fbpx
cPanel

8 informações atualizadas acerca da Licença cPanel

O cPanel foi criado há mais de 20 anos e, de lá pra cá, vem liderando o mercado de painéis de controle de hospedagem no mundo. Essa fidelidade foi construída por causa da simplicidade das funcionalidades do painel, que é confiável, acessível e permite que pessoas de todos os níveis possam administrar um site.

Essa liderança está ameaçada a partir deste ano, com a mudança no modelo de licenciamento do cPanel, que deixa de disponibilizar contas com domínios ilimitados e passa a ter planos crescentes, com valores adicionais caso o usuário ultrapasse o limite disponibilizado no plano maior.

Para te ajudar a entender melhor essas mudanças, fizemos este post com 5 novidades e informações atualizadas sobre a Licença cPanel. Acompanhe a leitura e confira!

1. Por que o cPanel é tão importante para as empresas?

O primeiro tópico não é uma grande novidade, mas nos fará entender melhor os motivos que levaram o cPanel à liderança e que podem levar os usuários a fazerem contas para tentar, mesmo que com o aumento de preço, a mantê-lo como painel de controle em seus sites. Veja!

Oferece um processo de instalação simples e intuitivo

O cPanel é uma ferramenta altamente democrática que permite que pessoas de níveis diferentes consigam administrar uma hospedagem. A instalação é bastante simples e rápida em qualquer tipo de servidor. Basta o usuário ter um servidor com o sistema operacional Linux e executar o script de instalação.

Alguns provedores de hospedagem oferecem o cPanel pré-instalado, cabendo ao usuário apenas validar a sua licença de uso.

Apresenta uma interface intuitiva

Outro fator que torna o cPanel favorito das empresas é a sua interface intuitiva, que favorece a produtividade. Todas as principais funções são de fácil acesso, divididas em categorias, como e-mail, preferências, domínios, bancos de dados, segurança, serviços avançados etc. Nesses menus, o usuário poderá encontrar todas as ferramentas e recursos que necessita para administrar os seus sites.

Permite a centralização de tarefas

O cPanel centraliza todas as tarefas administrativas em uma única tela, o que permite um acesso rápido a todos os aspectos do gerenciamento de um servidor de hospedagem. Assim, será possível reduzir a quantidade de pessoas responsáveis pela administração e manutenção dos sites, podendo deixar essa atividade, dependendo da demanda, a cargo de apenas um profissional.

Possibilita a automação

Outra qualidade do cPanel que atrai as empresas é a possibilidade de automatização e simplificação de várias tarefas importantes para a empresa. O gestor pode gerar relatórios e estatísticas para que o profissional responsável pela administração dos sites tenha uma visão mais ampla sobre as páginas, quantidade de visitas, acesso a arquivos e outras informações importantes para a gestão.

Compatibiliza com vários sistemas operacionais

A maioria das pessoas tem preferências quanto ao navegador, softwares ou sistema operacional favorito. O mesmo vale para os painéis de hospedagem. O cPanel é um painel extremamente versátil, sendo compatível com todos os sistemas operacionais para desktop, como Linux e Windows e para mobile, como iOS e Android.

O que muda é a experiência de uso entre esses sistemas, pois geralmente há níveis diferenciados de otimizações de recursos para cada. No entanto, são diferenças sutis, que não impedem o usuário de escolher o seu SO favorito por falta de compatibilidade.

Facilita a portabilidade e migração

Muita gente que começa um site, sem analisar criteriosamente as qualidades da empresa de hospedagem, tem a tendência de migrar mais cedo ou mais tarde, quando o site crescer e exigir uma escalabilidade maior. O cPanel ajuda o usuário até nisso, pois é um painel bastante portátil, que possibilita o intercâmbio dos dados para a outra hospedagem, sem entraves, no processo que se chama migração de contas.

Oferece uma base consolidada de usuários

Um dos fatores mais importantes na hora de escolher um sistema é a sua base de usuários, pois, com mais gente utilizando, a curva de aprendizagem se torna menor e a ferramentas têm maiores chances de evoluir — com o feedback dos usuários.

Se o usuário estiver com alguma dificuldade para achar determinada funcionalidade ou para executar alguma função, com uma busca simples no Google é bem provável que ache a resposta que deseja. Existem uma série de blogs, fóruns e comunidades dedicadas ao cPanel, alimentadas por usuários de todos os níveis.

É Disponibilizado em 37 idiomas

Por mais que dominar mais de um idioma seja requisito básico para qualquer profissional envolvido com tecnologia, nem sempre temos a proficiência suficiente para manter uma boa produtividade utilizando softwares em outra língua.

Essa é mais uma vantagem do cPanel e que faz da plataforma a mais popular no mundo — está disponível em 37 idiomas, incluindo o português brasileiro. Você não terá dificuldades em achar alguma funcionalidade ou acessar determinado menu. Por mais que pareça fácil traduzir menus simples, em um dia a dia de trabalho, para manter a produtividade, precisamos trabalhar com interfaces intuitivas.

Envia notificações otimizadas

Quem tem um site e utiliza ele como uma ferramenta de negócios, precisa acompanhar todos os detalhes de sua conta e servidor, com certa periodicidade. Dessa maneira, o usuário consegue agir rapidamente caso ocorra alguma instabilidade no site, evitando grandes perdas, tanto de audiência quanto de credibilidade.

Quando faz uma busca, o usuário tem cada vez mais opções de sites entregando o mesmo conteúdo, se o seu site não abrir, ele passará para o próximo. O cPanel pode ser configurado para enviar notificações para o seu smartphone em tempo real, caso ocorra problemas nos serviços. É um grande diferencial, visto que, na maioria das vezes, o usuário precisa fazer login e senha para depois ver se há algo de errado.

2. Para qual nível de usuário o cPanel é indicado?

Por mais simplificada que seja a plataforma cPanel, a sua configuração não é simples como a criação de uma e-mail, por exemplo. O usuário não precisa ser um especialista, mas não pode ser 100% leigo para operá-lo. É importante saber o que significa cada funcionalidade, para fazer um uso mais completo do painel. Dessa maneira, podemos definir o cPanel como uma ferramenta indicada para usuários que tenha um conhecimento do intermediário ao avançado com painéis.

Uma boa alternativa para quem tem pouco conhecimento, é aproveitar todos os materiais que a grande base de usuário produz de forma voluntária na internet, seja por textos, em blogs, fóruns e até no YouTube. Além disso, você deve escolher um provedor de hospedagem que ofereça suporte qualificado, com profissionais prontos para ajudar a tirar dúvidas pontuais.

A melhor maneira de sair de um usuário iniciante/ intermediário para um usuário avançado é, além de estudar bastante, praticar e utilizar a ferramenta no dia a dia, se familiarizando com as funções, aprendendo para o que cada uma delas serve e configurando-as corretamente.

3. Como o cPanel contribui para a segurança de sua hospedagem?

Já sabemos que um dos fatores que faz a licença cPanel ser uma das mais procuradas é a facilidade de uso. Essa facilidade permite que o usuário intermediário consiga fazer configurações de segurança, que são muito importantes para manter o seu site e sua hospedagem seguros. Veja abaixo algumas medidas que podem ser feitas.

Alteração de senha

A troca periódica de senhas é uma das práticas de segurança mais antigas e recomendadas no mundo digital. No cPanel, recomenda-se que essa troca seja feita assim que a sua conta for criada, quando você fizer o primeiro acesso. Veja abaixo como fazer essa mudança:

  • vá em “preferências” e clique em “senha e segurança”;
  • digite a senha antiga, depois a nova e clique em “Alterar sua senha agora”, no botão que fica ao fim do formulário.

Você tem a opção de utilizar o gerador de senhas oferecido pelo cPanel, que criará uma senha aleatória, segura e forte. Caso prefira criar a senha, faça de acordo com as principais recomendações internacionais de senhas seguras, que aconselha que sejam utilizados no mínimo oito caracteres, misturando caracteres alfanuméricos aos especiais — evite senhas óbvias e fáceis de identificar, como datas de nascimento e números de telefone, por exemplo.

Backups

Outro termo bastante utilizado quando o assunto é segurança digital é o Backup. Por mais seguro que um site, sistema, aplicação seja, nenhum sistema está 100% seguro, e alguns ataques são irreversíveis. A única maneira de garantir, em alguma medida, a integridade de dos dados é com um backup bem estruturado.

O cPanel permite uma configuração manual do backup de seu site e, mesmo que o seu plano de hospedagem gerenciado tenha backup incluído, quanto mais camadas de segurança, melhor. Por que não fazer um backup extra?

O primeiro passo é ir à seção de arquivos do painel, executar o assistente de backup e clicar no link. Em seguida, clique em “Fazer Backup”, para iniciar o processo — você deverá escolher entre um backup parcial ou completo.

4. O que mudou na licença cPanel?

A licença cPanel mudou a partir de setembro deste ano, pois, até então, o licenciamento era feito para o servidor inteiro, com domínios ilimitados, a um preço fixo. A única diferença era na escolha entre servidor cloud ou dedicado.

Os novos pacotes vão considerar a quantidade de domínios, sendo que cada plano virá com um número limitado por servidores, com uma cobrança extra ao chegar no pacote maior, o Premier Cloud ou Metal, que limita a 100 contas em cada servidor — se o usuário ultrapassar, terá que pagar US$ 0,20 por domínios extras.

5. Quais são as características desse novo modelo de licenciamento?

Para que você entenda melhor as mudanças no licenciamento, vamos listar abaixo um comparativo entre o modelo antigo e o que entrou em vigor a partir de setembro. Acompanhe!

Tabela de Preços Antiga

Veja como a tabela de preços antiga era bem mais simples e beneficiava o usuário que trabalha com muitos domínios, como os revendedores de hospedagem:

  • Licença cPanel para VPS/Cloud saía por US$ 20.00 e oferecia domínios ilimitados;
  • Licença cPanel para servidor dedicado custava US$ 45.00 e também oferecia domínios ilimitados.

Novos Planos

Veja abaixo o resumo dos novos planos, com a limitação de contas por servidor e o valor extra que está sendo cobrado por domínios excedentes.

Tabela de Preços a partir de Setembro de 2019:

  • Licença cPanel Admin, apenas servidor Cloud, por US$ 20.00, limitado a 5 contas;
  • Licença cPanel Pro, apenas servidor Cloud, por US$ 30.00, limitado a 30 contas;
  • Licença adobe Premier, para servidores Cloud e Dedicado, por US$ 45.00, limitado a 100 contas — ao ultrapassar esse valor, será cobrado US$ 0.20 por conta extra.

Nos planos Admin e Pro, quando o usuário ultrapassar o limite, será automaticamente reenquadrado no plano seguinte.

6. Como essas mudanças afetam a hospedagem?

Como vimos, não há grandes mudanças de preço para os usuários que administram poucos sites, pois são mantidos os valores de US$ 20,00 para servidores cloud e US$ 45,00 para servidores dedicados. O cenário muda para as empresas que trabalham com alto volume de contas, como os profissionais que administram vários sites ou para os revendedores de hospedagens, por exemplo.

Veja um exemplo prático

Uma empresa que tem um servidor dedicado com 1000 contas pagava US$ 45,00 mensais. Com o novo modelo de licenciamento, a empresa começa a pagar US$ 45,00 pelos 100 primeiros domínios e mais US$ 0.20 para os 900 domínios extras. Isso gerará um aumento de US$ 180.00, ou seja, de 400% ao valor final.

7. Quais são as principais alternativas ao cPanel?

Nem todas as empresas terão como alinhar a nova licença cPanel aos seus orçamentos e certamente buscarão alternativas. Existem alguns painéis de controle que oferecem qualidade e estabilidade como ele. Vamos conhecer as duas principais opções neste tópico.

Direct Admin

O Direct Admin é um painel com muitos recursos semelhantes utilizados em servidores com cPanel. Nele, é possível utilizar CSF Firewall, Softaculous, Cloud Linux, PHP Selector, entre outros. Percebendo uma oportunidade de mercado, com as mudanças no licenciamento do cPanel, a equipe do Direct Admin criou um excelente tutorial para que o usuário faça a migração para o seu sistema.

Veja a seguir os principais planos disponíveis para Direct Admin.

Plano Mensal:

  • valor — US$ 29/mês;
  • inclui suporte técnico ilimitado;
  • atualizações automáticas;
  • proteção contra aumento de preços;
  • domínios ilimitados;
  • instalação gratuita.

Plano Anual:

  • valor — US$ 200/ano;
  • inclui suporte técnico ilimitado;
  • atualizações automáticas;
  • proteção contra aumento de preços;
  • domínios ilimitados;
  • instalação gratuita.

Plano Owned — proprietário:

  • valor — US$ 299;
  • 365 dias de suporte técnico e atualizações;
  • atualizações automáticas;
  • domínios ilimitados;
  • instalação gratuita;
  • ativação de licença permanente — você pode estender suporte e atualizações por US$ 99/ano.

Plesk

O Plesk é outro forte concorrente do cPanel, principalmente no mercado europeu, em que é bastante tradicional. Com a mudança na licença cPanel, ele pode ganhar o mercado no restante do mundo, pois apresenta atributos atraentes, como a fácil usabilidade e interface intuitiva.

Veja a seguir os principais planos disponíveis para o Plesk.

Plano Web Admin Edition:

  • valor — US$ 9,16/mês;
  • 10 domínios;
  • WordPress Toolkit SE.

Plano Web Pro Edition:

  • valor — US$ 13,75/mês;
  • 30 domínios;
  • toolkit para WordPress;
  • pacote de desenvolvedores;
  • gerenciamento de assinaturas;
  • gerenciamento de conta.

Plano Web Host Edition:

  • valor — US$ 41,25/mês, sendo os 3 primeiros meses por US$ 20,63/mês;
  • domínios ilimitados;
  • toolkit para WordPress;
  • pacote de desenvolvedores;
  • gerenciamento de assinaturas;
  • gerenciamento de conta;
  • gestão de revenda.

A mudança na licença cPanel cria um fato novo no mundo do TI, pois pode quebrar uma hegemonia que dura décadas. Apesar de a mudança no mercado de hospedagem desgradar boa parte da comunidade, muitas empresas estão dispostas a continuar investindo no cPanel, para continuar tendo acesso a um painel personalizável, que facilita o processo de migração e apresenta uma boa usabilidade.

Gostou do post? Tem alguma dúvida sobre a nova licença cPanel? Assine já a nossa newsletter e receba todas as nossas dicas e novidades.