Entenda o que é UX e como isso impacta nas suas vendas!

Entenda o que é UX e como isso impacta nas suas vendas!

Aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente por meio da utilidade, da facilidade de uso e do prazer proporcionado na interação com produtos e/ou serviços.

Se é isso que você deseja para a sua empresa, é importante compreender o que é UX e como ele pode contribuir para o sucesso do negócio.

Aliás, é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Pense bem: você gastaria o seu dinheiro em um site desorganizado e com uma aparência de desleixo? Mesmo que a oferta seja bacana e o item de qualidade, é provável que não.

Isso acontece pelo fato de que os mínimos detalhes podem fazer toda a diferença em relação ao processo de compra. E é exatamente nessa questão que o UX entra em cena. 

Diante de tal importância, preparamos este conteúdo para abordar os principais pontos sobre 0 assunto. Você verá o que é UX e de que forma ele impacta nas vendas. Continue a leitura e confira.

O que é UX?

Embora essa pergunta seja simples, a resposta é um pouco complicada e às vezes um tanto quanto controversa. Porém, antes de respondê-la, não poderíamos deixar de falar que o termo UX significa “User Experience” (experiência do usuário).

Dito isso, vamos à resposta. De acordo com John Amir-Abbassi, pesquisador de usuário da Dropbox, o UX é uma abordagem ao design (por isso também chamado de UX Design) que leva em consideração todos os aspectos de um produto ou serviço que se relacionam à experiência de consumo. 

Isso inclui não apenas a beleza e a função (usabilidade e acessibilidade) de um artefato ou ambiente, mas também o prazer e a emoção. É por essa razão que o UX Design é um campo de trabalho que envolve uma certa complexidade, já que ele busca por “coisas” mais difíceis de projetar e alcançar.

Nesse contexto, os sites e aplicativos são cada vez mais dependentes desse conceito. Quando não aplicado, as chances de sucesso são mínimas. Ou você acha que um e-commerce desajeitado esteticamente e pouco funcional conseguirá se tornar um destaque em vendas? É claro que não!

Outro ponto que vale ressaltar é que o UX está diretamente relacionado com o UI, que significa “User Interface” (interface de usuário). Devido à semelhança entre os termos, muitos acham que eles correspondem à mesma coisa, o que não é verdade (mostraremos as diferenças no decorrer do artigo).

Qual é a importância do UX Design para o negócio?

Agora que você já sabe o que é UX, deve estar se perguntando qual é a sua importância para o negócio, certo? Pois bem, para isso, basta refletir um pouco acerca da influência da boa experiência do usuário, que inclui:

– aumento de confiabilidade na sua marca;
– maior facilidade para agregar mais valor aos seus produtos
ganho de credibilidade para os seus serviços.

Com isso, a tendência é que você consiga seduzir e conquistar os clientes cada vez mais. A consequência, ​assim sendo, não poderia ser outra a não ser o crescimento das vendas.

No entanto, fique atento porque o oposto também ocorre. Ou seja, um UX Design de má qualidade levará os seus resultados para baixo, disso não há a menor dúvida. Portanto, lembre-se de que a primeira impressão é a que fica!

Logo, fica fácil de entender por que o UX é tão importante para o negócio. Em resumo, aplicá-lo da maneira correta contribuirá para as vendas e para a fidelização dos clientes. 

Quem o aplica como ninguém é a Apple, seja nos seu sistema operacional (iOS) ou nos seus programas, produtos e serviços: para esse gigante da tecnologia, tudo gira em torno da experiência do usuário.

​Quais são as diferenças entre UX e UI?

É natural que se confundam os conceitos, visto que tanto UX quanto UI correspondem à interação dos usuários com um site ou produto.

A propósito, pegaremos os sites como “cobaias” para daqui em diante, pois a compreensão das distinções entre UX e UI será facilitada sob esse item.

Para sermos o mais breve possível, enquanto o UI lida com a diagramação, os caminhos, os botões, as cores, o layout e as lógicas responsáveis pela interface que conecta o design com a programação, o UX nada mais é do que o resultado desse trabalho.

Confuso? Ok, simplificaremos com um exemplo retirado do WebdesignerDepot, um blog que está no centro da indústria de Web Design. Basicamente, UX e UI foram diferenciados da seguinte forma:

– User Interface (UI) corresponde às rédeas e ao estribo;
– User Experience (UX) diz respeito à sensação obtida por conseguir montar no cavalo.

Como investir no UX Desing com foco no aumento do lucro?

Antes de finalizarmos este artigo sobre o que é UX, é interessante que você saiba como investir nesse conceito pensando no aumento da lucratividade do negócio. Considerando que você queira ampliar as suas vendas por meio do seu site, comece com as seguintes perguntas:

– Está tudo funcionando?
– As cores estão agradáveis?
– É possível ler e entender tudo o que está escrito?
– O site está travando?
– A velocidade está legal?
Encontro tudo o que procuro com facilidade?
Há algo que parece ultrapassado ou fora de padrão?

Ao respondê-las, você chegará a uma conclusão sobre que áreas ou partes do seu site precisarão ser melhoradas para otimizar a experiência do usuário. De um modo amplo, os investimentos devem deixá-lo funcional (tudo em perfeito estado) e natural (fazer o visitante se sentir em casa).

Além disso, não se esqueça da questão visual (layout como um todo) e do desempenho, fazendo do site um ambiente veloz e de fácil navegação.

Enfim, tenha em mente que a aplicação do UX Design deve ser tida como uma obrigação para toda e qualquer empresa que deseja crescer e se destacar no mercado. Seja na web ou fora dela, no mundo off-line, as preferências de consumo estão sendo ditadas pela experiência do usuário.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e entendido o que é UX. Se sim, compartilhe o texto em suas redes sociais para que o seus colegas também aprendam sobre o assunto!

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of