fbpx
Cloud

Banco de dados na nuvem, vale a pena ter um? Entenda, neste post!

A transformação digital envolve a digitalização de ativos, bem como a modificação contínua dos sistemas existentes para aproveitar ao máximo as tecnologias de ponta. As empresas que decidem embarcar nessa jornada necessária devem descobrir como lidar com a enorme quantidade de dados provenientes de uma variedade de fontes.

Sem uma estratégia de gerenciamento de dados adequada, as organizações não podem esperar ter sucesso na transformação digital e atender aos seus requisitos de flexibilidade, escalabilidade e integração.

À medida que os serviços em nuvem amadurecem e reduzem seus custos, migrar para um banco de dados na nuvem pode oferecer gerenciamento de banco de dados flexível, acessível e escalável. Quer saber como? Acompanhe este artigo até o final!

O que é um banco de dados na nuvem?

Os bancos de dados tradicionais são território familiar para a maioria das organizações com uma infraestrutura de TI local. Nesse modelo, você normalmente tem mais controle sobre as decisões de gerenciamento porque tem a infraestrutura de hardware, incluindo servidores e a plataforma. Você lida com todas as opções de configuração e escolhe os sistemas operacionais para oferecer suporte, mas também é responsável pela solução de problemas de manutenção de todos os aspectos do ambiente de back-end.

Como resultado, o gerenciamento tradicional de banco de dados local pode ser caro e demorado, e a responsabilidade de manter o tempo de atividade e a segurança do aplicativo aumenta a pressão sobre as organizações de TI que podem já estar esgotadas.

Por outro lado, um banco de dados na nuvem permite que você acesse servidores e hardware por meio de uma plataforma de hospedagem, que normalmente é oferecida como um serviço e reside externamente. Você não precisa se preocupar com a compra e manutenção de hardware, você simplesmente paga para acessar seus dados da nuvem de uma forma que atenda aos acordos de nível de serviço (SLAs) acordados entre você e o provedor de nuvem.

Embora existam alguns tipos de implantações, a maioria das organizações escolhe entre as opções de nuvem privada ou pública, cada uma com prós e contras, dependendo de seus requisitos de negócios.

Quais os benefícios de adotar essa tecnologia?

A transição da infraestrutura de banco de dados atual de sua empresa — normalmente, usando servidores locais executando VMs (máquinas virtuais) — para um banco de dados gerenciado hospedado na nuvem traz vários benefícios que vale a pena considerar.

Soluções flexíveis

Mover suas soluções de banco de dados para a nuvem pode liberar sua empresa das demandas e custos de gerenciamento de seus próprios serviços. Os bancos de dados em nuvem, em particular, são extremamente eficientes, pois não têm restrições inerentes à sua capacidade de expansão. E, à medida que os provedores de serviços em nuvem evoluem seus serviços, sua empresa pode tirar vantagem instantânea dessas melhorias, facilitando o dimensionamento e o gerenciamento de seu banco de dados.

Segurança de dados

No passado, mover dados confidenciais para uma plataforma em nuvem fora do firewall de sua empresa pode ser arriscado. Hoje, no entanto, a nuvem oferece segurança abrangente, muitas vezes mais robusta do que a de servidores locais. A adoção de infraestruturas DBaaS — banco de dados como serviço — oferece segurança de classe mundial na qual você pode confiar.

Mobilidade corporativa

Conforme sua empresa expande suas equipes móveis, a capacidade de as plataformas em nuvem de serem acessadas e usadas a partir de uma variedade de dispositivos remotos pode ser uma grande vantagem. Os aplicativos podem ser construídos com equipes geograficamente dispersas, sem perda de eficiência ou segurança.

Escalabilidade do negócio

A escalabilidade é uma das principais vantagens das infraestruturas em nuvem. Um dos principais benefícios da nuvem é ser capaz de adicionar e subtrair servidor, energia e capacidade de rede conforme necessário.

Com um banco de dados em nuvem otimizado para aproveitar automaticamente os recursos adicionais quando necessário, as empresas podem enfrentar flutuações dramáticas na demanda de processamento sem uma queda na qualidade do serviço ou uma emergência para o administrador do banco de dados. Além disso, as empresas não precisam manter hardware caro em tempo integral apenas para acomodar picos periódicos no tráfego.

Diferencial competitivo

O gerenciamento de banco de dados está evoluindo rapidamente, com os avanços tecnológicos aparentemente sendo anunciados semanalmente. Os benefícios do DBaaS o tornam uma consideração obrigatória para as organizações, pois o aumento da flexibilidade do banco de dados é uma vantagem que faz a diferença para empresas em rápido crescimento.

Talvez o mais importante seja o fator ágil. Para empresas que buscam tornar-se cada vez mais ágeis e competitivas, o BDaaS é mais uma necessidade do que um luxo. Significa simplificar suas operações, minimizar a mão de obra e fazer uso de integrações.

Como migrar seu negócio para um banco de dados na nuvem de forma eficaz?

Um relatório do Gartner prevê que até 2022, 75% dos bancos de dados serão implantados ou migrados para a nuvem. Mover bancos de dados locais para a nuvem oferece às organizações flexibilidade e escalabilidade, configuração de infraestrutura mais rápida, preços baseados no consumo e acesso a uma ampla variedade de sistemas de gerenciamento de banco de dados.

No entanto, mover bancos de dados pode ser a parte mais complicada de uma migração para a nuvem, muitas vezes exigindo tempo de inatividade, retrabalho de esquemas de dados e refatoração de aplicativos. Por esse motivo, é fundamental contar com um parceiro especializado no assunto. Aqui estão algumas dicas!

Ambiente de dados atual

Antes de qualquer coisa, você precisa entender com o que está trabalhando, incluindo quaisquer desafios ou riscos. Compreender os obstáculos permitirá que você trabalhe completamente com eles durante sua prova de conceito.

Dimensione os bancos de dados para saber quanto armazenamento precisará após a migração; avaliar aplicativos para garantir que sejam compatíveis com a nuvem; determinar quais bancos de dados e aplicativos são essenciais; e determinar quais precisam permanecer no local por motivos de conformidade ou porque não é viável movê-los para a nuvem.

Segurança

Certifique-se de que pode confiar no seu novo provedor. Questione sua segurança antes de se cadastrar e procure as provas! A segurança e privacidade de nível empresarial devem ocupar um lugar de destaque na lista de serviços de um provedor de servidor em nuvem. Todos nós já ouvimos falar de alguns acidentes na nuvem envolvendo pessoas muito famosas nos últimos anos, e você não gostaria que algo semelhante acontecesse com você.

Desempenho

O desempenho é, e sempre será, um elemento-chave na escolha de um servidor ou solução de banco de dados. Você quer ter certeza de que seu provedor pode atender. Encontre benchmarks e cartas de batalha para ver como suas novas soluções em nuvem se posicionam no mercado. O desempenho do servidor é o combustível que impulsionará seus dados!

Facilidade de gerenciamento

Você está acostumado a ter seu hardware apenas alguns passos atrás de você ou no armário mais próximo. Mudar para a nuvem não significa que você perderá o controle. Na verdade, você precisa ser capaz de gerenciar seus serviços e máquinas com facilidade e eficiência para que possa aproveitar ao máximo o que a nuvem tem a oferecer. Certifique-se de que seu provedor oferece acesso a tudo o que você precisa.

O banco de dados na nuvem tem muitas vantagens sobre os bancos de dados locais, incluindo confiabilidade garantida, elasticidade de recursos, melhor segurança e agilidade do desenvolvedor, apenas para citar alguns. É por causa desses benefícios que eles estão se tornando um componente cada vez mais importante, facilitando a transformação digital.

Embora a migração para um banco de dados na nuvem possa ser complexa e difícil para organizações com recursos de TI limitados, provedores de soluções especializados estão bem posicionados para intervir e ajudar a impulsionar a transformação digital.

Achou este artigo útil para a sua área de atuação? Siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos sobre tecnologia e negócios — estamos no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn.