fbpx

Entenda a importância do gerenciamento de servidor

Entenda a importância do gerenciamento de servidor

Cada vez mais o setor de TI das empresas está deixando de ser visto meramente como algo operacional e tem se tornado indispensável para a parte estratégica das empresas. Isso ocorre, por exemplo, por meio de atividades como o gerenciamento de servidor.

Muito embora se tenha uma imagem de que os servidores sejam apenas instrumentos de trabalho, eles podem também ser muito úteis para o desenvolvimento de estratégias, pois permitem a geração de relatórios, análise de dados, uso do Big Data, entre outros recursos.

Entender a importância do gerenciamento de servidor a partir desse viés se torna indispensável para os negócios. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe os tópicos a seguir!

O que é o gerenciamento de servidor?

A atividade de gerenciamento de servidor, basicamente, pode ser definida pelo monitoramento dos servidores, para que possam ser identificadas possíveis falhas, diagnosticados problemas e analisado quando é necessário aumentar o parque ou substituir equipamentos.

Quando não há um gerenciamento de servidor nas empresas, muitos problemas podem surgir, como é o caso de paradas inesperadas, lentidão nos processos e, o mais grave deles, perda de dados relevantes para a organização.

Desse modo, existe uma série de boas práticas que devem ser levadas em consideração quando falamos em gerenciamento de servidor, evitando que problemas de grande proporção sejam apresentados pela empresa. Na sequência, listaremos as principais.

Faça os investimentos adequados

Parte da verba de TI de uma empresa deve ser destinada para o gerenciamento de servidor. Afinal, quando há falta de investimentos para renovar equipamentos e fazer os reparos necessários, o parque do servidor se torna obsoleto e antiquado. Quando isso acontece, é natural que os equipamentos sejam mais vulneráveis a falhas.

Tenha um responsável pelo monitoramento

A empresa também necessita ter um responsável pelo monitoramento para supervisionar o funcionamento dos servidores, em que são armazenados dados da empresa e outras informações relevantes.

Somente assim, quando há monitoramento e observação, será possível evitar que um equipamento chegue a seu limite e gere problemas, como panes, erros e falhas.

Verifique se as trocas de servidores são necessárias

Quando os servidores são guardados dentro da própria empresa, fica mais fácil fazer o monitoramento do parque. Assim, devem ser destinados colaboradores para que realizem esse trabalho, conforme anteriormente explicado.

Também é de responsabilidade dessas pessoas a verificação das trocas de servidores, analisando se realmente são necessárias ou se, em determinados casos, apenas fazer reparos pode ser a solução ideal.

Como deve ser feita a instalação de um servidor?

Para que um servidor tenha pleno funcionamento e a atividade de gerenciamento se torne mais simples, tudo se inicia na instalação. Sendo assim, é preciso preparar o servidor para que ele receba as devidas aplicações, levando em consideração fatores como as otimizações de banco de dados e o uso de clusters.

Depois de instalado, pode ser que erros ocorram nos sistemas instalados, o que também justifica a prática do monitoramento, anteriormente mencionada. De tal modo, a gestão de servidores pode ser interessante para reconhecer e corrigir problemas já no início de seus funcionamentos.

A instalação, portanto, deve ser feita com cautela e sempre observando diversos fatores, como os equipamentos utilizados e o tipo de servidor.

Uma boa recomendação é o uso de um servidor dedicado, que nada mais é do que aquele que permanece hospedado em uma rede local ou então em um data center exclusivo, garantindo assim muito mais segurança e um desempenho de qualidade.

Além disso, com o uso de um servidor dedicado, você poderá fazer todas as configurações e personalizações de acordo com o que é mais viável para a realidade da sua empresa.

Por que o gerenciamento de servidor é importante?

Além das situações anteriormente descritas, o gerenciamento de servidor é algo importante por conta de outras circunstâncias. Veja, a seguir, quais são as principais.

Aumento da segurança

Que a segurança das informações e dados das empresas é muito importante você já sabe — e é por isso que investir no gerenciamento de servidor é tão importante, pois essa prática evita o vazamento de dados sigilosos e que podem causar prejuízos para a organização.

Para evitar que a sua empresa seja prejudicada e perca pontos no quesito reputação, é preciso garantir a segurança dos servidores. Assim, se faz necessário o monitoramento e o acompanhamento de falhas e possíveis ataques diariamente.

Escalabilidade

Tornar os servidores escaláveis, ou seja, permitir que acompanhem o crescimento da empresa, também é algo importante. Dessa forma, o monitoramento dos servidores fará com que possíveis melhorias sejam identificadas, evitando assim que engasgos ocorram ao aumentar os sistemas.

É indispensável, para tanto, um planejamento que permita o acompanhamento e desempenho de todas as máquinas que a organização utiliza, dessa forma garantindo que possam ser feitas expansões, sem que sejam comprometidos os acessos ou haja a necessidade de novos servidores.

Uso em estratégias de negócios

Como você pôde perceber no decorrer desta leitura, a gestão de servidores é algo que vai muito além do setor de TI. Afinal, os servidores afetam a atuação de todas as áreas de uma empresa, sem exceção.

É preciso perceber que a gestão de servidores é muito relevante, pois é por meio dela que decisões estratégicas podem ser tomadas para que os negócios se desenvolvam — isso porque de nada adianta prometer algo para um cliente e não conseguir cumprir por conta de erros nos sistemas de informática da organização.

Além disso, com o gerenciamento de servidor, haverá mais segurança com os arquivos, documentos e dados da empresa, como é o caso das informações dos clientes, indicadores de desempenho, métricas de ações realizadas etc.

Conseguiu entender sobre a importância do gerenciamento de servidor na sua empresa? Então não deixe de colocar esse aprendizado em prática agora mesmo e garantir melhores resultados não só para o setor de TI, mas também para todos os demais departamentos do negócio.

Contar com um parceiro que ofereça diferenciais, como os servidores dedicados, é extremamente relevante para realizar esse trabalho. Nós da ValueHost estamos à disposição para contribuir com a sua empresa nesse âmbito. Entre em contato e saiba mais sobre os serviços que oferecemos.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of