fbpx
Dicas

A importância e evolução do E-mail

Hoje em dia podemos afirmar que a maioria da infra estrutura de TI foi criada/inventada, porém, grande parte da comunidade afirma que a tecnologia utilizada junto ao serviço de e-mail simplesmente evoluiu. As configurações de webmail e POP/IMAP são relativamente modernas, mas a historia do e-mail é antiga e temos que voltar a meados de 1972 em um instituto de tecnologia no estado americano de  Massachusetts.

Como tudo começou

Os computadores do tipo mainframe necessitavam de um método de comunicação que fornecessem identificadores específicos para cada usuário. Foi então que o engenheiro Raymond Tomlinson surgiu com a ideia de colocar o nome do usuário e o nome de um computador ao lado do símbolo @ separando o nome do usuário do provedor.

O primeiro endereço criado foi tomlinson@bbn-tenexa

A partir desta ‘simples’ ideia o tão conhecido e famoso e-mail foi criado e mudou totalmente a forma com que as pessoas se comunicam no mundo.

Claro que o e-mail não teria existido sem a ajuda de uma plataforma de comunicações militares conhecidas como ARPANET (que prestou uma grande contribuição para a evolução do e-mail). Este precursor da Internet já utilizava sistemas familiares de múltiplas conexões com o objetivo de entregar mensagens e documentos da forma mais rápida possível. Em Março de 1972, Ray Tomlinson escreveu um programa de e-mail adaptado à rede ARPANET, com as funções enviar(send) e ler(read), motivado pela necessidade dos técnicos da ARPANET de ter um fácil mecanismo de comunicação. O novo programa tornou-se a primeirakiller application – uma aplicação que determina o sucesso de uma tecnologia.

A Internet

Inevitavelmente, a partir da criação da internet por Tim Berners-Lee, em 1991, este acontecimento também anunciou o renascimento do correio eletrônico. Este processo foi auxiliado pelo desenvolvimento prévio de um protocolo de transferência de mensagem simples, conhecido pela sigla de SMTP. À medida que mais computadores tornaram-se habilitados à internet, os e-mails foram baixados em um programa de serviço webmail e conectado através de linhas telefônicas. Alguns ISPs forneciam notificações sobre mensagens recebidas nas páginas iniciais dos usuários através de suas contas conectadas.

A Eficácia do E-mail

Desde meados da década de 1990, poucas mudanças aconteceram na forma de se usar o email. As mensagens indesejáveis (SPAM) diminuíram graças aos esforços concentrados em toda a indústria de TI, porem, mesmo com essas questões e dificuldades, o e-mail continua a ser um método padrão de comunicação que tem substituído a documentação escrita em muitas empresas.

Assim como naquele tempo, as contas de e-mail exigem um serviço de hospedagem para gerenciar a entrega e processamento das mensagens. Esta prática é comum em empresas de hospedagem de sites como a ValueHost onde você pode fazer uso de e-mails personalizados (seunome@suaempresa.com.br).

Evolução

A rápida implantação da internet de banda larga e redes 4G permitiram que o e-mail se tornasse um elemento sempre presente em nossas vidas, dando continuidade ao processo já  iniciado pela revolução BlackBerry há mais de uma década. O E-mail não está mais nos esperando no escritório, como também nos acompanha em nossas casas. Isto criou uma cultura ‘always-on’ (sempre conectado), criticada por muitos especialistas.

Será que daqui ha 20 anos enviar e-mails será relevante? Certamente as mídias sociais, bem como ferramentas como o facebook para empresas e o Slack podem reduzir a popularidade dos e-mails mas, será que nos acostumaremos a não mais utilizarmos em nosso ambiente de trabalho? Um pouco difícil certo?