fbpx
Cloud

Quais sites utilizam a hospedagem cloud e como adotar na empresa?

A internet evolui constantemente, e as empresas devem se adequar a essa realidade para manter a competitividade do mercado. Esse crescimento foi acompanhado pelo avanço tecnológico, o que permitiu o surgimento de novas ferramentas para a otimização de processos. Tudo isso fez com que novas formas armazenando surgissem como a hospedagem cloud.

Ela é um tipo de hospedagem de sites que utiliza diversos servidores para equilibrar o uso de recursos e fazer com que o funcionamento dos serviços seja totalmente seguro. Além disso, esse recurso é muito útil para quem precisa de um grande espaço de armazenamento em sua empresa.

Dessa forma, preparamos este texto que você saiba quais sites utilizam esse tipo de hospedagem e como adotar essa tecnologia em sua empresa. Confira agora!

O que é e como funciona a hospedagem cloud?

A hospedagem cloud é a atuação de vários servidores virtuais interligados em vários computados a fim de ampliar a capacidade de armazenamento e processamento. Em vez de utilizar um único servidor, um site pode acessar um “cluser” que faz usa recursos de um pool centralizado.

Isso quer dizer que mesmo que um servidor apresente problemas, outro entra em cena para manter tudo trabalhando corretamente. A cloud é uma rede de diferentes computadores que estão interligados. Conforme mais máquinas sejam conectadas a essa rede, mais recursos são inseridos na nuvem geral.

Desse modo, com a hospedagem cloud, você contará com uma parte do clamado “cluster” da nuvem. Ao contrário dos métodos de hospedagens tradicionais, em que você teria somente um volume de espaço de um único servidor.

Ela se diferencia da hospedagem VPS, que atua como um servidor virtual que tem seu próprio sistema operacional dedicado. Contudo, a hospedagem cloud é capaz de garantir maior estabilidade ao cliente e segurança contra acontecimentos adversos.

Quais tipos de sites utilizam a hospedagem cloud?

A hospedagem compartilhada é o modelo mais comum e mais utilizado por sites na internet. Mesmo assim, há modelos específicos de sites que funcionam melhor com a hospedagem cloud, que são:

sites de criação e gerenciamento de leads;

  • e-commerces;
  • agências de publicidade e marketing;
  • páginas corporativas;
  • projetos com muito tráfego de informações e usuários.

Além disso, o modelo em nuvem é mais indicado para projetos que podem escalar de forma rápida. Levando em conta que o usuário necessite de mais recursos e poder de banda larga para rodar seu site de forma efetiva, esse serviço é ideal para projetos que esperam receber muitos cliques, trocas de informações e tráfego em todas as páginas.

De modo geral, é uma opção muito efetiva em grande parte das situações, ainda mais pelo fato de ser superior à hospedagem compartilhada e a hospedagem VPS.

Quais são suas vantagens?

Com a evolução tecnológica, existe uma grande procura por inovações que possam atender às necessidades e manter um local de trabalho com alta disponibilidade. A hospedagem cloud oferece isso. Veja a seguir alguns dos seus benefícios.

Controle de custos

Esse modelo de hospedagem é contratado de acordo com a necessidade de utilização. Ou seja, se houver a precisão de uso de recursos adicionais, a cobrança é realizada considerando o que a empresa efetivamente consumiu.

Isso quer dizer que é possível contratar um ambiente que cumpra com aquilo que você precisa no seu dia a dia, e disponibilize recursos extras se for necessário para o gerenciamento dos seus processos.

Escalabilidade

A escalabilidade é a possibilidade que o ambiente tem de ampliar ou reduzir recursos computacionais de acordo com a precisão de utilização. Há ocasiões em que um site exige maior aporte de recursos, como rede, espaço em disco etc.

Com a hospedagem cloud, esse aumento é feito de forma automática. Dessa forma, assim que o sistema perceber uma maior requisição de processamento, realiza a liberação automática. Além do mais, quando o processamento volta ao padrão comum, o ambiente diminui até chegar ao seu estado original.

Possibilidade de processamento

O modelo em nuvem utiliza vários servidores para criar o ambiente virtual. Em razão disso, é possível adicionar e remover recursos computacionais de modo bem simples. Com isso, a capacidade de processamento pode aumentar de acordo com a necessidade de uso.

Diminuição de custos

A hospedagem cloud auxilia na diminuição de custos de empresas em investimentos com infraestrutura. Por ser um tipo bastante flexível, você pode utilizar a hospedagem para atividades como armazenar arquivos, criar um site, hospedar um blog, entre outros.

Contudo, em vez de aplicar capital em hardwares caros e licenças de programas, você pode contratar esse tipo de serviço conforme sua necessidade de utilização.

Como adotar esse tipo de hospedagem na empresa?

Antes de adotar esse tipo de hospedagem em sua empresa, é preciso entender os formatos no qual esse serviço pode ser contratado. Confira agora quais são.

SaaS

Nesse modelo, determinada aplicação roda na nuvem e está disponível diretamente para seus usuários. Você pode entrar por meio de um navegador web ou aplicativo. Exemplos de Software as a Service são o Hotmail, Gmail, Facebook, Instagram etc.

PaaS

A Plataform as a Service é um modelo no qual se inserem as hospedagens de sites, lojas virtuais e blogs na nuvem. Nesse caso, você contratará a plataforma cloud como um serviço e ela ofertará recursos necessários para hospedar o seu site ou aplicação.

Como exemplos podemos citar os bancos de dados, servidores e outros recursos. Esse serviço é oferecido por meio de plataformas específicas a fim de atender à demanda dos desenvolvedores e de pessoas que almejam hospedar um site.

IaaS

A Infrastructure as a Service é um modelo usado por equipes de TI que procuram virtualizar sua infraestrutura. Esse tipo de hospedagem pode ser contratado configurando praticamente do zero os sistemas e aplicações que serão utilizados, aproveitando, nesse caso, da infraestrutura para tal.

Como exemplos desse modelo podemos falar da cloud da Amazon (AWS), que disponibiliza viárias modalidades de infraestrutura como serviço.

Enfim, a hospedagem cloud é uma solução ideal para empresas que trabalham no ambiente online. Contudo, para que isso se efetive de maneira correta e eficiente, é preciso contratar uma empresa especializada em hospedagem e revenda de hospedagem como a ValueHost.

E aí, gostou deste texto? Então, entre em contato conosco e saiba como nossas soluções de hospedagem podem ser ideais para a sua empresa!