fbpx
Tecnologia

O que é SQLite e como funciona?

Em qualquer negócio hoje em dia, a criação de um banco de dados é indispensável, tanto para viabilizar processos internos quanto para a criação de sites e de softwares. E, para poder aproveitar melhor esse recurso, o é ideal investir no modelo certo para armazenar esses dados. E uma das opções mais relevantes hoje é o SQLite.

Se a sua empresa tem que lidar com grandes quantidades de informação ou você pretende montar sites e criar aplicativos para serem usados por colaboradores e/ou clientes, então essa pode ser uma excelente opção. Acompanhe e entenda melhor o que é o SQLite, como funciona e quais são seus recursos.

O que é o SQLite?

O SQLite é um tipo de banco de dados relacional, ou seja, aquele que cria arquivos com base na relação entre diferentes elementos, geralmente assumindo a forma de uma tabela. Porém, diferente de outros modelos, ele não depende de um servidor para armazenar suas informações. Como resultado, ele é muito mais autônomo, armazenando suas informações como parte do próprio sistema.

Essa é uma qualidade muito importante para várias empresas, pois adiciona muito mais flexibilidade para o desenvolvimento de ferramentas com base nesses dados. Algo que também ajuda a otimizar vários outros aspectos do seu negócio.

Qual é a diferença entre o SQLite e o MySQL?

Um dos principais pontos de comparação que você vai encontrar é o MySQL. Porém, apesar de terem nomes parecidos, esses dois modelos de banco de dados seguem padrões bem diferentes:

Uso do servidor

Em primeiro lugar, o MySQL é um modelo que depende de um servidor web para funcionar, já não possuindo o principal diferencial do SQLite.

Domínio público x particular

Ambos são sistemas de código aberto, ou seja, podem ser modificados pelo usuário para atender às suas demandas específicas. Porém, o MySQL é de propriedade da empresa Oracle, enquanto o SQLite é de domínio público.

Nível de armazenamento

Uma das razões para o MySQL ainda ser bastante popular é o seu espaço de armazenamento, que disponibiliza um servidor de até 600 MB. Já o SQLite só possui um espaço de 250 KB em sua aplicação, sendo mais indicado para aplicações móbile, que possuem menor peso.

Segurança

No geral, o MySQL possui defesas mais robustas contra invasões e roubo de dados, incluindo mais camadas de autenticação. Porém, ele também exige mais do usuário em termos de configuração. O SQLite, com seu código mais simples, pode ser manuseado corretamente com mais facilidade, evitando algumas brechas acidentais.

Por que usar o SQLite?

Esse modelo de banco de dados possui vários pontos positivos, especialmente como parte de aplicações móbile e sites leves. Confira aqui algumas das principais delas:

Compatibilidade

A primeira barreira para o uso de alguns desses recursos é a sua compatibilidade, já que nem todo sistema operacional é compatível com todo modelo de banco de dados. Felizmente, o SQLite possui poucas limitações nesse quesito, sendo facilmente compatível com os principais sistemas utilizados hoje, como o Windows, Linux, OS, iOS e Android. O resultado disso é que, ao desenvolver aplicações que serão usadas em múltiplos sistemas, não será necessário se preocupar tanto com a perda de performance entre um e outro.

Aceita aplicativos em qualquer linguagem

Outro problema que pode ocorrer durante o desenvolvimento de aplicações é a linguagem de programação usada. O SQLite não tem grandes limitações com relação a isso, podendo disponibilizar o banco de dados para aplicativos escritos em qualquer linguagem. Porém, os desenvolvedores precisam incluir uma forma de vincular o acesso a uma biblioteca de dados escrita em linguagem C, que é o padrão usado nesse modelo.

Código de domínio público

Como mencionamos anteriormente, o código desse modelo de banco de dados é aberto e de domínio público, ou seja, qualquer um pode acessá-lo e modificá-lo. Como resultado, você não terá restrições com relação ao seu uso, já que os desenvolvedores podem adicionar mais funções ou remover linhas de código que não são usadas. Isso aumenta drasticamente sua compatibilidade, além de tornar o sistema mais leve e ágil para ser implementado em seu processo de desenvolvimento.

Menor necessidade de configurações

Justamente por não precisar de um servidor, o SQLite também dispensa boa parte do processo de configuração que normalmente é exigido durante a adoção de um banco de dados na nuvem. Isso significa que, assim que você começa a usá-lo, ele pode ser integrado com qualquer aplicação ou como parte de seus processos, com o mínimo de empecilhos. Algo que também contribui com o versionamento de software.

Sistema autocontido

Muitos bancos de dados exigem uma série de outras ferramentas e sistemas para poderem executar suas funções adequadamente, o que aumenta a complexidade do sistema e dificulta sua implementação. Porém, o SQLite é um modelo muito mais independente que os demais, sendo mais fácil de implementar em todas as suas aplicações e dispensando o gerenciamento de servidor. Isso também o torna muito mais leve e ágil, minimizando seus custos e impedimentos no processo produtivo.

Tabelas dinâmicas

Para quem usa bancos de dados relacionais, as tabelas dinâmicas são um recurso muito importante, pois permitem a atualização frequente e eficiente de informações. O SQLite também contribui com isso, pois permite que novos dados sejam facilmente inseridos em qualquer coluna, sem distinção de categoria, o que cria uma estrutura mais prática e de fácil uso no dia a dia da empresa.

Conexões únicas

Outra dificuldade envolvida no uso de vários modelos de banco de dados é a quantidade de sistemas secundários, que tornam sua implementação menos prática. Porém, o SQLite não requer nada além de uma conexão para ser acessado e utilizado em suas aplicações. Isso te dá mais liberdade para incluir tabelas de diferentes bancos de dados, copiar e replicar arquivos e reorganizar suas informações sem ter que utilizar múltiplos comandos ou ferramentas secundárias.

Com essas informações, você já entende melhor o funcionamento do SQLite e em quais contextos ele pode ser a melhor opção de banco de dados. Se você desenvolve aplicações para aparelhos móveis e sites leves, essa será a melhor alternativa para potencializar seus resultados.

Quer continuar recebendo mais informações para melhorar seus sistemas? Então siga a ValueHost no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn e fique sempre por dentro de nossos melhores conteúdos.