fbpx
Hospedagem

Servidor dedicado ou compartilhado: saiba como escolher!

Se sua empresa está começando ou se você está pensando em dar um passo importante em relação à estrutura de hospedagem, certamente já se perguntou qual é o melhor tipo de ambiente e de serviço para o negócio. O servidor dedicado ou compartilhado? Qual servidor oferece mais vantagem para a sua empresa?

No momento de optar por um servidor, é normal que aparecem várias dúvidas sobre seus benefícios, sobre a necessidade de personalização de cada estrutura e também sobre seus custos e desvantagens

É importante ter bastante atenção e pesquisar com cuidado, pois essa escolha vai afetar o desempenho de seu site. Por isso, fizemos este post para falar sobre as principais características de cada servidor. Confira e faça a melhor escolha depois de avaliar cuidadosamente cada detalhe.

O que é a hospedagem de sites (servidores) e por que é tão importante?

Contar com uma ótima hospedagem de sites é essencial para que a empresa tenha bons resultados e ofereça um serviço de qualidade para seus clientes. Mas, afinal, o que é a hospedagem de sites?

Trata-se de computadores, conhecidos como servidores, que fazem o armazenamento de informações e de arquivos necessários para a disponibilidade de um site na internet. A hospedagem pode ser utilizada para vários outros objetivos e aplicações, como e-mails, sistemas, lojas virtuais, blogs, servidores de jogos e muito mais.

Quais são os principais tipos de hospedagem e suas características mais marcantes?

Há diversas formas de montar uma hospedagem de sites hoje em dia, tudo conforme o que você precisa de recursos do servidor. Confira os dois tipos mais comuns que estão no mercado a seguir.

Servidor compartilhado

Uma hospedagem de sites em um servidor compartilhado é fundamental para aqueles que estão iniciando a divulgação da empresa na internet, especialmente por causa do gerenciamento de recursos terceirizados e do preço reduzido.

É bastante comum nesse tipo de servidor haver uma conta administrativa que faz o gerenciamento de todos os recursos que cada um dos outros sites pode usar, visto que que pode armazenar dados de vários sites além do seu.

Embora seja compartilhado, cada site tem sua própria área administrativa, suas próprias informações de consumo e, dependendo da empresa, seu próprio domínio. Também é válido lembrar de que nenhum dos sites tem acesso às informações e ao administrativo dos outros.

Servidor dedicado

Uma opção mais “poderosa” é, sem dúvida, a hospedagem dedicada. Nela, você conta com uma máquina exclusiva para que possa hospedar sua aplicação tranquilamente. Além disso, é totalmente capacitada para suportar sites com um alto tráfego de visitantes.

Ao contrário do que acontece no servidor compartilhado, no dedicado você tem total controle de todos os recursos de que ele dispõe. Além disso, há um ambiente de alta performance, completamente preparado para as necessidades de seu site.

Quais são os pontos-chave de cada servidor?

Veja a seguir quais são os principais pontos-chave dos servidores dedicado e compartilhado.

Exclusividade

No servidor compartilhado, a hospedagem é dividida entre diversos sites, o que pode prejudicar limitar o funcionamento dos sistemas ou os acessos às páginas em alguns momentos.

O servidor dedicado é exclusivo para o cliente, podendo ser usado por desenvolvedores Web e por pequenas, médias e grandes empresas. Sua maior vantagem é garantir liberdade para a instalação de apps, maior segurança, flexibilidade, autonomia e estabilidade para o contratante. Problemas internos nesse servidor são transformados em grandes soluções.

Variedade de recursos

O servidor dedicado conta com mais recursos de processamento e de armazenamento de dados, visto que oferece um serviço exclusivo.

Já no compartilhado, o software/site da sua empresa vai ficar hospedado com outros contratantes, dividindo e compartilhando os mesmos recursos. Tal opção é, portanto, indicada para pequenos e médios negócios que têm um site com uma pequena quantidade de visitas ou excelente programação (aplicações que não vão exigir tantos recursos).

É importante ter em mente que o servidor compartilhado oferece a oportunidade de escolher apenas os recursos que a empresa vai precisar e de modo personalizado.

Condições de acesso

Se a empresa tem um serviço que está começando ou em fase de testes e um blog ou site com poucos acessos, por exemplo, o servidor compartilhado geralmente é o mais recomendado. Em contrapartida, se o site demanda altos índices de disponibilidade e segurança e um alto volume de acessos simultâneos, o servidor dedicado é certamente a melhor opção.

Performance

O compartilhamento de recursos pode levar a problemas de segurança, quedas de performance ou até mesmo crashs no servidor.

No dedicado, é diferente: por hospedar apenas um site, o tráfego é menor do que o de ambientes compartilhados, o que é fundamental para melhorar a navegação e minimizar o tempo de carregamento de sistemas e sites, que são pontos importantes para gerar confiabilidade.

Segurança

Um serviço dedicado gera muito menos preocupação para os negócios. Isso acontece pela possibilidade de customizar a limitação dos acessos conforme a demanda. Além disso, nele, consegue-se bloquear IPs e praticar outras ações de segurança que são imprescindíveis.

Enfim, é importante fazer um comparativo entre as duas opções e escolher o servidor mais adequado à sua situação. Além disso, é preciso conhecer a empresa de hospedagem que pretende contratar a fim de escolher uma que ofereça soluções de qualidade e tenha experiência no mercado.

A Valuehost é uma delas, contando com ótimos serviços, hospedagem em todo o Brasil e um suporte completo de atendimento ao cliente. Veja algumas dicas para escolher uma boa hospedagem e fazer sua empresa faturar mais:

  • alinhe as necessidades com o provedor de hospedagem;
  • entenda quantos acessos seu site suporta;
  • saiba qual o tamanho do site e analise se está otimizado para uma abertura rápida;
  • otimize conforme a plataforma de desenvolvimento;
  • escolha uma hospedagem de alto desempenho;
  • esteja em um ambiente de hospedagem com total segurança;
  • observe se o provedor conta com suporte especializado.

Avalie bem as necessidades de seu negócio e opte pelo melhor entre servidor dedicado ou compartilhado. Tenha em mente que, se sua companhia é grande e tem muitos acessos, precisa de uma hospedagem totalmente estável. Nesse caso, a melhor saída é optar pelo servidor dedicado. Se for um site para um projeto iniciante ou uma página pessoal, opte pelo servidor compartilhado.

Ficou interessado e quer garantir que sua empresa conquiste lucros maiores? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco para conhecer nossos serviços de hospedagem!

[rock-convert-cta id=”3828″]