fbpx
Hospedagem

O que considerar ao escolher uma empresa para hospedagem de site?

Ter uma boa hospedagem de site se tornou um dos requisitos indispensáveis para qualquer negócio alcançar o sucesso. Afinal, contar com um bom provedor é sinônimo de disponibilidade, velocidade de carregamento das páginas, segurança dos dados e de uma melhor experiência para o consumidor online.

Para isso, é preciso conhecer melhor as empresas de hospedagem a fim firmar contrato com uma marca que seja confiável, segura e compatível com as demandas virtuais do seu negócio. As ofertas são muitas e você precisa analisar alguns requisitos antes de tomar uma decisão. Então, descubra a partir de agora as principais modalidades de hospedagem, bem como consequências de uma escolha ruim e o que considerar para evitar problemas futuros.

 Quais são os principais tipos de hospedagem disponíveis?

Existe uma grande variedade de tipos de hospedagem no mercado. Conheça os mais utilizados pelas empresas.

Hospedagem gratuita

É uma modalidade usada por sites simples que recebem poucos visitantes. Também é a primeira escolha de quem está ingressando no ambiente virtual e deseja sentir como é ter uma página ou está analisando o que vai encontrar.

Apesar de a opção gratuita oferecer serviços com qualidade razoável e que pode suprir as necessidades de um projeto pessoal ou de uma microempresa, deixa de ser uma alternativa viável quando se necessita de garantias em termos de cobertura, desempenho, suporte e variedade de recursos.

Pelo fato de não precisar pagar nada, existem restrições quanto às funcionalidades disponíveis. Independentemente disso, alguns fatores que devem ser considerados para a escolha são:

  • se há suporte técnico;
  • disponibilidade de backup e ferramentas de segurança;
  • espaço disponível e tipos de conteúdos que podem ser armazenados;
  • garantia de tempo mínima em que os serviços estão disponíveis (uptime).

Hospedagem compartilhada

É a modalidade mais e utilizada da atualidade. Foi ela quem impulsionou a internet como conhecemos hoje, na medida em tornou acessível a hospedagem de conteúdos. A opção compartilhada utiliza diversos domínios hospedados em um único servidor, os quais utilizam de forma simultânea os recursos (armazenamento, memória, processadores, rede etc.) e serviços (banco de dados, e-mail, FTP etc.) do servidor. O compartilhamento da infraestrutura deixa o custo de hospedagem mais atrativo, pois o valor total é rateado entre todos os usuários.

No entanto, ao mesmo tempo em que recurso compartilhado atende diversas necessidades e existam planos bem completos e robustos, existem limitações, restrições e regras para utilizar os serviços disponíveis.

Dessa forma, se as funcionalidades de armazenamento apresentam demandas específicas ou acima da média, é válido migrar para modalidades de hospedagem superiores, como as que serão vistas a seguir.

Hospedagem na nuvem

Recentemente, essa modalidade ficou popular por suas características flexíveis e elevada acessibilidade no atendimento às necessidades de hospedagem de sites. Ao contrário da alternativa compartilhada, onde existe uma limitação predefinida para uso das funcionalidades e serviços e o aumento da demanda signifique assinar um plano superior, na hospedagem cloud, os limites variam conforme as necessidades do usuário.

Por exemplo, caso surja a necessidade de mais processamento, porque sua página recebeu um número maior de acessos por conta de uma ação de marketing digital, esta exigência pode ser sustentada pelos recursos de hospedagem na nuvem, tanto por configurações feitas manualmente, quanto de forma dinâmica e automática pelo próprio sistema.

Em geral o preço dessa modalidade é superior em relação à alternativa compartilhada, mas é ainda um recurso econômico, especialmente para quem precisa lidar com urgências que surgem frequentemente e ainda não tem como investir em versões dedicadas.

Hospedagem dedicada

É uma opção de hospedagem que apresenta alta capacidade de processamento, além de o servidor ou conjunto de servidores serem destinados para um único cliente. Portanto, não há compartilhamento de servidores com outros usuários, e consequentemente, corresponde a um servidor físico.

Ou seja, ao contratar uma hospedagem dedicada, você garante um servidor exclusivo. Os benefícios são enormes, além da segurança robusta, o desempenho é altamente superior por conta do servidor ser utilizado por apenas um cliente.

De forma conceitual, a hospedagem dedicada é dividida em duas categorias:

  • gerenciada: é recomendada para negócios que não têm uma equipe de TI ou profissionais habilitados para gerenciar o servidor. Nela, toda a parte de controle e administração é realizada pela empresa de hospedagem, que conta com time especializado para executar todos os processos necessários;
  • não gerenciada: é utilizada por companhias que têm conhecimento e equipe de TI para gerenciar o servidor de hospedagem. A vantagem dessa categoria é o custo-benefício, mas caso surja a necessidade de resolver algum problema ou configurar o servidor, por exemplo, não é possível contar com o time de suporte técnico da empresa de hospedagem.

Portanto, é preciso analisar muito bem as categorias mencionadas antes de contratar o plano ideal para o seu empreendimento.

Hospedagem VPS

Também chamado de Servidor Virtual Privado, o VPS tem a capacidade de hospedar um site com segurança e individualidade, garantindo a personalização de toda a infraestrutura existente sem compartilhar o servidor com outros usuários. O VPS é capaz de configurar uma página a fim de escalar a capacidade de acessos, deixando-a mais estável e menos sujeita a quedas do servidor.

Um VPS atua dentro de um servidor físico grande e robusto dividido em partes únicas que são utilizadas de forma dedicada por cada cliente. Dessa forma, cada usuário que acessa a hospedagem VPS pode instalar seu próprio software ou sistema operacional, sem que outros site comprometam o desempenho e a performance da sua página. Além disso, cada usuário do VPS controla sua própria estrutura de servidor, realizando atualizações e configurações necessárias.

Colocation

Colocation é um serviço de aluguel de infraestrutura e espaço físico oferecido em data centers para quem pretende hospedar sites em servidor próprio. É uma boa alternativa para grandes empresas e serviços baseados em web.

Energia, espaço físico, climatização, fornecimento de energia, links de internet, redes, entre outros recursos fazem parte desse tipo de hospedagem. Além disso, com o colocation você tem direito ao suporte de uma instituição especializada, que faz a manutenção e o suporte de TI para seu empreendimento enquanto você cuida somente do servidor físico.

Conheça mais alguns destaques dessa modalidade:

  • conexões de de internet de alta velocidade;
  • fornecimento de energia confiável;
  • infraestrutura de rede de altíssimo nível;
  • segurança física e monitoramento 24 horas por meio de circuito fechado de televisão (CFTV).

O colocation diminui custos operacionais, pois manter links de internet, segurança e todos os requisitos necessários seria bastante oneroso para o caixa do empreendimento.

Quais os problemas mais comuns da hospedagem de site?

Quando você não analisa o provedor e escolhe qualquer um, corre o risco de não ter um atendimento adequado às necessidades do site. Isso quer dizer que pode pagar por serviços que não precisa, ter recursos limitados, uma política de seguranças com falhas e uma taxa de disponibilidade menor.

Esses problemas devem influenciar na imagem do negócio e, com o tempo, fazer com que o site perca força competitiva. Considerando que o mercado online é bem acirrado, tais falhas devem ser evitadas a todo custo para não perder terreno no seu segmento.

Como escolher uma entre uma variedade de empresas de hospedagem?

Com base nos problemas apresentados acima, listamos 7 pontos a serem analisados. Conheça cada um e descubra como escolher uma boa hospedagem para o seu site!

1. Domínios e subdomínios

A disponibilidade de domínios e subdomínios no serviço de hospedagem é especialmente útil quando você pretende trabalhar com mais de um produto ou serviço e aumentar o portfólio do negócio gradualmente.

Além disso, a criação de um blog corporativo para o desenvolvimento de uma estratégia de Inbound Marketing exigirá subdomínios com integração ao site. Então, independentemente do tipo de negócio que você tem, é importante contar com esses recursos extras.

2. Sistemas de Backup

Nenhum site está 100% seguro contra um ataque cibernético. Porém, os efeitos podem ser minimizados se o provedor de hospedagem disponibilizar um sistema de backups regular e automatizado.

O ideal é que, nesse caso, vá além de questionar a existência do serviço, verificando como o sistema funciona, quais informações ele grava, a frequência de execução, o local de armazenamento das cópias e como acessá-las quando for necessário.

Afinal, é por meio dos backups que você conseguirá recuperar os dados diante de uma invasão por hacker ou desastre que afete os servidores principais.

3. Suporte técnico

No processo de escolha, o suporte técnico representa outro fator importante a ser analisado. Qualquer problema nos servidores de hospedagem pode deixar o seu site fora do ar por horas ou dias, o que significa prejuízos por vendas perdidas.

Para evitar isso, observe as opções e a disponibilidade do atendimento, bem como o seu funcionamento. O ideal é que o serviço seja oferecido 24 horas, 7 dias por semana. Também é bom considerar o idioma do suporte.

Ele precisa ser em português e oferecer soluções rápidas e definitivas. Uma forma de descobrir tudo isso é fazendo testes. Simule um problema e use os canais de comunicação para ter uma experiência e avaliar o retorno.

4. Escalabilidade

Outro serviço que você sempre deve ter em mente ao escolher uma empresa de hospedagem de site é a escalabilidade da estrutura. Ela está diretamente relacionada ao espaço de armazenamento e níveis de desempenho oferecidos.

Esse recurso é o que permite o site expandir suas funcionalidades durante os momentos de picos de acesso, mantendo-o no ar e funcionando sem travar. Quando o fluxo de tráfego é normalizado, a estrutura retoma o tamanho original.

Além de descobrir se o provedor oferece essa vantagem, pergunte sobre valores. O mais comum é cobrar um adicional somente quando tais recursos são utilizados. Isso torna o custo variável, mas oferece flexibilidade no atendimento e permite que a empresa cresça mais facilmente.

5. Contas de e-mail

Outro critério para escolher uma boa hospedagem é verificar quantas contas de e-mail corporativas você pode usar. Nesse ponto, você deve considerar, mais uma vez, as necessidades do site e as expectativas de crescimento a médio e longo prazo.

Embora não seja um critério tão decisivo quanto os anteriores, você precisa levar esse fator em consideração para conseguir cadastrar novos usuários, com facilidade, sempre que contratar colaboradores.

6. Painel de controle

Mesmo que você não lide diretamente com o gerenciamento interno do site, opte por um plano de hospedagem que inclua um “dashboard” (painel de controle) acessível, intuitivo e fácil de usar. Isso permitirá a realização de alterações rápidas quando necessário.

O painel de controle é o coração do site. As contas de e-mail, bancos de dados, redirecionamentos, domínios, subdomínios e outros recursos são gerenciados por ele. Tenha isso em mente.

7. Opinião do usuário

A reputação do provedor é outro fator determinante na escolha. Você consegue descobrir isso por meio da opinião dos usuários antigos e atuais. Basta consultar alguns fóruns sobre hospedagem de site na internet e grupos de redes sociais sobre o tema.

Também pode fazer uma consulta aos sites de reclamações, como Reclame Aqui e Proteste, para averiguar os tipos de solicitações mais comuns, tempo médio de retorno e se foram devidamente solucionadas.

Por que a ValueHost é a melhor escolha?

Além de oferecer todos os recursos mencionados acima, a ValueHost disponibiliza meios de contato para um atendimento com resposta instantânea, diferente dos outros que retornam após 24 horas de um ticket aberto no suporte.

Com relação ao desempenho, a ValueHost oferece pacotes de serviços em servidores compartilhados, mas o grande diferencial são os dedicados. Quando a empresa tem um projeto grande, que prioriza o desempenho operacional, pode contar com máquinas exclusivas.

Assim, não compartilha espaços e performance com outros usuários, recebendo todo o potencial necessário dos servidores. E tem mais, os usuários ganham autonomia para gerenciar a carga de trabalho entre as contas, o que facilita o balanceamento do desempenho de acordo com as necessidades de cada projeto.

Veja mais alguns destaques que fazem parte do nosso catálogo de soluções de hospedagem:

  • suporte completo: nosso time de especialistas vai além das expectativas ou protocolos de atendimento e prestação de serviços por meio de atendimentos diferenciados;
  • variedade de planos: você tem autonomia para escolher o plano e o tipo de hospedagem mais indicados para o seu negócio;
  • preços acessíveis: os preços dos planos são acessíveis e compatíveis com o porte e necessidades da sua marca;
  • auxílio para migração: conte com a nossa equipe para realizar a migração da hospedagem antiga para sua nova conta;
  • recursos gratuitos: o pacote de funcionalidades grátis correspondem a criação de sites, backup, restauração, instalador de apps e certificado SSL.

Esses diferenciais fazem da ValueHost a melhor alternativa do mercado para quem deseja montar um site robusto, confiável e seguro.

Agora que você já sabe como escolher uma empresa de hospedagem de site, coloque essas dicas em prática ainda hoje e dê início às suas pesquisas!

Pronto para começar? Entre em contato com a ValueHost agora mesmo e deixe-nos ajudar com o seu projeto online de forma diferenciada!