fbpx

Como um servidor dedicado auxilia no desempenho do site? Entenda!

Como um servidor dedicado auxilia no desempenho do site? Entenda!

Powered by Rock Convert

Ter um servidor dedicado é essencial para as empresas que desejam garantir o bom desempenho do site da companhia. Isso porque, ao optar por esse serviço, se terá uma hospedagem exclusiva, sem que seja compartilhada com páginas de outras organizações.

Ao usar um servidor dedicado, o site da empresa ficará hospedado em um data center ou em uma rede local, o que proporciona mais segurança e eficiência. Além disso, há a possibilidade de personalizar o sérvio e fazer ajustes, de acordo com a sua necessidade.

Mas falando exclusivamente sobre o desempenho do site, por que os servidores dedicados são mais eficientes? É sobre isso que falaremos neste post! Listamos uma série de situações e mostraremos como esse tipo de hospedagem pode contribuir para que os usuários tenham uma melhor experiência ao acessar as suas páginas. Acompanhe.

Muitos acessos simultâneos na página

O desempenho do site precisa ser adequado em todas as situações, independentemente se muitas pessoas estiverem acessando a página de forma simultânea. Imagine que você tem um e-commerce, por exemplo, e a loja virtual tem muita instabilidade enquanto um cliente está fazendo compras.

Nesse caso, é bem provável que esse usuário abandone o carrinho e vá fazer as suas compras em outro local, concorda? Por isso, é importante que você tenha um servidor dedicado, que garanta uma boa navegação na página, mesmo com muitos acessos simultâneos sendo realizados.

Outra situação comum é vista nos portais de notícias. Geralmente, quando um fato importante ocorre as pessoas querem logo se informar sobre o que está acontecendo. Logo, muitos usuários acessarão o portal ao mesmo tempo e, se o servidor não for dedicado, ele poderá cair, fazendo com que os leitores busquem a informação em outros locais.

Lentidão no carregamento da página

A lentidão no carregamento da página é outro problema que pode ser solucionado com o uso de um servidor dedicado. Normalmente, as páginas que mais demoram para carregar são aquelas que têm muitas imagens, vídeos e outros detalhes, que são relevantes para que o usuário tenha uma experiência mais rica.

Mais uma vez citando o exemplo de um e-commerce, é natural que esse tipo de site tenha muitas imagens, uma vez que é necessário mostrar os produtos com riqueza de detalhes e em vários ângulos, para que o cliente conheça bem aquilo que está comprando.

Porém, se o servidor for compartilhado, essas imagens demorarão para carregar e a lentidão poderá fazer com que o usuário perca a paciência e desista da compra. Logo, para não perder clientes, é preciso investir em um servidor dedicado para garantir um bom desempenho do site.

Uploads feitos de maneira mais lenta

A velocidade de download é o tempo que um usuário leva para que um site seja acessado, ou seja, para que todos os textos, imagens e vídeos sejam carregados em seu computador ou dispositivo móvel. Já a velocidade de upload, por sua vez, é o tempo levado para que você envie novos conteúdos para o seu site.

Por conta disso, ao escolher um servidor, é preciso optar pela versão dedicada. Apenas assim se terá não apenas uma boa velocidade de download, mas também de upload. De tal modo, você não terá problemas com os uploads feitos de maneira mais lenta, pois isso não acontecerá.

Problemas relacionados à segurança

Ter boas práticas de segurança na internet é tão importante quanto investir em meios para estar seguro em ambientes físicos, por exemplo. Nesse sentido, o servidor dedicado também auxilia para um bom desempenho do site.

Quando um usuário faz uma compra em uma loja virtual ou preenche um cadastro em uma landing page para acessar um conteúdo exclusivo, por exemplo, ele está confiando na organização. Ele está fornecendo dados sigilosos, como seu e-mail, nome completo, números de documento e cartão de crédito etc.

Para evitar que essas informações sejam mantidas em sigilo e os dados não sejam vazados, convém ter um servidor dedicado. Isso porque, quando você tem um servidor compartilhado, está dividindo espaço com outras empresas, as quais você não conhece as práticas de segurança.

Isso se tornará ainda mais relevante a partir de 2020, quando entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa legislação punirá severamente as empresas que não administrarem corretamente as informações confiadas por clientes, fornecedores, funcionários etc.

Crescimento da empresa

Muitas empresas contratam um servidor compartilhado por ele ser mais barato e elas terem apenas um site simples. Porém, o que poucos pensam é que esse tipo de hospedagem é pouco escalável e que a organização pode crescer em curto e médio prazo.

Imagine, por exemplo, uma empresa que tinha um site funcionando apenas como um cartão de visita virtual, mostrando um texto institucional simples e informações para contato. Com o passar do tempo, ela resolve investir em marketing de conteúdo e ter um blog acoplado à página. Isso fará com que mais espaço de armazenamento seja demandado e a lentidão pode ocorrer.

É por esse e outros motivos que o bom desempenho do site já deve ser pensado a longo prazo, para evitar que uma escolha por uma opção mais barata se torne uma dor de cabeça no futuro.

Posicionamento nos resultados de busca

A velocidade de carregamento de um site também é um fator de SEO importante, ou seja, ela faz com que a página seja melhor ranqueada em buscadores como o Google.

O tempo de carregamento, que chamamos de uptime, indica o período em que um servidor está funcionando de forma ininterrupta. Logo, se você contar com uma hospedagem adequada e que não deixa os usuários na mão, terá mais chances de ser indicado pelo Google, quando as pessoas fizerem pesquisas.

Ter um bom servidor é essencial para que o desempenho do site da sua empresa seja excelente. De tal modo, você conseguirá proporcionar uma boa experiência de navegação para os usuários, gerando mais negócios e oportunidades para a sua companhia.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar alguma situação que você tenha passado? Então utilize o espaço para comentários abaixo e conte suas experiências!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
trackback

[…] pequeno, por exemplo, pode usufruir da hospedagem compartilhada. No entanto, a volatilidade do desempenho, as brechas de segurança e a falta de recursos podem acabar transformando essa economia em sérios […]