fbpx

Veja a importância do painel de controle de hospedagem

Veja a importância do painel de controle de hospedagem

Powered by Rock Convert

Qualquer empresa hoje em dia precisa de uma página on-line. Mesmo pequenos estabelecimentos devem ter alguma presença no mundo virtual para conseguirem se destacar dos concorrentes e conquistar um número maior de clientes. Porém, muitos ainda têm dificuldades para alcançar esses objetivos, pois não entendem bem a importância do painel de controle de hospedagem para seu negócio.

Se você não sabe o que é um painel de controle ou não entende bem como ele funciona, é hora de se informar a respeito, pois ele será indispensável para melhorar a gestão on-line da sua empresa —.especialmente quando for necessário administrar várias páginas em seu site. Se você quer entender melhor qual é a real importância do painel de controle para sua hospedagem de sites, continue a leitura.

O que é o painel de controle de hospedagem?

Em primeiro lugar, a hospedagem de sites é um serviço que permite a você armazenar suas páginas on-line em um servidor. Dentro dele, você também coloca diferentes arquivos necessários para compor o seu site e realiza as edições necessárias para personalizar sua página. Praticamente todo método de criação de sites hoje em dia envolve algum serviço de hospedagem.

O painel de controle, por sua vez, é uma plataforma que você utiliza para realizar essas alterações dentro do seu site. Sem ele, você teria que fazer todas as mudanças diretamente no código fonte, o que é bem mais difícil e demorado, especialmente para quem não tem experiência na área. Pense nele como um facilitador para quem deseja administrar seu site com mais praticidade.

Por que ele é tão importante?

Entender como a ferramenta funciona é uma coisa. Mas, qual seria a real importância do painel de controle de hospedagem? Veja alguns exemplos na sequência.

Gerenciamento de arquivos facilitado

Uma das principais funções de qualquer ferramenta de controle de informação é o gerenciamento correto de dados. Ele permite que você navegue por todos os arquivos presentes em seu sistema de hospedagem da mesma forma que faz com os dados alocados em seu computador pessoal.

Isso faz com que qualquer consulta de informação ou alteração em um arquivo seja bem mais prática e rápida, pois não há a necessidade de passar horas encontrando os dados certos ou reorganizando-os. E como o formato é o mesmo de qualquer máquina usada em casa, também é mais fácil orientar sua equipe sobre como utilizar esses arquivos.

Estatísticas do uso de hospedagem

Em muitos casos, você precisará conferir como está o desempenho do seu sistema de hospedagem, vendo se há espaço suficiente para mais arquivos, se o uso de CPU do sistema está muito elevado, entre outras coisas importantes. Só com essas informações é possível decidir quando é hora de fazer um upgrade ou adicionar alguma funcionalidade extra.

Essas informações de uso também são exibidas de forma clara e explícita no mesmo estilo de um computador pessoal, o que também facilita seu entendimento. Não leva muito tempo até você se familiarizar com a ferramenta e poder usá-la corretamente.

Administração de domínios e contas de e-mail

Um dos itens que melhor representa a importância do painel de controle de hospedagem é o gerenciamento de e-mail. Para esclarecer, o domínio de uma empresa é um nome que é devidamente registrado e associado a uma pessoa ou negócio. É isso que permite a você criar um e-mail com o nome da empresa.

Dependendo do seu negócio, talvez você tenha mais de um domínio ou subdomínio em sua lista ou precise gerenciar certos perfis registrados nele. Por meio do seu painel de controle, você pode criar contas, alterar permissões, definir senhas, entre outras funções necessárias para gerenciar as informações do seu domínio.

Instalação de extensões e aplicativos adicionais

As funções básicas já ajudam bastante o seu negócio, mas o grande diferencial de um bom painel de hospedagem é a possibilidade de expandir esse leque de opções por meio de novos aplicativos e de extensões para o site. Considerando como é importante se destacar dos concorrentes, qualquer recurso que você tiver à sua disposição é válido.

Há várias opções para adicionar mais recursos ao seu painel de controle de hospedagem. Alguns permitem uma integração mais eficiente com as plataformas de criação de sites, como o WordPress, enquanto outros oferecem melhores métodos para gerar analytics sobre o desempenho do seu site. Basta procurar aqueles que melhor se encaixam nas suas necessidades e fazer a instalação.

Segurança de dados importantes

Outro aspecto cada vez mais relevante em qualquer plataforma digital é a segurança de dados. Mais do que nunca, as empresas precisam ter em mente que as informações do negócio precisam ser bem-guardadas, pois podem ser usadas para fins criminosos. É sua responsabilidade manter seu sistema de hospedagem seguro, dificultando acessos indevidos.

Por outro lado, o painel de controle é usado justamente para facilitar esse acesso. Sendo assim, devem ser tomadas diversas medidas de segurança, como senhas e criptografia, para garantir que não haja riscos de infiltração e violação de dados. Isso é essencialmente importante se você também apresenta dados sobre seus colaboradores e/ou clientes guardados.

Diversas ofertas de ferramentas disponíveis

Por fim, você não precisa se prender a um mesmo painel de controle de hospedagem para sempre caso ele não seja de seu agrado. Há muitas opções disponíveis no mercado, as quais apresentam suas próprias vantagens. Dessa forma, você pode escolher aquela que melhor se encaixe em suas necessidades.

Opções como o cPanel, o DirectAdmin e o Plesk têm todas as funções básicas que você precisa para começar, como acesso virtual ao servidor, instalação de SSL e agendamento de backups. Compare as diferentes opções e veja qual delas apresenta a melhor relação entre custo e benefício dentro do orçamento do seu negócio.

Agora que você entende melhor a importância do painel de controle de hospedagem, é hora de pesquisar mais sobre o assunto e descobrir como implantá-lo em seu negócio. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois isso pode exigir mais capacitação da equipe e alguma adaptação na sua infraestrutura.

Quer continuar recebendo informações sobre o tema? Então curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of