fbpx

Por que vale a pena investir na hospedagem dedicada? Descubra aqui!

Por que vale a pena investir na hospedagem dedicada? Descubra aqui!

Powered by Rock Convert

Vários fatores estão fazendo com que as empresas prefiram investir em uma hospedagem dedicada. Um deles é a exclusividade, já que, como o próprio nome diz, é um modelo que permite que servidores fiquem à disposição para sanar todas as necessidades de um negócio.

Em um mercado que fica a cada dia mais competitivo, as empresas utilizam a tecnologia a seu favor para alcançar as metas desejadas, como disponibilizar seus serviços em um servidor com maior segurança e desempenho. Dentre todos os tipos de hospedagem de sites, a dedicada é a que oferece o melhor serviço, superando, por exemplo, os meios compartilhados.

Preparamos este texto para que você saiba por que vale a pena investir em uma hospedagem dedicada. Confira agora!

O que é hospedagem dedicada?

Um host dedicado nada mais é que um servidor que fica totalmente à sua disposição. Se na hospedagem compartilhada há uma divisão do servidor com vários clientes, na dedicada ele pertence somente a você. Assim, todos os recursos serão exclusivamente para sua empresa, mas você também será o responsável por gerir o servidor.

É importante entender que essa opção não é recomendada para qualquer público. O motivo disso envolve custos, pois a exclusividade demanda recursos e, por isso, é preciso saber o momento exato de realizar esse tipo de investimento.

A hospedagem dedicada é indicada para clientes que contabilizam muitos acessos em seu site, blogs, e-commerce, entre outros. Pode-se citar negócios de grande porte que precisam de um sistema on-line para manter todos os processos interligados.

Algumas empresas disponibilizam o acesso a um servidor dedicado com recursos reduzidos. Contudo, as melhores prestadoras de hospedagem dedicada oferecem o servidor com um painel de controle administrativo que simplifica o gerenciamento da hospedagem. Por isso, é muito importante escolher corretamente na hora da contratação.

Quais são as principais vantagens desse tipo de serviço?

Existem diversas vantagens em optar por serviços dedicados. Vamos explicar para você algumas delas!

Performance

A hospedagem dedicada favorece o desempenho de aplicações e de sites. Por se tratar de uma solução totalmente única, o tráfego inclina-se a ser bem menor quando comparado ao meio compartilhado, por exemplo. Dessa forma, essa opção auxilia na navegação, além de diminuir o tempo de carregamento.

Isso faz com que a hospedagem dedicada seja capaz de reduzir consideravelmente a lentidão de sites e de sistemas, colaborando com a confiabilidade dos visitantes e dos usuários.

Flexibilidade

Com esse recurso, há maior controle sobre o ambiente de hospedagem e total liberdade para instalar plugins, scripts e módulos que achar necessário, o que não ocorre em soluções de hospedagens compartilhadas, uma vez que não permitem tanta agilidade aos usuários. O servidor dedicado auxilia também a escalabilidade de projetos que apresentam um crescimento mais veloz ou com picos de acesso.

Autonomia

Outro ponto a se destacar com a hospedagem dedicada é a autonomia que ela proporciona aos profissionais de TI ou ao desenvolvedor, seja para gestão de acessos, seja para controle do banco de informações. Com ela, torna-se viável ter acesso à linha de comando como root.

Estabilidade

O equilíbrio é outra questão muito importante da hospedagem dedicada, que tende a ser melhor devido à exclusividade. As soluções dedicadas costumam ficar em data centers de primeira categoria, contando com os melhores recursos de rede e de hardware. Por conta disso, a infraestrutura utilizada promove melhores condições de desempenho e de estabilidade aos clientes.

Segurança

Quando se fala em segurança, a preocupação se torna bastante menor para quem optar por uma hospedagem dedicada pelo fato de que os acessos limitados podem ser personalizados de acordo com cada necessidade. Isso sem falar que nela você pode bloquear IPs, além de várias outras ações de segurança.

Melhor configuração de hospedagem

A característica de um site com servidor dedicado é exclusiva. Entre os benefícios estão a maior largura de banda e de espaço para questões de armazenamento. Com soluções compartilhadas, a competição por armazenamento e acessos é acentuada, sem considerar que nem sempre a divisão é justa dos recursos de memória e processamento.

Assim, se você divide o seu servidor com uma página que conta com grande tráfego de visitantes, certamente haverá prejuízos a longo do tempo. Com um servidor dedicado, você não passar por esses tipos de riscos.

Único endereço de IP

Cada servidor apresenta seu próprio endereço IP. Com hospedagem compartilhada, verifica-se o compartilhando de um endereço IP com diversos sites. Caso um deles seja um site de spam ou de conteúdo adulto, o ranking do seu site pode ser direcionado para baixo, prejudicando a busca pelas suas soluções.

Com hospedagem dedicada, você tem disponível um servidor totalmente dedicado, o que quer dizer que terá o seu próprio endereço IP. Isso é bastante importante para quem tem um grande site de e-commerce, por exemplo, que exige SSL para processamento de cartão de crédito.

Como escolher uma hospedagem dedicada de qualidade?

Como estamos falando de um método dedicado, sua escolha se torna bem mais complexa do que uma hospedagem compartilhada ou VPS (servidor virtual privado), por exemplo. Assim, você deve observar algumas características para definir qual modelo optar, como:

  • averiguar se a opção de servidor dedicado é gerenciado ou não;
  • saber se o data center será o local em que o servidor ficará instalado e armazenado;
  • analisar se os softwares e hardwares utilizados pelo servidor dedicado atendem a suas necessidades de aplicação;
  • observar se a solução escolhida não apresenta fraca conexão e, com isso, fique indisponível;
  • entender quais são suas reais necessidades e compreender as expectativas no uso do servidor;
  • saber se a hospedagem dedicada supre as necessidades do atendimento ao cliente de sua empresa, se oferece qualidade e serviços em tempo real;
  • analisar se o preço oferecido se reflete em bom atendimento, pois levar em consideração sempre o menor preço pode se tornar prejuízo ao negócio ao longo do tempo.

Além disso tudo, é preciso conhecer quem é a empresa de hospedagem que você está contratando. Assim, você deve optar por quem tenha experiência no mercado e que ofereça soluções de qualidade a seus clientes.

A Valuehost é uma dessas empresas que oferecem hospedagem em todo o Brasil e conta com excelentes serviços e um suporte completo de atendimento ao cliente. Por isso, quando buscar por serviços de hospedagem dedicada, escolha a melhor!

E aí, gostou deste post? Então, que tal entender mais sobre servidores dedicados? Leia esse outro texto e continue aprendendo.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of