fbpx
Powered by Rock Convert

A concorrência na internet está cada vez maior e quem utilizar as melhores ferramentas para reter e fidelizar os usuários conseguirá se destacar neste mar de conteúdos. Dois conceitos vêm ganhando força neste cenário: UX e UI design, que tratam da experiência e das interfaces disponibilizadas aos usuários, possibilitando a criação de ambientes digitais agradáveis e que dão resultados.

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, aprender UX e UI não deve ser uma tarefa restrita a designers, pois estamos falando de conceitos úteis ao negócio como um todo. Cabe aos gestores das empresas estarem antenados a essas ideias, até para fazer uma análise mais consistente. Para quem administra sites, não conhecer UX e UI pode significar uma perda significativa de audiência, pois o seu concorrente certamente estará focado neles.

Neste post, vamos entender melhor o que são UX e UI, como utilizá-los a favor de seu site e os benefícios de sua aplicação. Confira!

O que são UX e Ui?

Muita gente confunde os termos UX e UI, afinal, estamos falando de duas siglas parecidas e de conceitos interligados. A verdade é que estamos falando de coisas diferentes, que podem ser aplicadas juntas ou não. Veja abaixo de uma forma mais detalhada o que significa cada um dos conceitos, começando pelo UI.

UI

A sigla UI significa user interface ou, em bom português, interface do usuário, o ponto de contato entre o usuário e determinada funcionalidade. Na tela do computador, as interfaces indicam onde você deve clicar para acessar determinado conteúdo, software, função, etc. A função do designer de interface do usuário, ou UI designer, é deixar mais simples a navegação por essas telas, tornando as funcionalidades facilmente acessíveis.

Uma grande revolução provocada pelo conceito de UI design, aliado ao UX, foi a criação das interfaces responsivas, que se adaptam aos dispositivos mobile, para entregar uma melhor experiência para os usuários. Até então, o foco principal dos desenvolvedores era o Desktop, com as telas e funcionalidades projetadas para o tamanho dos monitores.

Como a tela de smartphone é bem menor, a experiência ficava comprometida. Quando os primeiros sites responsivos surgiram, ganharam rapidamente a simpatia do público e logo esse modelo de desenvolvimento se tornou uma tendência.

UX

Já o UX é uma sigla que designa User Experience ou experiência do usuário, em português. É um conceito de visa a melhor experiência de um cliente, seja no mundo real ou virtual. A expressão refere-se à experiência que um usuário tem em contato com uma empresa.

Essa experiência pode ser colocada em prática por meio do UI design, como no exemplo dos sites responsivos, ou com a utilização de outras ferramentas. Mesmo quando uma empresa faz uma promoção ou dá um brinde a um cliente, isso pode ser considerado uma estratégia de UX, ou seja, o conceito não é exclusivo do mundo digital.

Quais são as principais diferenças entre UX e UI design?

No tópico acima demos um pequeno panorama sobre o que são UX e UI design, mas para que você possa entender melhor do que se trata cada um, separamos aqui as diferenças mais marcantes entres esses dois conceitos. Confira.

O conceito de UX não depende de uma interface visual

O conceito de UI já traz em seu nome a interface, que pode ser a tela de um computador, dispositivo móvel, TV, ou até mesmo o painel de um carro. Já o UX design não depende dessa referência visual, pois a experiência do cliente pode ser aprimorada por outros meios. Aliás, muitas das vezes a melhora na experiência do usuário está ligada à redução de etapas de um processo, que pode significar a eliminação de telas.

Enquanto UI guia, UX garante a satisfação na navegação do usuário

Voltemos ao nosso exemplo do site responsivo. A identificação da necessidade da criação de interfaces otimizadas para dispositivos móveis certamente ocorreu no setor de UX. Era evidente que utilizar um site feito para uma tela grande em uma tela pequena gerava desconforto para os usuários — letras pequenas, botões difíceis de acionar, funções incompatíveis, excesso de cores e outras coisas que atrapalhavam a navegação.

Para criar uma interface responsiva, era necessário identificar as necessidades do usuário ao acessar um site via smartphone, para depois pensar uma interface que atendesse a esses requisitos. É aí que entra o UI design, com o objetivo de tornar a navegação mais agradável e simples.

Outro fator importante a se destacar é que uma interface agradável não tem relação com estética, e sim com organização. O usuário precisa encontrar as informações que procura de forma simples e objetiva, sem ter que passar por um labirinto visual.

Um cuida da razão e outro da emoção

Quando falamos de UI, estamos falando sobre razão, já o UX é sobre emoção. Isso porque uma interface deve ter um foco direcionado, buscando a melhor maneira de navegar, com boas práticas, em um processo racional.

Quando falamos de experiência do cliente, estamos falando de técnicas para despertar emoções positivas no usuário. Mas não existe um usuário padrão, cabe ao UX design identificar quem é essa pessoa, quais são os seus hábitos e demais fatores que possam ser utilizados para que a experiência entregue seja positiva.

Por que devo utilizar UX e UI design juntos em meu site?

Bem, depois de entender melhor os conceitos de UX e UI, você deve ter percebido a importância desses dois conceitos para uma boa estratégia digital. Mas ao contrário do que se possa imaginar, você não precisa escolher um ou outro. Afinal, a melhor maneira de aproveitá-los no mundo digital é utilizando-os juntos. Veja abaixo os benefícios dessa união.

Entrega mais valor para o visitante

Nada melhor do que clicar em um resultado de buscas e encontrar no site o que que precisamos, não é mesmo? Quando o usuário se depara com uma interface bem projetada e pensada para a sua melhor experiência, enxergará mais valor em seu site. Quando uma página gera valor para um visitante, mesmo que ele ainda não esteja pronto para a conversão, ele fará questão de voltar, pois terá a sua página como referência.

Aumenta as chances de retenção

Uma das principais métricas que indica o sucesso de um site é a retenção, ou seja, o tempo que o usuário fica no site. Essa métrica é importante porque de nada adianta ter um site recordista de visitas se não há engajamento. Se muita gente clica em seu link e sai rapidamente de seu site, é sinal de que não estão encontrando o que procuram.

Nesse cenário, a sua estratégia de atração está sendo boa, mas seu site não está entregando o que o usuário espera. Com a dupla UX e UI é possível criar as estratégias necessárias para descobrir as necessidades desses usuários e desenvolver uma interface que entregue essa experiência positiva. O engajamento, além de aumentar as chances de conversão, ajuda no SEO, pois os algoritmos dos mecanismos de buscas entendem a relevância de seu conteúdo justamente a partir da retenção.

Fortalece a autoridade de sua marca

Empresas que trabalham em prol da experiência do cliente em seus sites e canais digitais tendem a ganhar mercado e ficar à frente de seus concorrentes. Como no mundo digital tudo é compartilhado em velocidade cada vez maior, uma boa satisfação do cliente pode se transformar em divulgação espontânea e uma ótima percepção geral sobre o seu site.

De uma forma ou de outra, o seu site será comentado. Agora, se o que se fala a respeito dele será positivo ou negativo, isso passa sobre como você lida com os conceitos de UI e UX design.

Melhora os resultados e conversões

Quando criamos um site temos sempre um objetivo em mente, que pode ser aumentar a visibilidade da empresa, o número de visitas ou as vendas, vender pelo próprio site, melhorar a qualidade do atendimento, entre outros. Não importa qual é o seu objetivo, utilizando os conceitos de UI e UX design, você estará muito mais perto de alcançar os resultados.

Neste post, entendemos melhor os conceitos de UX e UI design e a sua importância para que o seu site esteja alinhado às expectativas dos clientes. Vimos também que, apesar dos conceitos não representarem a mesma coisa, eles podem ser utilizados de forma conjunta, principalmente quando o seu objetivo é criar um site agradável, funcional e que consiga alcançar os resultados desejados.

Gostou do post? Quer saber como criar e hospedar um site de qualidade? Entre em contato conosco e descubra como.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.