fbpx

Compra ou aluguel de servidor dedicado: saiba como fazer a melhor escolha

Compra ou aluguel de servidor dedicado: saiba como fazer a melhor escolha

Powered by Rock Convert

Quando falamos em tecnologia para as empresas, os servidores são um dos primeiros assuntos que entram em pauta, devido à sua importância para atividades como a hospedagem de sites, o envio de e-mails, o armazenamento de softwares de gestão etc. Em suma, tudo passa por eles.

Nesse sentido, é comum que alguns gestores de TI tenham dúvidas acerca do aluguel de servidor dedicado. Será que essa é realmente a melhor opção? Ou será que vale mais a pena comprar um servidor próprio? Essa é uma questão que permeia a mente dos profissionais de informática.

Para ajudá-lo a sanar essa dúvida, desenvolvemos este post. A seguir, explicaremos brevemente o que é um servidor dedicado e quais são os maiores benefícios de comprar ou alugar esse equipamento. Acompanhe!

O que é um servidor dedicado?

Podemos definir servidor dedicado como um computador que é localizado em um data center. Trata-se de um equipamento que fica 24 horas por dia disponível e que é administrado pelo seu proprietário ou locatário.

Isso quer dizer que haverá um espaço exclusivo para hospedar o site, e-mails e dados da sua empresa de forma geral. Assim, não há o compartilhamento com outras empresas, o que evita alguns riscos.

Para fazer a administração do servidor dedicado é preciso ter um conhecimento técnico avançado em TI, uma vez que todos os dados de clientes, informações da empresa, entre outros itens, ficam armazenados no local.

Ter um servidor dedicado traz muitas vantagens para as empresas, como ter o controle de seus processadores e da memória disponível para o armazenamento de dados, garantir a segurança etc.

Porém, existem duas opções para utilizar esse serviço: é possível comprar ou alugar um servidor dedicado; em ambos os casos, deve-se prestar atenção em alguns detalhes. Falaremos sobre cada uma dessas alternativas na sequência.

Como funciona a compra de servidor dedicado?

Se você comprar um hardware próprio para o servidor dedicado, poderá ter exatamente aquilo que deseja. É possível fazer a escolha dos chassis, da placa-mãe e dos demais componentes que julgar necessários para a sua empresa.

Trata-se de uma excelente alternativa para as empresas que necessitam realizar operações muito específicas e que têm uma equipe de TI experiente para fazer as alterações necessárias no servidor.

No que se refere às desvantagens, o principal problema que uma empresa que faz a compra do hardware para servidor dedicado tem refere-se à escalabilidade. Isso porque, sempre que for preciso aumentar o espaço utilizado para armazenamento de dados, por exemplo, será necessário investir em novos equipamentos.

A partir disso, percebe-se que as compras de novos equipamentos podem ser constantes, uma vez que o objetivo é fazer a empresa crescer — o que, consequentemente, exigirá mais espaço.

E o aluguel de servidor dedicado, como funciona?

O aluguel do servidor dedicado proporciona às organizações quase o mesmo nível de controle de quem faz a compra do hardware. Isso se justifica porque, apesar de não ter acesso ao espaço físico em que os data centers estão localizados, você terá painéis de controle muito avançados.

Por meio deles, é possível realizar muitas atividades de forma remota, como controlar e programar atividades, verificar dados e estatísticas, programar manutenções corretivas etc. Tudo isso sem que haja a necessidade de acessar um espaço físico.

A ideia de não ter um hardware próprio pode parecer uma decisão financeira um pouco ruim em um primeiro momento, mas isso não é verdade.

Imagine, por exemplo, que você aluga um apartamento para morar. Nessa situação hipotética, pode ser mais interessante fazer um financiamento bancário e comprar uma casa própria, investindo em algo que será seu, em vez de pagar para aumentar o patrimônio de outra pessoa — no caso, o proprietário do apartamento em que você mora.

Isso não acontece com o aluguel de servidor dedicado, pois, ao contrário de uma casa, ele representa um serviço, e não um patrimônio. Um imóvel, se feitos os devidos reparos, pode seguir tendo um grande valor financeiro no futuro. Já no caso da TI, é bem provável que novas tecnologias mais modernas surjam, tornando seus equipamentos obsoletos.

Se você comprar um data center para o servidor dedicado de alta tecnologia, pode ter vantagens hoje. Mas será que ele ainda será vantajoso daqui a 2, 5 ou 10 anos? É bem provável que não, pois a tecnologia evolui muito rapidamente.

É por isso que optar pelo aluguel de servidor dedicado é uma alternativa interessante para as empresas, já que dessa forma elas poderão adaptar o serviço de acordo com a sua necessidade. Ou seja, o aluguel gera escalabilidade, pois o espaço pode ser aumentado sempre que for necessário.

Outra grande vantagem do aluguel de servidor dedicado é que ele não ocupa o espaço físico da empresa. Assim, não é preciso ocupar uma sala ou repartição da organização apenas para armazenar um data center, por exemplo. Dessa forma, o espaço liberado poderá ser útil para outras finalidades.

Afinal, vale mais a pena comprar ou alugar um servidor dedicado?

Para essa pergunta não existe uma resposta única, pois cada empresa tem os seus objetivos próprios e um modelo de negócio que pode variar. Porém, podemos afirmar que o aluguel de servidor dedicado é uma das alternativas mais interessantes e viáveis para a maioria das empresas.

O único cuidado que deve ser tomado é a contratação de uma empresa especializada e que tenha expertise na prestação desse tipo de serviço, pois assim você evita os problemas e as dores de cabeça. Busque sempre por referências de outras organizações que utilizam o serviço e informe-se sobre a metodologia de trabalho.

Nós da ValueHost Hospedagem estamos à disposição para lhe oferecer o que há de melhor em aluguel de servidor dedicado. Afinal, são mais de 10 anos de experiência atendendo clientes com diferentes objetivos sempre de forma personalizada. Também prezamos pelo atendimento de qualidade, com suporte completo 24 horas por dia.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, não deixe de entrar em contato conosco. Será um grande prazer ter a sua empresa em nosso catálogo de clientes!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
trackback

[…] de trabalho na nuvem, a consideração inicial é, geralmente, selecionar um servidor virtual ou um servidor dedicado […]