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Conheça 5 boas práticas para o gerenciamento de servidor em TI

Conheça 5 boas práticas para o gerenciamento de servidor em TI

Fazer o gerenciamento de servidor em TI é uma das principais atribuições dos gerentes desse setor nas empresas. É por isso que esses profissionais precisam estar sempre atentos e garantir boas práticas para essa finalidade nas organizações em que atuam.

Afinal, o bom gerenciamento de servidor é importante, principalmente para as empresas que geram negócios na Internet, por meio de seus sites, landing pages e outros tipos de páginas. Ninguém gostaria, por exemplo, de lançar uma promoção em um e-commerce e o site sair do ar, sem que os clientes possam finalizar as suas compras.

Assim sendo, ter um servidor bem estruturado e monitorado 24 horas por dia é fundamental para os sites de empresas, blogs, portais de notícias etc. Foi com base nessa realidade que listamos uma série de boas práticas para o gerenciamento de servidor em TI. Acompanhe a leitura e confira nos tópicos a seguir.

Quais as boas práticas para o gerenciamento de servidor em TI?

1. Tenha organização

Para fazer o gerenciamento de servidor em TI, é fundamental que a pessoa à frente desse projeto tenha organização e saiba cobrar essa característica também da sua equipe.

Não é recomendado que se confie somente no log do servidor, por exemplo, sendo necessário manter uma espécie de diário, em que podem ser anotadas as atualizações e implementações realizadas no servidor.

A ideia é que esse diário sirva como uma espécie de documento para diagnosticar problemas e, assim, conseguir desenvolver os trabalhos do setor de TI com mais qualidade e responsabilidade.

2. Priorize a segurança

Existe uma série de questões que devem ser levadas em consideração quando falamos em segurança de um gerenciamento de servidor. Assim sendo, o gestor de TI, em seu dia a dia de trabalho, precisa atentar para alguns pontos, como:

  • evitar criar usuários desnecessários nos sistemas;
  • exigir que todos os que tiverem acesso ao servidor utilizem senhas longas e fortes;
  • sempre utilizar a criptografia;
  • jamais utilizar um servidor sem um Firewall;
  • somente abrir portas no servidor se elas realmente forem usadas;
  • sempre fechar as portas após o uso;
  • nunca dar permissões a todos os usuários da empresa, mas somente aos realmente necessários;
  • procurar separar os arquivos DNS de outros serviços ou de servidores diferentes.

3. Preocupe-se com a redundância

É importante compreender que cada servidor tem uma função em específico, de modo que alguns são servidores web; outros, de telefonia; outros, de armazenamento de arquivos etc. Assim, podem ser pensadas redundâncias de acordo com os papéis que cada servidor exercerá.

Podem ser usadas fontes redundantes, como as chamadas RPS (Redundant Power Supply). Esse tipo de fonte permite a alimentação energética de até dois servidores, sendo que há, ainda, uma terceira funcionando como reserva, caso uma das demais falhe.

4. Faça backups periodicamente

Os backups são fundamentais para o gerenciamento de servidor em TI. Por isso, é preciso que, periodicamente, sejam utilizadas mídias confiáveis para que sejam armazenadas as informações do servidor.

A ideia é que todo o conteúdo de um servidor seja armazenado também em outro local, de modo que ele possa ser recuperado, caso o sistema seja invadido por um vírus ou outro tipo de sistema malicioso, por exemplo.

No caso do trabalho em máquinas virtuais, recomenda-se que o gestor tire um “snapshot” de todos os seus servidores. Isso facilita, caso seja necessário reiniciar tudo o que foi feito após a imagem ser salva.

Se o trabalho for realizado no sistema Linux, no entanto, o backup dos arquivos pode ser feito no formato .CONF.

5. Pense na TI como algo autossustentável

O setor de TI das empresas precisa ser autossustentável, ou seja, proporcionar economia para a organização, ao mesmo tempo em que gera poucos impactos ambientais.

As máquinas virtuais, por exemplo, evitam que a empresa precise ocupar muito espaço físico para destinar a um servidor físico. Isso faz com que o layout do escritório ou local em que a organização é instalada possa ser redesenhado e mais otimizado.

Quais os erros cometidos no gerenciamento de servidor em TI?

Além de se preocuparem em adotar boas práticas para o gerenciamento de servidor em TI, os gestores dessa área também devem atentar para possíveis erros que podem ser cometidos. Por isso, também fizemos uma lista com deslizes que você precisa evitar. Confira!

Falta de planejamento

Não ter um planejamento bem estruturado é um erro muito grave para a área de TI como um todo, sobretudo, no que diz respeito ao gerenciamento de servidor. É preciso ter todas as atividades bem estruturadas e com prazos sempre cumpridos, como a execução dos backups.

Equipes não integradas

O trabalho dos profissionais de TI precisa ser em equipe e é papel do gestor fazer com que isso aconteça para que o gerenciamento de servidor se desenvolva corretamente. Todos os colaboradores precisam ser conscientizados pelo gestor sobre a integração de equipes e o papel de cada um nesse trabalho que envolve os servidores.

Ausência de um gerenciamento de riscos bem estruturado

Assim como explicamos que a falta de planejamento é um erro grave para o gerenciamento de servidor de TI, o mesmo ocorre quando não há um plano de riscos bem estruturado.

Por isso, recomenda-se que o gestor da área faça uma espécie de mapeamento de riscos ou erros que possam ser cometidos ao administrar os servidores da empresa. Esse mapa possibilitará que as ocorrências comuns e que podem trazer grandes prejuízos sejam evitadas.

E então, conseguiu entender quais são as principais boas práticas sobre gerenciamento de servidor em TI, bem como os erros que devem ser considerados nesse sentido? Lembre-se de que, para isso, ter uma boa hospedagem é muito importante. Por essa razão, convém buscar uma empresa que tenha a expertise necessária para proporcionar esse serviço com muito mais qualidade.

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