fbpx
Hospedagem

Hospedagem ilimitada: entenda o que é e seus benefícios

Quando falamos em hospedagem ilimitada estamos tocando em um ponto considerado polêmico no mercado de TI. Afinal, muitas pessoas fazem confusão sobre o real significado disso e acabam se frustrando sobre o que realmente se trata o serviço.

Até mesmo profissionais de TI experientes podem ter questionamentos sobre a tão falada hospedagem ilimitada e é sobre isso que trataremos neste post. Portanto, se você também não sabe bem o que é, precisa seguir a leitura de nosso artigo.

Listamos abaixo as principais dúvidas e questionamentos sobre o assunto. Quer saber mais sobre hospedagem ilimitada e entender seus benefícios? Acompanhe agora mesmo e fique muito bem informado!

O que é a hospedagem ilimitada?

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que a hospedagem é ilimitada, porém não infinita, apesar de essa ser a primeira impressão que se tem quando se ouve falar do termo. Uma hospedagem considerada ilimitada, portanto, é aquela que não tem uma limitação definida ou estabelecida previamente.

Para que você compreenda como isso acontece, precisa entender que toda hospedagem administra servidores e que são eles os responsáveis pelo bom desempenho e estabilidade adequada. Assim, a hospedagem controla e monitora diversos recursos oriundos dos servidores. São exemplos desses recursos a banda da conexão, a memória disponível, o espaço em discos, etc.

Assim, sempre que um site vai além do limite de um desses recursos, ele intervém nos demais, o que afeta a qualidade de navegação em um site ou sistema de empresa, por exemplo. É nesse sentido que atua a hospedagem ilimitada, evitando que isso aconteça.

Como funciona a hospedagem ilimitada?

A hospedagem é um espaço virtual em que ficam armazenados os conteúdos de sites, softwares de gestão em nuvem, entre outros sistemas acessados online pelas empresas, seja por seus clientes ou por seus funcionários.

Existem hospedagens limitadas e hospedagens ilimitadas, por isso é relevante compreender cada uma delas e, assim, escolher a opção mais indicada para a sua empresa.

Quando a hospedagem é limitada, o que geralmente acontece nas opções gratuitas oferecidas na internet, o seu site pode ficar sobrecarregado por conta da utilização dos recursos anteriormente citados.

Assim, com frequência o seu site poderá ficar fora do ar ou extremamente lento. Como ninguém gosta de esperar muito para que um site seja carregado, a lentidão é um problema muito grave para as páginas das empresas, que utilizam dos seus sites para fazer vendas, por exemplo.

Uma hospedagem ilimitada, como não tem limites para o uso dos recursos, não faz com que os sites apresentem esse tipo de problema. É por isso que é esse o tipo de hospedagem mais interessante para as empresas.

Quais são os benefícios desse tipo de hospedagem?

Os benefícios da hospedagem ilimitada para empresas são justamente os que citamos anteriormente, ou seja, a não limitação do uso dos recursos quando as pessoas acessam os sites, blogs ou programas da intranet da sua empresa.

A boa navegabilidade, bem como a rapidez do acesso, são benefícios relevantes para que os sites não sejam abandonados e as empresas consigam prestar um bom atendimento aos seus clientes pela internet.

Quais são os limites de cada recurso da hospedagem?

Agora que você entende que a hospedagem ilimitada está relacionada aos limites de recursos, deve estar se perguntando sobre quais são eles, não é mesmo? Explicaremos cada um deles a seguir.

Espaço em disco

Os discos têm limites de armazenamento para conteúdos cadastrados em seus sites e blogs, como fotos e vídeos, por exemplo. Cada vez mais é natural, no entanto, que os conteúdos sejam acompanhados de recursos visuais, como os blogposts que precisam ser acompanhados de imagens ilustrativas. Em e-commerces essa necessidade é ainda maior, uma vez que cada produto vendido precisa ter uma ou mais imagens ilustrativas para que os consumidores possam visualizar.

Ao escolher uma hospedagem ilimitada, portanto, é importante sempre verificar o espaço que a empresa oferece para armazenagem em disco, pois apenas assim será possível garantir um espaço adequado para aquilo que você necessita.

Contas de e-mail ilimitadas

As hospedagens também incluem as contas de e-mail da empresa. Porém, quando se fala em e-mails ilimitados, também se faz confusão acerca do termo, assim como hospedagem ilimitada.

O espaço ilimitado para caixas de e-mail não existe em nenhuma empresa. Porém, o que existe são contas ilimitadas, ou seja, a possibilidade de criar quantos e-mails você quiser para a empresa. Se cada funcionário precisar ter um e-mail da empresa, isso é possível em hospedagens de contas de e-mail ilimitadas.

Bancos de dados ilimitados

Sites e blogs comuns de pequenos e médios negócios dificilmente enfrentarão, algum dia, problemas por conta dos bancos de dados. Porém, empresas maiores e que possuem uma grande quantidade de sistemas armazenados em uma hospedagem, por exemplo, precisam de mais de um banco de dados.

Com a hospedagem ilimitada, na maioria dos casos, é possível criar quantos bancos de dados forem necessários, sem que ocorram problemas por conta disso.

Transferência ilimitada

Quando falamos em transferência nos referimos ao tráfego de um site, ou seja, o ato de levar os dados do seu servidor para o navegador do usuário que está acessando a página da sua empresa.

Quanto mais pessoas utilizarem o site ao mesmo tempo, mais transferência de dados você necessitará. É por isso que é comum vermos sites que vendem ingressos para grandes eventos caírem quando o produto é colocado à venda, como shows de artistas internacionais, por exemplo. Isso acontece porque muitas pessoas acessam o site ao mesmo tempo, sobrecarregando a transferência. Isso não acontece quando há uma transferência ilimitada.

Agora que você já entendeu o que é a hospedagem ilimitada, precisa compreender que nem todas as empresas necessitam desse tipo de hospedagem. Em pequenos negócios, cujos sites não necessitam de grandes bancos de dados e nem de muitos picos de acesso, ela não é necessária.

Gostou do nosso conteúdo? Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas em nosso artigo “Hospedagem de sites: tudo o que você precisa saber”, que traz informações úteis sobre os tipos de hospedagem existentes. Confira agora mesmo!