fbpx
Hospedagem

O que considerar ao escolher uma empresa para hospedagem de site?

Ter uma boa hospedagem de site se tornou um dos requisitos indispensáveis para qualquer negócio alcançar o sucesso. Afinal, contar com um bom provedor é sinônimo de disponibilidade, velocidade de carregamento das páginas, segurança dos dados e de uma melhor experiência para o consumidor online. Mas você sabe reconhecer um?

As ofertas são muitas e você precisa analisar alguns requisitos antes de tomar uma decisão. Então, descubra a partir de agora as consequências de uma escolha ruim e o que considerar para evitar problemas futuros!

Quais os problemas mais comuns da hospedagem de site?

Quando você não analisa o provedor e escolhe qualquer um, corre o risco de não ter um atendimento adequado às necessidades do site. Isso quer dizer que pode pagar por serviços que não precisa, ter recursos limitados, uma política de seguranças com falhas e uma taxa de disponibilidade menor.

Esses problemas devem influenciar na imagem do negócio e, com o tempo, fazer com que o site perca força competitiva. Considerando que o mercado online é bem acirrado, tais falhas devem ser evitadas a todo custo.

Como escolher uma empresa de hospedagem de site?

Com base nos problemas apresentados acima, listamos 7 pontos a serem analisados. Conheça cada um e descubra como escolher uma boa hospedagem para o seu site!

1. Domínios e subdomínios

A disponibilidade de domínios e subdomínios no serviço de hospedagem é especialmente útil quando você pretende trabalhar com mais de um produto ou serviço e aumentar o portfólio do negócio gradualmente.

Além disso, a criação de um blog corporativo para o desenvolvimento de uma estratégia de Inbound Marketing exigirá subdomínios com integração ao site. Então, independentemente do tipo de negócio que você tem, é importante contar com esses recursos extras.

2. Sistemas de Backup

Nenhum site está 100% seguro contra um ataque cibernético. Porém, os efeitos podem ser minimizados se o provedor de hospedagem disponibilizar um sistema de backups regular e automatizado.

O ideal é que, nesse caso, vá além de questionar a existência do serviço, verificando como o sistema funciona, quais informações ele grava, a frequência de execução, o local de armazenamento das cópias e como acessá-las quando for necessário.

Afinal, é por meio dos backups que você conseguirá recuperar os dados diante de uma invasão por hacker ou desastre que afete os servidores principais.

3. Suporte técnico

No processo de escolha, o suporte técnico representa outro fator importante a ser analisado. Qualquer problema nos servidores de hospedagem pode deixar o seu site fora do ar por horas ou dias, o que significa prejuízos por vendas perdidas.

Para evitar isso, observe as opções e a disponibilidade do atendimento, bem como o seu funcionamento. O ideal é que o serviço seja oferecido 24 horas, 7 dias por semana. Também é bom considerar o idioma do suporte.

Ele precisa ser em português e oferecer soluções rápidas e definitivas. Uma forma de descobrir tudo isso é fazendo testes. Simule um problema e use os canais de comunicação para ter uma experiência e avaliar o retorno.

4. Escalabilidade

Outro serviço que você sempre deve ter em mente ao escolher uma empresa de hospedagem de site é a escalabilidade da estrutura. Ela está diretamente relacionada ao espaço de armazenamento e níveis de desempenho oferecidos.

Esse recurso é o que permite o site expandir suas funcionalidades durante os momentos de picos de acesso, mantendo-o no ar e funcionando sem travar. Quando o fluxo de tráfego é normalizado, a estrutura retoma o tamanho original.

Além de descobrir se o provedor oferece essa vantagem, pergunte sobre valores. O mais comum é cobrar um adicional somente quando tais recursos são utilizados. Isso torna o custo variável, mas oferece flexibilidade no atendimento e permite que a empresa cresça mais facilmente.

5. Contas de e-mail

Outro critério para escolher uma boa hospedagem é verificar quantas contas de e-mail corporativas você pode usar. Nesse ponto, você deve considerar, mais uma vez, as necessidades do site e as expectativas de crescimento a médio e longo prazo.

Embora não seja um critério tão decisivo quanto os anteriores, você precisa levar esse fator em consideração para conseguir cadastrar novos usuários, com facilidade, sempre que contratar colaboradores.

6. Painel de controle

Mesmo que você não lide diretamente com o gerenciamento interno do site, opte por um plano de hospedagem que inclua um “dashboard” (painel de controle) acessível, intuitivo e fácil de usar. Isso permitirá a realização de alterações rápidas quando necessário.

O painel de controle é o coração do site. As contas de e-mail, bancos de dados, redirecionamentos, domínios, subdomínios e outros recursos são gerenciados por ele. Tenha isso em mente.

7. Opinião do usuário

A reputação do provedor é outro fator determinante na escolha. Você consegue descobrir isso por meio da opinião dos usuários antigos e atuais. Basta consultar alguns fóruns sobre hospedagem de site na internet e grupos de redes sociais sobre o tema.

Também pode fazer uma consulta aos sites de reclamações, como Reclame Aqui e Proteste, para averiguar os tipos de solicitações mais comuns, tempo médio de retorno e se foram devidamente solucionadas.

Por que a ValueHost é a melhor escolha?

Além de oferecer todos os recursos mencionados acima, a ValueHost disponibiliza meios de contato para um atendimento com resposta instantânea, diferente dos outros que retornam após 24 horas de um ticket aberto no suporte.

Com relação ao desempenho, a ValueHost oferece pacotes de serviços em servidores compartilhados, mas o grande diferencial são os dedicados. Quando a empresa tem um projeto grande, que prioriza o desempenho operacional, pode contar com máquinas exclusivas.

Assim, não compartilha espaços e performance com outros usuários, recebendo todo o potencial necessário dos servidores. E tem mais, os usuários ganham autonomia para gerenciar a carga de trabalho entre as contas, o que facilita o balanceamento do desempenho de acordo com as necessidades de cada projeto.

Esses diferenciais fazem da ValueHost a melhor alternativa do mercado para quem deseja montar um site robusto e confiável.

Agora que você já sabe como escolher uma empresa de hospedagem de site, coloque essas dicas em prática ainda hoje e dê início às suas pesquisas!

Pronto para começar? Entre em contato com a ValueHost agora mesmo e deixe-nos ajudar com o seu projeto online!