fbpx
Cloud

Saiba tudo sobre migração de dados de ponta a ponta

Em termos simples, a migração de dados é o processo de mover dados de um sistema ou ambiente para outro. Mas há muito mais do que isso para grandes empresas.

É uma parte essencial de muitas atividades de negócios, como atualizações de sistema, consolidação de data center e migração para a nuvem. Às vezes, uma migração de dados pode ocorrer durante uma simples atualização do sistema, mas devido ao volume de dados envolvidos, problemas podem ser encontrados.

A migração de dados eficaz requer planejamento, execução e gerenciamento cuidadosos para garantir a integridade, segurança e acessibilidade dos dados. Com o rápido crescimento dos dados e a crescente complexidade dos ambientes de tecnologia, ela tornou-se uma atividade crítica para empresas de todos os tamanhos e em todos os setores.

Neste guia, nós explicamos como este processo funciona de ponta a ponta. Acompanhe!

O que é a migração de dados

A migração de dados é o processo de mover dados de uma solução de armazenamento para outra. Embora a premissa seja simples, o processo é bastante complexo.

A necessidade de migração de dados geralmente surge ao mover dados de soluções de armazenamento que não são mais suportadas pela organização ou mover para um banco de dados mais moderno para dar suporte aos casos de uso mais recentes. Pode também envolver projetos como a mudança de uma solução local para outra hospedada na nuvem ou uma nova hospedagem para o site.

Outro caso de uso em empresas modernas que estão adotando o movimento de big data é a migração para melhorar a disponibilidade de dados para outros aplicativos que podem precisar de acesso.

No processo de migração de dados, é muito importante garantir a segurança e integridade dos dados. Portanto, você deve analisar cuidadosamente e escolher a solução certa e ter um plano de migração de dados robusto.

Qual é a importância da migração de dados para uma empresa

A migração de dados geralmente faz parte de um projeto maior, como substituir software legado, expandir sistemas de armazenamento ou fazer a transição para um banco de dados centralizado para eliminar silos de dados.

O objetivo principal é normalmente aumentar o desempenho e a competitividade enquanto reduz as despesas operacionais. No entanto, é crucial acertar; caso contrário, uma migração malsucedida pode levar a dados imprecisos repletos de redundâncias e incertezas, prejudicando as operações comerciais.

Uma estratégia abrangente de migração de dados pode evitar falhas de migração que podem causar prazos perdidos, orçamentos estourados e problemas mais significativos para as empresas. Ao tomar as medidas necessárias e planejar adequadamente, as empresas podem garantir uma migração (principalmente) sem dor de cabeça, levando a melhores operações, maior eficiência e custos reduzidos.

Quais são as principais vantagens de fazer a migração de dados

Alguns dos principais benefícios conquistados por meio de uma estratégia eficaz e bem planejada de migração de dados são:

  • redução de custos: quando bem planejada, ela pode ajudar a reduzir os custos de infraestrutura e armazenamento de dados, eliminando dados desnecessários e otimizando o uso de recursos;
  • aproveitamento de novas tecnologias: uma migração de dados eficaz pode permitir que as empresas aproveitem as novas tecnologias, como cloud computing ou big data, para melhorar seus processos e expandir seus negócios;
  • maior segurança: uma estratégia de migração de dados bem planejada pode incluir medidas para garantir a segurança dos dados durante o processo, evitando violações de dados ou perda de informações confidenciais;
  • maior precisão: uma migração de dados cuidadosamente articulada pode garantir maior precisão na transferência dos dados, evitando erros e inconsistências que podem resultar em perda de dados ou problemas de integridade.

Quais são as etapas de um processo de migração

Um plano de migração de dados estruturado deve ter procedimentos passo a passo seguidos por todas as partes envolvidas no processo. Você também deve decidir a abordagem mais apropriada com base nas necessidades de negócios e nas restrições técnicas.

Mas, como criar um plano abrangente? Aqui vão alguns passos!

Identifique o formato, a localização e a sensibilidade dos dados

Esta primeira etapa no plano de migração de dados tem a ver com você acessando seus dados. Nesta etapa, você explorará:

  • quais dados devem ser migrados?
  • Onde os dados são armazenados?
  • Qual é o formato de dados atual?
  • É compatível com o novo local ou precisará ser reformatado?
  • Para onde devem ser enviados os dados?

Ao fazer isso, você pode descobrir dados com muitos campos que podem não ser necessários no sistema de destino. Você também pode descobrir campos de dados ausentes nos dados de origem que podem precisar ser preenchidos de outra fonte e outras áreas de melhoria.

Planeje o tamanho e o escopo do projeto

Esta etapa envolve a alocação dos recursos que seriam necessários para migrar seus dados para o novo sistema de destino. Isso será amplamente determinado pelo tamanho e escopo do projeto. Conhecendo o tamanho e o escopo, pode-se traçar um orçamento efetivo e um cronograma flexível para a migração.

Ao decidir quais dados migrar, considere se isso interferiria nas operações de negócios, contribuiria para o tempo de inatividade ou teria qualquer outro impacto direto nos usuários e clientes. Isso é feito realizando uma análise de alto nível em consulta com usuários de dados e principais interessados, explicando a necessidade do projeto e o escopo esperado. O objetivo é minimizar o impacto que a migração pode causar sobre eles.

Certifique-se de que todos os seus dados tenham backup

É muito importante garantir que todos os seus dados tenham backup antes de iniciar qualquer migração de dados. No mínimo, deve-se fazer backup dos dados e arquivos que você deseja migrar. Isso garantiria que, se ocorrer qualquer circunstância imprevista ao migrar os dados que levam a dados ou arquivos corrompidos, incompletos ou ausentes, você poderá restaurá-los ao estado original usando o arquivo de backup.

Avalie a equipe e as ferramentas de migração

Avaliar sua capacidade para saber se você pode realizar a migração de dados é a próxima etapa em seu plano de migração de dados. É importante fazer uma avaliação honesta da capacidade de sua equipe para lidar com as tarefas futuras. Se necessário, ter um especialista ou um profissional experiente a bordo ajudará todo o processo a ocorrer sem problemas e dará confiança na capacidade de lidar com quaisquer problemas que surjam.

Execute o plano de migração de dados

Depois de decidir sobre as condições indicadas acima, agora é hora de executar seu plano de migração de dados. O plano de migração de dados que você criou orientará você sobre como realizar cada etapa. O plano ditará quais permissões aplicar, como extrair os dados da fonte e migrá-los para o sistema de destino, garantir a limpeza e transformação dos dados para se adequar ao sistema de destino e como transferi-los para o novo local.

Teste do sistema final

Após todo o processo de migração concluído, é hora de testar o sistema final para avaliar os resultados dentro dos dados migrados. A primeira coisa a fazer é verificar a integridade da transferência de dados para o sistema de destino. Isso é feito verificando se há dados ou arquivos corrompidos, ausentes ou incorretos. Recomenda-se que isso seja feito por meio de um teste automatizado para identificar quaisquer problemas.

Quais são os tipos de migração de dados

Existem seis tipos principais de migração de dados e um plano individual pode incluir vários ao mesmo tempo. Dê uma olhadinha em como cada um deles opera.

Migração de data center

A migração do data center refere-se à movimentação da infraestrutura do data center para um novo local físico ou baseado em nuvem. Um data center abriga roteadores de rede, dispositivos de armazenamento, sistemas de servidor e outros equipamentos críticos de infraestrutura de uma organização.

Migração de aplicativos

Migração de aplicativos é quando os dados relacionados a determinados aplicativos precisam ser transferidos para um novo ambiente de computação. Isso pode envolver a migração de servidor de aplicativos inteiros, de um ambiente local para um armazenamento em nuvem — um servidor dedicado, por exemplo — ou entre dois ambientes de nuvem diferentes ou mover apenas os dados subjacentes no caso de uma atualização de software no final do provedor.

Migração para nuvem

A migração para nuvem está relacionada à realocação de dados, aplicativos de negócios e serviços de um ambiente de nuvem para outro ou de um data center no local para um baseado em nuvem. Esse é um dos tipos mais populares de migração de dados e permite que as empresas dimensionem com mais eficiência, acessem recursos mais rapidamente e reduzam as despesas gerais relacionadas ao gerenciamento físico da infraestrutura local.

Migração de banco de dados

A migração de banco de dados torna-se necessária quando as organizações precisam mudar para um fornecedor de banco de dados diferente, atualizar o software de gerenciamento de banco de dados ou migrar o banco de dados para um ambiente de provedor de nuvem

Migração de processos de negócios

A migração de processos de negócios refere-se à movimentação de dados, processos, site — por exemplo, migrar do wordpress para outro servidor — e aplicativos de negócios para um novo ambiente. Isso pode incluir a transferência de bancos de dados e programas relacionados a operações comerciais, produtos e experiências do cliente. Os fatores determinantes desse tipo de migração são reorganizações de negócios, aquisições e fusões para realinhar objetivos ou atingir novos mercados.

Migração de armazenamento

Migração de armazenamento é o processo de migração de dados de um meio de armazenamento para outro. Um caso de uso comum dessa migração é quando as empresas precisam eliminar equipamentos de armazenamento tradicionais, como unidades de disco rígido, e mover os dados para dispositivos de armazenamento mais duráveis e rápidos, como unidades de estado sólido

Os principais desafios para executar a migração de dados com sucesso

Uma migração implica uma mudança de uma coisa para outra diferente. Essas diferenças levam a desafios que muitas vezes são difíceis de prever sem já passar pela experiência exata uma ou duas vezes antes. Com isso em mente, aqui estão algumas complicações comuns que você pode esperar durante uma migração.

Questões de segurança e conformidade

As migrações têm o potencial de expor seus dados a vulnerabilidades e ambientes que podem representar um risco de segurança ou conformidade. Dependendo dos tipos de dados com os quais você está lidando e de quaisquer regulamentos aos quais você precise aderir, você precisará planejar certas medidas para manter seus dados seguros em trânsito.

Isso pode incluir criptografias adicionais e monitoramento extra para evitar uma violação ou exposição que ameace sua organização, seu pessoal e seus clientes, seja do ponto de vista de custo ou reputação.

Tempo de inatividade

Muitas vezes, há partes de um processo de migração que não podem avançar sem um desligamento parcial ou total. As interrupções podem variar de inconvenientes ao caos absoluto. Na melhor das hipóteses, o tempo de inatividade é planejado e comunicado com antecedência, mas interrupções imprevisíveis em um serviço podem custar caro, com impacto duradouro em sua marca e resultados.

Problemas de compatibilidade

Um problema comum ao adicionar qualquer nova tecnologia é que pode ser difícil saber se seus sistemas antigos são compatíveis com ela. Quando os dados se movem entre sistemas operacionais ou formatos de arquivo diferentes, as coisas podem mudar e quebrar, causando grande confusão ou até perda de dados.

Dados perdidos/ausentes

A perda de dados durante o processo de migração de dados é possível. Embora possa não ser um grande problema se dados repetitivos não passarem ou acessarem alterações, uma perda total de dados pode causar sérios problemas. É por isso que ser detalhado é tão importante e também por que você deve garantir que seu plano de migração de dados inclua uma estratégia de backup.

Quais são os erros mais comuns no processo de migração de dados

A migração de dados está cheia de riscos. Sempre existe o potencial de perda ou corrupção de dados, o que pode levar a todos os tipos de problemas no futuro. É por isso que é importante tomar medidas para evitar problemas de migração antes que eles aconteçam. Aqui estão alguns dos erros mais comuns na migração de dados.

Tentar migrar dados sem um plano

Algumas empresas ficam tão entusiasmadas com a migração de seus dados que tentam prosseguir sem um plano de migração em vigor. Talvez eles subestimem os desafios futuros da migração do data center ou talvez pensem que encontrarão soluções à medida que os problemas surgirem. Ambas as mentalidades são receitas para o desastre durante um processo complexo como a migração de dados.

Leva mais tempo para desenvolver um plano bem pensado, mas ter uma base sólida antes de iniciar a migração de dados é uma das maneiras mais inteligentes de evitar armadilhas.

Agendar uma migração na hora errada

Mesmo que uma migração de dados seja melhor do que o esperado, provavelmente causará interrupções nos negócios e tempo de inatividade. Algumas pessoas ignoram esse fato e entram em pânico quando percebem que está demorando mais do que o esperado e afetando a experiência do cliente.

Descobrir o melhor momento para fazer uma migração significa prestar atenção aos padrões de atividade de negócios relevantes. A maioria das interações com o cliente ocorre em determinados horários ou em determinados dias? Sua empresa tem uma temporada particularmente movimentada?

Deixar de reservar tempo e recursos para testes

Pode ser tentador atrasar o teste ou não fazer nada durante a migração de dados, especialmente porque o teste pode ser tedioso. No entanto, renunciar ao estágio de teste torna o projeto mais propenso a falhar ou ser retardado por resultados inesperados e adversos.

Por que migrar seus dados para a nuvem?

A migração de dados em nuvem permite que você modernize sua infraestrutura, permitindo que sua organização acelere o tempo de valorização, melhore a eficiência operacional e reduza os custos, o tempo e o risco de migração.

Ao migrar para a nuvem, você pode:

  • consumir praticamente qualquer tipo de dados (estruturados, não estruturados, semiestruturados) e processar, com eficiência, grandes quantidades de dados em menos tempo;
  • escalar de forma elástica e atender rapidamente às necessidades de negócios em constante mudança e às demandas imprevisíveis;
  • reduzir os custos de manutenção de TI ao aposentar seus data centers locais;
  • simplificar a análise de dados com poder de processamento em nuvem e otimize os custos com uma infraestrutura de dados unificada;
  • proteger sua infraestrutura de dados para o futuro com uma base de dados flexível, sustentável e ágil que está pronta para o futuro em casos de uso de dados no seu próprio ritmo;
  • democratizar os dados para qualquer usuário de dados.

Como fazer a migração de dados na prática

Há mais de uma maneira de criar uma estratégia de migração de dados para a nuvem. As necessidades e requisitos de negócios específicos de uma organização ajudarão a estabelecer o que é mais apropriado. No entanto, a maioria das estratégias segue alguns passos básicos.

1. Planejamento

Uma das primeiras etapas a considerar antes de migrar dados para a nuvem é determinar o caso de uso que a nuvem pública atenderá. Ela será usada para recuperação de desastres? DevOps? Hospedando cargas de trabalho corporativas mudando completamente para a nuvem? Ou uma abordagem híbrida funcionará melhor para sua implantação? Nesta etapa, é importante avaliar seu ambiente e determinar os fatores que regerão a migração, como dados críticos de aplicativos, dados legados e interoperabilidade de aplicativos.

2. Caso de negócios

Depois de determinar seus requisitos de negócios, entenda os serviços relevantes oferecidos por provedores de nuvem e outros parceiros e seus custos. Determine os benefícios esperados da migração para a nuvem em três dimensões: benefícios operacionais, economia de custos e melhorias arquitetônicas. Crie um caso de negócios para cada aplicativo que planeja migrar para a nuvem, mostrando um custo total de propriedade (TCO) esperado na nuvem em comparação com o TCO atual.

3. Execução

Uma vez que seu ambiente foi avaliado e um plano traçado, é necessário executar sua migração. O principal desafio aqui é realizar sua migração com o mínimo de interrupção da operação normal, com o menor custo e no menor período de tempo. Se seus dados ficarem inacessíveis aos usuários durante uma migração, você corre o risco de afetar suas operações de negócios.

4. Manutenção contínua

Depois que os dados forem migrados para a nuvem, é importante garantir que eles sejam otimizados, seguros e facilmente recuperáveis no futuro. Também ajuda a monitorar as alterações em tempo real na infraestrutura crítica e prever as contenções da carga de trabalho.

Validando a migração

A validação da migração dos dados para a nuvem é um processo crítico para garantir que todos os dados foram transferidos com sucesso e sem perda de informações importantes. Alguns passos que podem ajudar nesse processo são:

  • verifique se todos os dados foram migrados: antes de iniciar a validação, é importante verificar se todos os dados foram migrados para a nuvem. Isso pode ser feito comparando a quantidade de dados antes e depois da migração;
  • execute testes de funcionalidade: para garantir que todos os aplicativos e sistemas que dependem dos dados estejam funcionando corretamente. Isso pode incluir testes de integração, testes de unidade e testes de aceitação do usuário;
  • realize testes de desempenho: teste o desempenho do sistema para garantir que ele esteja funcionando na capacidade esperada. Isso pode incluir testes de carga, testes de stress e testes de desempenho de rede;
  • verifique a integridade dos dados: confira se todos os dados foram transferidos com sucesso e sem perda de informações importantes. Isso pode incluir a verificação de erros de transferência, inconsistências e falhas de integridade;
  • realize testes de recuperação de desastres: teste a capacidade de recuperar os dados em caso de falhas no sistema ou desastres naturais. Isso pode incluir a realização de testes de backup e restauração.
  • documente o processo de migração: documente todos os passos realizados durante o processo de migração, incluindo quaisquer problemas encontrados e solucionados.

Como escolher o parceiro ideal para executar o processo de migração

Escolher uma solução de migração de dados correta pode economizar tempo e recursos incontáveis. Para escolher o parceiro ideal é importante levar em consideração os seguintes ângulos.

Funcionalidades

Determine como os sistemas complexos são mapeados e como a ferramenta de migração de dados garante a qualidade dos dados. Você também deve certificar-se de que a ferramenta permita planejar e controlar fluxos de trabalho e se ferramentas de script automatizadas estão disponíveis para uma personalização mais profunda.

Fontes e destinos de dados

Para descobrir se o sistema de migração é adequado para seu projeto de migração ou não, você deve confirmar se sua pilha de tecnologia é suportada pela solução. Você precisará confirmar os tipos de sistemas para os quais ele foi projetado, quais formatos de dados ele suporta e com quais tipos de armazenamento de dados ele permite que você trabalhe.

Desempenho e escalabilidade

Esse critério determina o volume de dados que a plataforma pode manipular, quantos processos ela pode executar simultaneamente e a velocidade com que os dados se movem entre os sistemas. Isso também envolve a confirmação de que o sistema é eficiente para mover sistemas legados e dados para a nuvem, se necessário.

Facilidade de uso

Este indicador permite entender que tipo de conhecimento os funcionários que utilizarão o sistema de migração devem ter, e quão altamente qualificados devem ser. Dependendo do conjunto de habilidades da equipe de implementação, isso também pode ser um grande fator no orçamento e nos gastos do projeto de migração.

Suporte

Se você for novo na plataforma ou no sistema, deverá garantir que a documentação seja fácil de seguir e extensa. Você também deve garantir que o acesso à equipe de suporte seja fácil e amplamente acessível se precisar de ajuda com a implementação ou tiver um problema importante.

Embora cada projeto de migração de dados seja único e apresente seus próprios desafios, algumas regras de ouro comuns podem ajudar as empresas a transitar com segurança seus valiosos ativos de dados, evitando atrasos críticos. Por isso, considerá-la um importante projeto de inovação digno de atenção especial é fundamental para toda empresa.

Vai migrar seus dados, mas precisa de um apoio especializado para esse processo? Entre cm contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo!