fbpx
Domínio

Como funciona o registro de um domínio na internet? Veja aqui!

Ter presença on-line é fundamental para todo e qualquer negócio hoje em dia. No entanto, muitos empreendedores ainda não sabem por onde começar. Um bom exemplo disso é não ter noção sobre o que é e como funciona o registro de um domínio na internet, algo cada vez mais importante para o sucesso de um empreendimento.

De forma simples, um domínio é um nome que identifica sua marca. Ele atua como seu “endereço” on-line, aumentando as chances de que seu negócio seja encontrado no mundo digital. Quer aprender como funciona o registro de um domínio na internet? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Por que é importante registrar um domínio?

Além de fazer com que você se torne o dono de uma marca, o domínio também ajuda em outros aspectos. Veja alguns dos principais a seguir.

Profissionalismo

Se seu site tem alguma extensão de outro domínio, como WordPress, Blogspot ou Wix, passa a impressão de que você não tem uma empresa tão séria. Essas plataformas podem ser usadas para facilitar seu trabalho, porém é importante contar apenas com o nome de seu domínio no endereço da página virtual.

Plataforma de divulgação

Ter um nome registrado também facilita a divulgação de sua marca, visto que é bem mais fácil encontrar um domínio oficial do que um nome solto entre redes sociais e outras páginas. Também há muitos recursos de marketing que só funcionam quando você tem um domínio para sua empresa.

E-mail empresarial

Outra vantagem é que, com um domínio, você também pode montar um e-mail oficial para seu negócio, o que aumenta ainda mais a credibilidade perante o mercado e os clientes. Devido aos diversos problemas de segurança on-line, muitos consumidores não confiam em empresas que não usam um domínio próprio em sua conta de e-mail.

Marca protegida

Por fim, mas não menos importante, enquanto o domínio estiver registrado em seu nome, nenhum outro negócio poderá usá-lo. Isso dá segurança para trabalhar sua marca e divulgar seus serviços sem medo de que ela seja confundida com qualquer outra com o mesmo nome.

Como escolher o melhor domínio na internet?

Antes de aprender como funciona o registro de um domínio na internet, é importante entender o que define um bom nome para seu domínio. Pode parecer algo banal à primeira vista, mas isso faz muita diferença no desempenho de sua marca ao longo do tempo. Veja algumas dicas para escolher o melhor nome para seu domínio na sequência.

Ser fácil de pronunciar

A ideia de ter um nome registrado é que os clientes também falem sobre seu negócio com outras pessoas, o que fica bem difícil quando seu domínio é difícil de pronunciar. Mesmo que um nome soe bem quando lido, tente repeti-lo em voz alta. Se foi muito difícil ou não soou tão bem, é melhor explorar outras opções.

Ter originalidade e personalidade

O domínio deve carregar também um pouco da história da marca e da imagem que se pretende passar. Um nome mais formal e explicativo passa impressão de seriedade, enquanto algo mais leve transmite serenidade e descontração. Além disso, bons domínios conseguem se destacar dos demais, aumentando suas chances de chamar a atenção de algum cliente.

Conter sua palavra-chave

Ter uma palavra-chave associada ao negócio é útil de diversas formas. Em primeiro lugar, facilita a unificação de sua identidade. Em segundo, facilita a busca do cliente pela marca. Se o domínio puder incluir também essa palavra-chave, como “ferramentas” para uma loja de construção, por exemplo, já será bem mais fácil encontrar seu site na internet.

Usar um nome curto

Você não precisa incluir uma lista de seus serviços no domínio da empresa. Na verdade, quanto mais curto for o nome, sem sacrificar os critérios acima, melhor. Isso permite que sua URL inteira apareça em uma linkagem e que nome completo do domínio seja fácil de reproduzir.

Com registrar um domínio?

Agora que você entende a importância desse processo, é hora de saber como funciona o registro de um domínio na internet. Conheça 4 passos simples que você pode seguir.

Confira a disponibilidade

Antes de qualquer coisa, você deve ir ao site Registro.br e ver se o domínio que você quer ainda está disponível. Muitas empresas foram criadas nos últimos anos, por isso alguns nomes já estão tomados. Caso aquele que você busca já esteja em uso, o site vai mostrar algumas alternativas.

Faça seu cadastro no serviço de registro

Encontrou o domínio que deseja? Então, o próximo passo é criar uma conta para você. O site vai pedir dados comuns, como nome, identidade, e-mail, telefone de contato, entre outras coisas. Basta preencher tudo e você já estará na metade do caminho.

Registre o domínio

Com um cadastro pronto, é hora de oficialmente registrar seu domínio. O processo é quase o mesmo em relação ao cadastro pessoal, mas você deve inserir informações relativas à empresa, como seu CNPJ. Além disso, também é preciso inserir o DNS do servidor em que você hospedou o site de seu negócio a fim de que o nome do link também possa ser alterado.

Complete o pagamento

Com todos os dados preenchidos, a única coisa que falta é pagar pelo domínio. O valor cobrado é anual e deve ser renovado ao fim desse período enquanto quiser utilizar o endereço eletrônico. A partir daqui, você já pode alterar o nome do site e criar um redirecionamento de e-mail.

Por que se atentar ao prazo de vencimento?

Se a renovação não for feita e o domínio expirar, você terá até 3 meses para recuperá-lo, no caso de um domínio nacional, ou 30 dias, no caso de um domínio internacional. Depois desse prazo, você perde o direito sobre o domínio.

Gostou deste post? Agora que você sabe como funciona o registro de um domínio na internet, é hora de criar o seu e ganhar mais alcance no mercado. E se quiser mais dicas para auxiliar nesse e em outros processos relevantes para a atuação no mercado digital, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.