fbpx
Hospedagem

Quais as vantagens de fazer hospedagem com servidor dedicado?

Na época da transformação digital e alta conectividade, quando mais uma organização cresce e mais complicado se torna projetos, contar com um servidor é essencial. Ele precisa estar apto para atender as necessidades do negócio e a hospedagem com servidor dedicado é uma excelente opção.

Diante da procura por alta performance de memória e processamento, percebe-se que o servidor dedicado é uma das melhores estratégias do mercado. Ele vai entregar serviços com excelência na gestão de TI.

Sendo assim, preparamos este texto para que você conheça as vantagens de realizar hospedagem com servidor dedicado. Continue lendo e confira!

O que é servidor dedicado?

Servidor dedicado é um modelo de hospedagem em que o cliente contrata um servidor exclusivo para seu negócio. Nesse caso, não existe compartilhamento de nenhum recurso com outros servidores.

Ademais, essa característica permite que a empresa tenha um controle total sobre os recursos oferecidos. Além disso, ela terá direito a customizações, facilidades e suporte diferenciado que possibilita gerar mais eficiência para a organização.

Esses servidores apresentam peculiaridades únicas, sendo indicados para negócios que precisam de mais autonomia. Isso também reflete em maior nível de proteção de dados, melhor desempenho e estabilidade.

Dessa forma, o servidor dedicado é um serviço de hospedagem apenas para uma empresa. Dependendo da dimensão do negócio ele pode ser para um único sistema, se isso for essencial ao seu core business.

Como funciona a hospedagem com servidor dedicado?

A hospedagem com servidor dedicado é bem diferente da hospedagem compartilhada. Para que você entenda melhor, pense que esta seria como viver em um apartamento com várias outras pessoas, ao passo que o servidor dedicado seria apenas para você.

Assim, ao alugar sua hospedagem com servidor dedicado, você estará com uma solução similar a um exclusivo servidor físico. Nele será possível reservar, por exemplo, a hospedagem do seu site, aplicações e arquivos.

Inclusive, você pode utilizar todo o espaço disponível para o seu site ou mesmo dividir os recursos e alugar espaço para quem desejar.

Como sabemos, ser proprietário de uma casa exige vários compromissos, não é mesmo? Pois em, do mesmo modo, o morador precisa se responsabilizar por escolher os móveis que quiser. no tocante ao servidor dedicado, é fundamental optar pelas configurações de software e hardware que deseja para sua máquina.

Enfim, o servidor dedicado é uma das opções de hospedagem existentes no mercado. Funções com maior segurança, flexibilidade e customização estão disponíveis nesse modelo. Tudo isso costuma valer muito a pena para quem necessita de grande tráfego.

Por que fazer hospedagem com servidor dedicado?

Como mencionamos acima, a hospedagem com servidor dedicado é indicada para qualquer site, loja virtual, blogs e aplicações que tenham alto tráfego. Ou seja, ambientes com alta taxa de visitantes é essencial contar com essa aplicação.

Além do mais, negócios que desejam configurar uma intranet (rede de utilização interna da organização) poderão contar com essa solução. Ela vai permitir que a empresa rode seus sistemas e ofereçam informações para toda sua equipe, independentemente da localização geográfica.

Outras funções do uso do servidor dedicado envolvem a criação de servidores de jogos ou servem para envio de e-mails em massa, por exemplo.

Portanto, é preciso avaliar sua real necessidade para saber se a hospedagem com servidor dedicado é uma boa medida para o que você precisa.

Quais são suas vantagens?

A utilização da hospedagem com servidor dedicado possibilita várias vantagens para as empresas. A seguir, apresentaremos algumas delas.

Maior segurança na armazenagem de arquivos

Quando se fala em informações corporativas, é preciso levar em conta que esses dados sejam confidenciais. Dessa forma, eles não podem ser acessados por quem não tenha a devida autorização.

Em um servidor de arquivos, é mais simples manter o controle sobre os dados. E isso acontece notadamente quando se utilizam servidores em nuvem, os quais oferecem um controle mais rígido de acesso.

Melhor gestão de acesso

Um grande benefício de centralizar informações é manter um melhor controle e segurança sobre os dados da empresa. O uso da hospedagem com servidor dedicado exige uma supervisão mais estrita.

Isso vai contribuir para que haja um mapeamento dos acessos. Desse modo, é mais fácil, por exemplo, identificar quem possivelmente possa criar ou apagar algum arquivo.

É interessante, todavia, que a organização incentive políticas para a segurança das senhas. Isso pode ser construído estipulando o tempo em que elas possam ser alteradas. A criação de padrões é interessante, uma vez que usando letras, números e caracteres especiais aumenta a segurança e, consequentemente, gera uma melhor gestão de acesso.

Possibilidade de acesso remoto

Outra simplicidade que as tecnologias modernas proporcionam é a mobilidade. Hoje em dia, ter fácil acesso às informações a partir de qualquer dispositivo permite muitas vantagens aos negócios.

Isso ocorre pelo fato de que, com essa disponibilidade, os profissionais envolvidos podem, por exemplo, consultar dados para fechar negócios importantes.

Dessa forma, ao utilizar uma hospedagem com servidor dedicado, a organização poderá sincronizar seus dados. Além disso, por meio do acesso remoto, também é possível virtualizar computadores. Isso possibilita que seus funcionários tenham acesso a sua estação de trabalho a partir de qualquer dispositivo.

Como escolher um servidor dedicado?

A escolha a respeito do servidor é algo muito importante. Essa solução é capaz de determinar pontos como velocidade e qualidade de acesso dos visitantes. Ademais, é um aspecto essencial para o desenvolvimento dos negócios.

Sendo assim, se você deseja algo exclusivo, precisa saber escolher a hospedagem com servidor dedicado.

A fim de que essa opção seja viável, é importante optar por uma que disponibiliza uma gama de recursos e vantagens.

Alguns detalhes precisam ser considerados, como um painel de controle intuitivo e eficaz. Você deve observar também se há suporte em tempo integral e possibilidades de personalização no acesso.

Para quem já compreende e conhece um pouco o universo da hospedagem, pode parecer fácil, mas acertar na decisão do servidor faz total diferença para o setor de TI.

Um plano de servidor gerenciado, por exemplo, não apenas entrega a máquina e o poder de processamento. Ele também vai ser controlado e atualizado, com manutenção e serviços sob responsabilidade da empresa contratada.

Em relação a um servidor não gerenciado, ele atua de modo contrário. Essa opção entrega a você a conexão de internet, o hardware e o sistema operacional.

Dessa maneira, a empresa fica responsável por toda a parte de implementação, manutenção e atualização.

E aí, gostou do nosso texto sobre hospedagem com servidor dedicado? Venha nos seguir nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn) e fique por dentro de outros assuntos como este!