fbpx
Cloud

Quais sites utilizam a hospedagem cloud e como adotar na empresa?

A internet evolui constantemente, e as empresas devem se adequar a essa realidade para manter a competitividade do mercado. Esse crescimento foi acompanhado pelo avanço tecnológico, o que permitiu o surgimento de novas ferramentas para a otimização de processos. Tudo isso fez com que novas formas armazenando surgissem como a hospedagem cloud.

Ela é um tipo de hospedagem de sites que utiliza diversos servidores para equilibrar o uso de recursos e fazer com que o funcionamento dos serviços seja totalmente seguro. Além disso, esse recurso é muito útil para quem precisa de um grande espaço de armazenamento em sua empresa.

Dessa forma, preparamos este texto que você saiba quais sites utilizam esse tipo de hospedagem e como adotar essa tecnologia em sua empresa. Confira agora!

O que é e como funciona a hospedagem cloud?

A hospedagem cloud é a atuação de vários servidores virtuais interligados em vários computados a fim de ampliar a capacidade de armazenamento e processamento. Em vez de utilizar um único servidor, um site pode acessar um “cluser” que faz usa recursos de um pool centralizado.

Isso quer dizer que mesmo que um servidor apresente problemas, outro entra em cena para manter tudo trabalhando corretamente. A cloud é uma rede de diferentes computadores que estão interligados. Conforme mais máquinas sejam conectadas a essa rede, mais recursos são inseridos na nuvem geral.

Desse modo, com a hospedagem cloud, você contará com uma parte do clamado “cluster” da nuvem. Ao contrário dos métodos de hospedagens tradicionais, em que você teria somente um volume de espaço de um único servidor.

Ela se diferencia da hospedagem VPS, que atua como um servidor virtual que tem seu próprio sistema operacional dedicado. Contudo, a hospedagem cloud é capaz de garantir maior estabilidade ao cliente e segurança contra acontecimentos adversos.

Diferença entre hospedagem cloud e tradicional

A hospedagem cloud tem suar origens na tecnologia de virtualização, que possibilitou que vários sistemas operacionais e aplicativos fossem executados m um único servidor físico.

A partir dessa tecnologia, a hospedagem em nuvem evoluiu, permitindo que fossem criados ambientes virtuais altamente escaláveis e flexíveis, que se adaptam facilmente às mudanças conforme as necessidades do negócio.

Ao contrário da hospedagem tradicional, que costuma ser executada em servidores físicos dedicas, a hospedagem cloud é executada em um conjunto de servidores interconectados que formam esse ambiente virtualizado.

Esses servidores são gerenciados por software especializado que permite que os recursos de computação e armazenamento sejam compartilhados de forma dinâmica entre os usuários da hospedagem em nuvem.

Portanto, a hospedagem cloud é uma evolução da hospedagem tradicional, oferecendo mais escalabilidade, flexibilidade, confiabilidade e outras vantagens que apresentaremos ao longo deste artigo.

Quais tipos de sites utilizam a hospedagem cloud?

A hospedagem compartilhada é o modelo mais comum e mais utilizado por sites na internet. Mesmo assim, há modelos específicos de sites que funcionam melhor com a hospedagem cloud, que são:

sites de criação e gerenciamento de leads;

  • e-commerces;
  • agências de publicidade e marketing;
  • páginas corporativas;
  • projetos com muito tráfego de informações e usuários.

Além disso, o modelo em nuvem é mais indicado para projetos que podem escalar de forma rápida. Levando em conta que o usuário necessite de mais recursos e poder de banda larga para rodar seu site de forma efetiva, esse serviço é ideal para projetos que esperam receber muitos cliques, trocas de informações e tráfego em todas as páginas.

De modo geral, é uma opção muito efetiva em grande parte das situações, ainda mais pelo fato de ser superior à hospedagem compartilhada e a hospedagem VPS.

Quais são suas vantagens?

Com a evolução tecnológica, existe uma grande procura por inovações que possam atender às necessidades e manter um local de trabalho com alta disponibilidade. A hospedagem cloud oferece isso. Veja a seguir alguns dos seus benefícios.

Controle de custos

Esse modelo de hospedagem é contratado de acordo com a necessidade de utilização. Ou seja, se houver a precisão de uso de recursos adicionais, a cobrança é realizada considerando o que a empresa efetivamente consumiu.

Isso quer dizer que é possível contratar um ambiente que cumpra com aquilo que você precisa no seu dia a dia, e disponibilize recursos extras se for necessário para o gerenciamento dos seus processos.

Uma empresa de e-commerce pode usar a hospedagem cloud para hospedar o site, ao invés de ter gastos extras, com a compra e gerenciamento dos servidores próprios.

Escalabilidade

A escalabilidade é a possibilidade que o ambiente tem de ampliar ou reduzir recursos computacionais de acordo com a precisão de utilização. Há ocasiões em que um site exige maior aporte de recursos, como rede, espaço em disco etc.

Com a hospedagem cloud, esse aumento é feito de forma automática. Dessa forma, assim que o sistema perceber uma maior requisição de processamento, realiza a liberação automática. Além do mais, quando o processamento volta ao padrão comum, o ambiente diminui até chegar ao seu estado original.

Possibilidade de processamento

O modelo em nuvem utiliza vários servidores para criar o ambiente virtual. Em razão disso, é possível adicionar e remover recursos computacionais de modo bem simples. Com isso, a capacidade de processamento pode aumentar de acordo com a necessidade de uso.

Diminuição de custos

A hospedagem cloud auxilia na diminuição de custos de empresas em investimentos com infraestrutura. Por ser um tipo bastante flexível, você pode utilizar a hospedagem para atividades como armazenar arquivos, criar um site, hospedar um blog, entre outros.

Contudo, em vez de aplicar capital em hardwares caros e licenças de programas, você pode contratar esse tipo de serviço conforme sua necessidade de utilização.

Maior disponibilidade

Com a hospedagem cloud, os empreendimentos podem garantir uma maior disponibilidade de uso de seus aplicativos e servidores. Isso, porque as atualizações e correções são aplicadas automaticamente pela empresa de hospedagem em nuvem.

Essa função, também ajuda a garantir maior segurança e melhor desempenho dos aplicativos e dados.

Por exemplo, uma empresa que fornece serviços e pagamento online, teve um problema e o sistema de pagamento saiu do ar. Com o uso desse tipo de hospedagem, essa empresa pode hospedar seu sistema em diversos servidores de diferentes regiões.

Assim, se um servidor sair do ar ou falhar, os outros servidores assumem o trabalho e garantem que os clientes continuem fazendo os pagamentos normalmente.

Atualizações automáticas

Com esse tipo de hospedagem, as empresas não precisam mais se preocupar com a manutenção e seus servidores. A atualizações e correções necessárias são feitas automaticamente pela empresa de hospedagem contratada.

É outra eficiente maneira de garantir mais segurança, bem como um melhor desempenho para os aplicativos e dados valiosos para o negócio.

No caso de uma empresa de desenvolvimento de software que hospede seu aplicativa na nuvem, ela terá acesso a essas atualizações de forma automática. Do contrário, se a hospedagem fosse em um servidor próprio, ela teria que lidar com atualização do sistema operacional, patchesde segurança e de software de forma manual.

Colaboração facilitada

A hospedagem cloud pode facilitar a colaboração entre os funcionários da empresa, ao permitir e eles compartilhem e acessem arquivos e dados muito mais facilmente.

Além disso, ela também permite o trabalho em conjunto desses colaboradores em uma mesmo projeto, simultaneamente e em tempo real. Tudo isso independente da região geográfica em que se encontram.

Uma empresa de desing, por exemplo, pode usar a hospedagem cloud para armazenar seus arquivos para que sejam acessados e modificados por outros membros.

Backup e recuperação

A hospedagem cloud disponibiliza recursos avançados de backup e de recuperação de desastre. Esse recurso, garante que os dados seja preservados, mantidos em segurança e disponíveis para acesso.

Esses provedores de hospedagem cloud fazem o backup automático com regularidade, de todos os dados armazenados em seus servidores. Se uma empresa de comércio eletrônico, por exemplo, tiver sua hospedagem na nuvem e ocorrem algum problema, ela pode facilmente restaurar seus dados a partir do bakcup mais recente, o que minimiza muito os danos gerados.

Alcance global

A hospedagem em nuvem oferece um alcance global, o que significa que as empresas podem ter uma presença online em qualquer lugar do mundo, sem precisar construir um estrutura física em cada local.

Caso uma empresa queira expandir suas operações para os Estados Unidos, por exemplo, basta que ela escolha uma hospedagem em nuvem, com servidores no país de expansão.

Valor estratégico

Ao optar pela hospedagem cloud, a empresa pode deixar de se preocupar com atividades terceiras, como gestão de TI para provedor, e focar totalmente nos objetivos estratégicos de crescimento.

É uma grande vantagem para as empresas que querem expandir o alcance de negócios para outras regiões, o que demanda recursos, investimentos e muito trabalho.

Agilidade para adaptação

A hospdegam cloud permite uma adaptação muito eficiente às mudanças necessárias, mesmo que sejam sazonais. Isso, porque esse modelo de hospedagem permite que seja aumentada ou diminuída a capacidade de computação e armazenamento conforme a demanda.

Um e-commerce pode solicitar o aumento dessa capacidade para os períodos de vendas de natal, por exemplo, e diminuir após esse período, evitando desperdício de recursos em épocas de menos vendas.

Como adotar esse tipo de hospedagem na empresa?

Antes de adotar esse tipo de hospedagem em sua empresa, é preciso entender os formatos no qual esse serviço pode ser contratado. Confira agora quais são.

SaaS

Nesse modelo, determinada aplicação roda na nuvem e está disponível diretamente para seus usuários. Você pode entrar por meio de um navegador web ou aplicativo. Exemplos de Software as a Service são o Hotmail, Gmail, Facebook, Instagram etc.

PaaS

Plataform as a Service é um modelo no qual se inserem as hospedagens de sites, lojas virtuais e blogs na nuvem. Nesse caso, você contratará a plataforma cloud como um serviço e ela ofertará recursos necessários para hospedar o seu site ou aplicação.

Como exemplos podemos citar os bancos de dados, servidores e outros recursos. Esse serviço é oferecido por meio de plataformas específicas a fim de atender à demanda dos desenvolvedores e de pessoas que almejam hospedar um site.

IaaS

Infrastructure as a Service é um modelo usado por equipes de TI que procuram virtualizar sua infraestrutura. Esse tipo de hospedagem pode ser contratado configurando praticamente do zero os sistemas e aplicações que serão utilizados, aproveitando, nesse caso, da infraestrutura para tal.

Como exemplos desse modelo podemos falar da cloud da Amazon (AWS), que disponibiliza viárias modalidades de infraestrutura como serviço.

Como migrar a sua hospedagem para a nuvem

Se você já entendeu a importância e as vantagens que a hospedagem em nuvem gera para os negócios, é o momento de saber como fazer a migração da melhor maneira. Acompanhe!

Escolha o provedor de hospedagem cloud

O primeiro passo é escolher o melhor provedor de hospedagem cloud. Existem diversas possibilidades, mas é preciso avaliar todas as opções para entender qual é a mais indicada para a necessidade do seu negócio.

Além disso, é preciso garantir que o provedor de hospdegam em nuvem seja confiável, escalável, flexível e entregue os recursos que são mais necessários para a empresa. As possibilidades de planos de hospedagem, também devem ser levadas em consideração.

Faça o backup completo

Antes de fazer a migração é necessário fazer o backup dos dados e arquivos, para garantir a segurança e manutenção dos dados e arquivos, caso ocorra algum transtorno durante o processo de migração.

Personalize a configuração da hospedagem

Após a escolha do provedor e a realização do backup completo, é o momento de configurar a sua hospedagem cloud. Nesse momento, pense nas necessidades da empresa para fazer a criação dos servidores virtuais, banco de dados, configuração de rede e o que mais for necessário para suportar o site ou aplicativo da empresa.

Faça a migração dos dados

Agora, é a hora de migrar os dados e arquivos salvos durante o backup. A migração pode ser feita manualmente ou por meio das ferramentas ofertadas, como as de migração automatizadas.

Faça testes e otimizações

Após todas as etapas anteriores realizadas, faça testes e realize as otimizações necessárias para o site ou app. Esse é o momento de verificar se tudo está funcionando corretamente e com o máximo de otimização oferecido pelo provedor.

Enfim, a hospedagem cloud é uma solução ideal para empresas que trabalham no ambiente online. Contudo, para que isso se efetive de maneira correta e eficiente, é preciso contratar uma empresa especializada em hospedagem e revenda de hospedagem como a ValueHost.

E aí, gostou deste texto? Então, entre em contato conosco e saiba como nossas soluções de hospedagem podem ser ideais para a sua empresa!