fbpx
Cloud

3 serviços em nuvem que todo profissional de TI precisa conhecer

Um dos pilares da transformação digital é a computação em nuvem e isso não é por acaso. A tecnologia serve de base para outras que promovem uma mudança estrutural no mundo em que vivemos, permitindo a evolução de softwares, infraestruturas e plataformas de desenvolvimento. Os serviços em nuvem ampliaram consideravelmente a capacidade das empresas em atuar no mundo digital.

Mas ao contrário do que muita gente pode pensar, a computação em nuvem não é uma tecnologia estática e padronizada. Ela é disponibilizada em vários modelos e tipos, nos quais se destacam o SaaS, o PaaS e IaaS. Neste post, vamos entender quais são as principais aplicações do cloud computing e os principais modelos de serviços que um profissional de TI deve conhecer. Confira!

Como a computação em nuvem é aplicada nas empresas?

Agora que já sabemos que a computação em nuvem é um serviço, vamos entender como esse serviço é utilizado pelas empresas. Podemos destacar a princípio, duas características que fez essa tecnologia se popularizar: escalabilidade e a acessibilidade.

A escalabilidade facilita a adaptação das empresas às movimentações do mercado, pois permite que, mesmo com picos de demandas, os servidores não fiquem sobrecarregados, aliviando a empresa de ter que investir pesado em novas equipamentos.

Quando falamos em acessibilidade, queremos dizer que a computação em nuvem dá a oportunidade para empresas de todos os portes e segmentos, de se beneficiarem da transformação digital, pois sempre haverá um serviço que cabe no orçamento. Veja abaixo como a aplicação prática é feita nas empresas.

Virtualização de servidores

A computação em nuvem permite que as empresas virtualizem os seus servidores. Algo revolucionário se compararmos com algumas décadas atrás, em que, para ter uma infraestrutura de TI, a empresa tinha que investir um espaço físico, equipamentos de ponta e uma equipe especializada. Hoje, a empresa pode apenas contratar um servidor virtual de um provedor, pagando apenas pelos recursos que utilizar.

Armazenamento remoto

Com o crescimento na produção de dados dentro das empresas, a demanda por armazenamento cresce exponencialmente. A computação em nuvem oferece um espaço ilimitado para que a empresa não tenha que escolher o que salvar e o que eliminar. Todos os dados são importantes em uma gestão bem-estruturada e orientada pelas informações que eles entregam.

Contratação de softwares em nuvem

Antes, para ter um software na empresa, era necessário comprar várias licenças e os usuários ficavam presos a uma máquina específica para utilizá-los. Com a nuvem, o modelo de compras de software passou a ser por assinatura, sendo que não há mais a necessidade de baixar a aplicação no computador, pois o acesso é feito via navegador, de qualquer lugar ou dispositivo.

Desenvolvimento de softwares

Se antes, para desenvolver um software ou aplicativo robusto, era necessário um ambiente de alto nível dentro da empresa, com plataforma de testes em múltiplos sistemas, hoje, tudo isso pode ser feito na nuvem. O desenvolvimento da aplicação pode ser feito remotamente, assim como a sua implantação e comercialização.

Quais são os serviços em nuvem que todo profissional de TI deve conhecer?

Agora que já sabemos quais são as principais aplicações da computação em nuvem nas empresas, vamos entender em quais ambientes essas aplicações estão sendo desenvolvidas. Como falamos no início do texto, os principais modelos de vendas de serviços em nuvem são SaaS, PaaS e IaaS. Veja abaixo como funciona cada um deles.

1. SaaS

O modelo SaaS — Software as a Service (Software como Serviço) — é o modelo mais popular e acessível, utilizado por todos nós em nosso dia a dia. Basicamente, todo software que utilizamos diretamente da nuvem, via navegador, é um SaaS. Sua empresa tem um sistema de gestão acessado via navegador, um CRM ou ERP? Ela está utilizando um SaaS.

O SaaS é um software disponibilizado via nuvem, de forma gratuita ou paga, geralmente por assinatura, que é acessível a qualquer dispositivo que tenha cesso a internet. Você utiliza o Google Docs ou o Office 365? Você está utilizando um software em nuvem. Quando você contrata armazenamento extra do Google Drive, também está contratando um serviço no modelo SaaS.

Qual o benefício de utilizar o SaaS?

Boa parte das empresas estão abandonando os sistemas de gestão baseados em licenças e migrando para o modelo de assinatura em nuvem. Além da mobilidade, que permite que os colaboradores acessem os softwares de qualquer local, as atualizações são feitas de maneira automática pelo provedor, garantindo que a empresa sempre trabalhe com a versão mais completa e segura.

2. PaaS

O modelo PaaS — Platform as a Service (Plataforma como Serviço) — é o que permite a criação, testes, implantação e hospedagem de um software em nuvem. Uma plataforma em nuvem é um ambiente de trabalho para que os desenvolvedores encontrem todos os recursos necessários para criar, atualizar e responder com velocidade às demandas relacionados ao seu software que está no mercado.

Com as metodologias ágeis, as atualizações são constantes e automáticas, agilizando os processos de evolução da aplicação, sem necessidade de o usuário ter que baixar uma versão nova a cada período. Em suma, podemos dizer que a Plataforma como serviço entrega um ambiente moderno e completo para o desenvolvedor, sem a necessidade de altos investimentos.

Por que utilizar a PaaS?

A grande vantagem da utilização do PaaS é que a equipe pode se concentrar apenas no desenvolvimento de seu projeto de software. Não há a necessidade de projetar o ambiente, pois todas as configurações, manutenção e atualização do ambiente ficam por conta do fornecedor. Além disso, muitas dessa plataforma oferecem ferramentas de desenvolvimento, tudo isso com um preço acessível a empresas de todos os portes.

3. IaaS

O modelo de serviços IaaS — Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço) — é o mais abrangente de todos e é o que permite a virtualização completa da infraestrutura de TI de uma empresa. Nesse modelo, a empresa contrata apenas os recursos para personalizar o ambiente da maneira como for melhor para a sua empresa.

Todos os recursos que seriam necessários para a montagem de um servidor interno, memória, armazenamento, processamento e redes, são contratados de um provedor. Nesse modelo, a cobrança costuma ser feita pela quantidade de recursos utilizados, ou seja, a empresa paga sempre pelo que utilizar, sem ficar responsável por infraestruturas ociosas ou apertadas, como seria um servidor físico interno.

Qual é o benefício do IaaS?

O grande benefício da contratação de uma infraestrutura como serviço é a escalabilidade, permitindo que a empresa tenha um controle orçamentário para aumentar ou reduzir os recursos, de acordo com a sua necessidade. Os servidores sempre estarão prontos para responder às demandas de mercado.

Como vimos, os modelos de serviços em nuvem são a base de muitas das tecnologias e ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia, tanto na rotina pessoal quanto na profissional. São serviços interligados que formam a base da transformação digital. A infraestrutura é a base para a plataforma, que serve de ambiente para a criação e disponibilização dos softwares, ou seja, uma empresa pode adquirir uma IaaS para criar uma PaaS e desenvolver um SaaS. Está tudo interligado!

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do mundo da tecnologia diretamente em seu e-mail.