fbpx
Tecnologia

O que é versionamento de software e qual sua importância?

Você sabe o que é versionamento de software? É o processo de fechamento e publicação de arquivos em cada entrega referente a um projeto de desenvolvimento. Cada vez que esse processo é repetido, nas etapas de build e deploy — construção e implementação — o software em questão passa a ter uma nova versão.

É uma maneira segura e organizada de documentar as alterações, inclusões e exclusões de funcionalidades em uma aplicação, que ajuda aos desenvolvedores a saberem em qual ponto da linha do tempo cada alteração foi realizada e permite, quando necessário, a recuperação de versões antigas no processo de publicação.

Neste post, vamos entender a importância do versionamento de software e como realizá-lo. Confira!

Por que o versionamento de software é importante?

Podemos dizer que o versionamento possibilita a criação de um histórico resgatável de um software. O versionamento dá uma margem de segurança para o cliente e para o desenvolvedor, permitindo um leque maior de testes e criatividade, pois permite a manutenção da uma versão operacional ativa.

Quando o desenvolvedor faz algum tipo de atualização que apresenta erros após a publicação, ou quando a modificação, mesmo sem erros, não agrada ao cliente ou usuário final, o desenvolvedor pode disponibilizar novamente a versão anterior até que a nova esteja 100% alinhada às expectativas.

Veja abaixo os motivos que levam os desenvolvedores a trabalhar de maneira recorrente na atualização das aplicações.

Correções de bugs

Um dos principais motivos que levam os desenvolvedores a criarem uma nova versão de um software são as correções de bugs. O versionamento de software é fundamental nesse processo, pois permite aos profissionais retornar a última versão funcional do código, mantendo a disponibilidade até a correção do problema.

Como a equipe tem acesso a toda a codificação produzida e documentada durante todo o processo de desenvolvimento, a revisão fica mais facilitada. Permitindo a retomada de processos e funcionalidades anteriores de acordo com a demanda de resolução.

Mudança de arquitetura

A tecnologia evolui em uma velocidade cada vez maior, o que exige uma série de alterações em diferentes etapas de desenvolvimento — para que a aplicação não se torne obsoleta perante as plataformas mais recentes.

Esse processo, que acontece após o desenvolvimento, consiste na adição de novos códigos que podem provocar alterações significativas na arquitetura do programa, o que resulta em uma versão nova e reformulada.

O versionamento facilita esse processo, pois permite o acompanhamento dessa evolução de maneira muito mais organizada e prática, tanto em relação aos controles internos quanto em relação aos feedbacks dos usuários finais.

Ajustes estéticos

O desenvolvimento de softwares tem como intuito principal a resolução de algum problema, que consiste, geralmente, na facilitação de tarefas burocráticas e repetitivas, com o intuito de aumentar a produtividade e reduzir a margem de erro.

Nesse cenário, um termo que tem ganhado bastante destaque é a experiência do usuário, ou UX — user experience. O foco aqui é direcionar o desenvolvimento para que a aplicação se torne mais intuitiva, ou seja, de fácil manuseio, ao mesmo tempo que resolve o problema do usuário de forma desburocratizada.

Como os dispositivos de acesso evoluem, na busca por esse aprimoramento de usabilidade, são inseridos novos layouts responsivos e novas formas de entrada de dados. Além disso, podem ser necessárias mudanças de design gráfico para tornar o app mais moderno em suas cores, imagens e botões. Mais uma vez o versionamento de software se mostra primordial para o mapeamento das mudanças e correções, caso necessárias.

Facilita o trabalho colaborativo

Com os sistemas cada vez mais robustos, as equipes precisam ser maiores e cada vez mais multidisciplinares — e nem sempre atuando no mesmo local. Nesse cenário, a utilização de softwares compartilhados de forma simultânea, pode gerar uma série de incoerências e falhas.

A utilização de um software de versionamento permite o trabalho em equipe com alterações individualizadas, que podem ser reunidas posteriormente. Dessa maneira, fica mais fácil identificar as alterações nos programas, reduzindo os riscos de segurança e funcionais.

Como é feito o versionamento dos softwares?

O versionamento de software, para ser feito de maneira produtiva e organizada, precisa ser realizado com a ajuda de uma ferramentas específica, como o Git. Com essa solução, os desenvolvedores poderão acompanhar todo o ciclo de vida do projeto, pois a ferramenta armazenará todo o histórico de cada documento. Uma boa ferramenta de versionamento deve apresentar os seguintes recurso:

  • possibilidade de rastreamento desde a primeira versão;
  • facilidade para mapear o histórico de mudanças para retornar a uma versão anterior;
  • ramificação de versões para que sejam criadas linhas paralelas de desenvolvimento.

O que é e como funciona o Git?

Uma das ferramentas de versionamento mais utilizadas em projetos, o Git é a plataforma que abriga o popular GitHub — servidor gratuito para desenvolvedores que atuam em projetos open source.

Para o versionamento de softwares, o Git utiliza um servidor principal, que pode ser o GitHub, e uma série de subservidores, também chamados de repositórios — um para cada integrante da equipe de desenvolvimento.

Esse repositório é utilizado localmente, ou seja na máquina de cada programador, enquanto ele executa as suas tarefas. Ao final das suas alterações, o profissional tem a opção de enviá-las para o servidor principal, permitindo que os repositórios mantenham um histórico com as versões dos documentos.

Como é definida a numeração das versões?

A definição da numeração das versões de um software é definida de acordo com as demandas de cada equipe ou empresa. Há algumas boas práticas que podem ser adotadas nesse tipo de numeração, que facilita a identificação das alterações realizadas e permitem um melhor mapeamento.

Nesse cenário, os números iniciais são referentes às modificações mais relevantes e os demais são referentes a modificações pontuais. Por exemplo, um software que muda da versão 1.3 para a versão 1.4, provavelmente passou por uma alteração em sua estrutura, que pode ter sido a inclusão e exclusão de ferramentas.

Quando há um segundo número após o ponto flutuante, como por exemplo, uma atualização da versão 1.02 para 1.03, é bem provável que esse software tenha passado por uma correção de falha operacional ou por ajustes estéticos.

Como vimos, o versionamento de software é de suma importância para qualquer projeto que envolva a criação de aplicações, esteja o profissional trabalhando sozinho ou em equipe. Com a boa utilização dessa ferramenta, é possível manter um histórico das versões, tornar fluida a produtividade das equipe e disponibilizar ao cliente sempre uma versão funcional da aplicação.

Gostou do post? Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de nossas novidades. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn.