fbpx

Entenda a importância de escolher bem o seu provedor de hospedagem!

Entenda a importância de escolher bem o seu provedor de hospedagem!

Powered by Rock Convert

A escolha do provedor de hospedagem é uma questão delicada e que, muitas vezes, acaba gerando dúvidas em muitas pessoas. Motivadas por preços muito abaixo do mercado, é comum que algumas empresas acabem contratando um serviço de baixa qualidade e que pode trazer muitas dores de cabeça.

Afinal, se você tem um site, blog, landing page ou qualquer tipo de página na internet, precisa estar atento para que eles funcionem de forma adequada e sejam facilmente acessados pelos internautas.

A seguir, esclareceremos algumas das principais dúvidas que as pessoas têm sobre a escolha de provedor de hospedagem. Leia agora e entenda a importância de fazer uma boa escolha para o site da sua empresa.

O que são e para que servem os provedores de hospedagem?

Ter um site, hoje em dia, é quase como uma obrigação para as empresas. Isso porque as pessoas utilizam desse tipo de mídia para encontrar as companhias com as quais querem se relacionar, fazer compras etc.

Para que isso seja possível, no entanto, os provedores de hospedagem são muito necessários. Eles funcionam como se fossem a casa do seu site, ou seja, o local onde eles ficam armazenados no ciberespaço.

Fazendo uma analogia à vida cotidiana, o provedor de hospedagem funciona como se fosse um apartamento que você aluga para morar. Por isso, é importante escolher uma empresa de qualidade, que sirva bem para receber os seus visitantes.

Por que é importante estar atento e fazer uma boa escolha de provedor de hospedagem?

A escolha do provedor de hospedagem ideal é importante para que você tenha o seu site armazenado em um bom local da internet. Veja, a seguir, pontos que justificam a necessidade de ter atenção nessa escolha. 

Garantia de estabilidade

O provedor de hospedagem garante que o seu site tenha estabilidade, ou seja, que ele funcione de forma contínua, sem que fique caindo toda hora. Imagine, por exemplo, que você tem um e-commerce, e o site passa horas fora do ar. Seria o mesmo que você ter uma loja física e passar horas com as portas fechadas — os clientes não entram, e você deixa de vender e ter lucro.

Agora pense em um portal de notícias que rentabiliza o seu trabalho com a venda de anúncios. Os anunciantes pagaram por aquele espaço e querem que os seus banners estejam disponíveis para visualização durante todo o período contratado. Se o site sair do ar, que explicação a direção do jornal online dará para aqueles que financiam o seu trabalho?

Para evitar questões como essas, a boa escolha de um provedor, que garanta a estabilidade, é essencial.

Segurança nos backups

Acidentes, assim como na vida off-line, também acontecem na internet. Por isso, ter backups de segurança, ou seja, cópias de tudo que está em seu site, é importante. De tal modo, se por algum motivo um arquivo importante for deletado por engano, por exemplo, ele poderá ser recuperado.

Os provedores de qualidade têm uma política de cópias de segurança recorrente, garantindo que tudo o que está no seu site seja guardado. Textos, imagens, plug-ins, contas de e-mail, entre outros arquivos são todos salvos em backups frequentes e automáticos. 

Compatibilidade plena

É importante ainda que o seu site seja compatível com serviços e plug-ins, como o WordPress, o Magento, o +WooCommerce, o Joomla etc. Tudo isso garantirá que você poderá utilizar tais recursos sem que seja necessário fazer muitas adaptações no site para isso. 

O que considerar ao escolher um provedor de hospedagem?

Além dos itens anteriormente citados, que justificam a necessidade de fazer uma boa escolha de servidor, existem alguns outros fatores que devem ser sempre considerados ao escolher um provedor de hospedagem. A seguir, observe quais são eles!

Suporte oferecido

Algo que não pode ser desconsiderado é o suporte técnico. É importante escolher um provedor de hospedagem que ofereça soluções imediatas para qualquer problema que vier a ocorrer.

Se o seu site apresentar algum problema, ele precisa ser prontamente resolvido. Para isso, contar com uma equipe de suporte é extremamente necessário. Esse atendimento pode ser feito online, por chat, via redes sociais, por telefone, entre outros canais disponibilizados por cada companhia.

Recursos disponíveis

Os recursos disponíveis são necessários de serem observados! É preciso verificar o que a empresa oferece e analisar se os serviços são realmente necessários. Por isso, considere esses itens. Analise um a um os recursos disponíveis para saber quais deles são relevantes para a sua empresa e quais não são. Assim, você poderá escolher um provedor que se enquadre bem à sua necessidade.

Meios de pagamento

Pagar o provedor é necessário, pois, como explicamos, esse serviço funciona como se fosse uma espécie de aluguel em um espaço da internet. Mas como é feita essa cobrança? Você prefere pagar à vista, todos os anos, ou parcelado um pouco por mês?

E o pagamento pode ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito? Tudo isso precisa ser analisado de maneira criteriosa. Veja quais são as opções fornecidas pelos provedores que você deseja contratar e analise qual delas é mais interessante para você.

Opinião de outros usuários

Para escolher um bom provedor de sites, vá além do discurso institucional de cada empresa que oferece esse serviço. É claro que eles falarão sempre que o que eles vendem é melhor, por isso, consulte quem está na mesma posição que você, ou seja, outros clientes.

Você pode conversar com empresários ou profissionais de TI e verificar o que eles pensam das soluções contratadas em suas empresas. Também é uma boa alternativa fazer pesquisas na internet, em sites de opinião, e ver o feedback de outros usuários. 

Entendida a importância de escolher bem o seu provedor de hospedagem? Então, agora você já tem meios para fazer uma boa escolha. Por isso, coloque em prática o que aprendeu e garanta um serviço de qualidade para o seu negócio prosperar na internet.

Existem ainda hospedagens de site grátis. Saiba mais sobre o assunto e veja se esse serviço é viável ou não em nosso artigo que fala sobre o tema.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of