fbpx
VPS

O que é servidor VPS e para quem ele é indicado?

VPS é a sigla em inglês para Virtual Private Server. Na tradução para o português, significa servidor virtual privado. Nesse tipo de hospedagem, por meio de uma técnica conhecida como virtualização, um servidor físico extremamente robusto é dividido, criando vários servidores virtuais isolados uns dos outros virtualmente. Embora compartilhem recursos físicos, recursos como processamentotráfegoespaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual.

Na prática, cada Servidor VPS funciona como se fosse um servidor dedicado, embora tenha um poder de processamento menor. Cada conta tem acesso administrativo (root) e processos completamente independentes — o que garante autonomia na hora de configurar o sistema de acordo com as suas necessidades, escolher scriptsprocessossoftwares e outras configurações personalizáveis.

vps-servidor-virtual-privado

Para quem um Servidor VPS é indicado?

Se você está ampliando seu site ou precisa de mais controle sobre suas aplicações, um Servidor VPS pode ser uma ótima opção.

Normalmente um Servidor VPS é recomendado para sites cujos recursos de memória e processamento podem ser atendidos pelos planos compartilhados, mas que necessitam de outros recursos disponibilizados apenas em planos dedicados. Por exemplo:

  • envio de moderado a alto de e-mails (uso específico);
  • firewall personalizado;
  • modificações globais variáveis do PHP;
  • modificações de parâmetros do servidor Apache etc.

Servidores VPS também são ideais para quem busca uma hospedagem para aplicações leves em JSP (Java/Tomcat) ou PostgreSQL, por exemplo.

Além disso, são um recurso interessante para empresas que atuam com o envio de e-mail marketing, já que têm um limite bem mais elástico. Enquanto nos servidores compartilhados existe um limite de 200 e-mail por hora, nos servidores VPS esse limite pode chegar a milhares de e-mails por hora.

Quais são as diferenças entre VPS, Servidor Dedicado e Hospedagem Compartilhada?

Existem outras duas modalidades de servidor que podem ser aplicadas ao seu negócio, as quais têm suas próprias particularidades. Se você estiver em busca da melhor hospedagem, então é importante entender como elas se diferenciam, também para não confundi-las com o VPS. Acompanhe e entenda.

Servidor Dedicado

Como o nome já deixa a entender, trata-se de um servidor que é de acesso exclusivo da sua empresa. Dessa forma, você garante que seu site sempre terá um mínimo de banda disponível, além de não ter que dividir o espaço com outros usuários que montam seus sites com a mesma empresa. É uma forma de dar mais estabilidade aos acessos e melhorar a experiência do usuário.

Na prática, um servidor virtual também pode ser dedicado. Quando é feita a divisão das capacidades de processamento da máquina física, é possível atribuir cada uma delas a uma tarefa específica, permitindo que elas sejam cumpridas sem maiores interrupções ou perda de eficiência. O investimento aqui costuma ser mais alto, mas o benefício é garantido.

Hospedagem Compartilhada

Alternativamente, a hospedagem compartilhada é uma alternativa para quem não pode pagar pelo servidor dedicado ou quem simplesmente não precisa de um ainda. Nesse caso, o mesmo servidor é usado simultaneamente por várias pessoas para armazenar diversos sites, mas sem uma divisão fixa sobre quanto do seu potencial será usado por cada um.

Isso significa que, por exemplo, quando um site do servidor receber muitos acessos, outros sites no mesmo servidor podem perder parte de sua banda e suas atividades ficam comprometidas. Se houverem dois sites disputando espaço desse jeito, pode ser difícil manter um serviço estável para todos os usuários.

Servidor VPS: vantagens desse tipo de hospedagem

Bom, agora que você já sabe o que é um servidor VPS e para quem ele é indicado, vamos fazer um resumo com as principais vantagens e diferenciais que você encontra em um Servidor VPS da ValueHost.

Autonomia e capacidade de customização

Além de configurar o servidor conforme suas necessidades, você terá total controle sobre o painel administrativo e poderá, por exemplo, reiniciar a máquina virtual para liberar memória ou corrigir algum travamento — algo que não seria possível em um servidor compartilhado.

Recursos dedicados

Você tem uma quantidade de recursos dedicados na máquina que roda o servidor como, por exemplo, memória e espaço em disco. Você poderá usar seus recursos até o limite, sem se preocupar em prejudicar outros usuários do servidor.

Fácil expansão

Você pode fazer um upgrade para outra modalidade sempre que seu site crescer. Em função dessa característica, os servidores VPS são uma excelente escolha para sites que começam pequenos, mas não querem perder a oportunidade de expandir rapidamente.

Segurança

Seu site (ou sites) estará hospedado em um ambiente fechado e protegido das outras contas VPS, além de ter um número de “vizinhos” reduzido. Como há privacidade de dados, as preocupações com segurança diminuem consideravelmente.

Baixo custo

Embora tenha muitas características de um servidor dedicado, os servidores VPS têm um excelente custo-benefício, com valores que variam conforme o plano escolhido. Dessa forma, você garante que terá uma boa relação entre custo e benefício na hora de montar suas estratégias de sites online.

Como escolher o melhor servidor VPS?

Depois de entender o que é servidor VPS, o próximo passo é entender como escolher o melhor provedor para seu negócio. Simplesmente aceitar a primeira proposta quase sempre leva à perda de rentabilidade.

Veja aqui alguns critérios que você pode usar como referência.

1. Verifique a demanda do projeto

Antes de qualquer outra coisa, você deve conferir o tamanho do servidor VPS que você precisa e como ele será usado. Isso dará uma noção mais clara de quanto será necessário investir, a frequência de manutenção e se será necessário buscar outros serviços agregados. Quanto maior for a sua demanda, mais exigente você precisa ser com o que está avaliando.

2. Sua equipe tem conhecimento técnico?

Uma das principais vantagens de optar por um servidor virtual é que, com ele, você e sua equipe têm acesso a bastante flexibilidade na hora de estruturar seus negócios. Como resultado, você pode fazer várias mudanças, criar servidores virtuais e redistribuir seus recursos. Isso, claro, se tiver uma equipe que ofereça suporte.

Se o setor de TI da sua empresa não entender o que é servidor VPS ou não tiver todo o conhecimento necessário para administrá-lo, então suas qualidades não serão bem aproveitadas. Isso inclui também o suporte técnico oferecido pelo provedor. Se você não tiver o conhecimento técnico interno, pode buscá-lo na empresa que oferece o servidor.

3. O provedor oferece segurança?

Outro ponto cada vez mais importante nos tempos atuais, um bom provedor sempre inclui planos de proteção de dados. Qualquer negócio tende a armazenar muita informação pessoal de seus clientes, incluindo desde endereços até dados bancários. Se algum desses dados vazar ou for comprometido por qualquer motivo, seu negócio terá sérios problemas.

Por isso que, enquanto você procura um provedor ideal para seu servidor VPS, deve sempre verificar a política de segurança de dados oferecida. Dependendo do tipo de informação que será guardada, você pode precisar ser mais exigente aqui.

4. A localização é próxima?

Quando você acessa um servidor, leva um tempo para que o sinal viagem entre o computador e o local de processamento, o qual depende da distância entre o servidor físico e o seu. Sendo assim, quando ele está muito distante, o acesso pode apresentar mais atrasos e latência.

Para algumas atividades menores, uma latência mais alta não é a pior coisa. Porém, para garantir a melhor experiência do usuário, é indispensável que os seus servidores tenham uma localização próxima ao público que você deseja alcançar.

5. A relação entre custo e benefício é boa?

Por fim, mas não menos importante, é necessário avaliar o preço. Mais importante que o próprio serviço é pagar o preço adequado pelo que você recebe. Em alguns casos, buscar um acordo melhor que o estipulado. Se você paga muito caro por algo, então não vai ter uma boa rentabilidade no fim das contas.

Primeiro, estabeleça quais são as exigências mínimas em termos de armazenamento, banda e segurança. Em seguida, considere outros serviços adicionais e compare com o preço pago. O ideal é que você consiga o maior retorno pelo menor investimento.

Quais são os níveis de gerenciamento de um servidor VPS

Além dos tópicos acima, uma provedora de VPS também podem oferecer níveis diferenciados de gerenciamento. Há vários planos, mas costumam haver três tipos principais.

1. Não-gerenciado

Nessa modalidade, o sistema de suporte oferecido pelo provedor é bem menor, deixando o próprio usuário como responsável pela atualização de seus sistemas operacionais e respectiva configuração.

Pode parecer que isso dá poucas opções, mas a verdade é que, na prática, você terá muito mais liberdade para estruturar seu servidor como quiser. Se você já conta com uma boa equipe, então essa será uma boa opção.

2. Semi-gerenciado

Essa opção oferece um meio-termo, onde o provedor do servidor oferece alguns serviços de suporte, mas ainda deixa algumas decisões e ações por parte do usuário. Isso permite delegar tarefas mais complexas e focar em outras que têm impacto mais claro em seu negócio.

3. Gerenciado

No outro extremo do espectro, temos o servidor gerenciado, onde o provedor lida com todas as tarefas. Como resultado, você poderá focar apenas em usar o servidor para melhor atender ao seu público.

Agora que você entende melhor o que é servidor VPS, pode decidir se ele é mesmo a opção mais vantajosa para seu negócio. Se você observar bem suas características, certamente vai encontrar aquele que mais se adéqua às suas demandas.

Gostou das opções e recursos que um plano VPS pode oferecer para seu projeto? Então, acesse agora nosso site e confira os novos planos de Servidor VPS que a ValueHost oferece!