fbpx
Hospedagem

Servidor dedicado ou compartilhado: saiba como escolher!

Se a sua empresa está começando ou se você está pensando em dar um passo importante em relação à estrutura de hospedagem, certamente já se perguntou qual é o melhor tipo de ambiente e de serviço para o negócio: qual servidor oferece mais vantagem para o seu negócio? Investir em servidor dedicado ou compartilhado?

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a escolher o melhor servidor, explicando o que é e por que a hospedagem de sites é necessária, listando os principais tipos de hospedagem, exemplificando como funciona cada modalidade e indicando para o cliente quais são os pontos-chave de cada servidor.

Além disso, o artigo informa quais são os contras do servidor compartilhado e que requisitos o negócio deve cumprir ao usar o servidor dedicado, tarefa que pode ser otimizada com a ajuda de uma empresa especializada. Continue a leitura e faça a melhor escolha após avaliar cuidadosamente cada funcionalidade dos tipos de hospedagem.

O que é a hospedagem de sites (servidores) e por que é tão importante?

Ao escolher um servidor, é normal surgirem várias dúvidas sobre os seus benefícios, sobre a necessidade de personalização de cada estrutura e também sobre os custos e as desvantagens de cada opção.

Mas, antes de tudo, é preciso compreender o que é a hospedagem de sites e por que esse serviço deve ser implementado pelos clientes.

A hospedagem de sites trata de computadores, conhecidos como servidores, que fazem o armazenamento de informações e de arquivos necessários para a disponibilidade de um site na internet.

Primordial para que a empresa tenha bons resultados e ofereça um serviço de qualidade para os seus clientes, a hospedagem pode ser utilizada para vários outros objetivos e aplicações, como e-mails, sistemas, lojas virtuais, blogs, servidores de jogos e muito mais.

Quais são os principais tipos de hospedagem e as suas características mais marcantes?

Há diversas formas de montar uma hospedagem de sites hoje em dia, tudo conforme o que você precisa de recursos do servidor. Os dois tipos mais comuns que estão no mercado são o servidor dedicado e o servidor compartilhado. Veja as características de cada um desses serviços!

Servidor dedicado

Uma opção mais “poderosa” é, sem dúvida, a hospedagem dedicada. Nela, você conta com uma máquina exclusiva para que possa hospedar a sua aplicação tranquilamente. Além disso, é totalmente capacitada para suportar sites com um alto tráfego de visitantes.

Ao contrário do que acontece no servidor compartilhado, no dedicado você tem total controle de todos os recursos de que ele dispõe. Além disso, há um ambiente de alta performance, completamente preparado para as necessidades do seu site.

Servidor compartilhado

Uma hospedagem de sites em um servidor compartilhado é fundamental para aqueles que estão iniciando a divulgação da empresa na internet, especialmente por causa do gerenciamento de recursos terceirizados e do preço reduzido.

É bastante comum nesse tipo de servidor haver uma conta administrativa que faz o gerenciamento de todos os recursos que cada um dos outros sites pode usar, visto que que pode armazenar dados de vários sites além do seu domínio.

Embora seja compartilhado, cada site tem a sua própria área administrativa, as suas próprias informações de consumo e, dependendo da empresa, o seu próprio domínio. Também é válido lembrar de que nenhum dos sites tem acesso às informações e ao administrativo dos outros.

Como funciona o servidor dedicado e o servidor compartilhado?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de hospedagem, deve estar se perguntando sobre como funciona o servidor dedicado e compartilhado, não é?

O servidor dedicado é um servidor físico e, durante a sua configuração, várias opções podem ser ajustadas, sejam recursos de rede, RAM, discos rígidos, processadores e segurança. Esse tipo de hospedagem funciona como um data center da empresa, que consegue configurar o serviço de acordo com as suas demandas.

Por sua vez, o servidor compartilhado é utilizado por uma rede de usuários, isto é, o espaço e os recursos, incluindo o espaço em disco, a memória, a CPU e a banda de internet, são partilhados com muitos clientes.

Desse modo, o servidor compartilhado é a opção mais clássica e popular, hospedando diversas empresas em uma mesma máquina física (hardware). Esses clientes, além de compartilharem as funcionalidades da hospedagem, dividem os custos da operação.

Em que casos o servidor dedicado e o servidor compartilhado são indicados?

Muitas pessoas se perguntam para quem são indicados o servidor dedicado e o servidor compartilhado. No entanto, para responder à questão, é preciso incluir alguns fatores nesse cálculo.

O servidor dedicado é ideal para empresas que precisam de grandes aplicações, como SAP, e-commerce, ERP e ambiente de missão crítica. O motivo é que, nessa modalidade, existe apenas uma aplicação ou site no servidor, ampliando a autonomia e a segurança da operação, mas gerando, em contraponto, mais trabalho e custos para o cliente.

Ao mesmo tempo, ter um servidor dedicado requer, em geral, a contratação de uma empresa especializada para gerenciar a máquina e garantir a instalação do sistema operacional, das atualizações dos softwares e dos ajustes na regra de firewall, por exemplo.

Já o servidor compartilhado é indicado, principalmente, para quem tem um site com poucos acessos ou um serviço em fase de testes. Essa recomendação se justifica porque sites pequenos e aplicações mais simples são atendidas com sucesso pelo hosting compartilhado, reduzindo os custos da operação para o cliente.

Quais são os pontos-chave de cada servidor?

Neste momento, você já entendeu para quem o servidor dedicado é recomendado e quem deve investir em um servidor compartilhado. Mas a dúvida que fica é sobre as características de cada servidor, certo? Então, veja a seguir quais são os principais pontos-chave dos servidores dedicado e compartilhado.

Exclusividade

No servidor compartilhado, a hospedagem é dividida entre diversos sites, o que pode prejudicar limitar o funcionamento dos sistemas ou os acessos às páginas em alguns momentos.

O servidor dedicado é exclusivo para o cliente, podendo ser usado por desenvolvedores Web e por pequenas, médias e grandes empresas.

A maior vantagem do servidor dedicado é garantir liberdade para a instalação de apps, maior segurança, flexibilidade, autonomia e estabilidade para o contratante. Como resultado, problemas internos nesse servidor são transformados em grandes soluções.

Variedade de recursos

O servidor dedicado conta com mais recursos de processamento e de armazenamento de dados, visto que oferece um serviço exclusivo.

Já no compartilhado, o software ou o site da sua empresa ficarão hospedados com outros contratantes, dividindo e compartilhando os mesmos recursos.

Portanto, essa opção é indicada para pequenos e médios negócios que têm um site com uma pequena quantidade de visitas ou excelente programação — aplicações que não vão exigir tantos recursos.

É importante ter em mente que o servidor compartilhado oferece a oportunidade de escolher apenas os recursos que a empresa vai precisar e de modo personalizado.

Condições de acesso

Se a empresa tem um serviço que está começando ou em fase de testes e um blog ou site com poucos acessos, por exemplo, o servidor compartilhado geralmente é o mais recomendado. Em contrapartida, se o site demanda altos índices de disponibilidade e segurança e um alto volume de acessos simultâneos, o servidor dedicado é certamente a melhor opção.

Performance

O compartilhamento de recursos pode levar a problemas de segurança, quedas de performance ou até mesmo crashs no servidor.

No dedicado, é diferente: por hospedar apenas um site, o tráfego é menor do que o de ambientes compartilhados, o que é fundamental para melhorar a navegação e minimizar o tempo de carregamento de sistemas e sites, que são pontos importantes para gerar confiabilidade.

Segurança

Um serviço dedicado gera muito menos preocupação para os negócios. Isso acontece pela possibilidade de customizar a limitação dos acessos conforme a demanda. Além disso, nele, consegue-se bloquear IPs e praticar outras ações de segurança que são imprescindíveis.

Enfim, é importante fazer um comparativo entre as duas opções e escolher o servidor mais adequado à sua situação.

Quais são as desvantagens do servidor compartilhado?

É verdade que o servidor compartilhado tem muitas vantagens, como a atualização e a manutenção do servidor a cargo da empresa de hospedagem, a necessidade de configurações simples, a facilidade na administração do serviço e o menor custo de operação do mercado.

Mas a aposta no servidor compartilhado tem algumas desvantagens. Veja quais são os contras desse tipo de hosting!

Maiores riscos

A principal desvantagem do servidor compartilhado são os maiores riscos e a falta de segurança para o domínio. Por isso, sites de e-commerce, que precisam de altos requisitos de segurança para armazenar os dados de cartões e as informações pessoais dos clientes em base própria, não devem investir nesse tipo de hosting.

Sem acesso do administrador

Outra desvantagem do servidor compartilhado é que, ao escolher esse tipo de hospedagem, a empresa perde o controle administrativo do site. Nesse sentido, para quem tem um conhecimento técnico sobre como funciona os servidores, a solução compartilhada é bastante restritiva.

Recursos compartilhados

Igualmente, a hospedagem compartilhada pode apresentar problemas conforme o site for crescendo e atraindo mais usuários, já que os recursos do hosting são mais simples e compartilhados com várias empresas, o que coloca em risco a capacidade do servidor.

Sobrecarga do servidor

O item anterior nos traz a este, pois, como o serviço nesse tipo de hospedagem é compartilhado com outras empresas, é comum ocorrer a sobrecarga do servidor em alguns instantes. Devido à inconstância do ambiente digital, os clientes podem sair do ar, comprometendo, possivelmente, a performance do site e impactando o crescimento da sua empresa na internet.

Quais são os requisitos para usar um servidor dedicado?

Você já sabe quais são as vantagens e as desvantagens do servidor compartilhado. Porém, que requisitos deve ter uma empresa que investe em servidor dedicado? Confira!

Recursos e especificações

Antes de investir no servidor dedicado, você deve pensar qual dos sistemas operacionais é mais adequado para executar as aplicações do site. Nessa hora, avalie a necessidade de itens básicos — quantidade de memória RAM, tráfego mensal, espaço de armazenamento, entre outros —, verificando com a empresa especializada quais são os limites das operações e o custo de possíveis upgrades no serviço.

Estabilidade dos servidor

Outro fator que você deve analisar ao investir em servidor dedicado é a estabilidade desse sistema. Questione a empresa especializada sobre a estrutura necessária para manter o sistema estável. Climatização, redundância de conexão e monitoramento de energia são alguns pontos que contribuem para a estabilização do serviço.

Suporte técnico

Por fim, ao escolher o tipo de hosting ideal, é preciso avaliar se o seu site requer um suporte disponível 24 horas diariamente, por exemplo. Nesse momento, reflita, também, sobre a necessidade de contar com atendentes que falam a língua portuguesa e analise quais são os canais de comunicação por meio dos quais você entraria em contato.

Assim, antes de fazer a escolha sobre o tipo de hospedagem do seu site, verifique até que ponto o suporte técnico da empresa especializada consegue ajudar caso ocorram imprevistos e a rede fique instável, prejudicando as operações e o funcionamento do seu domínio.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Não há dúvidas de que é necessário conhecer a empresa de hospedagem que o seu negócio pretende contratar, escolhendo uma empresa que ofereça soluções de qualidade e tenha experiência no mercado da tecnologia.

A Valuehost é uma delas, contando com ótimos serviços, hospedagem em todo o Brasil e um suporte completo de atendimento ao cliente. Veja algumas dicas para escolher uma boa hospedagem e fazer a sua empresa faturar mais:

  • alinhe as necessidades com o provedor de hospedagem;
  • entenda quantos acessos o seu site suporta;
  • saiba qual o tamanho do site e analise se está otimizado para uma abertura rápida;
  • otimize conforme a plataforma de desenvolvimento;
  • escolha uma hospedagem de alto desempenho;
  • esteja em um ambiente de hospedagem com total segurança;
  • observe se o provedor conta com suporte especializado.

Avalie bem as necessidades do seu negócio e opte pelo melhor entre servidor dedicado ou compartilhado. Tenha em mente que, se a sua companhia é grande e tem muitos acessos, precisa de uma hospedagem totalmente estável. Nesse caso, a melhor saída é optar pelo servidor dedicado. Se for um site para um projeto iniciante ou uma página pessoal, opte pelo servidor compartilhado.

Ficou interessado e quer garantir que a sua empresa conquiste lucros maiores? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco para conhecer os serviços de hospedagem da Valuehost!