fbpx
Dedicado

Servidor de alta disponibilidade: o que é e principais características

Devido à crescente demanda por infraestruturas de desempenho elevado e confiáveis desenvolvidas para suportar sistemas críticos, os termos escalabilidade e alta disponibilidade não poderiam ser mais populares.

Embora lidar com o aumento da carga do sistema seja uma preocupação comum, diminuir o tempo de inatividade e eliminar pontos únicos de falha são igualmente importantes. Um servidor de alta disponibilidade é uma qualidade do design da infraestrutura em escala que aborda essas últimas considerações.

Neste artigo, conversamos sobre o conceito de alta disponibilidade e explicamos por que contar com um servidor desse tipo pode melhorar a confiabilidade da sua infraestrutura.

O que é um servidor de alta disponibilidade?

Uma arquitetura altamente disponível envolve vários componentes trabalhando juntos para garantir um serviço ininterrupto durante um período específico. Isso também inclui o tempo de resposta às solicitações dos usuários. Ou seja, os sistemas disponíveis precisam ser não apenas online, mas também responsivos.

Um servidor de alta disponibilidade, no caso, é um computador poderoso, conectado a uma conexão de Internet de velocidade elevada e alojado em um data center remoto de ponta ou em um recurso de dados otimizado.

Um servidor dedicado de alta disponibilidade é um sistema avançado equipado com fontes de alimentação e rede redundantes, torres de disco e backups, garantindo o mais alto tempo de atividade e a confiabilidade total, sem um único ponto de falha.

Quais as principais características de um servidor de alta disponibilidade?

Soluções de alta disponibilidade geralmente têm hardware e software redundantes que disponibilizam o sistema, apesar das falhas. Sistemas bem projetados evitam ter pontos únicos de falha. Qualquer componente de hardware ou software que pode falhar tem um componente redundante do mesmo tipo. Vamos entender um pouco melhor sobre essas características.

Balanceamento de carga

O processo de distribuição de tráfego da Web de entrada em um grupo de servidores de forma eficiente e sem intervenção é chamado de balanceamento de carga. Um dispositivo de hardware ou software que fornece essa funcionalidade é conhecido como balanceador de carga.

Um balanceador de carga garante uma distribuição uniforme, ou seja, todas as solicitações devem ser atendidas de forma a maximizar a utilização da velocidade e da capacidade de todos os servidores e nenhum deles é super ou subutilizado.

Quando seus clientes visitam seu site, eles são conectados primeiramente ao balanceador de carga e o roteador os encaminha para um dos servidores da web em sua infraestrutura. Se algum servidor ficar inativo, o balanceador de carga redirecionará instantaneamente o tráfego para os servidores online restantes.

Nuvem privada escalável

Uma nuvem privada escalável é um sistema baseado em nuvem que fornece autoatendimento, escalabilidade e elasticidade por meio de uma arquitetura proprietária. As nuvens privadas são altamente escalonáveis, o que significa que sempre que você precisar de mais recursos, poderá atualizá-los, seja em memória, espaço de armazenamento, CPU ou largura de banda.

Ela proporciona o melhor nível de segurança e controle, tornando-a uma solução ideal para empresas maiores. Ela também permite que você personalize componentes de computador, armazenamento e rede para melhor atender aos requisitos personalizados.

Failover

Failover significa alternar instantaneamente para um servidor ou rede em espera após a falha do servidor / rede principal. Quando o host principal ficar inativo ou precisar de manutenção, a carga de trabalho será automaticamente alternada para um host secundário. Isso deve ser contínuo, com os usuários completamente inconscientes do que aconteceu.

O failover evita um único ponto de falha (SPoF) e, portanto, é a opção mais adequada para aplicativos de missão crítica em que o sistema precisa estar online sem sequer um segundo de inatividade.

Cluster

Um cluster de alta disponibilidade é um grupo de servidores que suportam aplicativos de servidor que podem ser utilizados com uma quantidade mínima de tempo de inatividade quando qualquer nó do servidor falha ou sofre sobrecarga.

Você pode exigir clusters de alta disponibilidade por qualquer um dos motivos, como balanceamento de carga, servidores de failover e sistema de backup. Os tipos mais comuns de configuração de cluster são ativo-ativo e ativo-passivo.

Quais os benefícios da alta disponibilidade para os negócios?

Quando se trata de soluções de alta disponibilidade, o nome já diz tudo. As soluções desse tipo mantêm seus dados o mais acessíveis possível, mesmo no caso de uma falha parcial do servidor. Abaixo, outras vantagens de contar com servidor de alta disponibilidade.

Garante proteção contra inatividade

Se um servidor crítico para os negócios falhar, ele também interromperá todos os servidores que interagem com ele. Além disso, à medida que nos tornamos um local de trabalho cada vez mais sem papel, os servidores que não funcionam equivalem a nenhum trabalho, período.

Nesses contextos, as soluções de alta disponibilidade permitirão migrar perfeitamente as operações para um servidor host. Dessa forma, as relações com os clientes ainda podem ser mantidas, os funcionários podem continuar realizando seu trabalho e o tempo de inatividade não pode prejudicar o funcionamento crítico dos negócios.

Evita a perda de receita

Um servidor que não funciona significa que novas vendas não podem ser feitas e os clientes atuais não podem ser ajudados. Quanto mais rápido você colocar seu servidor em funcionamento, mais rápido poderá voltar aos negócios, como de costume.

Com soluções de failover parciais, as operações podem migrar para o servidor host e continuar funcionando como se o servidor original não fosse afetado. Isso requer conhecimento especial em comunicações da camada 2, que permite que os dados da sua empresa viajem através de uma configuração de rede criptografada e escalável para chegar com segurança ao servidor host.

Simplifica a manutenção

O tempo de inatividade não planejado de um desastre não é o único tipo de tempo de inatividade que as empresas enfrentam. Atualizações ou atualizações de hardware e software são outros casos em que as empresas podem enfrentar um tempo de inatividade dispendioso. Com as soluções de alta disponibilidade, esse tempo de inatividade pode ser minimizado.

As empresas podem planejar restaurar seu servidor no site host e executar a produção lá enquanto suas operações internas estão sendo modificadas. Dessa forma, as empresas não precisam ser impedidas de fazer as melhorias necessárias; você ainda pode atualizar seu ambiente de TI e sem perder o ritmo.

Dá flexibilidade

O seu site de precisa estar disponível e seguro 24 horas por dia, sete dias por semana? Somente servidores de alta disponibilidade podem fornecer esse nível de flexibilidade. O failover parcial de servidores individuais em uma estratégia de rede da camada 2 permite a comunicação entre várias interfaces.

Assim que o site de produção principal voltar a funcionar, o site de failover poderá ser desativado e transferir as alterações que ocorreram novamente nos servidores de produção enquanto o site principal estava offline.

Melhora a resiliência e a agilidade

Embora as soluções de disaster recovery sejam essenciais, elas podem levar horas para serem coordenadas. Com as soluções de alta disponibilidade, leva apenas alguns segundos para mudar para o centro de failover e executar a produção a partir daí.

Tudo é personalizado de acordo com as suas especificações — você deseja que seus dados estejam atualizados em minutos ou em segundos? Você pode especificar a rapidez com que seus dados serão replicados, para que a versão que você está executando no site host seja quase idêntica à versão do servidor que ficou offline. Dessa forma, você é resiliente a quase qualquer efeito no funcionamento normal de seus negócios; a transição para o servidor host é perfeita e acontece em segundos.

Independentemente do tamanho e tipo de empresa que você administra, qualquer tipo de tempo de inatividade do serviço pode ser caro sem uma solução de recuperação de desastre na nuvem. Pior ainda, pode trazer danos permanentes à sua reputação. Ao contar com um servidor de alta disponibilidade, você pode reduzir o risco de perder seus dados, além de minimizar as possibilidades de ter problemas no ambiente de produção.

Vamos conversar sobre alta disponibilidade de servidor para o seu negócio? Entre em contato com a gente, que um de nossos especialistas retornará!