fbpx
Tecnologia

Você sabe o que é webhook? Entenda e saiba como aplicar!

No mundo online altamente conectado de hoje nada pode funcionar de forma otimizada isoladamente. A concretização de uma tarefa sempre — ou quase sempre — envolve a participação de mais do que uma entidade.

A capacidade de sistemas online independentes se comunicarem uns com os outros e compartilhar dados é o núcleo do que torna os serviços valiosos hoje. Um webhook é uma das muitas maneiras de facilitar essa comunicação.

Mas, você sabe o que são essas estruturas, como elas funcionam e quando você pode aplicá-las? Confira neste artigo!

O que é webhook?

Um webhook é um serviço que permite que um desenvolvedor envie dados de seu aplicativo para outro serviço em tempo real. Isso inclui desde inscrições de usuários até vendas de produtos. Seu aplicativo pode ser executado com mais facilidade e ser atualizado em tempo real com as informações mais recentes.

As notificações podem ser geradas em um aplicativo acionando um webhook quando uma ação ou evento é acionado. Por exemplo, quando o preenchimento de um formulário foi concluído ou uma inscrição no boletim informativo foi feita. Isso pode acionar um fluxo de trabalho de integração.

Essas notificações são enviadas para um URL recebível de webhook, que inclui um intervalo de dados definido pelo aplicativo de envio.

Qual a diferença entre webhook e API?

Tanto as APIs quanto os webhooks servem ao propósito geral de facilitar a comunicação entre softwares. Eles permitem que dois aplicativos se conectem e compartilhem dados, o que é crucial para as empresas melhorarem seus serviços e inovarem. No entanto, APIs e Webhooks possuem suas particularidades únicas e são utilizados em diferentes ocasiões.

API

Como você sabe, as APIs — ou Application Program Interfaces — funcionam como intermediários baseados em solicitações que permitem a comunicação entre dois aplicativos. Isso possibilita que as empresas compartilhem dados com terceiros, parceiros ou clientes. Elas também permitem que os desenvolvedores trabalhem em outro software e façam uso de suas funcionalidades sem ter que realmente codificá-lo.

As APIs são normalmente usadas quando há alterações constantes nos dados e você precisa atualizar seus dados regularmente. Ao contrário dos webhooks, que funcionam apenas com base em eventos, as APIs exigem uma solicitação manual. Portanto, se você precisar apenas de um determinado resultado ou informação, use uma API para recuperá-lo.

Webhook

Como você pode ver, o objetivo geral entre uma API e um webhook é o mesmo: conectar aplicativos e permitir que eles compartilhem informações. No entanto, os webhooks são baseados em eventos, portanto, ao contrário das APIs, você não precisa fazer uma solicitação manualmente. Em vez disso, você configura um evento e toda vez que esse evento ocorre, o webhook é acionado.

Um exemplo simples de como os webhooks funcionam pode ser visto nas notificações automáticas por e-mail. Por exemplo, quando você se inscreve em um site, geralmente recebe um e-mail de confirmação com todos os detalhes. O webhook foi acionado por um evento (inscrição em um site) e o e-mail foi enviado automaticamente.

Os webhooks facilitam muito a comunicação entre empresas e clientes. Por serem automatizados e responderem em tempo real, os webhooks também podem economizar tempo e recursos das empresas. Eles são frequentemente usados ​​para recuperar dados menores.

Quando e como aplicar webhooks?

Quando você deseja rastrear um evento ou fazer com que uma ação seja executada como resultado de um evento, você pode usar um webhook. Aqui estão alguns aplicativos potenciais para um webhook, embora haja muitos motivos pelos quais você gostaria de usar esse recurso para o seu trabalho.

Webhooks bancários

Podem ser usados por bancos que utilizam aplicativos e recursos online para atualizar vários sistemas ou fornecer informações aos clientes. Eles podem vincular programas que enviam e-mails aos clientes quando suas contas mudam e que alteram a quantia de dinheiro em uma conta bancária, como quando uma nova cobrança ou um cliente deposita dinheiro.

Desenvolvimento

Profissionais de desenvolvimento de negócios podem conectar os aplicativos de sua empresa a outros aplicativos úteis para que seus clientes possam usá-los com a ajuda de webhooks. Os aplicativos de comunicação e produtividade são frequentemente conectados e podem usar webhooks para notificar os usuários sobre novas mensagens ou iniciar reuniões em determinadas circunstâncias.

Marketing

É possível usar webhooks para iniciar eventos em campanhas de marketing digital que ajudam uma empresa a se conectar com seus clientes. Um webhook ajuda a automatizar a entrega de e-mails aos clientes em resposta às suas ações, como se inscrever em uma lista de e-mails, atualizar os registros de uma loja online para clientes recorrentes e enviar mensagens SMS com códigos de desconto e informações de vendas.

Programação

Ao desenvolver aplicativos da web ou gerenciar dados internos de servidores e bancos de dados, os programadores frequentemente empregam webhooks. Alertar os programadores sobre defeitos e erros que surgem durante a execução de um programa, bem como informar outras pessoas sobre comentários ou alterações no código de um programa são algumas das funções dos webhooks.

Vendas

Para lojas virtuais e interações digitais com clientes, os vendedores podem usar webhooks. Isso ajuda a atualizar as informações na conta online de um cliente para refletir que ele pagou por suas compras ou assinaturas, além de informar os clientes sobre alterações nos detalhes de entrega de um produto, como quando ele é enviado e entregue.

Por que os webhooks são importantes?

Os webhooks são populares porque fornecem vários benefícios, incluindo velocidade, confiabilidade e eficiência. Mas, vão um pouco além disso.

Automação

Ao usar webhooks, você também pode automatizar mais rapidamente procedimentos específicos de transferência de dados e dar aos usuários a capacidade de escolher ações específicas para iniciar eventos em software e aplicativos. Um webhook ajuda a criar eventos que você deseja que ocorram com frequência quando o mesmo evento de acionamento ocorre várias vezes porque pode fornecer dados instantaneamente.

Eficiência

Com webhooks, você pode facilmente transferir dados para outros aplicativos sem ter que configurar procedimentos trabalhosos ou correr o risco de perder informações cruciais. Os webhooks permitem que os aplicativos transmitam imediatamente dados de eventos de acionamento para outros aplicativos, em oposição às APIs convencionais que pesquisam dados e exigem que os usuários verifiquem continuamente os eventos de acionamento.

Integração

Devido ao amplo suporte para integração de webhooks, conectar novos aplicativos aos existentes usando webhooks geralmente é um processo simples. Isso é útil se você deseja criar um aplicativo que incorpore alertas, mensagens ou eventos com base no comportamento de outros aplicativos.

Além disso, você pode desenvolver serviços que permitem que os usuários se conectem e integrem os aplicativos de sua escolha, bem como projetar gatilhos e ações exclusivos para sua produtividade profissional ou pessoal.

Menos configuração

Quando comparado a outros métodos, o uso de webhooks para conectar aplicativos geralmente requer menos tempo e esforço de configuração. Isso ocorre porque os webhooks usam HTTP, um protocolo de internet bem estabelecido usado pela maioria dos sites para enviar documentos hipermídia como HTML entre navegadores e servidores. Como o HTTP é amplamente usado, adicionar um webhook a um aplicativo sem adicionar nova infraestrutura ao seu código é simples.

Em resumo, a informação rege a web, e a obtenção de informações em tempo real torna os serviços online altamente eficientes e responsivos às necessidades do cliente. O webhook oferece uma maneira não complexa de possibilitar o compartilhamento de informações em tempo real entre plataformas online.

E já que estamos falando em soluções que facilitam a gestão de TI, continue no nosso blog e saiba como identificar os principais problemas quando você gerencia as demandas na sua empresa!