desnecessários, exibe os anúncios genuínos (como em um blog). Outras vantagens são:

  • você nunca terá que usar um Ad Block aqui, você pode abrir alguns sites que não serão respondidos pelo Chrome ou Mozilla. Ele aumenta a conexão com a internet até certo ponto e tenta abrir a página da web mais rápido;
  • o que diferencia o Maxthon de outros navegadores é sua capacidade de ser usado em diferentes plataformas e dispositivos. Funciona em dispositivos Windows, iOS, Mac OS e Android. O navegador tem a capacidade de enviar, onde as imagens, texto e vídeo podem ser acessado de vários dispositivos;
  • o Maxthon é independente dos sistemas operacionais, bem como do próprio dispositivo. É baseado em nuvem com todos os sistemas operacionais interligados. Ele pode fornecer recursos que outros navegadores não podem;
  • todos os dados são armazenados na nuvem, portanto, você pode acessar os dados a qualquer hora e em qualquer lugar, os dados podem ser trocados entre amigos, uma vez que eles estão na nuvem.

Desvantagens do Maxthon

O Maxthon não tem uma grande variedade de extensões boas disponíveis em sua loja como o Chrome. Essa é uma grande desvantagem, já que o navegador não tem recursos complementares, como comandos de interação de voz e desenvolvimento de código aberto.

Outros navegadores relevantes

Até então, nós falamos dos navegadores mais populares, mas cabe aqui outros três que têm ganhado destaque no mercado.

Brave

O Brave é outro navegador baseado em Chromium e, em um curto espaço de tempo, ganhou a reputação de um navegador da web com foco na privacidade. Por padrão, os rastreadores e o bloqueador de anúncios estão habilitados, e ele também atualizará as conexões para HTTPS para que você possa navegar na web pacificamente.

E como o bloqueador de anúncios está habilitado por padrão, o site que depende de anúncios terá uma perda de receita, então com o recurso Brave Rewards você pode apoiar seu criador favorito. Você também pode ganhar vendo anúncios que respeitam a privacidade, e você ganhará 70% da receita de anúncios que o Brave Browser recebe dos anunciantes.

Além disso, como a maioria dos outros navegadores baseados em Chromium, também é um navegador rápido e suporta extensões e temas do Chrome. Quanto à interface do usuário, o navegador Brave tem um design limpo e é muito fácil de usar.

Torch

Se você é uma daquelas pessoas que baixam muito conteúdo de mídia da internet, esse navegador é para você. O Torch vem com um recurso de captura de mídia integrado, por meio do qual você pode facilmente baixar vídeo ou áudio da maioria dos sites.

Além disso, também tem um gerenciador de torrent embutido para que você possa baixar os arquivos torrent sem nenhum problema. Fora isso, você encontrará a maioria dos recursos iguais aos de outros navegadores baseados no Chromium.

Vivaldi

O Vivaldi se parece com o navegador Opera, mas o nível de personalização é o que faz a diferença. Você pode personalizar a página inicial, escolher um tema predefinido ou criar seu próprio tema, definir papel de parede embutido ou personalizado, alterar a posição da barra de guias e muito mais.

Outro recurso interessante do navegador Vivaldi são os atalhos de teclado. Você pode alterar os existentes ou usar atalhos de teclado personalizados de acordo com sua preferência. Além disso, ele também protege sua privacidade e carrega páginas da web mais rapidamente, bloqueando rastreadores e anúncios.

Ele também tem recursos como notas rápidas, capturas de tela, sincronização e uma barra lateral. Acima de tudo, ele também é baseado no Chromium, para que você possa facilmente executar extensões do Chrome nele. Portanto, se você está procurando um navegador rápido, altamente personalizável e que protege sua privacidade, o Vivaldi é um dos melhores navegadores de internet para Windows 10.

Então, o que é importante nos navegadores de internet hoje em dia? Velocidade e compatibilidade continuam sendo os principais requisitos. Contudo, na época do smartphone sempre presente, a ligação entre o navegador do seu desktop e o seu telefone tornou-se cada vez mais essencial. Esperamos que esta lista ajude você a optar pelo mais adequado ao seu modo de trabalho e ao seu dia a dia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas suas mídias sociais para que seus colegas e parceiros de negócios também tenham acesso a esta lista!