fbpx
Cloud

Entenda a importância do gerenciamento de servidor

Cada vez mais o setor de TI das empresas está deixando de ser visto meramente como algo operacional e tem se tornado indispensável para a parte estratégica das empresas. Isso ocorre, por exemplo, por meio de atividades como o gerenciamento de servidor.

Muito embora se tenha uma imagem de que os servidores sejam apenas instrumentos de trabalho, eles podem também ser muito úteis para o desenvolvimento de estratégias, pois permitem a geração de relatórios, análise de dados, uso do Big Data, entre outros recursos.

Entender a importância do gerenciamento de servidor a partir desse viés se torna indispensável para os negócios. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe os tópicos a seguir!

O que é o gerenciamento de servidor?

A atividade de gerenciamento de servidor, basicamente, pode ser definida pelo monitoramento dos servidores, para que possam ser identificadas possíveis falhas, diagnosticados problemas e analisado quando é necessário aumentar o parque ou substituir equipamentos.

Quando não há um gerenciamento de servidor nas empresas, muitos problemas podem surgir, como é o caso de paradas inesperadaslentidão nos processos e, o mais grave deles, perda de dados relevantes para a organização.

Quais são as boas práticas para o bom gerenciamento de servidor?

Desse modo, existe uma série de boas práticas que devem ser levadas em consideração quando falamos em gerenciamento de servidor, evitando que problemas de grande proporção sejam apresentados pela empresa. Na sequência, listaremos as principais.

Seja organizado

A primeira dica não poderia ser outra, pois o primeiro passo básico para uma boa gestão é a organização. É necessário entender o estágio atual, ou seja, como está o desempenho de seu servidor, para então definir onde se quer chegar.

Dessa maneira, é possível fazer uma intervenção mais pontual, identificando onde estão as curvas de aumento de demanda de curto, médio e longo prazo, além de facilitar a identificação das necessidades de manutenção, entre outros pontos importantes.

Faça os investimentos adequados

Parte da verba de TI de uma empresa deve ser destinada para o gerenciamento de servidor. Afinal, quando há falta de investimentos para renovar equipamentos e fazer os reparos necessários, o parque do servidor se torna obsoleto e antiquado. Quando isso acontece, é natural que os equipamentos sejam mais vulneráveis a falhas.

Tenha um responsável pelo monitoramento

A empresa também necessita ter um responsável pelo monitoramento para supervisionar o funcionamento dos servidores, em que são armazenados dados da empresa e outras informações relevantes.

Somente assim, quando há monitoramento e observação, será possível evitar que um equipamento chegue a seu limite e gere problemas, como panes, erros e falhas.

Verifique se as trocas de servidores são necessárias

Quando os servidores são guardados dentro da própria empresa, fica mais fácil fazer o monitoramento do parque. Assim, devem ser destinados colaboradores para que realizem esse trabalho, conforme anteriormente explicado.

Também é de responsabilidade dessas pessoas a verificação das trocas de servidores, analisando se realmente são necessárias ou se, em determinados casos, apenas fazer reparos pode ser a solução ideal.

Avalie a possibilidade de terceirizar o gerenciamento de servidores

Nem sempre as pequenas e médias empresas dispõem de um colaborador disponível para realizar o gerenciamento de servidores da maneira mais eficiente. Nesse cenário, a solução pode ser a contratação de uma hospedagem gerenciada.

Dessa maneira, além de garantir o bom funcionamento dos servidores, os seus colaboradores ficam livres para focar em tarefas mais estratégicas voltadas para o core business da empresa.

Contrate os serviços de um bom provedor

É cada vez maior o número de empresas que estão migrando dos servidores locais, físicos, para os servidores remotos, que ficam em data center administrados por empresas especializadas.

Para manter uma boa gestão dos servidores, escolher com critério o provedor que fornecerá esse ambiente para a sua empresa é primordial para evitar maiores contratempos. Veja a seguir alguns pontos que devem ser avaliados para escolher o seu provedor.

  • verifique a reputação da empresa nas redes socais e em sites como o Reclame Aqui;
  • peça indicação de pessoas que atuam no mesmo segmento que você;
  • escolha provedores que apresentam os cases de sucesso de seus parceiros;
  • análise o suporte oferecido;
  • análise a equipe disponibilizada por eles.

Alguns dos pontos citados acima podem ser analisados de forma autônoma e proativa, mas outros, como a avaliação do suporte e da equipe, só podem ser feitos com êxito quando você utilizar os serviços oferecidos pela empresa.

Sendo assim, é importante escolher provedores que disponibilizam um período de teste gratuito, para que você avalie todos os recursos disponibilizados, além do suporte e equipe, antes de assinar o contrato definitivo.

Por que o gerenciamento de servidor é importante?

Além das situações anteriormente descritas, o gerenciamento de servidor é algo importante por conta de outras circunstâncias. Veja, a seguir, quais são as principais.

Aumento da segurança

Que a segurança das informações e dados das empresas é muito importante, você já sabe — e é por isso que investir no gerenciamento de servidor é tão importante, pois essa prática evita o vazamento de dados sigilosos e que podem causar prejuízos para a organização.

Para evitar que a sua empresa seja prejudicada e perca pontos no quesito reputação, é preciso garantir a segurança dos servidores. Assim, se faz necessário o monitoramento e o acompanhamento de falhas e possíveis ataques diariamente.

Escalabilidade

Tornar os servidores escaláveis, ou seja, permitir que acompanhem o crescimento da empresa, também é algo importante. Dessa forma, o monitoramento dos servidores fará com que possíveis melhorias sejam identificadas, evitando assim que engasgos ocorram ao aumentar os sistemas.

É indispensável, para tanto, um planejamento que permita o acompanhamento e desempenho de todas as máquinas que a organização utiliza, dessa forma garantindo que possam ser feitas expansões, sem que sejam comprometidos os acessos ou haja a necessidade de novos servidores.

Uso em estratégias de negócios

Como você pôde perceber no decorrer desta leitura, a gestão de servidores é algo que vai muito além do setor de TI. Afinal, os servidores afetam a atuação de todas as áreas de uma empresa, sem exceção.

É preciso perceber que a gestão de servidores é muito relevante, pois é por meio dela que decisões estratégicas podem ser tomadas para que os negócios se desenvolvam — isso porque de nada adianta prometer algo para um cliente e não conseguir cumprir por conta de erros nos sistemas de informática da organização.

Além disso, com o gerenciamento de servidor, haverá mais segurança com os arquivos, documentos e dados da empresa, como é o caso das informações dos clientes, indicadores de desempenho, métricas de ações realizadas etc.

Garantia da disponibilidade

O aumento da disponibilidade é o grande desafio do gerenciamento de servidor, afinal, o foco deve ser sempre a manutenção da produtividade da empresa. Para um e-commerce, por exemplo, a garantia da estabilidade e disponibilidade pode ser o fio da balança na hora de atrair os clientes em épocas de alta, como a Black Friday e o Natal.

O ideal é que a disponibilidade de um servidor seja de 99%, ou seja, com margem de risco quase zero, impedindo que a empresa tenha grandes prejuízos com as paradas inesperadas em tempos de alta necessidade.

Como deve ser feita a instalação de um servidor?

Para que um servidor tenha pleno funcionamento e a atividade de gerenciamento se torne mais simples, tudo se inicia na instalação. Sendo assim, é preciso preparar o servidor para que ele receba as devidas aplicações, levando em consideração fatores como as otimizações de banco de dados e o uso de clusters.

Depois de instalado, pode ser que erros ocorram nos sistemas instalados, o que também justifica a prática do monitoramento, anteriormente mencionada. De tal modo, a gestão de servidores pode ser interessante para reconhecer e corrigir problemas já no início de seus funcionamentos.

A instalação, portanto, deve ser feita com cautela e sempre observando diversos fatores, como os equipamentos utilizados e o tipo de servidor.

Uma boa recomendação é o uso de um servidor dedicado, que nada mais é do que aquele que permanece hospedado em uma rede local ou então em um data center exclusivo, garantindo assim muito mais segurança e um desempenho de qualidade.

Além disso, com o uso de um servidor dedicado, você poderá fazer todas as configurações e personalizações de acordo com o que é mais viável para a realidade da sua empresa. Quer saber de forma mais detalhada o que é servidor dedicado, com funciona e os benefícios de contar com essa solução? Continue lendo.

O que é um servidor dedicado?

O servidor dedicado é um ambiente ideal para sistemas robustos, como softwares de BI e ERPs e também para sites de alto desempenho, pois oferece exclusividade no data centers. Ao utilizar um servidor dedicado, o seu poder de gerenciamento passa a ser total, podendo fazer todas as customizações necessárias para ter os recursos que a sua aplicação demandar, como capacidade de armazenamento, memória RAM e processamento.

Como funciona um servidor dedicado?

O servidor dedicado é sem dúvida a melhor alternativa para as empresas que precisam de um ambiente que simule um data center interno, que permite a total configuração do ambiente de acordo com todas as demandas da empresa.

É uma forma de contar com um servidor remoto, acessível de qualquer dispositivo autorizado, sem dividir espaço com outras empresas, ou seja, sem sofrer interferências de tráfego de terceiros, reduzindo ao máximo os riscos de instabilidades e segurança.

Quais são as principais diferenças entre o servidor não dedicado e o dedicado?

O servidor não dedicado, ou seja, o compartilhado é aquele em que, como o próprio nome sugere, os seus recursos são divididos entre os clientes. Cada usuário contrata a capacidade de recursos necessários para a sua operação, de acordo com o seu planejamento, mas todos fazem parte de um mesmo ambiente, que tem a sua limitação de recursos.

Por se tratar de um servidor compartilhado, todos os custos relacionados a sua manutenção são divididos entre os usuários, o que torna o preço mais acessível, fazendo desse modelo de servidor o mais interessante para pequenas empresas e para aquelas que ainda estão se adaptando à transformação digital.

Para empresas maiores, com grandes sistemas ou que administram grandes sites, com alto volume de visitas, a melhor solução é o servidor dedicado, que, como já sabemos, não compartilha recursos com nenhum outro cliente.

Para que você entenda a importância do servidor compartilhado para as aplicações de alto desempenho, no próximo tópico, apresentaremos as principais vantagens de contar com ele em sua empresa. Confira!

Quais são os principais benefícios do servidor dedicado

Para que você entenda as vantagens práticas de contar com um servidor dedicado, vamos entender quais são os benefícios que esse ambiente pode trazer para a sua gestão e para a empresa como um todo. Acompanhe!

Maior performance

O servidor dedicado é sem dúvida a melhor opção para empresas que trabalham com ditem e aplicações robustas que demandam alta performance. Esse ganho de desempenho ocorre justamente pelo fato de ser um ambiente exclusivo, sem interferência de tráfego de terceiros.

O gerenciamento de servidor, neste cenário, é otimizado, facilitando as previsões de picos de tráfego, possibilitando a alocação dos recursos certos, que garantirão a permanência do site online, mesmo em períodos de alta.

No fim das contas, a empresa consegue manter a sua produtividade, o e-commerce não perder vendas em datas de alta procura e os usuários ficam satisfeitos em entrar em uma aplicação web que carrega de forma rápida e em que as funcionalidades respondem com agilidade as requisições.

Mais flexibilidade

Ao optar por um servidor dedicado, você passa a ter um maior controle sobre o gerenciamento do ambiente, tendo total liberdade para instalar os módulos, scripts, plugins e o que mais for necessário para a sua demanda — da mesma maneira que teria se contasse com um servidor físico dentro da empresa.

Mas as semelhanças com o físico param por aí, pois, ao contar com um servidor dedicado remoto, você ganha em escalabilidade, podendo aumentar ou reduzir a capacidade de recursos de acordo com as suas demandas de tráfego, sem ter que gastar com upgrades de dispositivos ou contratação de equipes para a implantação e manutenção desses recursos.

Ganhe em segurança

Com a quantidade de dados que as empresas produzem e com a importância dessas informações para a gestão, a preocupação com a segurança tende a crescer cada vez mais e a boa gestão de servidor deve ter esse quesito como uma de suas prioridades.

Nesse cenário, quando o gestor opta pelo servidor dedicado ele tem controle total sobre o ambiente, podendo implementar todas as camadas de segurança necessárias, além de controlar o acesso da maneira que achar melhor.

Conseguiu entender sobre a importância do gerenciamento de servidor na sua empresa? Então, não deixe de colocar esse aprendizado em prática agora mesmo e garantir melhores resultados não só para o setor de TI, mas também para demais departamentos do negócio. Contar com um parceiro que ofereça diferenciais, como os servidores dedicados, é extremamente relevante para realizar esse trabalho.

Gostou do post? Então, continue com a gente e entenda qual é a melhor escolha para a sua empresa: comprar ou alugar um servidor dedicado.