fbpx
Hospedagem

Hospedagem nacional x internacional: qual a diferença?

Os serviços de hospedagem de sites são cada vez mais utilizados, seja por pequenos empreendedores, seja por profissionais autônomos, seja por grandes negócios. É a melhor forma de garantir boa velocidade de acesso para um grande número de usuários, além de armazenar mais informações sobre suas páginas. Porém, há também a escolha entre hospedagem nacional e internacional, a qual gera várias dúvidas nos usuários.

Mesmo que não pareça um fator tão grande, ambas as opções apresentam várias diferenças entre si. Conhecer esses aspectos é fundamental para escolher entre um ou outro, além de definir como a sua hospedagem será integrada no planejamento do site. Muitos pensam automaticamente que um serviço internacional vai sempre ser o de melhor qualidade, mas isso não é garantido.

Para ajudar você a entender o assunto e tomar a melhor decisão, vamos falar um pouco sobre os tipos de hospedagem, suas diferenças e quais as vantagens de optar por uma hospedagem nacional. Confira!

Como funciona a hospedagem nacional?

Como mencionamos, serviços de hospedagem servem para armazenar os dados de um site ou de um sistema na nuvem, permitindo que outras pessoas o acessem remotamente em segurança. Uma hospedagem nacional, naturalmente, é aquela cujos servidores ficam localizados no Brasil. Assim, quando um visitante se conectar ao seu site, ele está acessando o servidor de hospedagem.

A principal vantagem de contar uma hospedagem na nuvem é facilitar a transmissão de informações em larga escala. Além disso, é possível escalonar o serviço de acordo com suas necessidades, adquirindo mais espaço de hospedagem à medida que for necessário para seu negócio.

Como a hospedagem internacional é diferente?

Em termos de funcionamento e propósito, ambos os tipos são iguais, só que uma hospedagem internacional tem seus servidores localizados fora do Brasil. De maneira geral, o maior impacto disso é a distância entre a central de processamento e o ponto de acesso, o que pode afetar um pouco navegação do usuário.

Dessa forma, mesmo que uma opção internacional apresente bons números de armazenamento e velocidade, ainda pode a opção ser menos eficiente.

Quais são as vantagens de escolher uma hospedagem nacional?

Como mencionamos, algumas pessoas concluem automaticamente que serviços internacionais são os mais adequados, mas isso nem sempre é verdade — especialmente com o caso da hospedagem.

Veja aqui algumas das vantagens de escolher a opção nacional.

1. Facilidade para lidar com a tributação

Um ponto que nem sempre é levantado é que, por ser uma empresa de outro país, pode ser bem difícil lidar com todas as normas de tributação envolvidas no serviço. Além de considerar as leis nacionais, também pode ser necessário acompanhar as normas do local de armazenamento.

Ao optar por empresas nacionais, não há o mesmo problema, já que ambos estão sujeitos às mesmas leis nacionais. Isso facilita bastante o processamento de taxas e tributos, evitando erros da sua parte e tornando o seu orçamento um pouco mais fácil de administrar.

2. Formas de pagamento mais acessíveis

Outro ponto importante é que, na maioria dos casos, empresas internacionais só aceitam pagamento em sua própria moeda ou em moeda de fácil conversão, como criptomoedas ou dólares. E alguns desses métodos não estão facilmente disponíveis para certos negócios, o que os torna uma forte barreira para o acesso ao serviço.

Serviços de hospedagem localizados no Brasil, naturalmente, têm fácil acesso a ferramentas de pagamento em moeda local, sem necessidade de lidar com taxas de conversão. Isso permite que clientes com métodos um pouco mais limitados ainda tenham acesso mais livre a esse serviço.

3. Baixo tempo de latência

Latência, de forma simples, é o tempo que um sinal leva para viajar do ponto de acesso ao servidor, ser processado e gerar uma resposta. Por isso que seus comandos levam mais tempo para responder em alguns sites. E quanto maior é a distância entre o ponto de acesso e o de processamento, maior é essa latência.

Servidores nacionais têm tempo de latência mais baixo, naturalmente, já que o caminho entre esses dois pontos é mais curto. Dessa forma, mesmo que o poder de processamento seja um pouco menor, o servidor ainda é capaz de entregar uma resposta mais rápida.

4. Suporte garantido para a língua portuguesa

Não é toda empresa internacional que tem uma equipe de suporte, ou mesmo um site, adaptado para o português brasileiro. Em geral, apenas as maiores do ramo dispõem da estrutura e do capital necessário para isso. Por outro lado, sistemas de hospedagem nacional são criados com base nesse idioma, sendo bem mais fácil estabelecer contato, tirar dúvidas e pedir mudanças no serviço.

5. Tempo de manutenção reduzido

O suporte técnico é outro ponto muito importante para determinar a qualidade e a viabilidade de um serviço de hospedagem. E, quando a empresa é centralizada em outro país, o tempo de resposta pode ser bem mais longo, o que compromete suas atividades. Dependendo do caso, isso pode custar várias vendas.

Além de trabalharem na mesma língua que você, os serviços de suporte para uma hospedagem nacional costumam ser bem mais rápidos e eficientes. Principalmente em virtude da proximidade e da falta de barreiras. É mais uma garantia de que você não terá tantas perdas.

6. Melhor relação custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, é fundamental comparar o total que você recebe em termos de produtividade e qualidade e o que você investe no sistema. E a relação é bem diferente quando falamos em hospedagem internacional ou nacional.

Em muitos casos, a simples conversão de moeda pode elevar bastante o custo do serviço internacional. Além disso, considerando o maior tempo de latência e dificuldade para acessar o suporte técnico, optar por uma hospedagem local compensa seu investimento mais facilmente, a menos que você tenha a intenção de focar o mercado internacional.

Agora que você entende melhor as diferenças entre a hospedagem nacional e internacional, pode fazer a sua escolha com mais precisão e extrair o máximo de benefícios. E se você quiser encontrar uma boa opção nacional, a ValueHost está aqui!

Quer saber mais? Então entre em contato e conheça nosso serviço de hospedagem.