fbpx
Hospedagem

Domínio e hospedagem: veja como escolher os melhores

Esses dois conceitos precisam ser compreendidos por pessoas que trabalham com sites. Domínio e hospedagem têm significados distintos e não devem ser confundidos, apesar de serem semelhantes. A hospedagem provém do termo inglês host e se trata de um serviço que precisa ser contratado para a publicação de uma página na Internet.

Há opções pagas e gratuitas para atender as necessidades do público. Os hosts grátis são limitados pela publicidade ou banners e podem incomodar os visitantes. Por este motivo, é importante contratar um serviço de qualidade e aderir a um plano que esteja de acordo com os objetivos da empresa. Contudo, é preciso prestar atenção em alguns fatores.

Deseja entender melhor o que é e como funciona o domínio e hospedagem? Continue a leitura!

Saiba o que é domínio e o que é hospedagem

Domínio é um endereço único que possibilita a localização de um site e sem ele não é possível acessar um conteúdo ou interagir em um blog. Por meio dele, os usuários conseguem acessar as informações de uma página ao digitar o seu nome no navegador. A sua contratação é simples, pois as empresas de hospedagem os disponibilizam para os clientes.

O domínio é um nome amigável, mas ele só existe se um servidor traduzir o link que é digitado na web em IP. O serviço de tradução é conhecido como servidor DNS, que funciona como um banco de dados que contém o endereço real e o endereço de domínio. O servidor de hospedagem é o espaço virtual.

Esse servidor torna as informações acessíveis ao público ou permite o acesso de todos ao site publicado na Internet. Os servidores de hospedagem são um conjunto de máquinas superpotentes que são conectadas a uma rede de alta velocidade. Dessa forma, permite o acesso ininterrupto e ágil de uma página por meio de uma busca no Google.

Entenda como funciona o domínio e a hospedagem

O registro de domínios é executado por uma entidade, pessoa física ou jurídica que se responsabiliza pelo site. Esse nome pode ter até 26 caracteres e deve ser fácil de lembrar ou associar ao negócio. A cada ano, esse endereço precisa ser renovado e ele não poderá ser modificado após a aquisição feita pelo usuário.

É impossível criar um site profissional sem o registro do domínio e sem a aquisição do plano de hospedagem. Existem planos de todos os tipos para atender as necessidades dos usuários. Mas se o proprietário esquecer de renovar o pacote, corre o risco de outra pessoa registrá-lo. Já a hospedagem é responsável por manter as informações no ar.

É a hospedagem que possibilita a disponibilização de site por um preço acessível. Há planos básicos e outros mais robustos para empresas que precisam de diversos recursos e que tenham muitos acessos todos os dias. Enfim, a hospedagem contém as informações da página, os arquivos relacionados, as imagens, entre outros.

Confira dicas de como escolher os melhores para seu negócio

Como você pode ver, o domínio e a hospedagem precisam ser contratados para que um negócio se torne visível na Rede Mundial de Computadores. Muitas empresas fornecem esses serviços e você poderá escolher aquela que tiver a melhor oferta. Veja a seguir dicas para escolher domínios e planos com excelente custo-benefício!

Faça um planejamento

Ligue o endereço da sua página ao nome da empresa. Além disso, é importante calcular o espaço de armazenamento necessário para o seu site e tenha ciência de que no decorrer do tempo ele vai aumentar de tamanho. Realize um cálculo para estimar o espaço que vai precisar para evitar transtornos e não ter que migrar o plano de hospedagem.

Analise a disponibilidade

Avalie a disponibilidade antes de optar por um plano de hospedagem. Pesquise sobre o que precisa para ter um perfeito funcionamento do site e caso não haja garantias, contrate outra empresa. É melhor do que correr o risco de ter a página fora do ar. Procure obter descontos ao contratar planos que durem mais tempo e se encaixem no orçamento.

Avalie o tempo de resposta

Analise o tempo de resposta que é conhecido nominalmente como latência. Esse período é calculado depois da solicitação do usuário que tenta acessar o site. Se a latência, que significa atraso for grande, mas vai demorar para carregar a sua página. Ela é medida em milissegundos desde que uma solicitação é transferida para o outro ponto.

Preveja o tráfego

Verifique a limitação de tráfego, visto que esse item é muito importante na hora de contratar um serviço de hospedagem. O limite de transmissão de informações é imposto pelo provedor e, se estiver ultrapassado, o site ficará fora do ar. Por outro lado, pode ser realizada uma cobrança adicional a cada megabyte excedido.

Informe-se sobre o suporte

O suporte é fundamental para que o proprietário do site seja bem atendido e não enfrente problemas com a hospedagem. Pesquise antes de contratar para evitar estresse, confira se esse serviço está incluso no pacote e se é fornecido atendimento 7 dias por semana e 24 horas por dia. Verifique se o plano suporta as tecnologias que serão utilizadas.

Verifique os incentivos

As empresas de hospedagens oferecem benefícios para quem compra os seus serviços. Entre os principais incentivos estão algumas funcionalidades adicionais, por exemplo, contas de e-mail ilimitadas, certificado SSL, primeiro registro de domínio gratuito, descontos em caso de não cumprimento da estabilidade de conexão, descontos em renovação e oferta de acesso a ferramentas de automação de marketing.

Qual é a importância da hospedagem e domínio de sites?

O domínio de sites e a hospedagens se tornaram extremamente relevantes nos últimos anos. Esses planos são uma opção que servem para hospedar sites de negócios, aumentar as vendas e criar novas estratégias de expansão. Se a hospedagem cloud, os dados do site são distribuídos em vários servidores interconectados que podem estar em diversas regiões do globo.

Agora você já sabe como escolher os melhores domínios e hospedagens. Uma hospedagem de sites aplica o poder de computação de vários equipamentos e disponibiliza o acesso aos serviços deles. Não contar com soluções de qualidade pode trazer uma série de consequências negativas para o seu negócio e ser a causa de prejuízos financeiros.

Gostou do conteúdo? Então siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn!