fbpx
Tecnologia

Tire suas principais dúvidas sobre servidores robustos

Os servidores robustos são temas sempre presentes nas discussões entre profissionais da área de TI, uma vez que eles prometem algumas vantagens em relação a outros tipos.

No entanto, ainda é muito comum vermos colaboradores do setor de TI das empresas terem dúvidas acerca dessa temática e dificuldade para compreender o que é, de fato, a robustez em um servidor.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo, cujo objetivo é justamente esclarecer tais dúvidas. Por isso, responderemos questões como o que são servidores robustos, quais são as suas principais características e as vantagens que as empresas têm ao usar e investir nessa modalidade.

Quer saber as respostas para todos esses questionamentos? Então siga a leitura nos tópicos a seguir e veja agora mesmo!

O que são servidores robustos e quais são as suas principais características?

Também chamados de servidores dedicados, os servidores robustos são aqueles em que a infraestrutura de sites, e-mails e programas da empresa tem recursos exclusivos, não compartilhando o mesmo espaço com diversos outros usuários.

Essa principal característica do servidor robusto proporciona uma série de vantagens para as companhias que investirem nessa modalidade de serviço, uma vez que ele é indicado para as organizações que recebem muitos acessos aos seus sites.

Como as estratégias de marketing digital, hoje em dia, são focadas em trazer mais visitantes para o site ou blog de uma empresa, por exemplo, é preciso que ele esteja sempre em pleno funcionamento. Um servidor robusto pode auxiliar nesse sentido, evitando que os clientes acessem um portal que não funciona.

Quais as vantagens as empresas têm ao usar servidores robustos?

A seguir, apresentaremos as principais vantagens de usar servidores robustos. Confira cada uma delas.

Melhor performance

Os servidores robustos têm uma melhor performance de acesso a sites e aplicações. Isso ocorre justamente pelo fato de os servidores serem exclusivos e garantirem uma navegação de maior qualidade para os usuários.

Um site que está em um servidor robusto não levará muito tempo para carregar, por exemplo. Isso é excelente tanto para os usuários quanto para as empresas. Afinal, se alguém acessar um site e ele demorar muito para carregar, é natural que essa pessoa deixe a página e procure por outra que carregue mais facilmente, deixando, muitas vezes, de fazer negócio com a sua empresa.

Maior autonomia para a equipe de TI

Outra vantagem que os servidores robustos oferecem é a autonomia concedida para os desenvolvedores ou para a equipe de TI da empresa. Isso porque esse tipo de servidor oferece mais benefícios para a gestão de banco de dados e acesso ao cpanel, por exemplo.

Além disso, os profissionais da equipe de TI poderão ter liberdade para fazer a instalação de scripts e acessar linhas de comando, como o root, sem sofrer nenhuma interferência no site por conta disso.

Mais flexibilidade

Conforme destacado, o servidor robusto possibilita uma maior facilidade para gestão do banco de dados. A isso também se inclui o controle do ambiente da hospedagem, a instalação de plug-ins, a criação de novos módulos ou scripts etc.

Tudo isso faz com que esse tipo de servidor dê mais flexibilidade para a equipe de TI, que poderá desenvolver sites e portais muito mais completos, com uma arquitetura da informação mais bem desenvolvida e pensada nos usuários de cada site da empresa ou de seus clientes,

Estabilidade

A instabilidade, ou seja, quando os sites ficam fora do ar eventualmente, pode acontecer mais facilmente em servidores compartilhados. Isso não ocorre, no entanto, quando se tem robustez.

Os servidores robustos têm mais recursos de rede e hardware. Tudo isso faz com que os sites tenham mais condições de estabilidade, o que proporciona aos clientes e usuários um alto desempenho.

Segurança

A segurança também é um fator importante e que deve ser levado em consideração por qualquer desenvolvedor de sites ou profissional de TI. Isso devido ao fato de que é sua responsabilidade garantir que os dados sigilosos da empresa e de seus clientes não vazem, por exemplo.

Um servidor robusto também pode ser útil nesse sentido, uma vez que pode limitar os acessos aos painéis de acordo com a necessidade, evitando que todos os colaboradores tenham acesso a informações confidenciais.

Outra vantagem do servidor robusto em relação à segurança é a possibilidade de bloquear IPs, de acordo com a necessidade da empresa. Assim, determinados usuários identificados como mal intencionados poderão não entrar mais no site.

Facilidade no diagnóstico de erros

A grande maioria dos sites têm muitos detalhes técnicos que precisam funcionar juntos para que as páginas carreguem corretamente e nenhum recurso falhe. Por isso, quando um desses pequenos detalhes têm um mau funcionamento, todo o site deixará de cumprir com o seu objetivo, trazendo problemas para o usuário.

Nos servidores robustos isso também pode acontecer, mas o diagnóstico dos erros poderá ser feito muito mais facilmente e com mais agilidade. Afinal, você terá mais autonomia para fazer verificações e analisar atentamente os códigos e recursos do site, podendo, assim, identificar possíveis erros rapidamente.

Por quais motivos os setores de TI devem investir em servidores robustos?

Como você pode observar na questão anterior, são diversos os benefícios que as empresas têm ao investirem em servidores robustos. São essas as características que motivam e tornam necessários que os setores de TI conscientizem os gestores das organizações a fazerem esse tipo de investimento.

De maneira geral, podemos dizer que todas as pequenas, médias e grandes empresas, bem como os profissionais que têm sites e querem proporcionar uma excelente qualidade de navegação aos seus usuários, assim como ter mais autonomia sobre os recursos que utilizam devem investir em servidores robustos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os servidores robustos e como eles podem ser úteis para a sua empresa, não deixe de fazer esse investimento na sua organização.

A ValueHost, empresa que trabalha com hospedagem de sites desde 2009, pode ajudá-lo a ter um excelente servidor robusto ou dedicado na sua companhia, sempre proporcionando melhorias para o seu negócio. Quer saber mais? Então entre em contato conosco!