fbpx
Desenvolvimento

Migração de servidor : 5 dicas para o processo

A migração de servidores é um processo complexo que envolve a transferência de dados e demais aplicações corporativas para um novo ambiente. Por se tratar de um processo complexo, os gestores só optam por ela em situações específicas, ou seja, quando identificam a necessidade de garantir mais escalabilidade, performance, disponibilidade, segurança ou de redução de custos no setor.

No entanto, para que a migração seja bem-sucedida e entregue os benefícios buscados pelos gestores, o processo precisa ser feito com base em um planejamento sólido. Uma migração feita de uma hora para outra, sem uma estratégia por trás e um bom planejamento, pode resultar em perda de dados, por exemplo, o que pode custar caro para a empresa como um todo. 

Para que você faça a migração de servidor de forma segura e eficiente, neste post, apresentamos 5 dicas valiosas para esse processo. Confira!

1. Planeje a migração

Como falamos na introdução, a migração de servidores é um processo complexo, que não pode ser feito do dia para a noite, sem qualquer tipo de planejamento prévio. Como todo processo corporativo, para que seja eficiente, é de suma importância que o gestor saiba de onde está partindo e onde deseja chegar.

Quando se trata de migração, o planejamento deverá ter um foco especial em relação às priorizações. Por isso, no planejamento, o gestor deverá definir o que deverá ser migrado primeiro e por que.

Por exemplo: se você está fazendo a migração para um servidor em nuvem, deverá optar pela migração das aplicações menos críticas primeiro, para facilitar a configuração do ambiente e prepará-lo para os mais críticos. Isso significa que a migração das aplicações mais leves servirão de base para que você consiga lidar com os problemas imprevisíveis sem grandes complexidades.

2. Prepare o ambiente para a migração

Depois de definir as prioridades é hora de preparar o ambiente para a migração. Neste estágio a escolha de um bom provedor fará toda a diferença, pois, se eles oferecerem um bom serviço, certamente ajudarão na estruturação do seu ambiente, que poderá envolver as etapas a seguir:

  • levar em consideração todos os requisitos necessários para que os seus recursos e ferramentas funcionem da maneira correta;
  • criar o ambiente ideal para que o seu negócio possa performar da melhor forma possível;
  • fazer os testes de ambiente de forma estruturada, avaliando cada recurso oferecido, utilizando como base os dados e aplicações que não são críticas para a empresa;
  • avaliar os resultados dos testes e ver se o ambiente já está pronto para receber a estrutura de seu negócio.

Ao seguir essas etapas, você estará pronto para migrar o seu servidor para outro ambiente, mas não esqueça: a escolha do provedor deve ser um dos passos mais importantes para a migração e deverá ser feita logo após o planejamento.

3. Capacite sua equipe

Se a sua migração de servidores for para um ambiente novo, com outra tecnologia, a sua equipe deverá estar preparada para lidar com as novas tecnologias e processos. Mais do que isso, é importante que eles “comprem a ideia” da migração, pois esse engajamento agilizará consideravelmente a solução de eventuais problemas e gargalos, que permitirão uma volta mais rápida à produtividade.

4. Capriche na escolha do provedor

A escolha de um provedor para hospedar os arquivos e aplicações de uma empresa não deve ser vista como uma escolha banal. É a sua empresa que está em jogo, seus dados e de seus clientes. Nesse cenário, é importante que você enxergue esse provedor como um parceiro de negócios, que contribuirá para o crescimento de sua empresa — deve ser uma relação de ganha-ganha. Veja abaixo alguns detalhes que deverão ser analisados.

Busque por segurança de dados

Não podemos esquecer que o que está em jogo são só seus dados e aplicações corporativas, ou seja, você deverá confiar no ambiente e que está hospedando só seus dados. Por isso, busque por provedores que sejam capazes de oferecer a proteção necessária aos clientes com sistemas de redundância e backups periódicos.

Além disso, com a nova lei brasileira de proteção de dados, a LGPD, a responsabilidade das empresas que armazenam e tratam dados pessoais de seus clientes aumentou. Para que a sua empresa não sofra com penalizações e multas, o provedor deverá garantir a segurança do ambiente e vocês, do acesso.

Verifique o nível do suporte

Os problemas nunca chegam com hora marcada, ou seja, trabalhar com um provedor que não oferece suporte qualificado em tempo integral será contar puramente com a sorte. Por exemplo: vocês não querem ficar com os seus dados e aplicações inacessíveis ou instáveis no horário de pico de sua empresa, só porque o provedor só atende no horário comercial, não é mesmo? Busque por um provedor que ofereça um suporte acessível e consultivo.

Faça um teste gratuito

Não existe melhor maneira de avaliar um provedor, sem assumir um compromisso, do que fazendo um teste gratuito. Dessa maneira, você e sua equipe poderão fazer a avaliação do ambiente, recursos, segurança, disponibilidade e suporte com base em suas próprias experiências, definindo se vale apenas ou não dar prosseguimento à parceria.

5. Busque por uma migração gerenciada

Se você tem uma empresa média ou pequena e não tem uma equipe especializada para lidar com todos os trâmites que envolvem a migração, talvez vocês necessitem de um apoio nesse processo. 

Alguns provedores oferecem a migração gerenciada, ou seja, eles disponibilizam todo o suporte necessário para facilitar e agilizar a sua migração, com o auxílio de profissionais experientes e qualificados.

Dessa maneira, você só precisará se preocupar com a estratégia de negócios, com foco no core business, sem perder produtividade com os processos burocráticos que envolvem uma migração eficiente.

Como vimos, a boa migração de servidor deve levar em conta o planejamento e escolha do provedor. Além de oferecer um bom ambiente, é importante que a equipe de suporte da empresa escolhida seja consultiva, ou seja, saiba lidar com os problemas e soluções relacionados à migração.

Migrar de ambiente não é a tarefa mais simples mundo do TI, mas, se feita com planejamento e seguindo a boas práticas, os seus objetivos serão alcançados e sua empresa seguirá rumo ao crescimento.

Gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossas novidades.