fbpx
Dicas

O que são e como criar um banco de dados? Descubra aqui!

Banco de dados, conforme o nome sugere, é um apanhado de informações armazenadas que podem ser consultadas por usuários devidamente autorizados. O data warehouse, como esse ambiente é chamado em inglês, também pode retornar outras informações ao serem armazenadas de forma relacional.

Por exemplo, você pode criar um banco de dados programado para armazenar uma determinada sequência de números somente se as condições predeterminadas pelo usuário (nome, função, sequência, número, ou qualquer outra característica condicional) forem atendidas.

Além disso, o banco de dados pode estabelecer uma relação entre duas ou mais tabelas. Esse ambiente favorece o gerenciamento de dados e, consequentemente, a tomada de decisão. Neste artigo, destacamos algumas informações sobre o tema e conceitos para que você entenda como o banco de dados funciona e como criar um banco de dados para a sua empresa. Vamos lá?

O que são os bancos de dados?

Já descrevemos o básico sobre banco de dados, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre esse tema. Realmente, não é fácil compreender conceitos intangíveis como cloud computing, big data e outros elementos que compõem as atuais infraestruturas de TI e integram os inúmeros processos do ciclo de vida da informação.

As informações presentes nos bancos de dados podem ser números ou estar em linguagem natural. Além disso, os bancos de dados contêm estatísticas, tabelas, dados financeiros, científicos e técnicos brutos.

Eles também podem ser mantidos em sistemas domésticos e usados individualmente. Mas os bancos de dados maiores são cada vez mais importantes na vida empresarial, em parte porque são projetados para serem integrados a outros softwares de gestão corporativa.

Por exemplo, eles são imprescindíveis para um sistema de reservas de passagens aéreas, registros médicos em hospitais e registros de informações de seguradoras.

Os maiores bancos de dados geralmente são mantidos por agências governamentais e universidades. No Brasil, o Serasa Experian é detentor de um enorme banco de dados sobre informações de crédito e capacidade de pagamento dos brasileiros.

Quais são os componentes de um banco de dados?

Esses pequenos bancos de dados separados podem ser combinados eletronicamente para formar os data warehouses. Em seguida, as empresas e agências governamentais empregam software de “mineração de dados” para analisar vários aspectos e padrões presentes nessas informações. Existem cinco componentes principais de um banco de dados, conforme especificamos a seguir.

Hardware

Hardware são dispositivos físicos e eletrônicos, como computadores, notebooks, servidores etc. que têm como características principais a funcionalidade de entrada e saída de informações (input/output) e a capacidade de armazenamento.

Software

São programas usados ​​para gerenciar e controlar o banco de dados e inclui o próprio software de banco de dados, o sistema operacional, o software de rede usado para compartilhar os dados entre os usuários e os programas de acesso às informações.

Dados

Os dados são as informações armazenadas nesses repositórios. Podem estar na forma bruta, ou seja, demandar processamento para se tornar inteligível, ou prontos para a consulta.

Instruções e regras

Essas instruções e regras determinam o modo como os dados serão armazenados e posteriormente consultados. São elas que orientam a organização, operação e gerenciamento do banco de dados.

Linguagem de acesso

A linguagem de acesso ao banco de dados é usada para consultar as informações, inserir novos dados, atualizá-los ou recuperá-los. Abrange comandos específicos pelo qual o computador é capaz de compreender e executar a ação determinada.

Quais são os tipos de banco de dados?

Veja agora, alguns tipos de repositórios antes de aprender como criar um banco de dados próprio.

Bancos de dados distribuídos

Um banco de dados distribuído é um tipo de banco de dados que tem contribuições de bancos de dados locais. Nesse tipo de sistema, os dados não ficam em um só lugar: são distribuídos para outros repositórios.

Bancos de dados relacionais

Esse tipo de banco de dados define os relacionamentos do banco de dados na forma de tabelas. Também é chamado de DBMS (Database Management System) Relacional — RDBMS — e incluem banco de dados MySQL, Oracle e Microsoft SQL Server.

Bancos de dados orientados a objetos

Esse tipo de banco de dados suporta o armazenamento de todos os tipos de dados. Os dados são armazenados na forma de objetos. Os objetos a serem mantidos no banco de dados têm atributos e métodos que definem o que fazer com eles. PostgreSQL é um exemplo de SGBD relacional orientado a objetos.

Banco de dados centralizado

É um local centralizado no qual os usuários de diferentes origens podem acessar os dados. Para garantir disponibilidade ao acesso à informação, esse tipo de banco de dados pode ser consultado mesmo a partir de um local remoto.

Bancos de dados em nuvem

Um banco de dados em nuvem é criado em um ambiente virtualizado e, por isso, pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo em qualquer localidade e horário, basta uma conexão à Internet. É o modelo mais vantajoso, uma vez que essa alta disponibilidade favorece a colaboração, a produtividade e a eficácia dos processos sem comprometer requisitos da segurança da informação, como integridade e confidencialidade.

Bancos de dados NoSQL

O banco de dados NoSQL é usado para grandes conjuntos de dados distribuídos. Existem alguns problemas de desempenho de big data que são efetivamente tratados por bancos de dados relacionais. Por isso, esse tipo de banco de dados é muito eficiente na análise de dados não estruturados de grande porte.

Bancos de dados gráficos

Um banco de dados orientado a gráficos usa a teoria dos grafos para armazenar, mapear e consultar relações, padrões e tendências. São usados ​​principalmente para analisar interconexões e favorecem uma das maiores vantagens do uso de Big Data pelas empresas: a facilidade de interpretação das informações, intrínseca em grupos de dados que, devido a sua forma muitas vezes ininteligível, impede que os usuários não consigam interpretar e aproveitar as informações estratégicas contidas nesses repositórios.

Bancos de dados OLTP

OLTP (Online Transaction Processing) é outro tipo de banco de dados capaz de realizar um processamento rápido de consultas e manter a integridade dos dados em ambientes de multi-acesso.

Banco de dados pessoal

Um banco de dados pessoal é usado para armazenar dados em computadores pessoais que são menores e facilmente gerenciáveis.

Banco de dados multimodal

O banco de dados multimodal é um tipo de plataforma de processamento de dados que suporta vários modelos de dados que definem como certos conhecimentos e informações em um banco de dados devem ser organizados e organizados.

Banco de dados de documentos / JSON

Em um banco de dados orientado a documentos, os dados são mantidos em coleções de documentos, geralmente usando os formatos XML, JSON, BSON. Um registro pode armazenar quantos dados o usuário desejar.

Afinal, como criar um banco de dados?

Não ensinaremos como criar um banco de dados efetivamente, com a linguagem de software e outros requisitos que precisam ser estabelecidos para a operacionalidade do ambiente.

Agora, você verá a primeira etapa desse processo, que deve ser realizado por quem realmente entende de programação, uma vez que é preciso integrar o banco de dados de forma que todos os componentes que descrevemos anteriormente funcionem adequadamente.

  • reúna todos os dados que deverão compor o seu banco de dados;
  • organize-os e liste os tipos de dados por entidades, ou seja, nomes, características, locais e eventos, por exemplo;
  • estabeleça uma representação visual para o seu banco de dados. Os dados relacionados são agrupados em tabelas, formadas por linhas (tuplas) e colunas;
  • atribua o tipo de dados apropriado a cada coluna de forma que eles sejam agrupados a partir de um único padrão;

É preciso adicionar os dados na linguagem suportada pelo sistema de gestão de banco de dados. Por isso, é preciso escolher qual será o repositório ou contratar um programador que saiba executar essa linguagem.

Ele precisará criar uma relação entre as tabelas do banco de dados e o programar o modo como essas várias tabelas podem se relacionar para exibir as informações buscadas pelo usuário. Além disso, é preciso aplicar regras de normalização, de forma a certificar que as tabelas foram estruturadas corretamente, definir uma regra de integridade, para manter a segurança do repositório, e um índice, que facilita a busca pelas informações.

Agora que você sabe todas essas informações, entre em contato com a ValueHost e veja como podemos ajudar você a criar uma estrutura adequada para ter um banco de dados que ajude você em sua tomada de decisão!