fbpx
cPanel Desenvolvimento Tecnologia

Compra ou aluguel de servidor dedicado: saiba como fazer a melhor escolha

Quando falamos em tecnologia para as empresas, os servidores são um dos primeiros assuntos que entram em pauta, devido à sua importância para atividades, como a hospedagem de sites, o envio de e-mails, o armazenamento de softwares de gestão etc. Em suma, tudo passa por eles.

Nesse sentido, é comum que alguns gestores de TI tenham dúvidas acerca do aluguel de servidor dedicado. Será que essa é realmente a melhor opção? Ou será que vale mais a pena comprar um servidor próprio? Essa é uma questão que permeia a mente dos profissionais de informática.

Para ajudá-lo a sanar essa dúvida, desenvolvemos este post. A seguir, explicaremos brevemente o que é um servidor dedicado e quais são os maiores benefícios de comprar ou alugar esse equipamento. Acompanhe!

[rock-convert-cta id=”4209″]

O que é um servidor dedicado?

Podemos definir servidor dedicado como um computador que é localizado em um data center. Trata-se de um equipamento que fica 24 horas por dia disponível e que é administrado pelo seu proprietário ou locatário.

Isso quer dizer que haverá um espaço exclusivo para hospedar o site, e-mails e dados da sua empresa de forma geral. Assim, não há o compartilhamento com outras empresas, o que evita alguns riscos.

Para fazer a administração do servidor dedicado é preciso ter um conhecimento técnico avançado em TI, uma vez que todos os dados de clientes, informações da empresa, entre outros itens, ficam armazenados no local.

Ter um servidor dedicado traz muitas vantagens para as empresas, como ter o controle de seus processadores e da memória disponível para o armazenamento de dados, garantir a segurança etc.

Porém, existem duas opções para utilizar esse serviço: é possível comprar ou alugar um servidor dedicado; em ambos os casos, deve-se prestar atenção em alguns detalhes. Falaremos sobre cada uma dessas alternativas na sequência.

Qual é a diferença entre VPS e servidor dedicado físico?

Entenda a diferença entre um servidor dedicado físico e um VPS e as vantagens que um tem sobre o outro. Como estamos falando de duas soluções que oferecem um ambiente exclusivo, pode haver algumas dúvidas, principalmente em relação ao funcionamento delas. Veja a seguir como funciona cada uma.

Servidor Dedicado

Há uma grande confusão quando falamos em servidores dedicados e VPS, pois muita gente acredita que só é possível ter um servidor exclusivo em uma máquina única e física. Os servidores virtuais, conhecidos por VPS, conseguem reunir os dados de vários clientes em uma mesma máquina física, cada um tendo o seu espaço privado. Isso é possível graças ao hipervisor, que é a ferramentas que isola os clientes em máquinas exclusivas.

A sigla VPS — Virtual Private Server — deixa bem claro o objetivo desse modelo de servidor, pois cada cliente adquire uma máquina dedicada isolada. Ou seja, com o VPS, é possível ter um ambiente exclusivo, com redução de recursos e custos. A diferença do VPS para os servidores compartilhados está no software e na disponibilidade de recursos, mas a estrutura de ambos é semelhante.

A vantagem do VPS em relação ao dedicado físico é a escalabilidade

Em um servidor físico, quando a empresa trabalha em períodos sazonais, o gestor tem duas opções: trabalhar com um servidor com recursos acima do necessário para suprir os momentos de alta e assim ficar com ele a maior parte do tempo ocioso, ou fazer upgrades de acordo com as necessidades. Nas duas opções há um aumento no custo da infraestrutura de TI, sem falar na demora na implementação de novos slots ou módulos ao servidor.

Com um VPS, em ambiente virtual, a escalabilidade fica mais fácil, pois os recursos já existem no servidor físico em que o VPS está inserido. Basta que o gestor solicite um aumento ou redução de recursos ao seu provedor e pronto, a escalabilidade será rápida, prática e a empresa sempre pagará apenas pelos recursos que utilizar.

Servidor dedicado físico

O Servidor dedicado, como já sabemos, está associado a um único cliente, que tem acesso a todo o recurso presente no servidor físico — rede, armazenamento, memória e processamento. Todos os recursos estão disponíveis para o cliente, que pode alugar ou comprar essa estrutura. Além disso, os recursos são personalizados de acordo com as necessidades desse cliente, mas a escalabilidade é limitada ou demorada.

Devo escolher um VPS ou servidor físico dedicado?

A escolha de um modelo de servidor dependerá das necessidades de seu negócio e o gestor deverá analisar com critério os requisitos. Se pensamos em médias e pequenas empresas, não há a necessidade, inicialmente, de investir em servidores bare-metal de última geração, com escala completa de recursos.

Para as empresas que apresentam um crescimento de fluxo de tráfego de uma forma constante, poderão encontrar o que precisam em um servidor VPS. Além disso, um pequeno aumento de tráfego da web não será suficiente para que a empresa invista em um servidor dedicado, já que os modelos virtuais apresentam preços mais competitivos, quando a empresa tem demandas mais baixas por recursos.

Outro fator que a empresa deverá analisar na hora de escolher o seu modelo de servidor ideal é se a sua equipe interna tem a capacidade de cuidar da manutenção de forma contínua. Nesse caso, há a possibilidade da empresa contar com um servidor gerenciado. Apesar de ser um modelo um pouco mais caro do que o tradicional, ele pode aumentar consideravelmente a eficiência dentro do ambiente VPS.

Avalie as projeções de crescimento futuro, para escolher uma plataforma que consiga acompanhar esse crescimento. Como já falamos, os servidores VPS permitem uma escalabilidade mais rápida, porém, com um bom planejamento, é possível escalar com um servidor dedicado, desde que as projeções financeiras permitam.

Como funciona a compra de servidor dedicado?

Se você comprar um hardware próprio para o servidor dedicado, poderá ter exatamente aquilo que deseja. É possível fazer a escolha dos chassis, da placa-mãe e dos demais componentes que julgar necessários para a sua empresa.

Trata-se de uma excelente alternativa para as empresas que necessitam realizar operações muito específicas e que têm uma equipe de TI experiente para fazer as alterações necessárias no servidor.

No que se refere às desvantagens, o principal problema que uma empresa que faz a compra do hardware para servidor dedicado tem refere-se à escalabilidade. Isso porque, sempre que for preciso aumentar o espaço utilizado para armazenamento de dados, por exemplo, será necessário investir em novos equipamentos.

A partir disso, percebe-se que as compras de novos equipamentos podem ser constantes, uma vez que o objetivo é fazer a empresa crescer — o que, consequentemente, exigirá mais espaço.

[rock-convert-cta id=”4224″]

E o aluguel de servidor dedicado, como funciona?

O aluguel do servidor dedicado proporciona às organizações quase o mesmo nível de controle de quem faz a compra do hardware. Isso se justifica porque, apesar de não ter acesso ao espaço físico em que os data centers estão localizados, você terá painéis de controle muito avançados.

Por meio deles, é possível realizar muitas atividades de forma remota, como controlar e programar atividades, verificar dados e estatísticas, programar manutenções corretivas etc. Tudo isso sem que haja a necessidade de acessar um espaço físico.

A ideia de não ter um hardware próprio pode parecer uma decisão financeira um pouco ruim em um primeiro momento, mas isso não é verdade.

Imagine, por exemplo, que você aluga um apartamento para morar. Nessa situação hipotética, pode ser mais interessante fazer um financiamento bancário e comprar uma casa própria, investindo em algo que será seu, em vez de pagar para aumentar o patrimônio de outra pessoa — no caso, o proprietário do apartamento em que você mora.

Isso não acontece com o aluguel de servidor dedicado, pois, ao contrário de uma casa, ele representa um serviço, e não um patrimônio. Um imóvel, se feitos os devidos reparos, pode seguir tendo um grande valor financeiro no futuro. Já no caso da TI, é bem provável que novas tecnologias mais modernas surjam, tornando seus equipamentos obsoletos.

Se você comprar um data center para o servidor dedicado de alta tecnologia, pode ter vantagens hoje. Mas será que ele ainda será vantajoso daqui a 2, 5 ou 10 anos? É bem provável que não, pois a tecnologia evolui muito rapidamente.

É por isso que optar pelo aluguel de servidor dedicado é uma alternativa interessante para as empresas, já que, dessa forma, elas poderão adaptar o serviço de acordo com a sua necessidade. Ou seja, o aluguel gera escalabilidade, pois o espaço pode ser aumentado sempre que for necessário.

Outra grande vantagem do aluguel de servidor dedicado é que ele não ocupa o espaço físico da empresa. Assim, não é preciso ocupar uma sala ou repartição da organização apenas para armazenar um data center, por exemplo. Dessa forma, o espaço liberado poderá ser útil para outras finalidades.

Afinal, vale mais a pena comprar ou alugar um servidor dedicado?

Para essa pergunta não existe uma resposta única, pois cada empresa tem os seus objetivos próprios e um modelo de negócio que pode variar. Porém, podemos afirmar que o aluguel de servidor dedicado é uma das alternativas mais interessantes e viáveis para a maioria das empresas.

O único cuidado que deve ser tomado é a contratação de uma empresa especializada e que tenha expertise na prestação desse tipo de serviço, pois, assim, você evita os problemas e as dores de cabeça. Busque sempre por referências de outras organizações que utilizam o serviço e informe-se sobre a metodologia de trabalho.

Quais são as vantagens de contar com um servidor dedicado?

Com a transformação digital em pleno vapor e o crescimento de novas tecnologias, é cada vez maior a necessidade das empresas contarem com uma infraestrutura robusta. Há de se pensar no volume de dados que as empresas têm acesso e na forma como esses dados são utilizados para otimizar a gestão, com a obtenção de insights e auxílio nas tomadas de decisão.

Um servidor dedicado, se bem planejado, será capaz de atender a todos os requisitos necessários para que a empresa consiga se manter competitiva em seu mercado, seja pela exclusividade, acessibilidade ou segurança. Veja abaixo alguns dos principais benefícios que um servidor dedicado trará para a sua empresa.

Oferece mais segurança

Os dados corporativos estão se tornando cada vez mais valiosos e esse valor acaba atraindo a atenção de pessoas mal intencionadas. Em um servidor dedicado, a empresa pode planejar, criar e implementar as soluções de segurança de acordo com suas demandas, evitando perdas, vazamentos, roubos ou sequestros de dados.

Se falarmos em um servidor dedicado em ambiente cloud computing, toda a parte de controle físico, de acesso e contra desastres ficará por conta do provedor.

Facilita a gestão

Ao contar com um servidor dedicado, a empresa passa a centralizar as suas informações e, com o auxílio de uma ferramenta de Business Intelligence, pode retirar o máximo desses dados, elaborando relatórios e avaliando as métricas necessárias para uma boa tomada de decisão.

Melhora a produtividade

Um servidor dedicado em nuvem oferece mais mobilidade e, por consequência, mais produtividade. Isso acontece porque os colaboradores poderão acessar o sistema de qualquer local e com qualquer dispositivo autorizado pela empresa, ou seja, o colaborador terá a sua capacidade de resolução de problemas aumentada.

A empresa ganha com a possibilidade de oferecer um regime de trabalho home office, o que permite uma economia com vários recursos e que o profissional tenha mais qualidade de vida, passando mais tempo com a família e fazendo os seus horários de trabalho.

Permite a criação de uma política de acessos

Com os arquivos centralizados, a empresa ganha a oportunidade de criar políticas de acesso, com definição de regras para login e senha, limitação de onde cada colaborador pode ir, de acordo com as necessidades de cada cargo. Dessa forma, a gestão pode rastrear cada movimentação dentro do servidor e, caso haja algum problema, é possível identificar quem cometeu ou o login que foi utilizado para dar entrada a um malware.

Nós da ValueHost Hospedagem estamos à disposição para lhe oferecer o que há de melhor em aluguel de servidor dedicado. Afinal, são mais de 10 anos de experiência atendendo clientes com diferentes objetivos sempre de forma personalizada. Também prezamos pelo atendimento de qualidade, com suporte completo 24 horas por dia.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, não deixe de entrar em contato conosco. Será um grande prazer ter a sua empresa em nosso catálogo de clientes!

[rock-convert-cta id=”3828″]