fbpx
cPanel

 Não sabe como gerenciar banco de dados no cPanel? Aprenda já!

Nos últimos anos, a tecnologia tem tornado vários trabalhos em empresas mais fáceis, especialmente o acúmulo e análise de grandes quantidades de informação. Pilhas de documentos que seriam facilmente perdidas em uma caixa desorganizada agora podem ser armazenadas de forma organizada. Porém, isso também criou um novo desafio: a necessidade de gerenciar bancos de dados de larga escala.

O serviço de hospedagem de dados on-line é mais eficiente, especialmente em grandes negócios. Contudo, para administrar todas essas informações, além de distribuição e permissões de acesso, você precisa do cPanel, um software de hospedagem web que oferece uma interface mais legível para o gerenciamento dos dados armazenados.

Depois de dominar essa ferramenta, fica bem mais fácil acompanhar todas as informações de sua empresa e administrar seu uso. No entanto, não é incomum que alguns gestores tenham dificuldade para entender seu funcionamento. A fim de ajudar com isso, listaremos algumas informações que vão ajudar a gerenciar banco de dados no cPanel com mais facilidade. Acompanhe.

Acessar o banco de dados cPanel

O primeiro passo para se familiarizar com essa ferramenta é saber como acessar o painel de controle. Existem 4 métodos mais utilizados.

Portal do cliente no serviço de hospedagem

A maioria das ferramentas de hospedagem de dados tem um portal do cliente, o qual oferece um atalho direto. Geralmente, é um ícone escrito “cPanel” que fica localizado na primeira página do portal do cliente. É o método mais prático para fazer esse acesso.

Domínio

Você também pode acessar o cPanel por meio da barra de busca do navegador, digitando o nome do domínio, seguido do número de porta de acesso correspondente ou apenas inserindo “/cpanel” como extensão. Por exemplo, “servidor.com/cpanel”. Para que isso funcione, você precisa de um domínio registrado.

Endereço de IP

Da mesma forma que o domínio, você também pode usar o endereço de IP da hospedagem, seguido do número de acesso ou da extensão “/cpanel”. O IP é oferecido no e-mail de contratação do serviço de hospedagem.

Nome do servidor

Outro caminho é utilizar o nome do servidor como referência também seguido da mesma extensão ou número de acesso dos exemplos acima. Esse nome também é enviado no e-mail de contratação do sistema de hospedagem.

Criar e gerenciar banco de dados pelo cPanel

Para utilizar essa ferramenta, você precisa, antes de qualquer coisa, criar os diferentes bancos de dados que sua empresa vai utilizar. Em geral, quanto maior for o negócio, mais importante é ter versões diferentes, pois isso ajuda a segmentar os dados e organizá-los.

Após fazer o login no cPanel, você encontrará um ícone chamado “Banco de Dados MySQL”. Lá, ele vai pedir que você insira um nome para criar um banco de dados logo no primeiro campo da página. Depois de clicar em “criar banco de dados”, será exibida uma página de confirmando a ação.

Em seguida, você precisa criar um usuário para esse banco de dados. Desça um pouco a tela e você verá um campo para inserir um nome e uma senha.

Depois, vá até o próximo campo e marque quais serão os privilégios do banco de dados. A menos que você tenha um plano diferente, pode apenas clicar em “todos os privilégios” e confirmar. A partir daí, o banco estará apto para uso. Se quiser renomear ou mesmo excluir, basta seguir para o fim da página.

Fazer o download do banco de dados

Em muitos momentos, para melhor gerenciar banco de dados, é necessário baixar suas informações, seja para registro ou para outro tipo de análise. Felizmente, esse também é um processo bastante fácil.

Basta acessar a página principal do cPanel e clicar no ícone “backup”. Por ele, você pode escolher qual ou quais bancos deseja baixar e, após confirmar o download, ele será iniciado.

Visualizar informações mais detalhadas

Também é possível consultar alguns detalhes sobre o banco de dados por meio da interface do cPanel, como o nome do banco, nome do host, usuários, data de criação etc. Para isso, basta fazer login, clicar em “gerenciar” e em “Bancos de Dados MySQL”.

Na próxima página, você verá uma lista de todos os bancos de dados que criou. Basta clicar em um deles e verá também as principais informações sobre cada um deles, além de opções de configuração. É um caminho bastante simples para consultar esses detalhes.

Gestão de usuários

O cPanel também permite que você crie outras contas com permissão para acessar seus bancos de dados de acordo com sua necessidade. Isso é muito útil quando vários profissionais precisam gerenciar certas partes das informações no dia a dia. Existem 3 caminhos possíveis.

Conta FTP

Se você precisa dar acesso a apenas uma pasta ou arquivo a um profissional, o melhor a fazer é utilizar a função de contas FTP. É um perfil limitado, sendo ideal para pessoas que não precisam ver ou alterar dados mais sigilosos da empresa.

E-mail

Para criar uma conta de e-mail dentro do seu domínio de hospedagem, é igualmente fácil: você acessa o ícone “contas de e-mail” e cria uma conta, a qual pode ser acessada pelo usuário com o nome de perfil e senha.

MySQL

Se você precisa que alguém gerencie bancos de dados, essa pessoa deve ter uma conta no MySQL, a qual é associada a um banco específico. O processo é o mesmo que descrevemos no primeiro passo e você pode ter quantos usuários quiser.

Verificar espaço em disco na hospedagem cPanel

Algo muito importante a saber é como fazer a verificação do espaço disponível em sua hospedagem. Isso determina, por exemplo, se é hora de expandir, se há disponibilidade suficiente para a inclusão de mais informações ou se é hora de fazer uma limpa.

É possível fazer uma verificação rápida diretamente no menu inicial, logo abaixo da sessão “estatísticas”. Porém, para obter uma visualização mais detalhada das informações, você deve clicar no ícone “uso de disco”. Isso dará uma lista de todos os diretórios arquivados e quanto de espaço cada um ocupa.

Com essas informações, já fica bem mais fácil gerenciar banco de dados em qualquer empresa. Com o tempo, você vai se familiarizar mais com a ferramenta e poderá tirar mais proveito dela.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então, deixe um comentário abaixo com sua pergunta e logo responderemos.