fbpx
Cloud

5 erros na migração de dados que devem ser evitados

A migração de dados é um processo desafiador, que pode interferir no bom andamento produtivo de uma empresa. Mudar o ambiente em que serão alocados os dados é um processo que requer a criação de estratégias sólidas, para que seja realizado de forma fluida, sem erros e retrabalhos, afinal, a migração é realizada para otimizar a produtividade, não para atrasar os processos.

O problema é que muitas empresas só descobrem a necessidade de migrar de ambiente quando a situação está crítica e acabam ficando em uma situação complicada, sem a capacidade de planejamento e de avaliação de ambientes e fornecedores. Por isso, para que a sua empresa possa ter todos os benefícios da boa migração de dados, neste post, apresentamos 5 erros que você não deve cometer nesse processo. Confira!

1. Não dar a devida importância ao backup

Um erro que pode prejudicar muito a empresa na hora da migração é a não adoção de um plano de backup. Ter uma cópia de segurança dos dados da empresa é essencial para a prevenção de desastres e para a produtividade, afinal, a cópia de segurança resguarda a aplicação de uma rápido plano de disaster recovery.

Tentar recuperar os dados depois que os problemas acontecem pode custar muito caro, tanto em termos da própria recuperação em si, como com os prejuízos que essa perda poderá trazer, com dados importantes que serão perdidos e prováveis sanções legislativas.

Por isso, antes de fazer a migração, faça um plano de backup, estipulando uma periodicidade para que sejam criadas cópias dos dados, garantindo que haja a menor perda possível em caso de acidentes. automatize o processos utilizando um sistema de gestão e garanta que o suporte de TI monitore os processos.

Após a criação do backup, vocês passarão a ter a possibilidade de corrigir erros e fazer com que os dados retornem ao seu estado original, acelerando a normalização da produtividade da empresa e reduzindo os prejuízos eventuais.

2. Migrar dados desorganizados

A duplicação de dados pode atrapalhar a produtividade, interferir no funcionamento de ferramentas, prejudicar a análise de informações e criação de insights. Por isso, é de suma importância que, antes de fazer a migração de dados, seja realizada uma faxina nos dados. Isso evita que os colaboradores cometam erros por incongruência de dados, ou que o sistema funcione de maneira inadequada.

Por exemplo, quando o gestor for utilizar ferramentas de análise de dados, para avaliar métricas, indicadores e gerar insights para a tomada de decisão, com os dados organizados, ele terá em mãos informações mais fidedignas de acordo com as reais necessidades da empresa, dos clientes e do mercado.

3. Não dar valor às boas práticas

Muitos profissionais, principalmente os mais antigos e que já trabalham de modo automático em alguns processos, podem considerar as rotinas apropriadas — que forem criadas para a migração — lentas e burocráticas, e acabar segundo os seus próprios processos. A grande questão, nesse cenário, é que as empresas precisam criar essas boas práticas baseadas em argumentos sólidos, com o intuito de aumentar a eficiência e reduzir os erros.

Quando o colaborador assume esse risco, de trabalhar a sua maneira, ele pode acabar criando problemas de discrepância de dados, reduzindo a capacidade da empresa em encontrar soluções. Por isso, na hora de migrar os dados, siga as boas práticas preestabelecidas, mesmo que possa dar um pouco de trabalho no começo. Não deixe que o seu “ganho de tempo” custe caro no futuro.

4. Não ter critérios a escolha do fornecedor

Um erro que tem a ver com falta de planejamento e com uma certa pressa de alguns gestores, é o de não entender a importância do fornecedor para a migração. É preciso entender que o provedor do servidor em que você irá inserir os seus dados é um parceiro comercial, que trabalhará em conjunto com vocês pelo sucesso dos negócios.

Por isso, a contratação dessa empresa deve ser encarada como se vocês estivessem contratado alguém para trabalhar com sua empresa, com análise de critérios objetivos. Quais são os diferenciais deles? O que têm a oferecer? Qual é a carteira de clientes? Quais são as referências? Faça perguntas e avalie se vale mesmo apenas fechar com a empresa.

Entenda que o parceiro escolhido irá guardar os seus dados, darão suporte e poderão até cuidar do processo de migração, dependendo do plano e dos serviços que eles oferecem. Além disso, verifique se eles disponibilizam o ambiente ideal para a sua demanda — que poderá ser um servidor em nuvem, servidor dedicado, compartilhado, etc.

5. Não fazer um planejamento adequado

Migrar todos os dados de uma vez, sem critério é um erro que pode custar caro para a corporação. Por mais que o processo possa parecer burocrático e complicado, o planejamento da migração de dados é essencial. Somente assim, será possível garantir que a empresa não perca informações sigilosas e essenciais para a produtividade.

Além disso, ao lidar com dados dos mais variados, a empresa, caso faça uma migração sem planejamento, corre o risco de ser penalizada. Isso porque, ao lidar com dados pessoais de seus clientes, a corporação está sob a vigilância da LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados. Nesse cenário, resguardar a integridade das informações dos clientes é primordial.

Para fazer esse planejamento, analise quais dados serão migrados e os que poderão ser mantidos no ambiente atual. Além disso, calcule o volume de dados e veja se eles precisam ser corrigidos na origem ou se poderão ser corrigidos no processo migratório — remoção de dados corrompidos, duplicados, incongruentes, etc.

Outro ponto importante nesse processo é a definição do plano de contingência que será aplicado e o procedimento foi parcialmente concluído, além dos ciclos de testes. Tudo isso, em conjunto, garantirá o sucesso da migração.

Como vimos, os erros que as empresas cometem em relação à migração de dados quase sempre estão ligados à falta de planejamento e ao não entendimento da importância dos processos de segurança dos dados. Quando uma empresa resolve migrar os seus dados de um ambiente para outro, está em busca de mais recursos e de melhores condições. Não deixe que esse momento de evolução de sua empresa seja estragado por falta de comprometimento.

Gostou do post? Então, siga a nossa página no Facebook e receba em primeira mão as nossas novidades.