fbpx
Dicas

Como escolher melhores fornecedores de TI do mercado?

A tecnologia digital é um componente indispensável para o sucesso de qualquer empresa hoje em dia. É praticamente impossível imaginar um negócio que alcança bons resultados sem fazer uso desses recursos regularmente, tanto na prestação do serviço quanto nos processos internos. Com novas ferramentas se tornando o padrão do mercado, fica cada vez mais importante escolher os melhores fornecedores de TI para seu negócio.

Apesar de sua importância, muitos negócios ainda têm dificuldades para avaliar as diferentes empresas que prestam esses serviços e escolher aquela que traz melhor rentabilidade. Em parte, isso acontece quando não se sabe os critérios certos para avaliar suas opções.

Para ajudar a não cometer erros, separamos aqui algumas dicas para você escolher os melhores fornecedores de TI no mercado. Confira.

Bom histórico de serviço

Antes de fechar negócio com qualquer empresa, a primeira coisa que você deve avaliar é sempre à sua reputação e o histórico de trabalho. Esse tipo de contratação apresenta alto valor e pode impactar todos os setores da sua empresa, sendo muito importante assegurar a qualidade do trabalho realizado em primeiro lugar.

Felizmente, graças à internet, não é difícil reunir essas informações. Basta fazer uma pesquisa rápida pelo nome da empresa e você encontrará qualquer reclamação e opinião sobre ela ao observar a experiência dos usuários. Se você quiser ir um pouco mais a fundo, pode também entrar em contato com outros clientes do mesmo serviço e perguntar se eles oferecem os resultados desejados.

Agilidade no atendimento

Hoje em dia, o mercado consumidor exige velocidade e praticidade. Cada minuto de atraso em seus processos aumenta as chances de que você perderá um cliente ao longo do caminho. Diante disso, é importante que seus fornecedores de TI também acompanhem esse ritmo, respondendo às suas dúvidas e corrigindo erros em tempo hábil para não intervir em suas demais rotinas.

Essa é outra informação que você pode obter com uma pesquisa de mercado e ao conversar com outros clientes da mesma empresa. Porém, você também pode avaliar esse aspecto durante o processo de atendimento. Se há muita demora para responder suas dúvidas sobre o serviço ou se a informação oferecida não é consistente, então pode ser melhor buscar outras alternativas.

Cláusulas de contrato bem claras

Mesmo que todos os outros fatores sejam positivos, não é uma boa ideia buscar os serviços de nenhum fornecedor que não tenha um contrato bem redigido e esclarecido. Isso pode ser tanto um sinal de que não há boa organização na parte legal da empresa quanto uma forma de mascarar cláusulas que desfavorecem o cliente nessa transação.

Antes de fechar negócio, leia atentamente todo o texto do contrato e esclareça quais são as responsabilidades de cada parte envolvida. Se houver pontos que não ficaram claros, então deve ser feita uma correção no contrato imediatamente. Caso contrário, você terá mais segurança se procurar outro fornecedor.

Personalização do serviço

Uma qualidade muito procurada nos fornecedores de TI, assim como em vários outros negócios atualmente, é a opção de personalizar o serviço e o atendimento. Isso consiste em oferecer mais alternativas de canais de atendimento, flexibilizar os pacotes para que se encaixem nas necessidades específicas do cliente, entre outras atitudes que otimizam o serviço e aumentam a rentabilidade. Vale para todas as opções, desde data centers até hospedagens.

Ainda existem empresas de TI que oferecem pacotes de serviço mais fechados ou têm muitas limitações nos métodos de atendimento usados. Nesses casos, você vai notar que é bem mais difícil obter uma solução que satisfaça todas as necessidades da empresa e que não inclua várias funcionalidades irrelevantes ao mesmo tempo. Para otimizar qualquer serviço, a opção de personalização é indispensável hoje em dia.

Boas práticas de segurança

Apesar da maior praticidade oferecida pela tecnologia, ela também trouxe uma série de complicações e riscos para seus usuários. O número de crimes virtuais cresceu drasticamente nos últimos anos, sendo que empresas são alguns dos principais alvos, independentemente de seu porte. Por isso é importante ter cuidado redobrado ao implementar novas ferramentas e serviços de TI em sua rotina.

O mesmo vale para a empresa de tecnologia que você pretende contratar. Para que os serviços dela sejam úteis, é necessário que ela faça um bom investimento em protocolos de segurança, tanto para orientar a equipe em como usar as ferramentas quanto criando programas que minimizam as vulnerabilidades dentro do sistema. Se essa não for uma das prioridades, você estará expondo seu negócio a vários riscos.

Adoção das ferramentas mais recentes

Como você já deve saber, novas tecnologias surgem regularmente e são adotadas pelas empresas para melhorar os próprios resultados. O mesmo princípio se aplica aos fornecedores de TI, com recursos mais recentes contribuindo com a otimização do trabalho no dia a dia e potencializando resultados. Para alcançar esses resultados, a empresa precisa estar sempre atenta a essas inovações e saber como incorporá-las.

Alguns fornecedores, por outro lado, podem demorar mais para adotar ferramentas e recursos mais recentes em sua base. Isso significa que o serviço oferecido ao seu negócio também pode estar desatualizado, o que diminui seu potencial de crescimento e rentabilidade. Pode ser que você não conte com todas as ferramentas de TI mais recentes, mas é importante que elas não estejam desatualizadas.

Melhor relação entre custo e benefício

Por fim, mas não menos importante, você deve comparar as opções oferecidas até encontrar aquela que oferece a maior rentabilidade em relação ao seu investimento. Aceitar a proposta de maior ou menor custo não necessariamente se traduz diretamente em rentabilidade, ou em economia para sua empresa.

Primeiramente, você deve estabelecer quais recursos e funcionalidades trazem mais benefícios para seu negócio e priorizá-los. Em seguida, compare quais opções oferecem mais desses benefícios em relação ao investimento realizado. Fornecedores que incluem opções de personalização quase sempre têm pacotes de serviços mais alinhados com suas necessidades e, consequentemente, mais rentáveis.

Agora que você tem essas dicas, pode avaliar melhor os fornecedores de TI disponíveis e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Na maioria dos casos, sua melhor opção é conhecer outros casos de clientes que já utilizam a ferramenta.

Quer encontrar um desses? Então, veja esse case de sucesso com o servidor da ValueHost agora mesmo!